Sutilezas do procedimento: quando e como transplantar uma rosa?

Rosas em uma panela são uma ótima alternativa para um buquê. Afinal, uma semana depois eles não desaparecem como flores cortadas, mas encantam os proprietários e convidados da casa com suas vistas maravilhosas e dão um aroma inesquecível por mais de um ano.

É importante apenas organizar o atendimento. É necessário seguir as recomendações relevantes, uma delas é um transplante oportuno. O artigo descreve como executar adequadamente esse procedimento e como cuidar da rosa no futuro.

Destino de transferência

O transplante é um fator fundamental no ciclo de vida de uma planta. Você não pode ficar sem isso. Antes de tudo, a planta deve ser replantada quando ficar lotada em uma panela. Se as raízes trançam todo o solo, a flor simplesmente não tem para onde crescer. Quanto mais rápido for fornecido com mais espaço, mais intensamente o sistema radicular começa a se desenvolver.

No entanto, o transplante é necessário não apenas para aumentar o espaço. No final dos tempos, o solo na panela envelhece, compacta, esgota. As raízes recebem menos ar e nutrientes. E o uso de fertilizantes, fertilizantes e água da torneira leva à formação de sais minerais no solo, que são bastante prejudiciais, principalmente sais de cálcio. Portanto, um transplante não é apenas necessário, é necessário para o pleno crescimento das flores.

Quando é possível e quando é impossível realizar o procedimento?

Existem muito poucas plantas que não precisam de transplante. A rosa interna não pertence a esta lista. Para uma floração exuberante, a renovação do solo deve ser realizada regularmente. Rosa por sinais externos pode indicar que ela precisa de um procedimento de transplante:

  • se as raízes sobressaem dos orifícios de drenagem;
  • pequeno crescimento é observado, são menores no tamanho da inflorescência;
  • o pedaço de terra é completamente trançado por raízes;
  • na primavera, brotos jovens não aparecem;
  • estado insatisfatório do sistema radicular;
  • solo inadequado.

Mas existem várias contra-indicações nas quais não é aconselhável transplantar rosas:

  • durante a floração, o que levará à descarga de botões;
  • durante o descanso;
  • com danos causados ​​por insetos nocivos;
  • com doença.

O transplante em si é estressante, não agrava a situação.

Ajuda! Quando o estado da rosa se estabilizar, você poderá começar a alterar o substrato.

Quando uma planta precisa urgentemente de um transplante de um lugar para outro?

No entanto, há momentos em que você não deve esperar a hora do ano ou data certa, mas deve responder rapidamente.

Então rosas devem ser transplantadas imediatamente se o rosto da baía ou problemas causados ​​pela deterioração da raiz. Essa situação é bastante séria e, se você não fizer nada, poderá levar a conseqüências tristes.

Acontece que, devido ao volume inadequado do vaso, o sistema radicular se arrasta pelos orifícios de drenagem. Neste caso, também, não pode hesitar. Ao regar, o excesso de fluido não será capaz de fluir livremente na panela, assim as raízes estarão em solo úmido. O que posteriormente leva à deterioração do sistema radicular, ao desenvolvimento de doenças infecciosas.

Que horas escolher

Em princípio, uma rosa da sala pode ser transplantada em qualquer época do ano, uma vez que a temperatura em instalações residenciais não varia muito quando a estação muda. Mas os cultivadores experientes concordam que o melhor momento para um transplante é primavera. A planta florescerá magnificamente, já que o sistema radicular está totalmente formado no momento da brotação.

As rosas compradas recentemente devem ser transplantadas uma semana após a compra, independentemente da estação. Ela precisa desse tempo para aclimatação em novas condições.

Dependente da estação

Preciso de um transplante de rosa na primavera para outro lugar? Rosas de interior, como outras flores, têm fases com um ciclo de vida. Na primavera, por volta de março, os botões despertam, brotos jovens aparecem - este é o momento do despertar do sono de inverno. A planta entra na fase de vegetação. É neste momento que é desejável aparar, planejar um transplante.

Com a chegada do clima quente e estável, a rosa está se preparando para o futuro da floração. Não é aconselhável transplantar a planta, pois ela pode responder negativamente ao estresse ao deixar os brotos. No outono, a flor é colocada em uma sala fria, a planta começa uma fase adormecida. Todos os processos da vida estão suspensos. É possível transplantar uma flor no inverno? Na estação fria, também não é aconselhável transplantar a rainha das flores sem necessidade urgente.

Da vista

Certas variedades de rosas podem florescer durante todo o ano, o restante apenas em alguns meses. Na maioria das vezes, o período de brotação cai no verão. Assim, é planejado um transplante, a partir do momento do sono e da floração. No entanto, quero repetir que a primavera é considerada a estação ideal para a atualização do solo. Mesmo para o reparo de variedades, que são mais populares entre as rosas de interior que florescem no inverno, este período é considerado o mais bem-sucedido.

Desde a idade

Com os devidos cuidados e condições confortáveis, uma rosa da sala pode viver até 10 anos. Quando a planta é jovem, com até 3 anos, é transplantada e o vaso é trocado anualmente. Além disso, o procedimento é realizado conforme necessário, aproximadamente a cada 3-4 anos. Portanto, as rosas com mais de 6 anos de idade não precisam ser descontadas. Além do transplante, deve ser realizada uma poda rejuvenescedora da planta.

Instruções passo a passo sobre como executar o procedimento

Antes do processo de transplante, você deve cuidar da presença de uma panela e solo. A capacidade de pouso deve ser maior que a antiga. No entanto, os potes enormes da sala não parecem esteticamente agradáveis. Além disso, as plantas nelas só ganham massa verde e florescem não magníficas.

O pote deve ser comprado em uma forma cônica regular, com bordas levemente arredondadas. Como material para um vaso de flores, é desejável escolher cerâmica ou plástico com um fundo grosso e paredes. É importante cuidar da compra de primers especiais para rosas de interior. As lojas de jardinagem têm uma grande variedade de terrenos adequados para um tipo particular de rosa.

Após a compra

Após a adaptação, uma planta de casa deve ser transplantada. No entanto, isso é precedido por vários procedimentos preparatórios. Como transplantar uma flor comprada?

  1. Lave a flor com água e sabão. Depois, tome um banho de contraste. É importante que a temperatura da água não exceda + 40 ° C.
  2. Coloque uma panela cheia de terra em um recipiente com água por meia hora.
  3. Para processar a parte superior da rosa com a estimulante preparação "Epin", que ajudará a sobreviver ao transplante sem dor, aumentar a imunidade e estimular o crescimento das plantas.
  4. Solução baseada na preparação: adicione 5 gotas de Epina por litro de água. Pulverize a mistura resultante com uma flor e depois embrulhe com celofane. Não deve entrar em contato com a folhagem.
  5. Procedimentos realizados diariamente por uma semana. Certifique-se de arejar a mini estufa.

Depois que ele começa diretamente o processo de transplantar uma planta em um novo solo e vaso:

  1. Retire a planta do chão.
  2. Coloque-o em uma bacia de água fervida quente.
  3. Neste momento, despeje uma camada de drenagem de cerca de 2 cm na panela preparada, parte do solo acima.
  4. Remova a rosa da água para inspecionar o sistema radicular. Raízes secas podadas com tesouras de podar. Desinfete os locais de corte.
  5. Coloque a flor no centro da panela e polvilhe a terra gradualmente.
  6. A rega não deve ser feita imediatamente, mas é melhor mover a panela por um dia para um local escuro e fresco.
  7. Água após 2 dias.

Já é uma planta adulta

É possível transplantar, por exemplo, uma flor de 6 anos e como fazê-lo? Se houver evidência para isso, é necessário. Tendo abastecido tudo o que precisa: uma panela com orifícios de drenagem, solo pronto para plantas de interior, materiais de drenagem, você pode iniciar o procedimento.

  1. Recomenda-se transplantar uma rosa adulta com um "eixo". Nesse caso, não é aconselhável criar uma empresa de terra. As raízes da flor são finas e frágeis o suficiente para não prejudicar.
  2. É necessário retirar a planta da panela velha, seguindo as recomendações: abaixe a panela para que o caule fique entre os dedos e agite a panela com força. Assim, uma rosa com um pedaço de terra será removida sem dor.
  3. Uma camada de argila expandida, o solo é colocado em um novo recipiente no fundo, depois uma planta é colocada e polvilhada com terra.
  4. Após o plantio, a panela não deve ser sacudida várias vezes para que o solo fresco fique abarrotado e, se necessário, adicione mais.
  5. A rega não é necessária. Polvilhe levemente as folhas com água morna do frasco de spray e deixe descansar, evitando a exposição à radiação ultravioleta. Você pode hidratar em um dia.

Cuidado

Importante! Para tornar a rainha das flores mais fácil de sobreviver ao estresse de mudar de local de residência, ela precisa ser coberta por cima com um top de uma garrafa de plástico. Em tais condições de estufa, a planta deve durar cerca de 7 dias, com ventilação regular e rega mínima. Em seguida, a tampa pode ser removida.

Regue a rosa regularmente enquanto o solo seca. Umedeça o espaço ao seu redor pulverizando água de um frasco de spray. A temperatura na sala para manter + 20 ° C. Adubar um mês após o procedimento com soluções pouco concentradas de fertilizantes minerais para rosas de interior. Corte flores secas e corte a planta a cada primavera para maior ramificação.

Em geral, a rainha caseira das flores é uma planta muito grata. Se você cuidar cuidadosamente e seguir as recomendações básicas, obterá uma planta com uma parte vegetativa bem desenvolvida, floração brilhante e exuberante e um aroma delicado.

Vídeo útil

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre o transplante de rosas em ambiente interno:

Assista ao vídeo: Homem de Deus primeira parte audiolivro YouTube (Pode 2024).

Deixe O Seu Comentário