Bebida tradicional turca com aroma único - chá de romã: benefícios e malefícios, preparação
A romã é reverenciada não apenas nos países do leste onde cresce, mas também entre os habitantes da Rússia, que monitoram sua saúde ou que simplesmente gostam de saborear frutas com sabor delicioso.
Confirma-se que, além do prazer gastronômico, o uso da romã traz benefícios reais para o corpo, principalmente na forma de chá feito de várias partes dessa fruta, por exemplo, de flores, mas também pode ser prejudicial se usado incorretamente.
Quão útil?
O uso do chá de romã, nas normas recomendadas pelas receitas, pode ter um efeito benéfico no estado do corpo, ajudando a se livrar de toxinas, toxinas e radionuclídeos. O chá de romã também melhora o metabolismo, aumenta a resistência a várias infecções, mantendo a imunidade, aumenta a hemoglobina e normaliza o processo de formação de sangue.
O chá pode ser consumido como profilático. da formação de tumores malignos das glândulas mamárias e doenças do trato gastrointestinal. A bebida tem um efeito benéfico sobre o estado do sistema nervoso, pele e cabelo, fortalece o músculo cardíaco, estabiliza a pressão sanguínea e impede o desenvolvimento de aterosclerose.
Composição química e valor nutricional
O chá de romã contém elementos indispensáveis ao corpo humano.
Importante! Os valores numéricos são baseados em 100 gramas de produto.- Ácidos: bórico, maçã, âmbar, limão, vinho e azeda.
- Vitaminas: B1 - 0,04 mg, B2 - 0,01 mg, B6 - 0,5 mg, B15 - 0,54 mg, C - 4 mg, PP - 0,5 mg.
- Oligoelementos: fósforo - 8 mg, cromo - 2 mg, manganês - 1 mg, potássio - 150 mg, cálcio - 10 mg, magnésio - 2 mg; ferro - 1 mg.
- Aminoácidos:
- seis insubstituíveis - valina - 0,062 g; histidina - 0,030 g; leucina 0,065 g; lisina - 0,014 g; treonina - 0,031 g; fenilalanina - 0, 046 g;
- e nove permutáveis - alanina - 0,045; arginina - 0,045 g; ácido aspártico - 0,053; glicina - 0,064; ácido glutâmico - 0,051 g; serina - 0,040 g; tirosina - 0,034 g; cistina - 0,026 g, prolina - 0,010 g.
Valor nutricional:
- proteínas - 0,7 g;
- gorduras - 0,6 g;
- carboidratos - 14,5 g.
O conteúdo calórico é de 72 kcal.
Para que doenças é utilizado?
Na terapia complexa, o chá de romã é útil para as seguintes doenças:
- processos inflamatórios nos órgãos de visão e audição, bem como nos rins e fígado;
- inflamação das articulações;
- amigdalite;
- faringite;
- estomatite
- gengivite;
- sintomas de dor durante a menstruação e durante a menopausa.
Isso pode fazer mal?
- Dado que a romã contém uma grande quantidade de ácido que, quando fabricado, se transforma em chá, seu uso é contra-indicado para pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal, como gastrite com alta acidez e úlcera péptica.
- Deve-se ter cuidado para quem tem problemas associados ao reto, por exemplo, uma violação de sua integridade, hemorróidas ou constipação. A romã tem uma propriedade adstringente, e você precisa seguir a reação individual do corpo.
- A intolerância individual envolve o uso cuidadoso de um produto de flores, grãos ou suco de romã, pois nesse caso, em vez de revelar suas propriedades úteis, o chá de romã pode ser prejudicial.
- Para crianças menores de um ano, o chá de romã é estritamente contra-indicado.
- Mulheres grávidas e nutrizes podem beber após consulta com um médico.
Preparação de bebida de romã: instruções passo a passo
De flores
- Tome brotos de romã e folhas em quantidades iguais.
- Despeje uma colher de chá da mistura em 250 ml de água quente.
- Cubra o recipiente com uma tampa e deixe por 15-20 minutos.
- Tensão.
Beba como chá comum. Pode ser complementado com açúcar ou mel a gosto.
De grãos
- A bebida é preparada em banho-maria, quando dois bules são colocados um em cima do outro, o mais baixo é aquecido.
- A chaleira inferior é enchida com água purificada.
- No topo, coloque as folhas de chá preto e sementes de romã, na proporção de uma colher de chá de sementes de romã por 50 gramas de folhas.
- A mistura é vertida com água fervida.
- A chaleira inferior é recarregada.
- Após a fervura, a bebida deve ser infundida por cinco a sete minutos.
Eles usam a composição resultante como chá comum, com limão, limão, hortelã ou canela, sendo um complemento particularmente bom. A combinação da bebida com mel e açúcar é específicaportanto, é melhor tentar uma pequena porção primeiro.
De suco
Esta opção é considerada a maneira mais fácil de obter chá de romã. O cozimento ocorre da seguinte maneira:
- Chá preto ou verde é fabricado da maneira usual.
- Se desejar, adicione mel ou açúcar.
- Arrefecer a bebida à temperatura ambiente.
- Misture com suco de romã na proporção de 1: 1. A proporção pode ser ajustada de acordo com o gosto pessoal.
Posso comprar em uma loja?
O chá de romã pode ser comprado em lojas online e offline. Ao comprar, vale a pena prestar atenção ao fato de que o chá de romã nem sempre é chamado de compostos com suas peças ou flores. O cheiro do chá de romã é frequentemente dado pelo sabor. Essa bebida não trará danos, mas não será possível obter os benefícios esperados.
A romã crua natural contém marcas de chás:
- Stash tea - chá verde com flores de romã e fatias de framboesa.
- Íngreme - chá verde com extrato de frutas.
O preço em Moscou e São Petersburgo varia de 230 a 280 rublos por 100 gramas.
Bebida turca tradicional
O chá de romã é uma bebida tradicional turca. O chá turco pode ser de várias maneiras:
- Matérias-primas do chá misturadas com partes da fruta ou de suas flores.
- Pó solúvel em romã-chá, fabricado exclusivamente com ingredientes naturais. Este concentrado inclui:
- Chá
- romã ralada a seco com casca;
- partições e ossos.
Antes de comprar, você deve ler a composição para não adquirir uma imitação de chá de romã obtida com a ajuda de aromas e corantes.
Atenção! As romãs turcas, usadas para preparar o pó concentrado, são processadas sem o uso de conservantes. Ossos e partições dão à bebida propriedades curativas adicionais devido ao conteúdo de flavonóides, fitonídeos e antioxidantes neles.Se os planos não significam uma visita à Turquia, isso não significa que você precise esquecer o verdadeiro chá turco. Pode ser facilmente adquirido em lojas especializadas on-line ou em lojas de chá, é bastante acessível. Cem gramas de chá de romã em Moscou custarão cerca de 130 a 150 rublos e 110 a 140 rublos em São Petersburgo.
Como distinguir do hibisco?
O chá de romã e o de hibisco têm um sabor um pouco semelhante - ambas as bebidas têm acidez e uma cor rubi rica. Você pode distinguir visualmente uma composição de outra na forma seca. O hibisco é uma pétala de hibisco seca.
Apenas uma xícara de chá de romã por dia é capaz de manter perfeitamente o corpo em boa forma, preservando a juventude e a belezaderrotando várias doenças. Você só precisa escolher a receita certa e apreciar o sabor incrível da bebida, sentindo seu poder curativo.