Que tipo de planta é o hibisco e pode ser mantido em casa?

O hibisco (rosa chinesa) é incomumente eficaz e ao mesmo tempo uma planta interna despretensiosa.

Brilhantes, grandes flores de hibisco podem decorar qualquer ambiente, a rosa chinesa florescendo parece especialmente boa em grandes espaços de corredores, corredores e edifícios públicos de recepção.

No artigo, mostraremos se é possível manter a planta em casa, bem como quais propriedades úteis ela possui.

Descrição e foto da planta

A rosa chinesa possui muitas variedades que diferem em tamanho, cor e forma das flores e folhas, além do tamanho da planta em si. O hibisco pertence à família Malvaceae, cresce selvagem no Sri Lanka, China, Indonésia, ilhas de Fiji e Haiti.

Na Rússia, o hibisco híbrido, criado no início do século 20 pelo cientista soviético Fedor Rusanov, foi o mais amplamente utilizado. Esta espécie tem flores grandes escarlate brilhantes, a planta em si é de tamanho médio.

Veja a foto da planta:




Composição quimica

Devido à sua composição química o hibisco tornou-se amplamente utilizado na medicina popular - suas flores contêm:

  • uma grande quantidade de ácido málico, cítrico e tartárico;
  • 13 aminoácidos valiosos;
  • muitos polissacarídeos, incluindo pectina.

Na composição, o hibisco deixa:

  1. 70% composto de carboidratos;
  2. 15% é proteína;
  3. 5% são gorduras;
  4. até 10% no volume total de cinzas, fósforo e potássio.

Valor nutricional de 100 g:

  • Proteínas: 0,43 g.
  • Gordura: 0,65 g.
  • Carboidratos: 7,41 g.
  • Macronutrientes: potássio 9 mg, cálcio 1 mg, magnésio 1 mg, fósforo 3 mg.
  • Oligoelementos: ferro 8,64 mg, cobre 0,073 mg, zinco 0,12 mg.

Propriedades úteis

O chá de hibisco, preparado a partir de folhas secas de hibisco, sacia perfeitamente a sede, tem um bom efeito na digestão e regula o apetite. Também possui efeito antimicrobiano, melhora o funcionamento do pâncreas e do fígado, é capaz de reduzir reações alérgicas e até lidar com os efeitos do envenenamento por álcool.

É um tipo de antidepressivo natural, melhora o desempenho cerebral e a resistência física geral de uma pessoa.

As flores de hibisco são especialmente úteis para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares. O chá de hibisco lida brilhantemente com a normalização da pressão arterial: no estado quente aumenta, no frio - diminui. Destrói os depósitos de colesterol e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.

A decocção de flores de rosas chinesas tem um efeito anti-helmíntico leve e pode ser usada mesmo em crianças em idade pré-escolar.

Importante: O chá feito de flores de rosas chinesas não é recomendado para pacientes que sofrem de úlceras, gastrite e aumento da acidez do estômago. Também não deve ser usado por mulheres grávidas devido ao risco de tônus ​​dos músculos do útero.

Oferecemos a você um vídeo sobre as propriedades benéficas do chá de hibisco:

Posso ficar em casa?

O hibisco, sem dúvida, decora o interior e sua variedade híbrida se encaixa perfeitamente em quaisquer instalações residenciais ou comerciais de tamanhos apropriados.

A rosa chinesa é venenosa ou não?

Esta planta não é venenosa, então você pode cuidar dela sem precauções especiais. Não é recomendado manter-se apenas nos quartos de crianças até 1 ano de idade devido ao risco de intolerância individual a esta flor.

Como uma flor afeta o corpo humano?

Além de sua função decorativa, a rosa chinesa lida com a melhoria do microclima interno:

  • satura o ar com oxigênio;
  • ioniza, hidrata;
  • graças aos fitonídeos, elimina vírus e germes do ar.

Tudo isso tem um efeito benéfico na saúde das pessoas presentes na sala, especialmente durante a estação de aquecimento.

O hibisco é indispensável para quartos empoeirados e com fumaça, pois retém perfeitamente as partículas de poeira nas folhas e limpa o ar da fumaça do tabaco.

Flor no interior do apartamento

O hibisco é despretensioso em conteúdo e se encaixa em praticamente qualquer interior. O melhor de tudo é que ele cresce em uma sala espaçosa e bem iluminada, sem correntes de ar - a opção ideal seria uma sala espaçosa, uma sala iluminada com teto alto.

Uma vez que a planta será grande a longo prazo, um grande vaso externo é adequado para ela, localizado perto de uma janela ou outra fonte de luz. Idealmente, se os raios do sol caírem sobre as folhas apenas pela manhã e durante o dia a luz será suficiente, mas dispersa.

Onde a rosa chinesa ficará melhor?

A rosa chinesa será um verdadeiro achado para recepções públicas, decorará as instalações do museu, o corredor da escola ou hospital, o saguão da clínica.

O tronco e os ramos do hibisco são bastante fortes e resistentes a danos, portanto, é improvável que até os visitantes mais jovens lhe causem muito dano.

Por que às vezes é impossível manter essa cultura interna no apartamento?

Não inicie o hibisco se o espaço para sua manutenção for inicialmente pequeno e escuro demais, pois a rosa chinesa exige espaço e boa iluminação.

Quanto ao efeito nos seres humanos, não há contra-indicações para o seu conteúdo, exceto a alergia extremamente rara às flores dessa planta em particular.

Perigo para animais de estimação

O hibisco não representa perigo para animais de estimação, pois nem folhas nem flores são venenosas. Mesmo que sejam comidos, por exemplo, por um gato curioso, nenhum dano será causado ao animal.

O arbusto em si também não é particularmente afetado - é bastante resistente e tolera facilmente pequenos danos.

A rosa chinesa está totalmente adaptada para manutenção doméstica, pode se tornar uma maravilhosa decoração do interior e agradecer ao proprietário pelo cuidado com a floração longa e espetacular.

Deixe O Seu Comentário