Informações úteis para jardineiros: doenças do gerânio, suas fotos e tratamento

O gerânio, como qualquer outra planta de interior, pode ser exposto a várias doenças. Devido à sua despretensão, a flor raramente está doente.

No caso de ficar doente, então, com tratamento oportuno, recupera facilmente suas forças. O gerânio com iluminação suficiente e alimentação regular é rapidamente curado de indivíduos parasitando-o. Leia sobre as causas da doença das flores e os métodos para lidar com elas em nosso artigo.

Que tipo de planta de casa é essa?

O gerânio (ou pelargonium) é uma planta herbácea da família dos gerânios com folhas odoríferas lobadas ou dissecadas. As plantas são criadas como ornamentais ou comerciais para a produção de óleos essenciais. Na Rússia, existem até 40 tipos de gerânios. Pelargonium despretensioso tem cachos vermelhos ou rosa brilhantes de flores.

Causas comuns da doença

Os principais fatores que provocam várias doenças nos gerânios são:

  • Alimentação irregular. O pelargonium precisa de fertilizantes mensais de alta caloria, mas com moderação.
  • Pote volumétrico. A capacidade do sistema radicular deve ser estreita o suficiente, caso contrário, o gerânio não florescerá. Todos os nutrientes se acumulam nas raízes sem atingir a folhagem e as flores.
  • Rega moderada. A planta precisa de uma rega rara, mas abundante, especialmente durante a floração.
  • Plantas de pulverização. O Pelargonium não precisa fornecer umidade à sua folhagem, por isso não é recomendado borrifar a flor.
  • Falha ao aparar. Toda primavera, a flor precisa ser cortada, deixando apenas alguns brotos.
  • Gerânios são muito escuros. O sombreamento excessivo afeta o suporte de vida da planta. Se não houver como fornecer uma quantidade suficiente de luz solar, vale a pena usar a iluminação artificial.
  • Pouco oxigênio. As plantas precisam constantemente de um fluxo de ar fresco; portanto, a sala onde o gerânio cresce precisa ser ventilada o mais rápido possível. No verão, se possível, plante uma flor em campo aberto.

Sintomas e diagnósticos

Sinais externos da doençaCausas de ocorrênciaA doençaPragas
Amarelecimento e queda de folhasFalta de ar fresco, correntes de ar ou rega excessiva, excesso de compostos nitrogenados no soloO período inicial de desenvolvimento da podridão radicularEntão pode cochonilha parasitar
As bordas das folhas inferiores ficam amarelas e secas.O processo de morrer de folhas velhasDeficiência de nutrientes
Áreas molhadas são visíveis nas hastes, folhas murchamPodridão da haste
Falta de brotamento, folhas amarelasAlta temperatura e umidadeDeficiência de nutrientes
Parada de crescimento de plantasFechar poteFalta de nitrogênio, baixa acidez do soloA probabilidade de uma cochonilha e mosca branca
Folhas murchas e caídasFalta de umidade no soloInfecção fúngica
Bolhas inchadas e aquosas na folhagemExcesso de umidade no soloEden
Cessação de crescimento e floraçãoPodridão da raiz negligenciadaVerme de raiz
Haste irregular e de grandes dimensõesFalta de luzEtiolação
Manchas redondas de cor clara, folhetos deformadosMancha de anel
Revestimento branco na folhagemOídio
As folhas ficam amarelas ao longo das veiasInfecção por tabaco ou tomate
As folhas ficam acastanhadasExcesso de fungicidaSuplementação excessiva de fósforo
Larvas verdes claras e insetos voadores se agarram à planta.Mosca branca

Leia sobre por que os gerânios dos quartos ficam vermelhos e secos, leia aqui e, neste artigo, você aprenderá sobre por que as folhas ficam brancas e como ajudar a planta.

As doenças mais básicas

Na maioria das vezes, os gerânios são suscetíveis a várias doenças devido aos maus cuidados. As doenças mais comuns do pelargonium são as seguintes:

  • Etiolação. Com a falta de luz, o tronco da planta é esticado e deformado, e as folhas ficam menores e perdem a cor anterior. Para curar uma flor, ela precisa ser colocada no lado ensolarado e, no inverno, fornecer luz artificial para ela.
  • Eden. Ocorre com o alagamento do solo. Os gerânios absorvem água, mas não têm tempo para evaporar o excesso. Para o tratamento, recomenda-se secar o solo e reduzir a quantidade de água. Para a prevenção de edema deve fornecer a planta com drenagem do cartão e ventilar regularmente a sala.
  • Clorose. Quando as folhas mudam de cor e seu crescimento diminui, a planta fica infectada com clorose. A clorose aparece com falta de ferro. Sintomas semelhantes podem ocorrer com a falta de manganês. As plantas doentes precisam fornecer um complexo completo de fertilizantes minerais. Para evitar a propagação da doença, é útil transplantar plantas em solo fresco.
  • Excesso de nutrientes. Um excesso de nitrogênio leva ao amarelecimento das folhas e uma supersaturação de fósforo leva à sua secagem. Para o tratamento, você precisa limitar o conteúdo dessas substâncias no solo. Para impedir o desenvolvimento da doença, o transplante de plantas ajuda, além da adição de estimulantes ao solo: epin ou zircão.
  • Sobredaturação do solo com uma solução de fungicida ou herbicida. Jardineiros usam herbicidas em uma parcela para controlar ervas daninhas, fungicidas são usados ​​para tratar a podridão. Sob a influência desses medicamentos, a planta pode perder folhagem. Nesse caso, é necessário transplantar a planta afetada em solo fertilizado fresco.
ATENÇÃO: Uma queimadura bacteriana não é tratável. Para salvar o pelargonium da morte, você precisa remover todas as partes infectadas de uma sessão saudável e queimá-las.

Os gerânios são muito sensíveis ao solo alagado ou não esterilizado. Quando tais condições adversas ocorrem, fungos, vírus e bactérias começam a parasitar.

Quando infectada, a flor doente é isolada, para plantas saudáveis, realize a profilaxia, que inclui as seguintes etapas:

  1. rega moderada;
  2. no ar fresco e interno, as plantas fornecem ar seco;
  3. esterilizar o solo;
  4. realizar controle de pragas;
  5. colocá-los em quarentena.

Em detalhes sobre por que os gerânios têm doenças foliares, falamos neste artigo.

O gerânio pode ser afetado pelas seguintes infecções por fungos:

  • Podridão cinzenta. A doença afeta os pedúnculos, folhas e caules da planta. Para curar uma flor, é necessário remover todas as partes apodrecidas das plantas e parar temporariamente de regá-la e alimentá-la. Em seguida, trate com as soluções Fundazol ou Vitaros.
  • Fitofitose. Para o tratamento, é necessário garantir a secura do solo ou atualizar o solo, juntamente com este gerânio é processado pelo ouro Ridomil, Previkur ou Profit.
  • Mancha de folhas (o que o gerânio sinaliza com manchas nas folhas, leia em nosso material). É necessário remover as partes doentes e tratar a flor com fungicidas.
  • Oídio. O fungo aparece na forma de uma placa em forma de farinha nas folhas de gerânio. Ao primeiro sinal de doença, a planta é polvilhada com enxofre.
  • Perna preta. O teor de água encharcada ou o solo sem drenagem contribui para o escurecimento e a deterioração do caule. As estacas infectadas devem ser cortadas e o corte e raiz superiores.
  • Ferrugem. Verde claro com manchas avermelhadas é formado nas folhas. Aos primeiros sinais da doença, você precisa remover as folhas infectadas e aumentar a circulação de ar na sala, pode tratá-la com fungicida.
  • Podridão da raiz. A doença afeta o sistema radicular da planta. Ele fica amarelo e desbota (sobre por que as folhas de um gerânio ficam amarelas, como alimentar e regar pode ser encontrada aqui). Se a raiz for levemente afetada pela podridão, ela é removida da panela e lavada bem. A planta é tratada com Hom, Oxychom, Fundazole ou Previkur.

Parasitas e a luta contra eles

Com cuidados inadequados, o pelargonium enfraquece e se torna atraente para todos os tipos de pragas. Parasitas que violam a saúde das plantas podem ser dos seguintes tipos:

  • Verme de raiz. Acabar em solo úmido. Só come raízes de plantas. As áreas afetadas da raiz precisam ser cortadas com uma faca, e as raízes saudáveis ​​por vários minutos são colocadas em água quente, depois de secas e polvilhadas com carvão. Transplante de raiz tratada em solo estéril.
  • Mealybug. Pedaços pegajosos de cor branca em diferentes partes da planta sugam nutrientes dela. Se um cochonilha é descoberto, a flor doente é isolada e os parasitas são removidos manualmente. O pelargonium é então pulverizado com uma solução de sabão e álcool.IMPORTANTE: Com o estágio avançado, é necessário tratar a planta com inseticidas (Aktara, Actellik ou Fufanon).
  • Mosca branca. Pode ser encontrada no interior das folhas. Removido com Aktara.
  • Pulgões. Golpear jovens caules atira e sai. Eles são torcidos e deformados (sobre por que o gerânio deixa torcer, leia aqui). As pragas são removidas manualmente ou cortadas.
  • Caterpillar. Faça furos nas folhas e coloque as larvas. Livre-se dos parasitas com a ajuda de Senpai ou Lipidocide.

Foto

E aqui você pode ver uma foto de gerânio afetado por doenças:




Reanimação com pelargonium: atendimento domiciliar

Há situações em que o gerânio começa a desaparecer muito rapidamente, literalmente diante de nossos olhos. Nesse caso, a planta precisa de restauração imediata, sem descobrir as razões para essa murcha. Existem várias maneiras eficazes de ressuscitar o pelargonium:

  1. lavar e remover raízes podres secas;
  2. corte de folhas podres e secas, até sua completa remoção;
  3. desinfecção na solução de Epin por aproximadamente 1 hora;
  4. esterilização do solo;
  5. transplante em um substrato quente e úmido;
  6. mover a planta para um local brilhante e levemente fresco, sem correntes de ar;
  7. exclusão de rega, em clima quente, pulverização com água morna;
  8. Alimentação com Epin (1 vez por semana);
  9. transferência gradual de gerânios para o lado ensolarado;
  10. quando novas folhas aparecerem, transfira para o tratamento padrão.

Os gerânios raramente ficam doentes quando recebem cuidados suficientes com luz, calor e qualidade. Se, no entanto, o pelargonium é afetado por alguma doença, não vale a pena adiar o tratamento. A prevenção e o tratamento oportuno dos gerânios ajudarão a curá-lo completamente.

Deixe O Seu Comentário