Medidas de controle de pragas e doenças do limão caseiro

As doenças do limão freqüentemente afetam as folhas de uma planta. Podem ser infecções virais ou fúngicas, insetos parasitas.

Como resultado da doença, as folhas perdem a cor, clarificam e empalidecem, crescem mais lentamente, grudam e às vezes se enrolam e morrem, e se você não souber o que fazer em cada caso, poderá perder a planta.

Como distinguir os sintomas de doenças, preveni-las ou tratá-las, contaremos no artigo.

Causas da cultura pobre

O limão é uma planta exigente nas condições de detenção. Ele responderá a muitos erros no tratamento, piorando o bem-estar. As principais causas de doenças de plantas são:

  • enfraquecimento da imunidade das plantas (geralmente causada por erros de manutenção);
  • erros no atendimento (rega excessiva, faixa de temperatura selecionada incorretamente);
  • pragas (pulgões, insetos, cochonilha);
  • doenças de natureza viral e fúngica.

Como entender que falta algo na planta e precisa ser tratado?

A planta é bastante caprichosa e rápida para deixar claro que foram cometidos erros ao cuidar dela ou que uma infecção se juntou. Pode-se suspeitar de limão com problemas de saúde pelos seguintes sintomas:

  1. forma-se um revestimento pegajoso branco ou transparente nas folhas (um sintoma indica a presença de insetos parasitas);
  2. as folhas ficam amarelas ou marrons (devido a doença e como resultado de erros no atendimento);
  3. pontos ou pontos aparecem (com queimaduras solares e infecção);
  4. as pontas das folhas secam (de doença, danos ao sistema radicular ou rega inadequada);
  5. folhas torcer (como resultado de cuidados ou infecção inadequados);
  6. folhas de gotas de limão (pode ser uma reação a uma mudança nas condições de detenção ou um sinal de uma doença grave).
Ajuda! Alguns desses sintomas se manifestam sob a influência do estresse durante a movimentação, transplante, aclimatação, enquanto outros são resultado de erros no atendimento ou de uma doença grave.

Descrição de doenças e fotos das áreas afetadas

Existem muitas doenças que afetam as folhas de limão caseiro.

Clorose

A clorose é uma doença comum das plantas de interior. É causada por uma violação da formação de clorofila nos tecidos da folha. A razão para isso é a falta de ferro. Pode ocorrer devido ao esgotamento do solo ou irrigação excessiva. A clorose se manifesta pelo amarelecimento das folhas.

Inicialmente, formam-se listras amarelas entre as veias da folha. Se você não agir, a doença progride, cobrindo toda a planta. O crescimento das mudas diminui, as folhas novas são pequenas, rapidamente ficam amarelas e murcham.

Para tratar a clorose, você precisa adicionar ferro à dieta da planta numa forma de quelato facilmente digerível. Para fazer isso, você precisa comprar um medicamento especial (Ferovit, Ferrilen, Anticlorose) ou preparar você mesmo uma solução.

Para obter o quelato de ferro em casa, você precisará diluir 10 gramas de sulfato de ferro em um litro de água e adicionar 20 gramas de ácido ascórbico. A solução resultante é molhar e pulverizar um limão doente. A fertilização através da folha terá um efeito mais pronunciado.

Para a prevenção da clorose, é importante aderir às seguintes regras:

  • escolha o solo certo (leve, não muito denso);
  • monitorar a acidez do solo;
  • Uma vez por semana, despeje água acidificada com limão.

Fungo de fuligem

O fungo fuligem é um subproduto da atividade de pragas de limão, pulgões ou glândulas tireóide. Os insetos cobrem as folhas da planta com um segredo pegajoso (arroz em casca), criando um ambiente favorável para o crescimento de esporos de mofo no solo.

Com esta doença, o limão é coberto com um revestimento preto que se parece muito com fuligem. Não apenas folhas, mas também caules sofrem. A doença em si não representa um perigo sério, ao contrário dos parasitas que a causam.

As táticas de tratamento incluem antes de tudo a destruição de pragas de insetos. Em seguida, é necessário lavar o revestimento de todas as partes da planta, branquear com limão e ventilar adequadamente o local. A prevenção de fungos fuliginosos inclui um exame minucioso do limão quanto à presença de parasitas.

Sarna (verruga)

A crosta é causada por um fungo patogênico que os insetos carregam. A doença se desenvolve rapidamente em condições de alta umidade. Quando infectadas, manchas convexas se formam nas folhas, galhos e frutos, que depois se transformam em buracos.

A progressão da doença provoca queda de folhas, aparecimento de rachaduras na casca e defeitos nos frutos. As partes afetadas da planta precisarão ser removidas e brotos saudáveis ​​serão tratados com sulfato de cobre. O uso da droga Strobilin também será eficaz. Para fins profiláticos, na primavera, o limão é pulverizado com sulfato de cobre ou ferro.

Mosaico de folha

Doença infecciosa causada por um vírus. Ele aparece na forma de um padrão característico nas folhas na forma de pontos brilhantes e listras. Com o tempo, as folhas se deformam, perdem a forma. A árvore começa a ficar para trás em crescimento. Uma planta infectada pode viver o suficiente se for bem mantida.

Importante! É completamente impossível curar a doença, mas você pode manter o limão com uma cobertura regular.

Plantas fortemente danificadas devem ser destruídas. A prevenção consiste na detecção oportuna de plantas doentes, bem como na pulverização preventiva com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Câncer de citros

O câncer cítrico é uma doença causada por um vírus. A infecção ocorre por danos à parte terrestre das plantas, bem como pelos estômatos das folhas.

O primeiro sinal do desenvolvimento da doença é o aparecimento de manchas marrons escuras que se assemelham a um tumor nas folhas e pecíolos de um limão. Cada um dos pontos tem uma depressão no centro e é delimitado por uma área amarela.

Com o tempo, as formações aparecem nos frutos. As plantas afetadas pelo vírus murcham, começam a ficar para trás no desenvolvimento, deixam cair as folhas e acabam morrendo. O tratamento da doença ainda não existe. Para fins preventivos, na primavera, o limão pode ser tratado uma vez com preparações de cobre.

Tristeza

Doença viral não tratada. A doença é causada pelo vírus Tristez, que possui cerca de 30 variações. É transmitida através de insetos e material de plantio infectado. Externamente, a infecção se manifesta como um amarelecimento maciço e queda de folhas.

Antes disso, pode-se notar desbaste e clareamento das veias das folhas. Então o vírus infecta a casca e os galhos. Se espalhando pelo sistema vascular da planta, ele interrompe o metabolismo dos nutrientes.

Como resultado, a árvore morre rapidamente. Recomenda-se destruir o limão infectado com tristeza.

Ajuda! Acredita-se que a doença não seja passível de tratamento, no entanto, existem referências à recuperação de árvores envelhecidas na câmara a uma temperatura de 37 a 40 graus por 66 a 100 dias.

As medidas preventivas incluem o uso de material de plantação e vacinação resistente a vírus, bem como o controle de pragas.

Antracnose

A doença é causada por fungos patogênicos que se desenvolvem em condições de alta temperatura e umidade. No estágio inicial, manifesta-se pelo aparecimento de manchas marrons escuras nas pontas das folhas. Em um estágio avançado, folhas, ovários e frutas caem do limão.

Muitas vezes, há doença gengival e necrose dos rebentos. A antracnose pode levar à morte da parte aérea da planta. O tratamento é possível numa fase precoce e inclui a remoção de peças danificadas e o tratamento com fungicidas. Medicamentos que lidam bem com a doença:

  • Fitosporina;
  • oxicloreto de cobre;
  • Líquido de Bordeaux.

A prevenção consiste em criar um regime de temperatura adequado para a planta e observar as recomendações de rega.

Melsekko

Melsecco é uma doença cítrica incurável e perigosa. A patologia é causada por fungos parasitas. As formas mais graves levam à morte da planta. Normalmente a doença começa com a clorose de folhas individuaismas a altas temperaturas, progride rapidamente, causando desbotamento dos brotos, queda de folhas e secagem de galhos.

Uma característica da Melsekko é a coloração da madeira nas áreas afetadas na cor vermelho alaranjado (geralmente isso é claramente visível no corte). Não há cura específica para esta doença.

A árvore morre dentro de 1-2 anos com o curso padrão da doença. A causa da morte são toxinas produzidas pelo fungo. Os métodos de prevenção incluem a poda de galhos secos e a destruição oportuna de plantas mortas, o uso de variedades resistentes a doenças, bem como o tratamento oportuno de feridas na planta com preparações de cobre.

Podridão da raiz

Ocorre com umidade excessiva no solo, se as raízes forem danificadas durante o transplante ou como resultado da atividade dos insetos. Embora a doença afete as raízes da planta, ela se manifesta como uma queda maciça de folhas. Muitas vezes, não há outros sinais de danos.

Às vezes, aparecem manchas no tronco de um limão com um líquido lamacento e exsudado. Se uma doença for detectada, remova as áreas danificadas do sistema radicular. usando tosquiadeiras ou podadores.

As seções são tratadas com cinzas ou carvão ativado. A planta é transplantada para um novo solo (é necessário abster-se de regar por uma semana para não causar uma recaída da doença). Das medidas preventivas, apenas o cumprimento das regras da tecnologia agrícola pode ser distinguido.

Atenção! Deve ser extremamente cuidadoso ao transplantar e não violar o regime de rega.

Pragas de plantas

Shields

A sarna se alimenta do suco das folhas da planta. Estabelece-se na parte de trás das folhas. Apesar do seu tamanho pequeno, é distinguível ao olho humano. Você deve examinar cuidadosamente o fundo das folhas para não deixar o parasita aparecer. Inseticidas (por exemplo, diazinon) são usados ​​para destruir a crosta.

Pulgões

Os pulgões se instalam em brotos jovens que ainda não foram cobertos com casca. A praga afeta primeiro o fundo da folha e depois se move mais alto, sugando simultaneamente a seiva da planta. Como resultado, a folha se dobra e morre.

Você pode combater os pulgões cortando as partes afetadas da planta, se o parasita ainda não se espalhou. Caso contrário, você terá que recorrer ao uso de um inseticida ou infusão de alho (4 cabeças ficam embebidas por dia em 5 litros de água). Após a pulverização, a maioria dos insetos morre.

Mealybug

Mealybugs são parentes próximos dos insetos da balança. Eles são claramente visíveis na planta, mesmo a olho nu - seus cachos lembram pedaços de algodão. Dependendo da espécie, as pragas infectam as folhas e o sistema radicular do limão, retardando o crescimento, causando amarelecimento e ondulação das folhas.

Se não for tratada, a planta pode morrer. Para combater o verme, eles usam produtos químicos (Fitoverm, Actellik) ou métodos alternativos (por exemplo, infusão de alho).

Regras de Cuidados

A ocorrência de muitas doenças do limão está associada a erros nos cuidados. Para minimizar o risco de infecção, você deve monitorar cuidadosamente as condições da planta:

  1. Temperatura do ar A faixa ideal é de 18 a 23 graus. Na estação fria, é aconselhável fornecer ao limão um "inverno frio" a uma temperatura de 5 a 10 graus.
  2. Rega. A nuance mais importante no cultivo de frutas cítricas. O limão deve ser regado somente depois que o solo superficial secar com água morna filtrada ou sedimentada. No verão, é aconselhável plantar um banho quente uma vez por semana.
  3. Top vestir. É aconselhável usar fertilizantes orgânicos: húmus ou cinzas de madeira.
  4. Controle de pragas. É necessário inspecionar periodicamente a planta e combater oportunamente insetos nocivos.

As doenças do limão são bastante graves e podem levar não apenas a defeitos nas folhas, mas também à morte de toda a planta. É importante seguir as regras de atendimento e não esquecer as medidas de prevenção de doenças. Para manter a planta saudável, você deve usar o solo desinfetado, fazer rega suficiente e combater as pragas em tempo hábil.

Vídeo útil

O vídeo fala sobre como lidar com pragas em um limão:

Deixe O Seu Comentário