Os segredos do cultivo de rabanetes. Seleção de variedades e instruções para o cultivo e tratamento de raízes

Rabanete - uma planta da família dos repolhos - é dono de um sabor picante, devido ao alto teor de óleo de mostarda.

Devido à resistência ao frio, maturidade precoce e cuidados pouco exigentes, ela aparece em nossa mesa na primavera, à frente de todos os outros vegetais.

Criar condições ideais permitirá que seja cultivado o ano todo. Leia mais sobre isso neste artigo.

Características e segredos da tecnologia agrícola

  • Rabanete é uma das culturas mais precoces. As primeiras variedades amadurecem em 18 a 20 dias e depois em 35 a 40. A boa resistência ao frio torna possível plantar suas sementes em campo aberto logo após o derretimento da cobertura de neve. Com o cuidado adequado de uma cordilheira em uma estação vegetativa, você pode colher 3 e nas regiões sul - 4 culturas.
  • No período em que a luz do dia excede 13 horas, o rabanete começa a produzir flechas de sementes e as raízes que começam a crescer perdem sua comestibilidade e tornam-se vazias. Por esse motivo, os produtores de hortaliças preferem cultivar essa safra em curtas horas de luz do dia - nos meses de primavera ou outono.
  • A alta resistência ao frio permite plantar rabanete em sulcos destinados a culturas que adoram o calor (berinjela, tomate, pimentão). No momento da semeadura, a colheita do rabanete está pronta.
  • Rabanetes de maturação precoce são frequentemente usados ​​como uma cultura de farol quando plantados em conjunto com outras plantas (tomate, salsa, cenoura), cujos rebentos aparecem muito mais tarde. Isso ajuda a soltar os corredores e libertá-los das ervas daninhas até que as primeiras mudas apareçam.
  • Ao contrário de todos os outros vegetais, o rabanete é o proprietário de um sistema radicular raso e, portanto, precisa especialmente de uma quantidade suficiente de umidade. Sua falta provoca o alongamento das raízes e a deterioração de seu sabor.
  • Rabanetes são muito dependentes da luz. Na sombra, seus topos são esticados e as raízes não são amarradas ou acabam sendo muito pequenas e duras.
  • No outono, rabanetes são cultivados como uma segunda colheita, fertilizando o solo com uma mistura de fertilizantes minerais (20 g de nitrogênio, 30 g de superfosfato, 15 g de sal de potássio).
  • Os melhores precursores para rabanetes são batatas, cebolas ou alho. É estritamente proibido plantar após qualquer planta da família dos repolhos.
  • As linhas para a semeadura no inverno desta cultura são preparadas desde o outono: são escavadas até 30 cm de profundidade, adubadas com composto, húmus, superfosfato e sal de potássio. Depois de fazer ranhuras, cobrem a cordilheira com polietileno até a primeira neve cair ou até o solo congelar a uma profundidade de 5 cm.

Seleção de variedades para cultivo

A tabela ajudará a determinar a escolha da variedade:

Nome da nota As principais vantagens Período de maturação (em dias)Coloração, forma, sabor e peso das raízesFuncionalidades
18 diasResistência ao tiro18Vermelho, cilíndrico, levemente afiado, até 25 gÉ instável ao gelo, precisa de boa iluminação, quando cultivada à sombra, deixa no topo e dá pequenos nós para as raízes
Duro KrasnodarAmadurecimento amigável de frutas, resistente a dardos, flacidez e rachaduras de raízes25Vermelho vivo, esférico, picante-doce, 30-40 g
Café da manhã francêsResistência ao frio e doenças, alta produtividade, excelente apresentação21-25Escarlate brilhante com ponta branca, cilíndrica alongada, sem amargor, 15-40 g
Wurzburg 59Solidez da cor25-35Framboesa vermelha, redonda, doce, 14-17 gRecomendado para uso ao ar livre.
AlbaAlta produtividade, resistência a doenças, não suscetível a tiros23-32Branco, oval, bom, 23-25 ​​gAdaptado às condições de latitude média
Gigante de outono Prazo de validade - 5 meses.25-28Branco, oval arredondado, levemente afiado, 120-170 gRequer muita luz
Gigante vermelhoResistência ao frio, excelente produtividade, boa qualidade de manutenção, resistência ao disparo40-50Rosa escuro com sulcos brancos e uma ponta branca, cilíndrica longa, picante, sem amargura, 50-150 gResistente à seca, despretensioso

Como crescer rabanete e cuidar adequadamente dele?

Nesta seção do artigo, você pode se familiarizar com os diferentes métodos de cultivo de rabanete.

Em casa

As casas de rabanete são cultivadas em:

  • panelas profundas;
  • gavetas de varanda;
  • cassetes de plástico.

Todos os recipientes devem estar equipados com orifícios de drenagem para evitar estagnação de umidade, bem como uma camada de drenagem composta por argila expandida ou seixos grossos. O substrato ideal para o rabanete deve ser fértil, solto, com acidez neutra.

Você pode usar a mistura do solo, composta por composto, turfa e areia do rio, obtida na proporção de 2: 1: 1. Antes de plantar as sementes, elas são desinfetadas ao assar no forno.

Instruções de sementeira:

  1. Os tanques são preenchidos com o solo, deixando um pouco de espaço, caso você precise despejar terra em vasos com mudas alongadas.
  2. O solo é abundantemente umedecido.
  3. Faça sulcos com uma profundidade de 1,5 cm, espaçados 10 cm.
  4. A cada 5 cm espalhe as sementes.
  5. As culturas são polvilhadas com o solo e umedecidas com um frasco de spray.
  6. O recipiente é coberto com um pedaço de polietileno e colocado em um local escuro com uma temperatura do ar de 16 a 20 graus.
  7. Sob condições ideais, as mudas aparecerão em 3-4 dias.
  8. Depois disso, o filme é removido imediatamente e o recipiente com mudas é movido para uma varanda envidraçada.

Cuidados adicionais consistem em rega regular, afrouxamento do solo e manutenção do regime de temperatura:

  • antes da frutificação, a temperatura do ar durante o dia pode ser de 20 a 22 graus, à noite, para 5-6;
  • durante a formação de frutas, a temperatura não deve ser superior a 18 graus, durante a noite - dentro de 8 a 10 graus.

Oferecemos a você um vídeo sobre os recursos do cultivo de rabanetes no parapeito da janela em casa:

Na estufa

  • Em estufas sem aquecimento, eles começam a preparar a terra para semear rabanetes a partir do momento em que se aquece até 5 cm de profundidade.Na zona de Não-Chernozem, isso ocorre no final de março - início de abril.
  • Antes da semeadura, o solo é fertilizado com composto podre (em um balde para cada metro quadrado) e uma mistura de fertilizantes minerais: cloreto de potássio e superfosfato (20 e 40 g por metro quadrado, respectivamente).
  • De grande importância é a escolha da variedade certa. Como não há muita luz dentro e fora da estufa, escolha variedades que não exijam iluminação intensa e que, ao mesmo tempo, possam trazer uma excelente colheita. As seguintes notas correspondem a esses requisitos:

    1. "Vermelho precoce".
    2. Sachs.
    3. "Amanhecer".
    4. Globo.
  • Esquema de plantio: 2-3 cm entre arbustos adjacentes, 7-8 cm entre linhas, profundidade de colocação de sementes - 1 cm.Taxa de consumo de sementes - 5 g por metro quadrado. m
  • A germinação ativa de sementes na estufa ocorre quando a temperatura do solo é de pelo menos 10 graus.
  • A temperatura ideal do ar, contribuindo para o rápido crescimento de rabanetes, pode variar entre 15 e 20 graus.
  • Se a iluminação na estufa for insuficiente, você pode recorrer à iluminação artificial das lavouras.
  • A rega deve ser regular e moderada, capaz de fornecer umidade constante do solo a uma profundidade de 7-8 cm. Para não provocar o aparecimento de uma perna preta, a estufa deve ser ventilada periodicamente.
  • Para garantir um fluxo constante de raízes frescas para a mesa, o rabanete deve ser semeado nos corredores. Com uma alternância constante de culturas durante o período quente, podem ser colhidas até 15 culturas.

Oferecemos a você um vídeo sobre os recursos de semear e cultivar rabanetes em uma estufa:

Sob o filme

Antes de cultivar um rabanete embaixo de um filme, você precisa descobrir o que essa colheita de raízes gosta. Como o rabanete brota a uma temperatura de +5 graus, é plantado sob o filme em março.

Durante sua primeira década, o solo é libertado dos restos da cobertura de neve e coberto com um filme preto, fixando-o de maneira confiável com tábuas ou pedras.

Após 2 semanas, o filme é removido, o solo é recolhido e o rabanete é semeado, de acordo com o algoritmo:

  1. Depois de fazer sulcos rasos (até 2 cm), espaçados 10 cm, despeje-os com água.
  2. As sementes são dispostas a cada 2-3 cm.
  3. Os sulcos são cobertos com solo arenoso solto.
  4. A neve é ​​jogada no leito semeado, cujo derretimento gradual o saturará com a umidade.
  5. Um abrigo de arcos e um filme são construídos sobre o jardim, que é cuidadosamente consertado.
  6. Os primeiros brotos aparecem em 5 dias.

Cuidados adicionais consistem em executar práticas agrícolas padrão:

  • Para que as colheitas de raízes se desenvolvam ativamente, elas precisam garantir a umidade ideal do solo, evitando sua estagnação e secagem. Ao definir o clima quente, as camas são regadas pela manhã.
  • Após cada irrigação, é realizado o afrouxamento da superfície do solo: isso evita o aparecimento de uma crosta dura, provocando rachaduras no rabanete. O afrouxamento é combinado com a remoção de ervas daninhas e o corte de arbustos até o nível das folhas do cotilédone.
  • Como afinar as culturas de rabanete espessadas: depois que a primeira folha verdadeira aparecer, remova o excesso de plantas, deixando um intervalo de 5 centímetros entre os arbustos.
  • Se o rabanete é cultivado em solo magro, durante a formação de plantações de raízes é alimentado com uma solução preparada a partir de 1 colher de sopa. colheres de sopa de nitrofoski e 10 litros de água (à taxa de 3 litros por 1 metro quadrado).

Em campo aberto no país

A preparação do local destinado ao cultivo de rabanetes consiste em escavá-lo, introduzir estrume apodrecido (por balde por 1 m²) e nivelar a superfície do solo.

  1. A crista preparada é bem regada e as fileiras são feitas com uma profundidade não superior a 3 cm com um intervalo de 10 a 15 cm.
  2. A cada 5 cm, as sementes são colocadas individualmente.
  3. Depois de adormecerem, batem-lhes gentilmente com a palma da mão, conseguindo um melhor contato do solo com as sementes: isso acelerará sua germinação. Com bom tempo, isso acontece por 3-4 dias. Sob condições climáticas adversas, brotos de rabanetes aparecem em 6 a 12 dias - é o quanto a colheita de raízes cresce em campo aberto.
  4. Para obter vegetais de raiz suculentos, recomenda-se que rabanetes plantados em abril cubram com um palmo da noite.

Regras para atendimento competente de rabanete no país em campo aberto:

  • Rabanetes recém semeados são regados diariamente.
  • Capina e afrouxamento do solo deve ser regular.
  • A secagem do solo pode ser evitada com a ajuda de uma camada de 2 centímetros de cobertura morta (turfa ou húmus é adequado como tal).
  • Para obter a umidade ideal (até 80%) do solo, o rabanete deve ser regado com freqüência.
  • Alguns duvidam se é necessário afinar os espessos rebentos de rabanetes. De fato, isso é necessário, e o intervalo ideal entre as plantas é de 5 cm.

Oferecemos a você um vídeo sobre os recursos do cultivo de rabanete em campo aberto:

Como obter uma colheita boa e grande?

Existem muitos métodos para cultivar rabanetes, permitindo obter uma boa colheita.

Em cassetes

O uso de cartuchos de ovos permite:

  • semeie a uma distância ideal para eles;
  • proteger plantas de ervas daninhas;
  • mantenha a umidade no solo por um longo tempo.

A tecnologia para cultivar rabanetes em cassetes é muito simples:

  1. Os cassetes destinados à semeadura são desinfetados, limpando-os com álcool ou aquecendo (a 70 graus) por uma hora no forno.
  2. O fundo das células é cortado com a ajuda de uma faca de escritório.
  3. As cassetes são colocadas em uma cama preparada (com os fundos cortados para baixo) e levemente pressionadas no solo.
  4. Com a ajuda de grampos de arame, os recipientes são presos à cama para que não sejam levados por uma rajada de vento.
  5. Colocando uma semente em cada célula, polvilhe-as com turfa.
A manutenção subsequente do rabanete consistirá em rega regular, pois não haverá necessidade de afrouxamento, remoção de ervas daninhas ou desbaste.

Oferecemos a você um vídeo sobre os recursos do cultivo de rabanetes em cassetes:

Em instalações hidropônicas

A hidroponia, que fornece uma boa nutrição do sistema radicular, elimina a necessidade de transplantes e refeições frequentes, afetando negativamente o desenvolvimento de rabanetes.

Para cultivar rabanetes em hidroponia, você deve:

  1. Escolha a variedade certa. Variedades adequadas são aquelas caracterizadas por maturidade precoce, bom rendimento, resistência ao disparo e sem necessidade de iluminação intensa. As variedades "Carmen", "Sora", "Famox", "White Fang", "Celeste" e outras atendem a esses requisitos.
  2. Prepare uma solução nutritiva especial, cada litro contendo: 45 mg de magnésio, 280 mg de potássio, 80 mg de cálcio, 140 mg de sódio, 40 mg de fósforo. Como solvente para as substâncias acima, é usada água.
  3. Armazene cassetes de plástico (o tamanho ideal de célula é 5x5x5) e paletes, através dos quais as raízes serão alimentadas com uma solução nutritiva.
  4. Encha as células com solo de tomate ou uma mistura contendo perlita e turfa (na proporção de 2 a 8).

Instruções de pouso passo a passo:

  1. O solo nas cassetes está umedecido.
  2. Uma semente é colocada em cada célula a uma profundidade de 1,5 cm.
  3. As culturas são polvilhadas com turfa peneirada e pulverizadas a partir de um frasco de spray (a água deve estar quente).
  4. As células são cobertas com polietileno e aguardam o surgimento de mudas.
  5. Após o dimensionamento das sementes, o filme é removido. Quando dois brotos são encontrados em uma célula, um deles não é arrancado, mas comprimido para evitar danos às raízes das mudas restantes.

Cuidado:

  • Após o surgimento durante o dia, os cartuchos são mantidos a uma temperatura de 10 graus, à noite - às 8. Durante a germinação da primeira folha verdadeira, a temperatura noturna permanece a mesma e a temperatura do dia sobe para 16 graus. Durante a formação de plantações de raízes, a temperatura deve estar no nível de 18 a 20 graus.
  • Antes do primeiro folheto aparecer, as culturas são umedecidas com água usando uma pistola de pintura. Em seguida, para a irrigação, use uma composição de nutrientes hidropônicos, despejando-a na panela. É necessário garantir que a umidade do solo seja mantida em 70%.
  • Se você estiver interessado em como cultivar uma colheita rapidamente, deve-se notar que, para o amadurecimento das raízes, o rabanete precisa de iluminação de 12 horas com uma potência de 9 a 14.000 lux. Com uma luz do dia mais longa, as plantas começam a disparar. Se o rabanete é cultivado em condições curtas de luz do dia, ele recebe iluminação adicional usando phytolamps.

Os problemas

  1. Rachaduras nas raízes pode resultar de irrigação irregular ou excesso de umidade no solo. Para resolver esse problema, é necessário manter a umidade ideal do solo, evitando a secagem nem a umidade excessiva.
  2. Rabanete tiroque deixa a cor e produz colheitas de raiz muito pequenas, duras e amargas, pode ser causado por: geada, solo seco prolongado, clima quente, plantações espessadas, presença de uma longa luz do dia (mais de 12 horas). Para evitar esse problema, você deve:

    • use as sementes de variedades resistentes à floração;
    • rabanete de planta em um local com solo solto, resistente à umidade e com acidez neutra;
    • plantar sementes a uma profundidade não superior a 2 cm;
    • impedir o espessamento dos desembarques;
    • fornecer rega moderada regular;
    • Para cobrir as camas, use húmus ou turfa seca.
  3. Plantas de alongamentoquem não deseja amarrar as raízes ou produzir frutos muito pequenos, pode ser devido a: área sombreada, plantio espessado ou deficiência de fertilizantes potássicos. Para corrigir a situação, você pode:

    • plantas de poda;
    • adubar com fertilizante de fósforo ou potássio;
    • desbaste as mudas, deixando 4-5 cm entre os arbustos adjacentes.

Colheita e armazenamento

  1. A colheita de rabanetes que amadurece em momentos diferentes é realizada seletivamente, preferencialmente pela manhã, sem esquecer de regar abundantemente o jardim à noite.
  2. As colheitas de raízes escavadas são sacudidas, libertando-as dos restos da terra.
  3. Recuando 20 mm do feto, corte os topos (as raízes devem ser deixadas).
  4. As lavouras de raiz são lavadas e secas um pouco, eliminando gotas de umidade.
  5. Os rabanetes coletados são colocados em um saco plástico e armazenados por uma semana na geladeira, no compartimento de vegetais.

Doença

Rabanetes de plantio, que têm uma estação de crescimento curta, às vezes podem sofrer de:

  • Kiel - infecção fúngica, provocando o aparecimento nos frutos e raízes de crescimentos e focas esféricos e em forma de eixo de rabanete. À medida que a doença se desenvolve, as raízes ficam marrons e começam a apodrecer. Ao mesmo tempo, os topos ficam amarelos e desbotam. Se forem encontradas culturas de raízes afetadas, o solo no leito é tratado com uma solução preparada com 10 litros de água e 2 copos de cal (com uma taxa de 1 litro de leite de lima por 1 arbusto).
  • Bacteriose vascular - uma doença na qual manchas escuras e úmidas aparecem nos lados externo e interno das folhas jovens, e as folhas velhas adquirem uma franja roxa e, depois de desintegradas, caem. Você pode lidar com a doença pulverizando as partes superiores com líquido de Bordeaux (solução a 1%). Bons resultados são obtidos pulverizando as plantas com uma solução do produto biológico "Albit", preparada em estrita conformidade com as instruções do fabricante.
  • Pernas pretas - uma infecção fúngica que afeta os caules de mudas recém-ascendidas. Para combater a doença, as mudas são pulverizadas com uma solução (1%) de sulfato de cobre com a adição de sabão em pó ou infusão de casca de cebola (20 g por 1000 ml de água).
  • Sarna - uma doença na qual grandes buracos negros com bordas irregulares se formam nas plantações de raízes. A crosta pode ser evitada através da observação cuidadosa da rotação das culturas, capina oportuna das ervas daninhas e acidificação do solo.

Pragas

As plantações de rabanete podem ser atacadas:

  • wireworm;
  • besouro de um babanuha;
  • lagartas de repolho branco;
  • nemátodos;
  • mosca de colza;
  • repolho voa;
  • bug do crucífero.

A pulga crucífera é capaz de causar o maior dano a essa cultura (principalmente brotos jovens).

Para combatê-lo, eles recorrem a:

  1. Pulverize os topos com uma solução, que inclui: sabão em pó (40 g), cinza de madeira (2 xícaras) e água (10 l). O processamento é realizado semanalmente.
  2. Polvilhar folhas com pó de tabaco.
  3. Molhar as camas com uma solução de ácido cítrico (1 colher de sopa.colher de sopa em um balde de água).
  4. Processamento de plantações com uma solução de Inta-Vir ou Karate.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre pragas de rabanete e métodos para controlá-las:

Prevenção de Tiro

Para evitar disparar rabanetes em climas quentes e longas horas de luz do dia, os jardineiros recorrem a uma redução artificial, usando a seguinte técnica:

  1. É feita uma moldura cujas dimensões coincidem com o comprimento e a largura das camas e a altura não excede 30 cm.
  2. Qualquer material à prova de luz é usado para apertar a estrutura.
  3. Às 19-00, a estrutura é instalada na cama e às 7-00 é removida.
O uso da moldura permite reduzir a duração do horário de verão para 12 horas - esse modo elimina a possibilidade de ejeção de pedúnculos.

Rabanetes em crescimento não está associado a grandes custos trabalhistas. Criando condições ideais para isso e executando técnicas agrícolas simples, é possível garantir o fornecimento contínuo de plantas com raízes à sua mesa por um ano inteiro.

Deixe O Seu Comentário