Tipos e variedades de sansevieria. Descrição, foto, recomendações de cuidados

Sansevier (sansevieria) é um verdadeiro campeão de plantas domésticas produtoras de oxigênio. Esta é uma flor de aparência incomum, variedades cujos nomes e fotos serão apresentados mais adiante neste artigo, as pessoas têm apelidos bastante originais - "pele de cobra", "cauda de lúcio" e até "língua da sogra"!

No entanto, tudo isso nada mais é do que uma piada doce - a sansevieria é incrivelmente popular entre os jardineiros. Não é apenas espetacular em apartamentos e jardins de inverno - sua característica única é a capacidade de absorver todas as substâncias nocivas à saúde do ar.

Todos os tipos e variedades populares de sanseviera, nomes e fotos

Cilíndrica, tubular (Cylindrica)

As folhas são densas, coriáceas, de cor verde escura com um sulco longitudinal pronunciado. A ponta é pontiaguda, eventualmente se transforma em um pico. Pontos grandes, tons escuros ou claros, estão espalhados aleatoriamente na parte superior.

O caule da flor pode atingir um metro de altura, sua cor varia de escarlate a rosa, às vezes é verde ou branco.

As flores são tubulares, brancas ou creme, as pontas das pétalas dão rosa. Sansevieria cilíndrico cresce para 1,5 metros. A flor prefere o solo com uma reação neutra ou levemente ácida. Ele precisa de uma panela rasa de paredes espessas e rega moderada.

Três vias (Trifasciata)

Um dos mais comuns, é frequentemente usado no phytodesign. Existem anões (até 20 centímetros) e variedades altas. Não possui haste, e a roseta em forma de funil se liga diretamente a um rizoma poderoso e ramificado. As placas na tomada são longas (até 1 metro), verde-acinzentado, coriáceas, com listras verdes escuras. A forma é em forma de cinto, a ponta do ápice é apontada.

As flores de Sansevieria são de três faixas à primeira vista, discretas, mas espalham uma fragrância forte. Eles são coletados em grandes inflorescências racemose. Os pincéis crescem para fora da tomada e mantêm-se por aproximadamente uma semana. Após as frutas, elas contêm de uma a três sementes no interior.

A variedade se adapta a quase todas as condições climáticas, mas categoricamente não tolera correntes de ar e ventos frios.

Uma planta jovem é regada através de uma bandeja. O regime de temperatura não é necessário; para esta classe, é permitida uma redução de curto prazo na temperatura ambiente para 5 graus acima de zero. Se a sansevieria não tiver luz suficiente por um longo tempo, suas folhas gradualmente se tornam verdes monocromáticas. Para iluminação nos meses de inverno, o proprietário é aconselhado a comprar uma lâmpada especial.

Laurenti (Laurentii)

O progenitor da maior parte das variedades - a maioria foi criada com Laurenti. E também é a mais antiga de todas as variedades conhecidas de sansevier. Suas folhas xifóides têm uma faixa amarela clara ao longo da borda e pontas pontiagudas. Com os devidos cuidados, pode atingir uma marca de metro.

Veludo (veludo Touchz)

Suas folhas são semelhantes aos túbulos com um diâmetro de 15-20 mm. Sua base é larga e a parte superior é pontiaguda e seca ao longo dos anos. No centro da placa há um sulco profundo. As hastes da planta lembram veludo ao toque. Leia mais sobre este tipo interessante de planta em um artigo separado.

Moonshine

Seu nome, que se traduz como "luar", recebeu este sansevieria pela bela sombra prateada das chapas. Sua saída é completamente escondida no soloe folhas verde-acinzentadas (5-6 peças) sobressaem diretamente do chão. As flores são pequenas, brancas, coletadas em pequenas panículas. Com cuidado, todos os anos agrada ao seu proprietário a floração. O tamanho médio da planta é de 30 a 35 cm.

Hanni, Silver Hannii

A floração está completamente ausente. O tamanho médio é de 25 a 30 cm e é idêntico ao "pai", diferindo apenas na cor: as folhas são verde-acinzentadas com um revestimento prateado, as listras nas placas são horizontais e borradas. A orla em torno da borda é acastanhada. É usado como uma suculenta crescente separadamente e para compor composições com outras culturas domésticas. Você pode descobrir mais sobre Sansevieria Hanni aqui.

Ouro

Planta interior clássica com folhas densas. Pode ser cultivada no parapeito da janela e no chão em uma banheira adequada.

Chama

Possui folhas lanceoladas muito espessas e variadas.cuja cor é dourada brilhante com listras verticais verdes. Crescer a partir de uma tomada apertada. Pode florescer em qualquer época do ano, as flores lembram estrelas. O caule da flor é cortado no final.

Ouro Preto

Suas folhas são mais finas e muito mais longas, e não uma roseta tão densa. Cor como a variedade de chama. Essa variedade é regada 1-2 vezes por mês no período outono-inverno, 1 vez por semana - no verão e na primavera. Top vestir é apenas na estação quente. Plantas jovens são transplantadas a cada ano, adultos - a cada 3 anos.

Amigos de Kirk (Kirkii)

Esta planta tem rizomas subterrâneos muito curtos e botões brancos, em inflorescências capitadas. Folhas verdes esmeralda com manchas brancas ou acinzentadas. Na saída, eles são de 1 a 3. A instância cresce até 2 metros de comprimento.

Futura Superba

A altura da planta é relativamente pequena (40-45 cm), mas as folhas são largas (10-12 cm) e muito duras. Os filhos, na maioria das vezes, não repetem o desenho da folha dos pais. Em forma, o arbusto se assemelha a um vaso, expandindo-se para o topo.

Pesca (Sansevieria Fischeri)

O nome desatualizado é singularis. Habitat - Tanzânia, Etiópia, Quênia. As folhas são verde-acinzentadas ou azuladas, crescendo verticalmente para cima, solteiras. A forma é cilíndrica, altura - de 2 a 2,5 metros. Em uma planta jovem, as folhas ranhuradas são coletadas em uma roseta. Na sua superfície existem faixas transversais claras.

Samurai (Anão Samurai)

Instâncias dessa variedade são de tamanho médio. e um grande número de folhas - de 10 na tomada. Uma borda marrom-branca corre ao longo da borda da placa da folha. É despretensioso no cuidado, pode suportar 2-3 semanas sem molhar.

Zeylanic (Zeylanic)

Uma das variedades mais elegantes que são frequentemente compradas para criação em casa. Em uma planta jovem, as folhas são pequenas e finas, mas com a idade aumentam significativamente de tamanho e ficam cobertas por pequenas manchas e ondas de prata. O padrão está localizado principalmente no centro da placa. Não há fronteiras. Altura - de 30 a 150 cm É necessário regar moderadamente, mas o sol é o máximo possível. No inverno, a luz de fundo é necessária.

Black Coral

Planta vertical muito tenaz e eficaz. Sua terra natal é a Ásia tropical e a África. As folhas são estreitas e carnudas, crescem, formam um arbusto exuberante. Na lâmina foliar, as tiras transversais de cor verde escura estão claramente delineadas.

Com o tempo, se houver iluminação suficiente, as listras ficam pretas.

Ao sair despretensioso. Rega - somente após o solo secar completamente. Essa variedade não requer pulverização, mas é útil limpar as folhas com um pano levemente úmido de vez em quando.

Rainha de Prata (Rainha de Prata)

Uma variedade híbrida, cuja característica distintiva é a sua cor: manchas verde-escuras nas folhas de prata. Nas bordas borda esmeralda visível. Com a idade, as folhas escurecem. Essa variedade é melhor propagada dividindo os rizomas, caso contrário, as características da variedade são perdidas.

Robusta (Robusta)

Uma característica distintiva da variedade é a rica borda vermelha que corre ao longo da borda das folhas. Eles são largos e curtos, montados em uma tomada apertada. A placa em si é pintada de verde saturado com pinceladas mais escuras.

Manolin (Manolin)

Essa variedade pode ter várias opções para cores das folhas: azul, azul, aqua. Uma borda creme estreita corre ao longo das bordas a mesma cor da tira no centro das placas. Folhas caídas, xifoides, finas. A altura de uma planta adulta é de um metro, às vezes um e meio. Está crescendo rapidamente.

Anão (pequeno, subdimensionado)

Este grupo inclui sansevieria hanni, irmã cilíndrica e twister.

Twister Sister

Planta compacta com baixa saída. Folhas de tom verde-oliva com manchas verdes escuras na superfície frontal e uma borda amarela opaca nas bordas. Cresça na forma de tranças. As dicas são arredondadas.

Kirk Silver Blu (Kirkii Silver Blu)

Roseta miniatura e variedade bastante rara deste tipo. Folhas grossas com bordas onduladas densas. A cor é cinza-esverdeada, as listras estão presentes tanto longitudinais quanto transversais. Ao longo da borda há uma orla vermelha e branca. Com a propagação vegetativa, a variedade mantém as qualidades maternas. Cresce muito lentamente, mas em sua família é a mais bonita.

Boncelensis (Cylindrica Bonselensis)

As folhas são de forma cilíndrica, de 10 a 30 cm de comprimento, densas, com uma extremidade arredondada. O soquete é de duas linhas, as chapas são em forma de leque.

Fernwood musica

Foi tirado das margens do Sri Lanka. Folhas eretas, brilhantes, sombra malaquita. As faixas transversais são escuras e claras. As flores são de tamanho médio, brancas como a neve ou lilás, coletadas em pincéis. Pedúnculo atinge um metro de altura. Tem espinhos fortes. Na África Central, o sansevieria fernwood serve como material para a fabricação de tecidos e cordas.

Nelson (Nelsonii)

Laurenti híbrido, as folhas de nelson são mais espessas, mais curtas e mais numerosas. Eles crescem verticalmenteVeludo ao toque e brilho lindamente. As características das espécies são preservadas apenas quando propagadas pela divisão do rizoma.

Parva

Essa planta em miniatura também é chamada de "jacinto queniano". As rosetas do mato consistem em 6 a 16 folhas estreitas e fantasiosamente curvadas, com 20 a 40 cm de comprimento, cada uma com faixas transversais verde-escuras. Multiplica-se muito rapidamente por brotos e floresce profusamente. Os botões exalam um aroma leve de frescura.

Bakularis (Bacularis)

Uma planta com folhas cilíndricas verde-escuras, densas e coriáceas. Eles crescem sem combinar em um caule, em uma fileira. Esta variedade tolera correntes de ar, ar seco, girassóis e sombra. Não requer rega e transplante freqüentes. O único ponto negativo é o menor excesso de umidade no solo que leva ao apodrecimento do rizoma.

Jacinto (grande) (Hyacinthoides)

Apesar do nome, ele não pode se orgulhar de tamanhos grandes. Máximo - 50-60 centímetros de altura. As folhas são coletadas em soquetes de 5 a 10 peças, cor - verde com traços esmeralda transversais. As bordas são marrons ou brancas. A variedade mais popular da espécie é Ayo. Para o cultivo em cestas suspensas, são escolhidas variedades de ampolas.

Skyline (Skyline do cilindro)

Sua aparência é muito semelhante a um sansevier cilíndrico, com uma exceção: as folhas crescem em paralelo, parecendo externamente dedos estendidos. Essa variedade requer fertilização mensal no solo e transplante anual em uma panela plana maior que a anterior.

Ayo (Ajo)

As folhas desta variedade são ovóides, largas, decoradas com uma borda fina (a cor das pétalas varia de branco leitoso a laranja avermelhado) e muitas manchas cinza pérola. 2-4 peças crescem em uma roseta, a altura média da planta é de 45 a 50 cm, a largura não é superior a 6 cm e a floração ocorre no inverno, o pedúnculo é longo e forte, com flores pequenas e muito perfumadas.

Misturar

Depois de plantar vários filhos de variedades diferentes em um recipiente, você pode obter uma mistura de flores, incrível em sua textura e tons. É melhor escolher variedades simples e variegadas sobre o mesmo tamanho.

Brevemente sobre atendimento domiciliar

  • A iluminação deve ser moderada: a falta de luz fará com que os padrões desapareçam e o excesso fique amarelo. Uma janela oriental ou ocidental é ideal. No parapeito da janela sul, é necessário organizar sombreamento por uma tela ou cortinas.
  • Nos meses de verão, é melhor levar a flor para a varanda ou para o jardim. O limite superior de temperatura não é fundamental. Mas no inverno, a temperatura não deve cair abaixo de +16 graus.
  • O excesso de umidade na panela é o maior perigo para a planta. No inverno e no verão, um pedaço de terra em uma panela deve secar completamente entre as regas. Na estação fria, quanto menor a temperatura, menor a necessidade de regar. A água deve estar em temperatura ambiente, destilada ou pelo menos em pé por um dia em uma jarra aberta.
  • A umidade da sala não importa.
  • Esquema de alimentação: 1 vez por ano com fertilizante para cactos ou fósforo-potassa. Se necessário (se a planta estiver doente), você pode fazer isso com mais frequência - uma vez por mês, mas a concentração da droga diminui várias vezes. Caso contrário, todos os padrões e tons desaparecerão das folhas.
  • O vaso é selecionado de cerâmica, larga e baixa. A camada de drenagem inferior é de pelo menos 3 cm.
  • O transplante é realizado conforme necessário; os jovens são transplantados com mais frequência do que as plantas maduras.
Atenção! A planta deve ser protegida contra mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar.

Alto ou miniatura, com um arbusto exuberante ou folhas soltas, com pulverização espetacular ou uma cor mais modesta - todos podem escolher uma variedade ao seu gosto. Decoratividade discreta adequada para tingir uma casa modesta, sala de trabalho pomposo, jardim de inverno ou jardim de inverno. Sansevieria não apenas agrada os olhos, mas também trabalha para o benefício de toda a humanidade, purificando o ar.

Deixe O Seu Comentário