Sansevieria espetacular: atendimento domiciliar, reprodução e doença

Sansevieria é uma planta perene pertencente à família Agave. Com um sistema radicular poderoso e folhas de vários tons.

As flores são brancas com um aroma agradável que lembra baunilha. As inflorescências abrem no final da tarde e florescem a noite toda até a manhã.

Os floristas amam a sansevieria por sua despretensão em cuidar e beleza. Ela é capaz de decorar qualquer sala com sua aparência espetacular.

Sansevier home care

Sansevieria é uma planta ornamental de interior. Tem os nomes não oficiais "língua da sogra" e "cauda de Pike". E crescer não é particularmente difícil, mesmo para iniciantes, basta seguir certas regras.

Temperatura

A planta não é muito exigente em condições de temperatura. Pode crescer calmamente em salas frescas e quentes. Na primavera e no verão, a cauda do pique se sente bem a uma temperatura moderada, na faixa de 17 a 26 graus. E no verão e inverno, a planta é colocada em uma sala fresca, mas onde a temperatura do ar não cai abaixo de 13 a 17 graus. Com uma diminuição prolongada da temperatura, a flor fica doente.

Rega

Com que frequência uma planta deve ser regada? Sansevieria recomenda rega moderada e regular. Na primavera e no verão, uma vez a cada 6-8 dias. No inverno - 1-2 vezes por mês, um dia após a secagem do solo. Água adequada para temperatura ambiente em pé ou chuva. Em condições frias, a rega não deve ser excessiva.

Ao regar, verifique se a água não sai pela tomada. Caso contrário, as folhas ficam macias e letárgicas, ficam amarelas e apodrecem na base.

A planta tolera o ar seco melhor que o úmido. Portanto, o espaço ao redor da cauda do pique é pulverizado apenas em um dia quente e quente. Em outros períodos, este procedimento não é necessário. Periodicamente, porém, as folhas são limpas da poluição, limpando-as com um pano úmido ou um algodão.

Iluminação e localização

Sansevieria é uma planta fotófila que prefere luz difusa brilhante. Ele tolera sombra parcial clara e sombra total. As espécies variadas de flores, pelo contrário, precisam de luz intensa e intensa, pois na sombra perdem a cor heterogênea das folhas.

Ideal para o crescimento de janelas de cauda de pique nos lados leste e oeste. Nos peitoris das janelas do sul, em dias quentes, a flor é sombreada pela luz solar direta. Nas janelas do norte, a cor das folhas fica verde escuro e deixa de florescer devido à falta de luz.

Com falta de iluminação, especialmente no inverno, instale lâmpadas fluorescentes adicionais a uma distância de 30 a 60 cm acima da flor. No verão, o vaso com a planta é levado para a varanda ou para o jardim.

Poda

O procedimento de corte em si é simples e não requer conhecimentos especiais. Gaste-o em qualquer época do ano e extremamente raramente. Consiste em várias etapas:

  1. Inspecione a planta.
  2. As folhas amareladas apodrecidas velhas são cortadas com uma tesoura.
  3. Corte as pontas secas das folhas, deixando alguns milímetros de tira seca. Caso contrário, a folha seca completamente e fica feia.

Solo

O substrato para cauda de lúcio deve ser leve, solto e desnutrido. A suculenta não é suscetível à podridão das raízes; portanto, cresce melhor no solo universal para gerânios com a adição de fermento em pó: argila expandida, perlita ou cascalho fino. No entanto, o solo pode ser preparado e misture 1 parte do solo frondoso, com 2 partes do solo da grama e 1 parte da areia.

Antes de plantar a flor, o substrato preparado é calcinado no forno e regado com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Quando e como alimentar?

Alimentando uma cauda de pique durante a estação de crescimento de maio a 1 de setembro, em 2 semanas. De outubro a abril, a planta não é fertilizada.

Para a alimentação, os fertilizantes são usados ​​para suculentas e cactos. Mas alguns jardineiros também usam complexos minerais universais para plantas decorativas e caducifólias, mas durante a reprodução, eles reduzem a dose pela metade.

Para espécies variegadas, a sansevieria não utiliza cobertura com alto teor de nitrogênio, pois estimula a produção de clorofila e, assim, o desaparecimento de folhas variegadas.

Transplante

As plantas jovens são transplantadas uma vez a cada 2-3 anos, e adultos raramente, somente quando os brotos laterais ficam lotados em uma panela velha. Transplante Sansevieria na primavera ou no início do verão. E acontece da seguinte maneira:

  1. Uma camada de drenagem é derramada em um novo vaso de flores e depois em um terço do solo úmido.
  2. A planta é bem regada. Depois de um tempo, eles são removidos da panela velha, segurando as folhas na base.
  3. Retire a terra velha das raízes.
  4. Eles o colocam no centro em um novo recipiente, adicionam solo e tamp.
  5. 2 dias mantenha a suculenta na sombra e não regue.
Ajuda: Quando transplantada, a planta é amarrada a um suporte, pois folhas longas e pesadas podem compensar e arrancá-la do chão.

No vídeo, você pode ver como transplantar adequadamente a sansevieria:

Que tipo de maconha é necessária?

O sistema radicular da cauda do pique não é profundo e não se desenvolve rapidamente. Portanto, o pote deve ser largo, mas raso. Para variedades baixas de plantas, a altura do vaso é escolhida para ter metade do diâmetro, e para espécies altas e médias altas, a altura e a largura do recipiente são iguais. É melhor comprar uma panela de cerâmica. Para drenar o excesso de umidade no fundo da panela, deve haver orifícios de drenagem.

Como cuidar de uma cauda de pique em um período inativo?

No inverno, a sansevieria para de crescer, mas o período de dormência não tem uma cor acentuada.

  • Desde o final de setembro, a rega é reduzida e a cobertura é removida.
  • A planta é transferida para uma sala fria com uma temperatura de pelo menos 13 a 15 graus.
  • Instale iluminação adicional.
  • Regue a planta não mais que 1 vez por mês.
  • As folhas são periodicamente limpas com um pano úmido.

A cauda do pique não tem medo de aquecer os aparelhos, mas reage mal aos correntes de ar. Portanto, não o coloque perto da janela ao ventilar a sala.

Foto

Veja como a cauda de pique é espetacular quando é gerenciada adequadamente:




Cuidar de uma planta de casa após a compra

Poucas semanas após a aquisição, a planta é transplantada para um novo solo. Isso se deve ao fato de as lojas de flores usarem substratos com nutrientes pobres que não são adequados para o cultivo de plantas suculentas.

Portanto:

  1. As raízes da flor são libertadas do solo antigo, as partes apodrecidas são removidas e os locais das seções são polvilhados com carvão ativado triturado.
  2. Em seguida, transplantadas para o solo úmido preparado e por vários dias limpos à sombra.
  3. Depois é regada e cuidada como uma cauda de lúcio comum.

Cultivo ao ar livre

As regiões da África e da Ásia, onde prevalecem os trópicos e os subtrópicos, são consideradas a pátria da sansevieria. Ele cresce lá em qualquer solo pobre de baixa umidade. Portanto, como uma flor de rua, ela sobrevive apenas em condições semelhantes à sua pátria histórica. Em lugares onde há um inverno gelado, em campo aberto ele morre. Mas no verão, a cauda do pique é levada para o jardim, protegendo das chuvas e fornecendo iluminação difusa.

Reprodução

O Sansevieria se propaga de várias maneiras:

  • Dividindo o mato.

    1. O rizoma que liga a planta mãe ao apêndice é cortado com uma faca afiada.
    2. O local do corte é polvilhado com cinzas.
    3. Coloque o arbusto separado em um recipiente com o solo.
    4. A sessão é ocasionalmente regada e não é alimentada.
  • Por folha. Este método é mais complicado que o anterior, mas com a ajuda dele você pode obter várias novas plantas.
    1. As folhas são escolhidas por adultos e saudáveis.
    2. Eles são cortados e secos ao ar livre.
    3. Após as estacas das folhas serão colocadas em turfa úmida, aprofundada em 2 cm.
    4. Cubra com papel alumínio e coloque em um local bem iluminado.
    5. Ventile diariamente e hidrate enquanto seca.
    6. Após três semanas, as raízes aparecem e após um mês e meio os bebês.
    7. No terceiro mês, os processos são plantados em recipientes separados.
  • As sementes As sementes raramente são vendidas nas lojas.
    1. Você pode obter sementes coletando da sua planta.
    2. Após a floração, o fruto aparece, é seco e a semente é retirada.
    3. Semeado na areia molhada, pressionando um pouco.
    4. Cubra com um filme de cima e regue somente através de um palete.
    5. Ventilar periodicamente.
    6. As mudas brotam por vários meses. Em seguida, eles são mergulhados em recipientes separados.

Em mais detalhes sobre a reprodução da flor "cauda de Pike" e sobre como cuidar dela em casa e em campo aberto, escrevemos em um material separado.

Vídeo sobre como propagar a folha sansevieria:

Doenças e Pragas

A planta é muito raramente afetada por doenças e pragas. Mas, com cuidados inadequados, os seguintes problemas podem ocorrer:

  1. Manchas escuras nas folhas devido à umidade excessiva a baixas temperaturas. Corrija o modo de rega.
  2. As folhas ficam amarelas devido à falta de iluminação e baixas temperaturas. O vaso de flores é reorganizado em um local quente e a iluminação adicional é instalada.
  3. As folhas enrolam devido à secagem do solo. A planta é regada com urgência.
  4. Manchas brancas apareceram nas folhas devido ao ataque do ácaro. Para se livrar, as folhas são limpas com um pano úmido ou tratadas com preparações inseticidas.
  5. Na parte inferior da folha existem muitas larvas e no exterior existem pontos de luz, o que significa que a planta foi atacada por tripes. A única cura é a pulverização regular com inseticidas.
  6. A flor é dobrada, as folhas ficam amarelas devido ao ataque de um carrapato de carne. A praga é removida manualmente, o alvéolo é limpo e a planta é pulverizada com karbofos.

Você pode encontrar mais detalhes sobre as doenças e pragas desta bela planta neste artigo.

Sansevieria é uma planta despretensiosa e resistente, o que é adequado para cultivar até um cultivador iniciante. Basta regar e fertilizar a tempo, além de fornecer a iluminação necessária. E ela ficará encantada com seu visual decorativo por muitos anos.

Deixe O Seu Comentário