Você precisa de um visto para a Geórgia em 2018?
A Geórgia é um país turístico popular. Atrai viajantes com sua natureza e arquitetura, preços razoáveis e excelente culinária. Além disso, a Geórgia fornece o regime de vistos mais leal aos países da CEI. Abaixo, informaremos se russos, bielorrussos e ucranianos precisam de um visto para a Geórgia, o que é necessário para atravessar a fronteira e que nuances importantes você precisa se lembrar.
Em 9 de julho de 2015, a lei do regime de vistos entrou em vigor na Geórgia. De acordo com este documento, cidadãos de 94 países podem entrar no país sem visto. Entre eles estão a Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. A lei permite que os turistas permaneçam na Geórgia durante todo o ano, bem como cumpram metas comerciais e até comprem imóveis. A única condição é deixar o país uma vez por ano.
Isso significa que o visto para a Geórgia para os russos e para cidadãos de outros países da CEI não é necessário em 2018. Para a viagem, você precisará levar apenas um passaporte com um período de validade de pelo menos três meses no final da viagem.
O mesmo se aplica aos ucranianos. Se os cidadãos da Ucrânia vão para a Geórgia através da Rússia, deve-se levar em conta que o passaporte também deve ter marcas na passagem dessa fronteira.
Descobrimos se os bielorrussos precisam de visto para a Geórgia, mas precisamos levar em conta mais uma nuance importante: apenas um passaporte com um período de validade de 10 anos é adequado para uma viagem. Dando especial atenção a isso os cidadãos da Bielorrússia que receberam um passaporte antes de 2012, calculado há mais de 10 anos. Terá que ser substituído.
Na fronteira, eles colocarão um carimbo no seu passaporte com a data de entrada gratuitamente, e isso é tudo. O procedimento leva um minuto.
Para a Geórgia com filhos
Para atravessar a fronteira da Geórgia, as crianças também precisam de um passaporte estrangeiro. Apenas no caso, você pode levar uma certidão de nascimento com você. Se uma criança menor de 18 anos viaja sem os pais, será necessária a permissão oficial de ambos.
Se a criança viaja apenas com o pai ou a mãe, os cidadãos da Ucrânia e da Bielorrússia devem obter permissão para deixar o segundo pai e notificá-lo. Para os russos, essa regra foi cancelada em 2015: se a criança viaja com um dos pais, não é necessário receber um documento com permissão do segundo.
As nuances de atravessar a fronteira com a Geórgia
Muitos turistas descobrirão se é necessário um visto para entrar na Geórgia para ucranianos e cidadãos de outros países da antiga União Soviética, mas eles não estudam as nuances de atravessar a própria fronteira. Você só precisa de um passaporte, pois as autoridades da Geórgia cancelaram a necessidade de outros documentos.
Ao atravessar a fronteira da Geórgia, uma restrição importante deve ser levada em consideração: é proibido entrar no país pela Abkhazia e Ossétia.
Se você já esteve nesses territórios antes e possui carimbos de visto no seu passaporte sobre isso, na melhor das hipóteses eles se recusam a atravessar a fronteira com a Geórgia; Portanto, se você pretende visitar a Ossétia do Sul e a Abkházia em uma viagem, planeje visitar essas regiões com entrada pela Geórgia. Tais restrições estão associadas a conflitos militares recentes nesses territórios.
SegurosEmbora o seguro de saúde obrigatório não seja necessário para a entrada, é melhor contratar uma apólice de seguro em caso de doença ou lesão. Assim, você se sentirá mais confiante e, no caso de problemas de saúde - o seguro pagará várias (talvez dezenas) vezes. Lembre-se também de que todos os antibióticos nas farmácias da Geórgia são administrados apenas se o médico prescrever.
Duração da estadia no país e multas por violações
Como fica claro, o regime de vistos na Geórgia é o mais fiel possível para os turistas. Desde 2015, no território do estado, russos, bielorrussos e ucranianos podem ficar até 365 dias sem interrupção, mas não mais. Então você deve deixar o país, após o qual poderá voltar. Se você não sair durante o período especificado, a multa será de 180 GEL e será dobrada a cada 3 meses.
Para mais informações, entre em contato com a Embaixada da Geórgia no seu país:
Na Ucrânia: Kiev, T. Shevcherka Boulevard, 25. Tel. +38 044 220 03 40.
Na Bielorrússia: Minsk, Praça da Liberdade, 4. Tel. +375 (17) 327-61-93.
Na Federação Russa Os interesses da Geórgia são representados pela Seção de Interesses da Geórgia na Embaixada da Suíça. Tel +7 495 691-13-59, +7 926 851-62-12.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Boa viagem!