Cozinha nacional belga - o que tentar para um turista

A cozinha belga está enraizada na distante Idade Média. As tradições culinárias nacionais foram formadas sob a influência de três pilares poderosos - culinária francesa, alemã e holandesa. A comida caseira é caracterizada pela tecnologia simples de cozinhar, o conjunto de produtos mais acessível. Os restaurantes servem iguarias mais refinadas - isso é influenciado pela culinária francesa. A cozinha nacional belga é multifacetada e capaz de conquistar o gourmet mais exigente. Não é de surpreender que as excursões culinárias à Bélgica sejam muito populares entre os turistas. Durante essa viagem, você pode visitar lugares gastronômicos interessantes e experimentar os melhores pratos do país.

A natureza da culinária nacional

Os habitantes locais preferem cozinhar com produtos sazonais e regionais. Por esse motivo, é especialmente sentida a diferença nas preferências culinárias dos habitantes das partes sul e norte da Bélgica. Nas cidades localizadas na costa, predomina um cardápio de peixes e frutos do mar, uma variedade de vegetais é preparada para enfeitar, incluindo os famosos couve de Bruxelas. Nas regiões montanhosas (Ardenas), com habilidade especial, cozinham caça, guloseimas.

Um lanche leve para as batatas fritas belgas e mexilhões picantes com uma caneca de cerveja fabricada de acordo com uma receita exclusiva. E a mesa festiva tradicional está enterrada em uma abundância de obras-primas da culinária - salsichas de sangue, cabeça e orelhas de porco, frutos do mar, todos os tipos de doces, pão, frutas. Os habitantes da Bélgica parecem estar competindo - quem poderá cozinhar mais pratos. A mesa servida e cheia de uma família belga moderna lembra uma natureza morta do século XVII.

Um fato interessante! Os turistas adoram a cozinha belga nacional pelo cardápio variado e pelas enormes porções dos restaurantes locais.

De karmeliet

Especialistas em culinária local valorizam o cliente acima de tudo e aderem às técnicas de culinária clássica. Experimentos novos são raramente usados ​​aqui, e é provavelmente por isso que os restaurantes não têm preços excessivamente altos. Na Bélgica, existe uma regra simples: se um chef cozinha sem gosto, seu restaurante vai à falência porque a concorrência é muito alta.

É bom saber! Os restaurantes belgas são apreciados em todo o mundo e muitos são marcados com estrelas Michelin. Segundo as estatísticas, existem 2 restaurantes de três estrelas, três de duas estrelas e 15 de uma estrela por 1 milhão de habitantes.

Sopas

Podemos dizer que na cozinha belga existem poucos primeiros pratos, mas todos diferem no sabor requintado, uma combinação original de ingredientes. O cardápio nacional é dominado por sopas grossas de creme cremoso. No entanto, existem primeiros pratos tradicionais, como sopa de ervilha ou ensopado de legumes. Os habitantes locais não são indiferentes à cerveja e até a adicionam às sopas; sopas leves com legumes - aspargos, couve de Bruxelas, feijão verde e cogumelos também são populares.

Aguado

Um mimo nacional da culinária belga, cujo nome deriva de duas palavras holandesas: água e fervura. É uma sopa tradicional da Flandres, também chamada de Águas de Ghent - por região de origem.

A receita clássica envolve o uso de peixe como ingrediente principal; no entanto, quando as lagoas de Ghent ficaram muito sujas, o peixe desapareceu nelas. Depois disso, o frango começou a ser usado para cozinhar. Além disso, cenoura, alho-poró, raiz de aipo, batatas e um monte de especiarias são adicionados à sopa. A peculiaridade da sopa é que legumes e carne (ou peixe) são cozidos separadamente e depois combinados. O caldo é temperado com gemas de ovo batidas com creme, às vezes migalhas de pão são usadas.

O sabor é melhor com pão branco torrado e manteiga.

Sopa de Bruxelas com champignon seco

Esta receita nacional é original e muito apetitosa, com certeza todos os membros da família vão querer experimentá-la. É servido com pão de centeio e as verduras picadas são colocadas separadamente sobre a mesa.

A peculiaridade da sopa na preparação dos cogumelos é que eles são lavados, enrolados em um moedor de carne e cozidos com a adição de óleo e cebola (é ralado). Após 10-12 minutos, adicione a farinha e o caldo (na receita original, o osso é usado), tempere com especiarias a gosto. No final do cozimento, o creme é derramado na sopa e decorado com ovos cozidos.

Saladas e lanches

A cozinha belga é rica em vegetais, eles são preparados de várias maneiras. Inúmeros mercados belgas vendem uma enorme quantidade de vegetais frescos cultivados no país. Aqui você pode experimentar diferentes variedades de aipo, tomate, batata, cebola, couve-rábano, rabanete, ervilha, aspargo, azeda, pastinaga, cenoura, feijão e cogumelos.

Deleite Nacional - Espargos

A principal iguaria da culinária belga nacional são os brotos de lúpulo colhidos na primavera. Não deixe de experimentá-los no restaurante. Também amado por muitos habitantes locais, o tratamento nacional é o aspargo cultivado em Mechelen (província de Antuérpia).

Salada de Feijão Verde de Liège Salada de Liège

Uma salada original que você pode experimentar em qualquer restaurante e depois cozinhar em casa. Um deleite saudável de batatas jovens, feijão verde, cebola, presunto e maçãs. As batatas são cortadas em porções e cozidas até ficarem macias. Por 5-7 minutos, coloque uma peneira em uma panela com batatas e coloque os feijões - é cozido no vapor. Pique a cebola, corte o presunto maior, frite, adicione as maçãs e um pouco de vinagre. Todos os componentes são misturados e temperados com azeite.

Frutos do Mar - Mexilhões e Ostras Mexilhões

A culinária nacional da Bélgica é impossível de imaginar sem frutos do mar. Segundo os belgas - a combinação perfeita de sabores - batatas fritas e um prato com mexilhões. É impossível vir para a Bélgica e não experimentar esta obra-prima culinária.

A receita mais popular para mexilhões é frutos do mar cozidos com uma variedade de temperos e especiarias. Custo - de 10 a 15 euros.

Informações úteis! Nos restaurantes locais, os mexilhões são servidos em uma panela, esse valor é suficiente para duas pessoas.

Ostras

Na cozinha belga, há um grande número de receitas de mexilhão - você pode experimentar frutos do mar com a adição de vinho branco, molho de limão e legumes.

As ostras são outro popular, você pode dizer um produto nacional, é servido em todos os restaurantes. O custo é de cerca de 20 euros por 6 peças. Normalmente, uma porção consiste em 12 ou 6 ostras.

Você também pode comprar frutos do mar em lojas nas ruas, enquanto o custo é metade - 10 euros.

Pratos principais

É impossível imaginar uma abundância de cozinha belga sem guloseimas de peixe e carne. O menu nacional oferece uma grande variedade de pratos de variedades marinhas de peixe, porco, carne bovina, coelho e caça. Molhos grossos e um prato de batatas ou legumes são preparados separadamente para o prato principal. Imagine um faisão exibindo no centro da mesa, inúmeras variedades de presunto, pãezinhos de carne. A verdadeira glória culinária da Bélgica foi trazida pela carne cozida em cerveja escura produzida localmente. O prato é chamado Carbonade.

Bolinhos de peixe flamengo

Os belgas respeitam o peixe, o rei da culinária nacional é a enguia. A receita mais popular é enguia em verduras e até a pasta é preparada com a carne desse peixe.

Outra variedade popular de peixe é o arenque, que é preparado de várias maneiras. Não deixe de experimentar as costeletas flamengas, preparadas com carne picada de arenque com a adição de cebola, alho, polpa de pão branco, ovos e alcaparras.

Goulash flamengo

Na Bélgica, este prato é sempre servido com o tipo de cerveja usada para a preparação. Guisado de carne em uma tigela com um fundo grosso. Acredita-se que no dia seguinte se torne ainda mais saboroso e rico. O prato tradicional para carne é qualquer tipo de batata e legumes.

Interessante saber! Na cozinha belga, é dada especial atenção à reconstrução de receitas antigas, que é exatamente o que é o goulash flamengo. Foi servido em tabernas belgas para nobres e nobres.

A característica picante do prato é molho espesso. É preparado da seguinte forma - 15 minutos antes de estar pronto, a polpa de pão untada com mostarda é espalhada na carne. Poucos minutos antes de cozinhar, os ingredientes são misturados e o pão é distribuído uniformemente no caldo e no molho de cerveja.

Sobremesas

Pratos doces também não são privados de atenção na cozinha belga. Há tortas, tortas, brioche, muffins, biscoitos de gengibre e, claro, waffles e chocolate.

Apple no teste

A sobremesa acaba sendo agridoce e perfumada, crianças e adultos vão querer experimentá-la com prazer. Para cozinhar, são usadas variedades de maçãs com uma leve acidez, elas são descascadas de casca e sementes. A maçã é recheada com uma mistura de geléia e canela. Estenda a massa folhada, corte-a em quadrados e enrole a fruta. Coloque os envelopes em uma assadeira, unte com um ovo e asse até que a massa fique levemente dourada. Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.

Waffles em Liège

As bolachas ganharam popularidade mundial após a Expo 1958. As bolachas de Liège, em contraste com a versão de Bruxelas, são mais macias, doces, ovais ou redondas. Eles são satisfatórios e seu ingrediente secreto são as pérolas de açúcar. Uma sobremesa com chocolate quente, chantilly e várias frutas é servida.

Produtos locais que valem a pena experimentar

O que experimentar na Bélgica? Claro, produtos fabricados localmente.

Chocolate

O chocolate belga é um orgulho nacional. Doçura da mais alta qualidade. Os mestres preparam doces desde chocolate, desde pequenos doces até enormes composições.

Um fato interessante! Em termos de consumo de chocolate, a Bélgica ocupa o terceiro lugar no mundo e perde apenas para a Suíça e a Alemanha.

É melhor comprar chocolate em lojas particulares, onde é preparado manualmente. O doce mais popular é o chocolate de Pierre Marcolini; há várias lojas de chocolate em Bruxelas com o nome do mestre.

Queijos

Pelo que na Bélgica você pode enlouquecer - pela abundância de queijos. Eles são preparados de acordo com receitas tradicionais e uma receita exclusiva, com a adição de ervas, urtigas, especiarias, nozes.

Algumas variedades têm um odor muito forte - Camembert, Hevre, Chaumes.

Um grande grupo de queijo azul - gorgonzola, roquefort. Queijo de cabra e rambole com ervas são populares. Com especial respeito, os belgas tratam os tipos "antigos" de queijo, até os nomes lhes dão honra - Old Brugge ou Old Brussels.

Cerveja

É impossível imaginar a cozinha belga sem cerveja. O país produz mais de mil variedades da bebida, que é exportada para dezenas de países ao redor do mundo. A cerveja fabricada na Bélgica não tem um sabor inferior a uma bebida alemã luxuosa. Os fabricantes de cerveja locais usam seus próprios ingredientes secretos que dão à cerveja um sabor único - frutas, arroz, mel.

As variedades mais famosas: Lambic, Creek, Geuze, Trappist.
Compare preços de acomodação usando este formulário

A cozinha belga atrai a atenção de milhões de turistas; as pessoas vêm aqui para provar iguarias coloridas de uma ampla variedade de produtos. Esteja preparado para o fato de que, após retornar de uma viagem, eles perguntarão o que você comeu e não o que viu.

Assista ao vídeo: Conheça o Waterzooi, um prato típico da culinária belga - Gastronomia na Bélgica (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário