O que experimentar em Portugal - pratos nacionais
Imagine - você relaxa nas margens do Oceano Atlântico, aproveita o clima agradável e as paisagens pitorescas. Para tornar as férias absolutamente perfeitas, não há pratos originais suficientes e um copo de vinho leve e delicioso. É exatamente isso que a cozinha portuguesa irá surpreender e encantar - original, colorida e, é claro, incrivelmente saborosa.
Características da cozinha de Portugal
Muitos acreditam erroneamente que a culinária de Portugal é uma continuação das preferências culinárias da Espanha. No entanto, a influência de muitos povos e nacionalidades é traçada nos pratos portugueses. Por exemplo, a famosa pimenta piri é mais conhecida nos pratos nacionais dos países africanos, e macarrão e alho são produtos típicos da culinária italiana.
Os portugueses adoram e sabem como usar uma variedade de especiarias comuns na Índia, dão a dois pratos com os mesmos ingredientes um sabor completamente diferente. Portugal emprestou um amor pelo pão e azeitonas da culinária mediterrânea. Considerando a localização geográfica do estado - nas margens do Oceano Atlântico - os pratos de peixe e frutos do mar predominam no cardápio português.
Bacalhau com molho cremosoUm fato interessante! Portugal é o primeiro país do mundo em termos de consumo de peixe e marisco. Acredita-se que qualquer português possa facilmente preparar 365 pratos de bacalhau - de acordo com o número de dias em um ano.
Se você tentar caracterizar os pratos da culinária portuguesa em uma palavra, isso acontece - único. Eles combinam de maneira única e exclusiva ingredientes alimentares e de alto teor calórico, um caleidoscópio de gostos, técnicas de cozimento simples e complexas. Por exemplo, as sopas tradicionais de purê português estarão prontas em apenas um quarto de hora e levará pelo menos um dia para cozinhar o bacalhau com molho cremoso.
Portugal Continental
A culinária nacional desta parte do país é bem conhecida em toda a Europa. Antes de tudo, estes são pratos de bacalhau, que em Portugal são chamados bacallau. É preparado de várias maneiras - com legumes, salsichas, adicionados como recheio de tortas, você pode até encontrar bolos com bacalhau, chamados de Pasta de nata.
Interessante saber! Um passeio gastronômico em Portugal é uma ótima maneira de se familiarizar com a história do país, suas tradições e cultura culinária nacional.
O Porto honra a tradição de fazer sardinha no Dia de Todos os Santos. Se estiver no Porto, experimente o ensopado de miudezas - Tripash. Foi esse prato que deu o nome a todos os habitantes da cidade - tripeyrush, que na tradução significa - amantes de tripas.
Ragu TripashUm fato histórico está associado ao advento deste prato. A fome fez o cozimento das entranhas dos habitantes locais. Em meados do século XV, o monarca Don Enrique começou a expandir as posses nacionais, para isso ele teve que abater o gado que estava disponível para as pessoas da cidade. Os habitantes do Porto tiveram que sobreviver, então os pratos foram inventados com todos os produtos que restavam depois dos soldados. Então havia um prato de entranhas com a adição de vegetais. Apesar do fato de Tripash ter aparecido cinco séculos atrás, o prato é incrivelmente popular hoje.
A cozinha de Portugal é formada há muitos séculos sob a influência de certos fatores:
- Durante muito tempo o país ficou isolado de outros estados;
- a maioria dos habitantes do país não viveu bem, eles tiveram que cozinhar com os produtos disponíveis - peixes capturados independentemente tornaram-se a base da dieta;
- em Portugal, havia uma pequena seleção de produtos, pelo que prevalecia a composição e a tecnologia de cozedura simples.
Pasteis de belemPreste atenção! Em todas as regiões existem pratos únicos encontrados exclusivamente nesta parte do estado, o chamado orgulho culinário.
Todo jantar português termina com uma sobremesa. Portugal supera muitos países europeus em número e variedade de doces. Gourmet, sobremesas originais podem ser encontradas em qualquer canto. Por exemplo, na região metropolitana de Belém, existe uma padaria onde eles preparam deliciosos bolos no país. Turistas de diferentes países vêm para apreciar a sobremesa - Itália, França, Alemanha e Espanha.
Pratos específicos dos Açores Cosidou Dash FurnasAçores - um dos arquipélagos de Portugal. Em geral, a culinária da ilha é, de muitas maneiras, semelhante à continental, mas existem pratos únicos. Por exemplo, Kozidu traça Furnash. Eles o preparam na abertura do vulcão, abaixando os pratos com legumes e carne de frango. Nas ilhas, você pode saborear deliciosos pães e muitas variedades de mel - esses alimentos estão incluídos na dieta diária dos moradores locais.
Pratos específicos da Ilha da MadeiraA cozinha desta ilha é baseada em tradições rurais. A dieta dos habitantes da Madeira também é dominada por pratos de peixe. Pratos de carne também são encontrados - principalmente de carne de porco ou bovina. Como acompanhamento, milho, feijão e batata frita são populares.
O que experimentar em Portugal
A cozinha nacional de Portugal é incrivelmente diversificada, repleta de uma gama completa de sabores brilhantes e leves. Em cada categoria de pratos, certamente existem várias obras de arte culinária que você definitivamente deve experimentar.
Primeiros cursos
Caldu VerdeCaldu VerdeEste é o famoso purê de sopa de repolho, que em sua popularidade pode ser comparado com a sopa de repolho na Rússia. Além de repolho, acrescentam-se azeite, páprica e uma linguiça defumada especial cozida em Portugal - largura.
Sopa de peixe "O peixe chorando do capitão Vidal"Nota! A sopa tem um sabor muito delicado, pode ser degustada em todos os restaurantes e cafés. Às vezes, a lingüiça é servida separadamente e é adicionada ao prato a gosto.
Saw - um simples pescador que ganhava a vida pescando e vendendo. Uma vez que a tripulação do navio, estando no oceano, ficou sem comida, e o capitão decidiu fazer sopa a partir das capturas. Os marinheiros jogavam peixe vivo no caldo, parecia-lhes que o peixe estava chorando. O navio voltou sem pegar, mas com uma saborosa e nova receita de sopa de bacalhau, legumes frescos, sal e pimenta.
A receita não mudou por vários séculos. Após o cozimento, todos os ingredientes são batidos com uma batedeira e uma maravilhosa sopa amassada pode ser saboreada.
Pratos de carne
Os portugueses magistralmente preparam diferentes tipos de carne, oferecendo aos turistas pratos deliciosos e originais. Certamente vale a pena tentar estar em Portugal. Em um açougue, um pedaço de carne pode ser cortado no comprador e cozinhar carne picada. Além das variedades tradicionais de carne, Portugal também come codornas, cabras e lebres.
FeijoadaFeijoadaUm fato interessante! Os vegetarianos em Portugal estão melhor evitando açougues, pois muitas vezes você pode ver carcaças cortadas de coelhos e galinhas em bolsas, bolsas de sangue usadas para preparar os primeiros pratos.
Um prato nacional rico e rico em calorias, preparado a partir de uma mistura de feijão e diferentes variedades de carne defumada e salsichas. A receita tradicional contém legumes e arroz. Feijoads são preparados de forma diferente em diferentes regiões do país, alterando os ingredientes.
Alheira de Mirandela Alheira de mirandelaÉ uma linguiça portuguesa, preparada com qualquer tipo de carne, exceto carne de porco. Acredita-se que, durante a Idade Média, os judeus inventaram um prato para esconder sua nacionalidade e escapar da perseguição da Inquisição. Segundo cânones religiosos, os judeus não tinham o direito de comer carne de porco, mas graças às salsichas, eles conseguiram evitar a fome e a represália dos inquisidores.
Frango Piri-Piri Frango Piri-PiriNo Portugal moderno, as salsichas também são preparadas com carne de porco e é servido um prato com ovos fritos, batatas e legumes frescos.
O nome "piri-piri" em suaíli significa "pimenta". É preparado a partir de asas de frango e um molho completamente incrível. As asas são assadas por 20 minutos. O prato é afiado, com uma leve acidez. Coma frango com legumes frescos, saladas e batatas fritas. O piri-piri deve ser incluído na lista de pratos nacionais portugueses que você precisa experimentar.
Pratos de Peixe e Marisco
Os portugueses são famosos por sua capacidade de cozinhar pratos de peixe e frutos do mar. Qualquer loja oferece uma grande variedade de peixes e uma variedade de frutos do mar. Na maioria das vezes, os alimentos são fritos em uma panela ou grelha. Na variedade de grandes supermercados, você pode ver espadarte, moreias.
Portugal é conhecido por uma grande variedade de receitas de bacalhau. A receita mais popular é salgar peixe. Este método de preparação foi utilizado pelos pescadores portugueses para trazer as capturas frescas para a costa. Antes de salgar, o bacalhau foi embebido em água durante 24 horas. Você pode comprar carcaças salgadas em todos os supermercados.
Peixe grelhadoPeixe grelhadoQualquer tipo de peixe é cozido desta maneira; nos fins de semana muitos moradores instalam churrasqueiras nas varandas, isso espalha um aroma especial. Os restaurantes costumam servir grandes porções com legumes frescos ou arroz aromatizado com azeite de oliva.
Tamboril com arrozAo viajar em Portugal, não deixe de experimentar o prato exótico de tamboril. Para a sua preparação, o peixe é cortado em porções, misturado com arroz, tomate, diversas especiarias e ervas aromáticas. Entre os habitantes locais, este é um prato popular, preparado para o jantar. Os restaurantes de frutos do mar são especializados em polvo ou marisco.
Carne de porco à alentejanaCarne de Porco à AlentejanaUm prato que encanta o paladar de admiradores de carne e frutos do mar. É preparado a partir de carne de porco e frutos do mar. A carne é marinada em molho, frita e mariscos são adicionados. Sirva e coma com batatas.
Doces
O que as pessoas comem em Portugal para a sobremesa? Primeiro de tudo, são doces, bolos, pudins. Vale ressaltar que a maioria das receitas é retirada dos registros culinários das freiras locais. O símbolo de Portugal, é claro, é o bolo Pastel de nata.
Bolo reiAlém disso, os portugueses adoram a torta real (Bolo Rei) - doces nacionais. Parece um bolo de queijo ou uma rosquinha grande - redonda com um buraco no meio. Para completar o sabor, o bolo é generosamente polvilhado com nozes picadas, frutas cristalizadas e outras frutas secas. Bolo Rei deve estar presente na mesa durante as férias de Natal. Segundo uma lenda, a receita foi trazida para Portugal pelo proprietário da pastelaria mais antiga de Lisboa.
Tortas de Azeitau - pão de ló com creme de ovo macio. Sirva a sobremesa ao vinho ou ao porto.
Bolos de pastel de nataPreparado a partir de massa folhada recheada com creme e creme de ovo. Você pode experimentá-los em qualquer café ou restaurante de Lisboa, mas acredita-se que os melhores bolos sejam servidos na área de Belém. Em alguns cafés, os doces são polvilhados com canela.
Ovos moles de aveiroSobremesa de ovo de Aveiro (Ovos moles de Aveiro)O café da manhã tradicional para os portugueses é uma xícara de café expresso e alguns pastéis de nata.
Sobremesa original e incomum - recheio delicado de ovos, embrulhado em uma casca de um tubo de waffle. A famosa escritora portuguesa do século XIX, Esa de Keyrush, escreveu sobre essa doçura.
Biscoito Pão de lóA famosa sobremesa portuguesa, que pode ser degustada em qualquer padaria. Como regra, é consumido com uma bola de sorvete.
Bebidas portuguesas
Descobrimos o que tentar em Portugal com comida, mas é impossível imaginar um almoço ou jantar completo sem um copo de porto ou vinho.
Onde experimentar o melhor porto, se não na terra natal deste vinho de sobremesa. A tecnologia para a produção da bebida está consagrada na lei.
Em Portugal, o vinho Verde é incrivelmente popular - é um vinho jovem, branco, tinto e rosa. A bebida é feita exclusivamente em Portugal. Os turistas observam que o sabor do vinho é bastante específico, é servido com frutos do mar, peixe e carne.
Se você prefere beber vinhos mais fortes, preste atenção no Madera. O vinho é feito na ilha da Madeira, é seco e sobremesa. O tipo de bebida depende do tipo de uva utilizada e do seu envelhecimento.
É bom saber! Se você planeja pedir o Madera em um café ou restaurante, basta pronunciá-lo dessa maneira - Vigne de Madeira. Caso contrário, o garçom não o entenderá.
Outra bebida nacional é o café. Eles gostam de café aromático forte e saboroso, mas não tão amargo quanto o italiano. As marcas de café mais populares de Portugal são Nicola e Delta.
Queijos
O que experimentar na cozinha portuguesa? Obviamente, você deve prestar muita atenção aos queijos, que em seu sabor não são inferiores às variedades européias mais famosas. Durante muitos séculos, a tradição da fabricação de queijos foi preservada no país. Os renomados produtores nacionais de queijos estão localizados na parte central de Portugal, na província do Alentejo e nos Açores. Para a produção de queijo, é utilizado leite diferente - não apenas as vacas tradicionais, mas também as cabras e ovelhas.
Os habitantes locais não adicionam queijo como ingrediente adicional, mas comem como um prato independente.
As variedades mais populares para experimentar são:
- Caju da Serra;
- Keiju de Castelo Branco;
- Keiju San Jorge.
Queijo frescoNota! Os queijos são vendidos mesmo em pequenas lojas de souvenirs, mas se você quiser comprar um produto realmente saboroso, visite uma loja especializada.
É feito de leite de vaca ou de ovelha; é comido verde. O sabor do queijo é macio, coalhada. É uma ótima opção para o café da manhã.
Caju de Serra Queijo da serraÉ produzido a partir do século XII a partir de leite de ovelha em um determinado período do ano - de novembro a março. O queijo tem um agradável aroma leitoso, crosta dura e textura macia por dentro. Ele está espalhado no pão. Os moradores afirmam que este queijo é o melhor entre os portugueses. Um ótimo complemento para o produto nacional - porto ou vinho.
Keyju San Georges queijo são jorgeEste queijo gosta muito de europeus. Foi preparado a partir de leite não pasteurizado por vários séculos.
A cozinha portuguesa é incrivelmente variada e diferente de qualquer cozinha européia. Aqui todos encontrarão um prato favorito para si. A culinária do continente foi influenciada pelas tradições culinárias espanholas, a culinária da ilha foi formada sob a influência das tradições indianas. Se preferir cozinha mediterrânea, vá para o sul de Portugal.