Oficina de bricolage para fazer uma cadeira alimentadora
Os fãs de pesca sabem que será muito mais agradável apreciar esse processo se você levar dispositivos especiais para a lagoa. A cadeira alimentadora serve exatamente para esse fim - para criar um ambiente mais confortável. As lojas oferecem muitas opções para essas cadeiras, muitas delas bastante caras. Para economizar o orçamento da família, você pode fazer uma cadeira alimentadora com suas próprias mãos, atendendo plenamente aos requisitos do pescador. Isso não é difícil, basta preparar as ferramentas necessárias e medir cuidadosamente todos os detalhes.
O que é
A cadeira para pesca de alimentação pode ser feita na forma de um banquinho simples. Para maior conforto, vale a pena construí-lo mais complicado: com costas, braços e kit de corpo. Para tornar a cadeira confortável de usar, ela deve atender aos seguintes requisitos:
- Design compacto - a cadeira deve caber facilmente em uma mochila quando você vai pescar.
- Leveza, importante para o transporte de longa distância.
- Força que afeta a capacidade de suportar o peso do pescador.
- Estabilidade em qualquer superfície, pois as margens dos corpos d'água não são perfeitamente planas. A segurança do pescador depende disso.
As pernas da cadeira para a pesca no inverno não devem ser finas para não pressionar o solo macio ou a neve sob o peso de uma pessoa. Outra vantagem da cadeira alimentadora pode ser o encosto e as pernas ajustáveis, o que permite alterar a altura do encosto e na posição sentada, para aliviar a tensão das costas, que resulta de uma longa permanência em uma posição.
Design compactoPeso leveDurabilidadeEstabilidade em qualquer superfícieVariedades de design
A cadeira de pesca faça você mesmo pode ser de vários tipos, determinados por seus recursos de design:
- Cadeira dobrável - consiste em um assento e um encosto, conectados por um laço.
- Poltrona com encosto. Os modelos deste design são sólidos e dobráveis. O banco de pesca dobrável é mais móvel, pode caber facilmente em uma mochila, enquanto um produto de peça única é considerado mais durável.
- Cadeira reclinável. As cadeiras deste projeto, por sua vez, são divididas em pré-fabricadas, sólidas e dobráveis.
- Poltrona com prateleiras. A principal característica do modelo são dispositivos especiais para a colocação de equipamentos e outros acessórios de pesca.
A opção mais fácil de fazer com as próprias mãos é uma cama dobrável, pode ser feita de qualquer material com menos gasto de dinheiro e tempo, uma cadeira de espreguiçadeira é uma estrutura de construção mais complexa.
GarraCom as costasEspreguiçadeiraCom prateleirasAo escolher um dispositivo, vale a pena considerar seus pontos fortes e, se você não tiver habilidades na fabricação de cadeiras alimentadoras, inicie a montagem com a variedade mais simples.
Materiais de fabricação
Os principais materiais para montar uma cadeira alimentadora com suas próprias mãos são os seguintes:
- Madeira ou aglomerado. Os produtos de madeira devem ser impregnados com agentes especiais que aumentam a resistência à umidade; caso contrário, a cadeira não servirá por muito tempo e começará a apodrecer rapidamente sob a influência da água.
- Aço. Uma cadeira feita deste material é a mais durável, desde que tenha sido tratada com uma composição anticorrosiva, pois a ferrugem aparecerá com o tempo sob a influência da umidade no metal. Fazer uma cadeira de pesca de aço exigirá uma ferramenta mais sofisticada.
- Tubos de polipropileno. Material que não requer processamento especial. As fezes são muito fortes e duráveis. A montagem é fácil, requer uma ferramenta simples.
- Material têxtil. Para a fabricação de assentos e encostos, é melhor escolher tecidos mais resistentes ao desgaste, por exemplo, lonas, que não rasgam na primeira utilização.
A árvoreTubos em polipropilenoArmação de aço com assento de tecidoAo fabricar uma cadeira para pesca no alimentador, não é recomendável escolher plástico ou alumínio - esses materiais são bastante frágeis, não confiáveis. O produto não durará muito, especialmente se pessoas com alto peso usarem essas cadeiras.
Como desenhar um desenho
O primeiro passo para criar uma cadeira de pesca faça você mesmo é concluir o desenho. Existe um diagrama de qualquer cadeira na rede. Como regra, estes são desenhos de estruturas simples. Modelos mais avançados com dispositivos adicionais podem ser desenhados com suas próprias mãos. Outra maneira de executar um desenho é com programas de computador.
Ao escolher as dimensões da cadeira de alimentação - a largura do assento, a altura das pernas e do encosto - você deve levar em consideração a tez do pescador que a usará. Isso ajudará a tornar a sua viagem de pesca mais confortável. Para um pescador de tamanho médio, as dimensões ideais são as dimensões da cadeira de 1,5 x 0,5 m.
Banco de pescaCadeira de pesca com encostoSe os desenhos não se ajustarem aos parâmetros de largura e altura ao fazer uma cadeira de pesca de bricolage, eles podem ser alterados com segurança para aqueles que são ideais.
Etapas de fabricação
Dadas suas próprias habilidades na fabricação de produtos de diferentes materiais, bem como desejos pessoais, você pode construir suas próprias cadeiras para a pesca de alimentadores de várias complexidades.
Modelo simples
Para criar o modelo mais simples da cadeira alimentadora, são necessários três tubos de travamento de metal com 20 mm de diâmetro, material para o assento e o encosto, roscas fortes, 4 parafusos e porcas. Ferramentas necessárias: furadeira elétrica, serra, moedor. Tecnologia de fabricação:
- Os lados curtos do assento são costurados com duas tiras largas; na parte inferior, são fixados com uma parada de uma tira fina. Nesse caso, o tecido é costurado imediatamente em 2 tubos de metal que servirão como as pernas da cadeira. O material na parte de trás também é costurado em lados curtos.
- Nas articulações das pernas no meio dos lados longos, os furos são perfurados e conectados transversalmente com os prendedores.
- Um cano está preso a uma das pernas, que atuará como costas.
Vale a pena considerar que, neste projeto, as costas não se somam.
Com pernas e encosto ajustáveis
Uma cadeira com encosto é uma versão complicada de uma cadeira alimentadora. O material necessário para a montagem dessa cadeira: um tubo de aço para uma estrutura com um diâmetro de 20 mm, prendedores (parafusos, porcas), têxteis para assentos e encostos, roscas, bicos de borracha para pernas, um composto anticorrosivo. As ferramentas usadas são as mesmas de um modelo simples. Algoritmo de compilação:
- O tubo de metal é cortado em várias partes: para pernas e assentos - 8 segmentos de 55 cm, para as costas - dois segmentos de 70 cm, um segmento - 30 cm.
- Em tubos com duas peças projetadas para assentamento, dois fixadores são instalados a uma distância de 6 cm do início e do fim.
- Os fixadores também são conectados a um desses tubos, com a ajuda da qual a parte traseira será montada. Os fixadores estão localizados a uma distância de 9 cm do início do tubo.
- Para concluir a fabricação da estrutura da cadeira, os tubos profissionais preparados com fixadores são conectados por mais dois tubos. Assim, foram utilizados 4 segmentos de metal com 55 cm de tamanho.
- Tubos preparados para o encosto com um tamanho de 70 cm são conectados a um tubo com um comprimento de 30 cm usando fixadores.
- Os quatro segmentos restantes de 55 cm de tamanho estão presos às extremidades dos tubos da estrutura, que atuarão como pernas. São bicos montados de borracha.
- Na última etapa da fabricação da cadeira, o tecido é esticado no assento e nas costas. Os furos são feitos nos lados curtos da lona, o material é puxado junto com uma faixa elástica. O elástico permitirá que o assento afunde levemente sob o peso do pescador. Têxteis das costas são puxados juntos ao longo dos lados longos.
O design descrito permitirá ajustar as pernas em altura, o que tornará a cadeira mais conveniente de usar.
De tubos de polipropileno
Uma opção de fabricação simples para a cadeira alimentadora, para a qual você precisará: tubos de PVC com um diâmetro de 25 a 32 mm, acessórios para conectar as partes da cadeira, tecidos duráveis para assentos, fixadores, fios. Ferramenta de montagem: tesoura para cortar tubos ou uma serra para metal, um ferro de soldar. Guie como fazer uma cadeira de pesca com canos de polipropileno com suas próprias mãos:
- O tubo é cortado em segmentos: 16 partes para as costas, pernas, assentos, cujo comprimento pode ser escolhido independentemente.
- Conectamos segmentos de tubos com acessórios. Por conveniência, a montagem deve ser iniciada por trás, depois o assento e as alças são presos.
- Para o assento e o encosto, pegue no material costurado nas laterais curtas com orifícios para inserir os tubos.
- Depois de verificar a estabilidade do projeto, ele é desmontado, o material é esticado até as seções de tubo correspondentes.
- Na fase final de montagem, as peças são soldadas ou fixadas com cola.
O resultado é uma cadeira caseira com braços, que será bastante estável em qualquer superfície. Vale a pena notar que a parte de trás de um projeto semelhante não se move, sua posição é inalterada.
Cadeira dobrável
Para montar uma cadeira dobrável, você precisará de um tubo de polipropileno com 25 mm de diâmetro, acessórios, material para o assento, roscas, 2 parafusos, 2 porcas. Orientar como fazer uma cadeira dobrável:
- É cortado um tecido de 18 cm e costurado nos lados curtos para que sejam obtidos orifícios nos quais os tubos serão inseridos.
- O tubo é cortado em pedaços: 4 pedaços de 40 cm e 4 pedaços de 20 cm.
- Nos tubos longos no meio, são feitos furos para parafusar.
- Tubos curtos de 20 cm são inseridos no tecido preparado. Os cantos são colocados nas extremidades.
- São formados 2 retângulos em todos os segmentos de tubo de 20 x 40 cm e devem ser conectados por um tecido.
- Os retângulos são interconectados por parafusos e porcas em locais perfurados. Não é recomendado apertar as porcas com muita força, para que a cadeira se desenvolva sem esforço.
Para resistência estrutural, cola ou solda podem ser usadas nas conexões. Essa cadeira dobrável para pesca servirá por muito tempo, graças ao material de que é feita, será fácil de transportar, a cadeira não ocupará muito espaço na mochila.
Acabamento e Manutenção
Para aumentar a vida útil da cadeira para pesca de alimentador, feita com suas próprias mãos, você precisa realizar um processamento adicional de acabamento dos materiais:
- Uma cadeira feita de tubos de metal deve ser tratada com um composto anticorrosivo. Ao usar a cadeira em condições climáticas adversas, a ferrugem aparece nas peças de metal ao longo do tempo, o que reduzirá sua vida útil.
- Na fabricação de pernas, assentos ou encosto de uma cadeira de madeira, a superfície deve ser coberta com anti-séptico, primer e pintura. Isso aumentará significativamente a resistência do material à água, além de prolongar a vida útil da cadeira.
A manutenção adequada é um pré-requisito importante para a longa vida da cadeira do alimentador. Após cada uso, a cadeira deve ser colocada em ordem: para limpar a terra aderente, limpe-a. É aconselhável guardar uma cadeira de pesca em um local especialmente designado para ela, onde não interfira com ninguém e fique protegido da umidade.
Trate uma cadeira feita de tubos de metal com um composto anticorrosivoNa fabricação de peças de madeira, a superfície deve ser revestida com anti-séptico, primer e pinturaDispositivos adicionais
O modelo mais simples de uma cadeira de pesca é um banquinho. Alguns apoios de braço são considerados supérfluos por alguns pescadores, pois podem restringir o movimento. Os produtos das lojas geralmente têm kits para o corpo - dispositivos adicionais que facilitam a pesca. É conveniente quando tudo o que você precisa está à mão e não precisa se curvar ao chão para obter isca ou equipamento. Esses dispositivos também podem ser construídos com suas próprias mãos, complementando-os com uma cadeira de pesca.
Materiais necessários para a fabricação de kits de carroceria:
- tubo de alumínio com um diâmetro de 25 mm;
- acessórios - camisetas e cantos de 4 peças;
- acessórios para tubos;
- porcas e parafusos;
- caixa de plástico ou bancada;
- clipes de plástico para fixação do tubo.
Ferramenta necessária:
- furadeira elétrica;
- ferro de soldar;
- Serra para metal;
- broca.
Tecnologia de fabricação:
- Os furos nos acessórios são perfurados até 26 mm, para que seja possível conectá-los às pernas da cadeira.
- A porca é fixada em um T de plástico para que o parafuso prenda o tubo de alumínio no encaixe. Um furo com um diâmetro de 8 mm é perfurado no T, no qual um parafuso está instalado.
- Para obter um grampo para fixar o tubo no interior, a porca é aquecida com um ferro de soldar e pressionada no T.
- Para prender ocasionalmente as peças do kit de carroceria que são necessárias na pesca, podem ser feitos furos adicionais no canto onde o parafuso e a porca são colocados. Recomenda-se que uma arruela seja colocada sob a porca, para que não ocorra deformação nos tubos de metal.
- A fixação para pendurar uma gaveta ou mesa de bico é feita na forma de um tubo colocado ao lado da cadeira, mantido em paralelo. Do suporte central no meio, um tubo adicional é desviado para o lado na forma da letra "T" com o pé no chão. A mesa está presa com grampos parafusados na parte inferior.
Para conectar uma vara de pescar, nenhum dispositivo de suporte adicional é necessário. Basta conectar uma torneira à perna da cadeira de alimentação. Da mesma forma, você pode fazer uma cadeira dobrável com suportes para outros dispositivos úteis, fixados por encaixes nas pernas da cadeira.