Como escolher couro para móveis, recomendações úteis
Um material de estofamento durável e fácil de cuidar é o couro para móveis, que também é considerado um símbolo de luxo e riqueza. Ela enfatiza o status do proprietário, dando solidez e significado ao interior. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de materiais, diferentes em textura, sombra, método de produção, categoria de preço. Graças a uma ampla gama de materiais para estofados, o design de móveis adquiriu novas formas, estilos e os móveis se tornaram mais acessíveis.
Prós e contras
O couro usado para estofados tem vantagens indiscutíveis, como:
- durabilidade
- durabilidade;
- simplicidade em sair;
- não acumula poeira e microorganismos;
- uma grande variedade de cores, texturas;
- o apelo visual dos estofados e a aparência luxuosa dos móveis acabados.
Além do exposto, o couro para móveis tem propriedades táteis agradáveis, boas qualidades de absorção e perda de água, o que o torna muito confortável de usar. Nesse sofá, não faz calor no verão, nem faz frio no inverno.
Uma vantagem é que os animais de estimação, por via de regra, não invadem os fones de ouvido com estofamento de couro.
As desvantagens do couro genuíno para móveis são:
- alto custo;
- sensibilidade a temperaturas extremas, aumento da secura do ar;
- intolerância à luz solar direta;
- absorção de odores estranhos.
É aconselhável não colocar móveis na pele perto de aparelhos de aquecimento. Dos extremos repentinos de temperatura e baixa umidade, o estofamento perde sua elasticidade, alongamentos e rachaduras. Desvanece-se da luz solar direta, muda de cor. Ao comprar, também vale a pena considerar que odores severos, como fumaça de cigarro ou perfume, penetram facilmente e são armazenados em estofados de couro.
Os revestimentos modernos de couro artificial são privados das desvantagens acima, são duráveis e podem suportar temperaturas extremas. O custo de revestimentos artificiais de alta qualidade é alto. Sempre existe o risco de comprar produtos de baixa qualidade a um preço alto; portanto, essas compras caras são melhor realizadas por grandes fabricantes ou vendedores conhecidos.
Variedades
Fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de couro para móveis, tanto naturais quanto artificiais. O tipo de estofamento em couro depende do material e da tecnologia de produção. Para a produção de couro de móveis originais, são utilizadas peles de gado (gado). No processo de fabricação, as peles são divididas em várias camadas. A camada superior é da mais alta qualidade e mais espessa usada para estofamento de móveis caros. Possui maciez, elasticidade, espessura necessária e, portanto, é durável. A camada inferior é de menor qualidade e durável, é chamada de split (couro rachado), é utilizada para diversos fins: a produção de retrosaria, sapatos, roupas, couro para móveis.
Couro de móveis genuínos é dividido pelo método de curtimento:
- processamento com componentes naturais de plantas;
- tratamento de cromo;
- sem tratamento, com uma camada protetora de pó de cera, resina ou tinta.
Dependendo do método de curtimento e processamento adicional, os seguintes tipos de couro são diferenciados para cobrir móveis:
- crosta é um couro genuíno denso e durável com um rosto natural preservado. Durante a operação, são formadas abrasões naturais, escurecimento da cor;
- couro liso para móveis - plástico e macio, sem processar a superfície frontal. É feito a partir da pele de animais jovens. É usado para cobrir móveis de elite, a fabricação de acessórios caros, roupas, sapatos;
- anilina - um tipo de pele lisa, refere-se a materiais premium com um revestimento protetor que preserva a textura natural na superfície frontal;
- semi-anilina - possui revestimentos protetores adicionais, tornando-o mais resistente a influências externas;
- veludo e camurça - têm uma superfície aveludada, requerem cuidadosos cuidados, processamento adicional;
- o nubuck - denso, com uma superfície aveludada requintada, também requer cuidados adicionais com a ajuda de ferramentas especiais;
- Louco - tem uma superfície fosca com um revestimento de cera especial.
Hoje, os fabricantes oferecem muitos substitutos de alta qualidade para estofos naturais. Os revestimentos modernos de couro artificial não têm qualidade inferior ao material natural, e os móveis em couro artificial são visualmente difíceis de distinguir do natural.
Entre os modernos estofos para móveis artificiais destacam-se:
- microfibra - possui a suavidade de um material natural, mas não absorve odores estranhos, não se presta à abrasão, é resistente ao desgaste, mantém a cor e a forma sob a influência da luz, altas temperaturas;
- couro de vinil - à base de cloreto de polivinila, depositado na superfície do tecido. Impregnações especiais fornecem resistência e durabilidade ao substituto da pele de vinil;
- substituto de couro - à base de poliuretano, aplicado a uma base de tecido. Um maravilhoso análogo moderno de um produto natural que tem todas as suas vantagens, mas elimina as desvantagens.
Casos de uso
O principal objetivo do material de couro para móveis é o estofamento de móveis estofados, para diversos fins e estilos. Os designers modernos também o utilizam para a produção de móveis de armário e como elementos de decoração. Armários deslizantes, camas, corredores, armários com inserções de couro nas portas, gavetas, bundas, todas essas são opções populares para a fabricação de produtos modernos.
Gama de cores
O esquema de cores dos materiais naturais envolve tons naturais ou o uso de corantes naturais, oferecendo uma gama limitada de cores. Os materiais artificiais modernos permitem o uso de uma ampla gama de corantes artificiais, proporcionando uma rica paleta de cores.
Os métodos de produção de estofos artificiais permitem criar não apenas qualquer cor, mas também a textura do material, imitando até o couro de crocodilo genuíno. Os modernos materiais para estofados oferecem uma seleção diversificada de estofados de alta qualidade com excelente desempenho, uma ampla paleta de cores e várias texturas.
O esquema de cores dos materiais de couro para estofados permite converter qualquer decisão de design em realidade.
Como escolher
Aqui estão algumas dicas para escolher móveis em couro:
- não compre móveis em couro de acordo com o catálogo, confie em suas sensações táteis: não deixe de visitar o salão e sentir os estofados;
- o estofamento não deve ter um cheiro desagradável;
- couro de móveis de alta qualidade em poucos segundos aquece a temperatura do seu corpo;
- o revestimento não deve ser muito apertado; padrões de produtos de qualidade são feitos com uma margem;
- Não compre fones de ouvido em partes: cada novo produto feito de material natural tem seu próprio tom exclusivo.
Dicas de Cuidados
O couro genuíno para móveis requer mais cuidado do que o couro artificial. Os revestimentos modernos de couro artificial toleram melhor as influências externas, mas ao cuidar de qualquer item de couro, tente seguir as seguintes regras:
- Evite temperaturas extremas e luz solar direta - isso pode causar rachaduras, descoloração;
- limpe os móveis com panos especiais de microfibra ou com um pano de algodão comum, 3-4 vezes por semana;
- se entrar líquido, remova-o o mais rápido possível; caso contrário, uma mancha poderá permanecer nos móveis;
- Não use água da torneira, pois pode ser muito difícil. Use produtos especiais para limpeza;
- usar aparelhos de ar condicionado especiais para móveis, eles protegerão a superfície de quaisquer influências externas. Trate-os com todos os produtos de couro 1-2 vezes por ano;
- Não use produtos de limpeza que não sejam adequados para estofados em couro.