Quais são os armários para controlar a ventilação, visão geral do modelo

Para iniciar o sistema de troca de ar, é usado um gabinete de controle de ventilação, que é muito fácil de usar. Sua operação é possível com vários tipos de equipamentos de ventilação. Ao escolher um dispositivo técnico, um deve ser guiado pelos parâmetros e também levar em consideração as condições e os objetivos operacionais.

Destino

O gabinete de controle do exaustor de fumaça aumenta os requisitos de segurança durante a operação das unidades de ventilação, mantendo as condições de temperatura e umidade. Com a ajuda do equipamento localizado, é fácil estabelecer uma velocidade constante do ar e manter esse indicador em um determinado nível.

Os sistemas de ventilação são usados ​​para equipar os locais de produção onde é necessário manter o desempenho ambiental ideal, incluindo o fornecimento de purificação do ar a partir de partículas finas e poeira. O objetivo do gabinete é a colocação de elementos funcionais que fornecem ventilação.

Opções possíveis para uma blindagem automática para sistemas de ventilação:

  • água aquecida;
  • com aquecimento elétrico;
  • com minimização de componentes nocivos no ar da área de trabalho ou recuperação;
  • com a função de purificação e subsequente uso de exaustão ou recirculação do ar;
  • fornecendo condições de trabalho sem fumo;
  • sistemas de fornecimento, escape ou sistemas de fornecimento e escape.

O gabinete opera nos modos de verão ou de espera. O primeiro modo, a temperatura externa não é controlada. No caso de uma queda na temperatura do ar, o modo de proteção é complementado automaticamente por um suprimento.

Quais padrões são encontrados

Atualmente, o fabricante oferece modelos de armários de controle de ventilação na faixa:

  • unidades de controle de fumaça e controle de ventilação. Projetado para remoção automática de fumaça, controle de sensores climáticos e outros sistemas. Possui um transformador interno para a conversão de correntes, botões para desconectar em situações de emergência. Com sua ajuda, é realizado o controle do aumento da temperatura e da fumaça;
  • painéis de controle de energia e ventilação. Os dispositivos são multifuncionais, projetados para operação de unidades de ventilação suspensas e de piso. Eles também são usados ​​para resfriamento de água, proteção contra superaquecimento de instalações elétricas, aquecimento de água e resfriamento de freon;
  • escudos para fornecimento e controle da ventilação de suprimento e exaustão com um recuperador feito com glicol. Este é um controlador livremente programável, equipado com sensores de temperatura, amortecedores do ambiente externo, proteção contra condensação, aquecedores contra aquecimento da rede elétrica, bombas de circulação. No projeto, existem muitos bloqueios de temperaturas elevadas e congelamento, de situações de emergência e outros incidentes;
  • com um recuperador de placas. O gabinete de controle de ventilação pode ser configurado sem problemas. É equipado com amortecedores especiais de temperaturas externas, um aquecedor e refrigerador de água, um aquecedor elétrico, bombas para recirculação de ar, um compressor e um dispositivo de condensação.

Nos setores industriais, é comum encontrar equipamentos que não podem ser ligados sem a necessidade de ligar dispositivos de ventilação, como retificadoras.

Armário com válvulas de exaustão de fumaçaControle de ventilaçãoControle da unidade de tratamento de ar

Materiais de fabricação

Ao projetar o design do equipamento do sistema de ventilação, as condições operacionais são levadas em consideração nas quais eles funcionarão sem problemas. O interior do gabinete raramente é instalado fora do painel.

Ao desenvolver um projeto, é levado em consideração:

  • temperatura ambiente no trabalho. Se as condições de temperatura não forem observadas, o desempenho será degradado. O material derreterá rapidamente, se desgastará e o equipamento de energia colocado no interior se tornará inútil;
  • As condições de umidade também devem ser garantidas dentro dos indicadores normativos, para que não ocorram curtos-circuitos nas peças elétricas;
  • fornecendo altitude em relação ao nível do mar. Este indicador afeta o dispositivo de ventilação forçada, pois as condições de transferência de calor se deterioram quando os parâmetros de pressão atmosférica mudam.

Ao instalar o equipamento, o ambiente dentro do gabinete, em comparação com os indicadores externos de ar, muda. De acordo com os resultados da pesquisa, são produzidos armários para equipar os sistemas de ventilação com tampas de abertura. Mas eles costumam usar os padrões atuais de ar condicionado para os parâmetros operacionais externos relevantes, levando em consideração:

  • temperatura de trabalho;
  • indicadores de temperatura dentro do gabinete e fora do dispositivo técnico;
  • indicador da potência irradiada do equipamento;
  • definir altitude acima do mar Báltico.

Ao escolher um material, deve-se levar em consideração dados sobre as dimensões do gabinete projetado, tipo de instalação e, em seguida, selecionar um dos materiais existentes, definir a altura em relação ao nível do mar, levando em consideração os indicadores do ambiente externo e a potência nominal 5% maior que a nominal.

Elementos básicos de enchimento

Atualmente, o fabricante oferece armários para controle de ventilação em uma ampla gama. O gabinete de automação de ventilação está organizado da seguinte forma:

  • Um conversor privado é um dispositivo para alterar os parâmetros de entrada das características de frequência na saída, ou seja, as pás do ventilador e do motor alteram a velocidade, o que contribui para uma partida suave do motor. Nesse caso, não há sobrecarga no modo manual ou automático;
  • controlador multiprocessador - o trabalho é realizado devido ao cartão de memória incorporado. Por sua vez, eles são divididos em analógico e discreto. No primeiro, a capacidade de memória substitui de 10 a 30 unidades em comparação com os segundos controladores;
  • interruptor - para desligar o dispositivo no final do trabalho;
  • acionadores de partida - elementos estruturais para iniciar o sistema de ventilação;
  • máquinas automáticas são dispositivos de comutação para ligar ou desligar correntes em um circuito elétrico ou fora de um circuito. No caso de desvios do processo tecnológico, por exemplo, um curto-circuito, eles são usados ​​para desconectar;
  • contator - um mecanismo eletromagnético projetado para ativar ou desativar o equipamento remotamente;
  • mecanismos de proteção - dispositivos contra possíveis situações imprevistas;
  • relé - serve para fechar ou abrir o circuito durante a operação do dispositivo;
  • indicadores dos modos de operação são leves. Eles emitem luz brilhante e fornecem controle sobre a operação do sistema de ventilação durante a execução das tarefas de produção.

O painel de controle dos exaustores de fumaça é de design simples e conveniente durante a operação, durante trabalhos de reparo e manutenção.

Como posicionar

Para garantir o bom funcionamento dos sistemas de ventilação, você precisa conhecer algumas das nuances da colocação de um dispositivo técnico.

As regras de localização são as seguintes:

  • o equipamento foi projetado para operação ininterrupta; durante a operação, a faixa de temperatura de - 10 ° C a +55 ° C deve ser levada em consideração.Esses parâmetros não devem ir além;
  • os casos de armários de controle de fumaça e outros dispositivos para operação de sistemas de ventilação são feitos de plástico ou metal. O grau de proteção do primeiro IP 45, em que IP é a proteção interna, o número "4" indica a capacidade de proteger o estojo de corpos sólidos de tamanhos superiores a 1 mm e pedaços de arame, endurecimento metálico de ferramentas de pelo menos 1 mm. A designação do número "5" - significa que a água a uma pressão de qualquer ângulo não penetrará no gabinete;
  • o dispositivo técnico foi projetado para parâmetros de tensão de 220 V a 380 V;
  • as características atuais da corrente são 50 Hz;
  • o gabinete que controla a operação de ventilação é instalado em locais onde a umidade é excluída, não há fontes de calor, formação de poeira e não há exposição a produtos químicos agressivos.

É impossível realizar trabalhos de instalação em áreas de radiação e radiação magnética, em locais de luz solar direta e interferência de rádio. Os locais ideais para instalação serão as salas especializadas da sala de controle ou do painel elétrico. Após concluir o trabalho de instalação, certifique-se de aterrar o gabinete com um dispositivo especial.

O trabalho na instalação de um gabinete de controle do sistema de ventilação deve ser realizado de acordo com o projeto desenvolvido, acordado e aprovado com base nas regras atuais.

Vídeo

Foto

Deixe O Seu Comentário