Cortinas nos ilhós: elegantes e práticas
O interior de qualquer sala requer atenção especial e seleção cuidadosa de todos os elementos da decoração. O design da janela não é exceção, e às vezes são as cortinas nas janelas que criam um aconchego e uma sensação de conforto que todos precisam. A bela decoração das aberturas das janelas é capaz de dar expressividade, originalidade, originalidade, frescura e leveza ao ambiente.
Dependendo do tecido escolhido para cortinas e cortinas, não apenas a possibilidade de penetração da luz do sol na sala, mas também a percepção visual da sala como um todo depende.
Acompanhando os tempos
Não faz muito tempo, as tendências da moda no design das janelas mudaram radicalmente de direção, estabelecendo prioridades para máxima simplicidade e funcionalidade. E um dos exemplos mais impressionantes disso são as cortinas nos ilhós, que estão ganhando cada vez mais popularidade. Naturalmente, não se pode dizer que belos lambrequins com ganhos e composições de várias camadas caíram no esquecimento; no entanto, mais e mais pessoas preferem cortinas mais simples, mas não menos originais.
História do ilhó
A história do surgimento de uma invenção tão útil remonta a uma antiguidade que hoje ninguém se lembra de quem exatamente criou essa opção para fixar a tela, mas sabe-se que foi usada por marinheiros. E mesmo assim, o encolhimento significava um buraco na tela, varrido de maneira confiável e densa por fios, graças ao qual a vela podia ser presa com segurança e percorria grandes distâncias usando a energia eólica.
Usando ilhós hoje
Hoje, os ilhós são um dispositivo especial que consiste em duas partes (blocos e anéis), que são amplamente usadas para selar orifícios em vários materiais. Em particular, ilhós de costura de metal ou plástico são usados para processar furos nas cortinas. Eles estão presos ao tecido de maneira simples: basta selar a borda do tecido com um pano adesivo e fita especiais, dobrá-lo, marcar o tamanho do orifício interno do ilhó, cortar os círculos e fixar o ilhó em seu lugar, encaixando uma parte na outra.
O que é uma cortina em ilhós
De fato, essa cortina é uma tela reta simples, correspondente ao comprimento e largura dupla da abertura da janela, cuja parte superior é selada com uma trança especial na qual os furos são cortados de maneira uniforme e os ilhós são fixos. Ao instalar a cortina, ela é amarrada no tubo da cornija e, como resultado, saem armazéns perfeitamente lisos, caindo em belas dobras no chão. O ilhó em si praticamente não é visível ao mesmo tempo, mas ao brincar com a distância entre os orifícios, você pode ajustar a profundidade das dobras. Outra vantagem bastante importante dessas cortinas é que, não importa a que sejam expostas, elas seguram firmemente a haste guia e não saem dela, como acontece com a fixação usual nos ganchos. Também é importante que a cortina seja muito fácil de remover da cornija, seja fácil de lavar e passar, o que é muito importante para a cozinha e o berçário, porque é nessas salas que ela se torna suja mais rapidamente.
Onde usar cortinas nos ilhós
Apesar de seu design bastante simples, as cortinas dos ilhós ficarão ótimas em qualquer ambiente. O principal é escolher o tecido certo. Dobras uniformes e rigorosas e regulares de matéria calma e arejada trarão leveza e leveza ao ambiente. Telas pesadas e saturadas com uma textura expressiva com um movimento leve da mão durante o dia esconderão a sala da luz solar intensa e à noite quando a luz estiver acesa - de olhares indiscretos e ao mesmo tempo vestir a sala com uma túnica rigorosa e luxuosa.
Falando sobre as linhas estritas que são formadas quando a cortina da tela é enrugada e com uma barra, deve-se dizer que esse design se encaixa perfeitamente em qualquer um dos estilos de interiores. E se você usar cortinas multicamadas ou filamentos para criar um design de janela interessante, um efeito bastante original será lançado. É impossível não mencionar o fato de que a fixação do ilhó das pinturas é fácil de combinar com as cortinas de ganchos comuns.
Por exemplo, a cortina pode ser montada em uma fita especial e fixada na cornija com ganchos, mas cortinas pesadas podem ser feitas nos ilhós ou vice-versa. Essa combinação será muito expressiva e dará à sala um charme especial. Uma combinação semelhante se encaixa perfeitamente no corredor e no quarto.
As características de costura dessa cortina permitem que a parte superior selada, na qual os ilhós estejam diretamente conectados, seja feita de um tecido completamente diferente. Assim, é fácil continuar na cortina o tema de acabamento da parede de trabalho na cozinha ou fazer essa parte da cortina com o mesmo tecido que as almofadas decorativas de sofá ou outros tecidos usados no interior da sala. Tal movimento criará o espaço mais harmonioso.
Outro ponto importante é que, quanto mais próxima a cornija é anexada ao teto, mais alta e mais espaçosa a sala parece, especialmente se forem usadas cortinas feitas de chiffon voador ou organza aérea. A propósito, uma cortina feita com esse material cabe facilmente no quarto e na sala de estar ou de jantar.
Hoje, a opção de decoração de janelas com cortinas com ilhós com fixação em uma caixa é bastante comum, quando não há cornija ou anéis visíveis, e dobras rígidas e uniformes caem do teto. Nesse caso, a decoração da tela pode ser transferida para a parte inferior do produto. Costure ao longo da borda do tecido acetinado para combinar com o material base ou do tecido de contraste para combinar com o teto ou as paredes.
Uma cortina com ilhós também pode ser usada no banheiro como proteção contra respingos de água ao tomar banho ou tomar um banho. Para isso, é necessário escolher um tecido adequado que repelir a água e secar rapidamente.
A originalidade e praticidade de consertar as cortinas serão apreciadas se você aplicá-las na varanda. A leveza e ao mesmo tempo a confiabilidade permitirão que você crie uma área de relaxamento aconchegante em uma casa de campo.
Falando em funcionalidade, não se pode deixar de dizer que, com a ajuda de uma cortina nos grommets, é fácil dividir a sala em zonas. Essa é exatamente a opção de organizar o espaço quando as partições estacionárias são inadequadas. Afinal, se necessário, uma sala dividida em zonas pode ser facilmente ampliada e espaçosa.