Cozinha de 6 metros quadrados. m - design prático e elegante
Para os proprietários russos de instalações de cozinha "Khrushchev", com uma área de 5,75 metros quadrados. há muito que me tornei uma "pedra de tropeço". Mas em muitos apartamentos construídos mais tarde, muitas vezes existem cozinhas com uma área de 6 a 6,5 metros quadrados. Uma sala tão modesta pode entorpecer o proprietário de uma casa particular com uma cozinha espaçosa, mas a maioria de nossos compatriotas sabe que mesmo em uma sala de tamanho modesto, você pode organizar não apenas uma área de trabalho confortável, mas também um segmento para comer. O principal é distribuir racional e eficientemente o espaço útil disponível, para calcular literalmente cada centímetro quadrado. E, é claro, usar técnicas de design para aumentar visualmente o espaço, se você não puder afetar o desempenho físico da sala e expandi-lo.
O layout do conjunto de cozinha é uma prioridade
Uma escolha eficaz do layout de sistemas de armazenamento, eletrodomésticos embutidos e superfícies de trabalho é um dos pontos principais na elaboração de um plano para o reparo de uma pequena sala de cozinha. Afinal, não apenas a aparência da sala, mas também a ergonomia dos processos de trabalho, a facilidade de uso de todos os elementos interiores depende da distribuição racional da cozinha.
Portanto, a escolha do layout do conjunto de móveis dependerá dos seguintes fatores:
- a forma das instalações é um dos principais critérios;
- a localização e o tamanho da janela da porta, a presença de um bloco da varanda ou o acesso ao quintal (no caso da cozinha de uma casa particular);
- a localização dos sistemas de comunicação que não podem ser transferidos;
- a necessidade de uma geladeira no espaço da cozinha (em muitos apartamentos, até pequenos, é possível construir uma geladeira no armário do corredor);
- a capacidade de instalar uma máquina de lavar no banheiro (alguns proprietários precisam instalar esses eletrodomésticos na cozinha);
- a possibilidade de mover a área de jantar para a sala de estar ou a necessidade de organizar um grupo de refeições dentro da cozinha;
- o número de membros da família (crianças pequenas e idosos);
- o número de eletrodomésticos que precisam ser incorporados ao conjunto de móveis, além do fogão ou fogão (micro-ondas, lava-louças, forno).
Layout linear do conjunto de móveis
Um layout linear ou de uma única linha envolve a localização de sistemas de armazenamento e dispositivos internos ao longo de um dos lados mais longos da sala. Se a sala tiver a forma de um retângulo quadrado ou não muito alongado, com esta disposição da cozinha, haverá espaço suficiente para instalar uma ilha ou península, que servirá não apenas como sistema de armazenamento e superfície para integrar a placa ou pia, mas também como local para refeições duas ou três pessoas (dependendo do tamanho e localização).
Layout de canto da cozinha
A disposição em forma de L ou de canto dos móveis de cozinha é universal, pois é adequada para salas de qualquer forma e tamanho. Esse método de instalação de um conjunto de móveis envolve a localização de sistemas de armazenamento e aparelhos embutidos ao longo de uma das longas paredes da sala e a superfície perpendicular a ela. A vantagem do layout é que o lado mais curto do conjunto de móveis pode ser instalado ao longo da parede com a porta, deixando a superfície oposta para acomodar o grupo de refeições.
Se a sala da cozinha com uma área pequena tiver uma forma próxima a um quadrado, mas após a instalação do conjunto de cantos, haverá espaço suficiente para acomodar uma pequena mesa de jantar (geralmente redonda ou oval). Se a sala for muito alongada, você poderá se limitar a um console estreito, montado diretamente na parede e apoiado em apenas um suporte, o que simplifica a localização das pessoas que desejam comer em uma pequena cozinha. Em alguns casos, é possível elevar o peitoril da janela até a altura necessária e transformá-lo em uma mesa estreita para comer.
Arranjo de móveis em forma de U
O layout na forma da letra "P" implica a localização do conjunto da cozinha ao longo de três paredes, deixando apenas a superfície com a porta livre. Se a cozinha tiver uma janela, a camada superior dos armários da cozinha é interrompida ou alterna com prateleiras abertas que podem ser colocadas ao redor da abertura da janela. Esse layout permite criar o número máximo possível de sistemas de armazenamento em uma pequena área da cozinha. Mas, ao mesmo tempo, o espaço livre permanece no centro, o que não é suficiente para criar um grupo de refeições, mas apenas para um movimento confortável entre os vértices do "triângulo de trabalho" - um fogão (fogão), geladeira e pia.
Layout paralelo ou cozinha com duas linhas
A disposição do conjunto da cozinha em duas filas envolve o uso de dois lados compridos da sala. Esse layout é adequado para salas de passagem, cozinhas com varanda ou janela panorâmica. O layout paralelo permite estabelecer mais do que um número suficiente de sistemas de armazenamento, organizar vértices imaginários do "triângulo de trabalho" com um alto nível de ergonomia. Mas para um grupo de jantar, qualquer que seja a modificação, na cozinha com uma área de 6 metros quadrados. eu simplesmente não tenho espaço.
Maneiras eficazes de economizar e aumentar visualmente o espaço
O planejamento de reparos em salas pequenas deve ser abordado com cuidado especial. É necessário desenhar um plano detalhado (em papel ou em um programa especial). Ao mesmo tempo, mesmo na fase de planejamento, é necessário levar em consideração todas as nuances e até ninharias como acessórios de cozinha. Uma descrição detalhada de todos os processos de trabalho ajudará a não perder tempo e dinheiro extra. Lembre-se do conhecido jogo Tetris e comece a medir cuidadosamente os metros quadrados disponíveis e sua configuração no espaço.
Em salas pequenas, é necessário usar todas as oportunidades disponíveis. Portanto, a maioria dos designers recomenda instalar um conjunto de móveis do teto ao chão. Mesmo que, de acordo com o crescimento médio das famílias, o uso de sistemas de armazenamento superior não seja o mais conveniente, você poderá colocar itens domésticos que a família usa com pouca frequência. Com esse arranjo do nível superior, é aconselhável usar apenas tons claros para a execução das fachadas, para que a imagem de uma pequena sala não seja muito monumental, pressionando a psique das famílias.
O principal problema da cozinha com uma pequena área de 6 metros quadrados. m é a falta de espaço livre para a instalação de um grupo de refeições completo. Nesse caso, você deve usar vários truques de design e, é claro, abaixar a barra para o conforto de um lugar para comer. Tampos de mesa dobráveis montados na parede, consoles estreitos em forma de prateleiras com um suporte, mesas compactas dobráveis - uma opção adequada para cada situação específica pode ser encontrada entre soluções prontas nas lojas para organizar a cozinha e solicitar a produção de acordo com tamanhos individuais.
Em salas pequenas, mas multifuncionais, como uma cozinha, a questão do uso efetivo das chamadas "zonas mortas" - cantos - é particularmente aguda. Fabricantes de móveis modernos realizam várias maneiras de organizar armários com espaços de canto para o uso mais prático. Pode ser prateleiras deslizantes, com rotação angular ou circular. As fachadas para esses armários e prateleiras também podem ser feitas de maneiras diferentes, dependendo da conveniência de abrir as portas em uma direção ou outra (portas dobráveis, mecanismos de elevação também podem ser instalados). É melhor investir na fabricação de um fone de ouvido (ou comprar uma solução chave na mão) com dispositivos modernos para facilitar a operação dos sistemas de armazenamento e prolongar sua vida útil.
Paleta de cores para uma pequena cozinha
Cada proprietário de casa com uma pequena cozinha sabe muito bem o que usar em tons claros para decorar e executar as fachadas de uma unidade de cozinha. Eles não apenas ajudam a aumentar visualmente o espaço da sala, ocultam ou embaçam as imperfeições arquitetônicas da sala e sua decoração, mas também criam uma imagem do interior que é fácil para a percepção psicológica. Para tornar ainda mais fácil um conjunto de móveis leves, as portas dos armários de cozinha da camada superior podem ser feitas com inserções de vidro, porque na maioria das vezes os sistemas de armazenamento articulados estão localizados no teto para economizar espaço.
Nos pequenos espaços de cozinha ao seu serviço, uma paleta bastante ampla de tons pastel - do cinza claro ao dourado branqueado. Na maioria das vezes, os designers escolhem um tom pastel para a execução de fachadas de cozinha, e as paredes são feitas em branco. Mas uma combinação inversa também é possível. Não se preocupe com o fato de a sala ser muito vaga, como uma imagem embaçada - não apenas o brilho dos elementos de aço inoxidável e cromo dos eletrodomésticos ajudará a enfatizar a geometria da cozinha, mas também as bancadas escuras, um avental com uma imagem de tamanho médio ou simples, mas mais brilhante. do que a execução na parede.
Muitos proprietários de espaços de cozinha de tamanho modesto, ao escolher uma paleta de cores, temem que um tom leve na decoração e execução das fachadas de um conjunto de móveis invariavelmente leve à criação de uma imagem na qual as associações com um quarto de hospital ou uma sala de operações serão lidas claramente. Mas você pode criar o acento de cores necessário (não necessariamente muito brilhante) em uma pequena sala. O desempenho escuro do piso ajudará não apenas a enfatizar a geometria da sala, a criar uma sensação favorável do “chão sob seus pés”, mas também a criar um foco muito necessário para a nossa visão. Você também pode usar uma cor mais escura ou mais brilhante das bancadas (a escolha do material para sua fabricação não é tão significativa).
A "diluição" de superfícies brancas como a neve pela integração de itens de madeira no interior de maneira favorável não apenas na temperatura de cor da sala, mas também em nossa percepção psicológica da imagem do espaço. O padrão de madeira natural (mesmo que seja feito de material artificial, mas com um alto nível de autenticidade) sempre traz calor e conforto ao interior da cozinha.
Se a camada superior dos armários da cozinha for executada em tom claro e a camada inferior em tom escuro, será possível obter um aumento visual na altura da sala. Não é necessário usar preto radical, basta usar tons de cinza, marrom, azul profundo.
Os designers não recomendam o uso de vários detalhes de cores brilhantes em uma sala pequena, mesmo que a decoração e os móveis básicos sejam feitos em cores vivas. É melhor optar por um objeto brilhante - um grande aparelho doméstico, um armário suspenso ou a fachada da ilha, a execução de uma mesa de jantar ou cadeiras (bancos).
O design brilhante do avental da cozinha pode ser um excelente toque de cor para uma pequena sala de cozinha. Por um lado, a cor do avental ajudará a diluir a paleta de luz do interior e, por outro, enfatizar os limites das camadas superior e inferior dos armários de cozinha. Na maioria das vezes, azulejos ou mosaicos de cerâmica são usados para finalizar o avental. Porém, recentemente, você pode encontrar outros tipos de materiais de acabamento para projetar áreas com alta umidade, temperaturas extremas e possíveis tensões mecânicas - painéis de parede feitos de vidro, acrílico e fibra de vidro.
Se a área da cozinha é de 6 metros quadrados. m faz parte de uma sala combinada, onde também há uma sala de estar e uma sala de jantar, por um lado, os proprietários têm mais opções de planejamento e, por outro, maior responsabilidade pela escolha de soluções de cores para decoração e execução das fachadas do conjunto de móveis. Afinal, é necessário que a área da cozinha não saia do conceito geral de registro do espaço combinado, mas ao mesmo tempo seja zoneada condicionalmente, incluindo números e usando a cor da mobília. E, neste caso, a escolha do esquema de cores é amplamente influenciada pela escala da sala, pelo número e tamanho das janelas (nível de iluminação natural) e pelas decisões de cores que foram tomadas para fornecer a área de descanso e o segmento de refeições (se houver).