Projeto de um apartamento muito pequeno ou "impossível é possível"
Atualmente, os preços dos apartamentos no centro das megacidades são altíssimos. Portanto, muitas vezes quem compra moradias em áreas populares encontra um dos problemas mais prementes - como organizar todas as áreas funcionais necessárias para a vida em vários metros quadrados. Muitos de nossos compatriotas enfrentam tarefas semelhantes em apartamentos construídos no século passado. Esperamos que o exemplo do uso racional e ergonômico do espaço útil no próximo projeto de design ajude ambos. Colocar uma sala, quarto, cozinha e banheiro em uma pequena sala sem esquecer os sistemas de armazenamento e a possibilidade de livre circulação pelo apartamento não é fácil, mas é possível. Vamos dar uma olhada em técnicas de design que podem nos ajudar com isso.
A varanda de uma casa bastante respeitável em uma área elegante promete quartos espaçosos atrás de uma porta contrastantemente escura de uma fachada branca como a neve. Mas os proprietários da habitação em questão tinham apenas um pequeno espaço de vários metros quadrados.
Todas as áreas funcionais a poucos metros quadrados
Entrando nos pequenos apartamentos, nos encontramos simultaneamente no corredor, cozinha, sala de estar, quarto e boudoir, apenas um pequeno canto do banheiro é uma sala separada.
Todo o espaço de um pequeno apartamento é feito em tons de branco como a neve. O acabamento em tom branco permite expandir visualmente o espaço e criar uma atmosfera de luz. Elementos cinza-escuros de móveis e decoração permitem criar detalhes que enfatizam a brancura do espaço e linhas claras de estruturas.
O cais está em uma determinada elevação. O fato é que a cama está equipada com um mecanismo de elevação e, quando não é necessária, sobe até o teto, abrindo espaço para a área macia da sala de estar.
O design têxtil do beliche, com a ajuda do tecido aveludado, agradável ao toque, possibilitou trazer notas de conforto, relaxamento e aconchego ao interior de um pequeno espaço. Almofadas decorativas com uma impressão brilhante não apenas diversificam a paleta de cores da área de dormir, mas também trazem uma atitude positiva à imagem de toda a sala.
A área de dormir e descanso possui um sistema de luz de fundo individual. Além do conjunto principal de dispositivos de iluminação, pequenas luminárias de parede são montadas perto da cama para leitura na cama e preparação para a cama.
O nicho raso acima da cama tornou-se um sistema de armazenamento aberto para um conjunto de belas canecas. Os utensílios domésticos funcionais tornam-se elementos decorativos.
Em frente à área de dormir (que também pode ser uma sala de estar), há uma área de estar ao lado da janela. Os assentos confortáveis não ocupam muito espaço, mas ao mesmo tempo realizam várias funções - servem não apenas como assentos, mas também como sistemas de armazenamento. Há tampas sob os assentos macios, abrindo as quais na frente dos proprietários existem espaçosas caixas de armazenamento.
Almofadas confortáveis e almofadas decorativas brilhantes não apenas proporcionam uma colocação conveniente pela janela, mas também acrescentam uma decoração ao espaço, tornando-o mais brilhante e interessante.
Graças a várias janelas e acabamento branco como a neve, a sala tem um visual fresco e leve. Mas para o escuro, é necessário um sistema de luz de fundo. As luzes pendentes com cortinas de vidro transparentes não apenas fornecem o nível de iluminação necessário do espaço, mas também atuam como elementos decorativos.
A parede, que faz parte do design do banheiro, tornou-se um suporte para a penteadeira com gavetas e espelhos. Essa área funcional requeria muito pouco espaço útil de um apartamento modesto.
Quando o mecanismo da cama sobe até o teto, é criado espaço para a área de estar macia da sala de estar. Um pequeno sofá de framboesa brilhante e arredondado e um pufe espaçoso combinavam com ele, formando uma aliança orgânica. Esta pequena zona macia, juntamente com os assentos da janela, pode acomodar várias pessoas - você pode receber convidados em um pequeno apartamento.
Se falarmos sobre a recepção de hóspedes em um pequeno espaço de um apartamento na cidade, uma pequena área de cozinha pode ser escondida dos olhos dos visitantes usando persianas. As persianas de metal brancas como a neve fecham firmemente o armário embutido, que é uma gama completa de elementos de cozinha - de sistemas de armazenamento a eletrodomésticos.
O segmento de cozinhas é equipado em termos de ergonomia e praticidade, dos quais apenas um conjunto de cozinha tão pequeno pode ser capaz. Sistemas de armazenamento rasos com fachadas brancas como a neve, um forno, uma placa, uma superfície de corte e uma pequena pia compunham todo o complexo da base da cozinha para cozinhar e armazenar os utensílios necessários e outros utensílios.
Em um espaço tão pequeno da zona da cozinha, foi possível cumprir uma das regras mais importantes de ergonomia e segurança, segundo as quais a distância entre o fogão a gás ou a placa e a pia deve ser de pelo menos 30 a 40 cm.
O avental da cozinha em um pequeno armário é feito com painéis de parede de plástico azul suave. Essa face parece atraente e é simples e despretensiosa ao sair.
Na entrada do apartamento, no lado direito, existem sistemas de armazenamento embutidos e, à esquerda, um banheiro em miniatura. A presença de uma janela e portas de vidro na entrada da sala utilitária e do chuveiro permitiu remover a questão de um confortável estado psicológico quando em um espaço tão pequeno.
Apesar do tamanho bastante modesto, foi possível colocar no banheiro todos os objetos necessários para os procedimentos higiênico-higiênicos - uma cabine de chuveiro, um vaso sanitário e pias. Graças ao acabamento branco como a neve e ao uso de superfícies de vidro, o espaço utilitário parece mais espaçoso do que realmente é.
A presença de uma janela no banheiro desempenhou um papel importante. Pode-se abrir uma janela e pendurar um sistema de armazenamento com uma porta de espelho acima da pia, mas um pequeno espaço perderia a fonte de luz natural.
Um banheiro em balanço com um tanque escondido atrás do painel, prateleiras rasas embutidas para armazenamento, uma pia retangular incrivelmente estreita, um arranjo ergonômico da torneira, uma cabine de chuveiro de tamanho modesto - tudo neste pequeno espaço utilitário é organizado para o uso mais prático de metros quadrados.
Elementos adicionais, decoração e iluminação de um pequeno apartamento
Hoje em dia, o mercado de reformas domésticas está cheio de modelos de luminárias, encanamentos, vários acessórios e outros elementos interiores adicionais que não parecerão organicamente facilmente em salas pequenas, mas também ajudarão a economizar o consumo de vários recursos, tornar sua casa mais atraente e economizar espaço.