Cozinha de estilo rococó: interiores de luxo do palácio na foto
Conteúdo:
- História de ocorrência
- Recursos da cozinha
- Jóias e tecidos
- Móveis
Algumas pessoas pensam que o estilo rococó é o estágio final ou mais alto do barroco. O julgamento é errôneo, uma vez que o Rococó foi criado em oposição à cosmovisão barroca e também representou um mundo completamente separado de formas e ornamentos. No entanto, essa tendência representa incondicionalmente uma combinação de luxo e pompa. Se você deseja criar uma cozinha em estilo rococó, não deixe de entender por si mesmo as principais características desse movimento retrô.
História em estilo rococó
A direção do rococó, que era ao mesmo tempo estilo e abordagem criativa, nasceu como resultado do fato de as pessoas estarem cansadas não tanto da estética barroca, mas também do número de valores e fenômenos incorporados por elas. Rococó apareceu na França no final do reinado de Luís XIV. O rei do sol transformou seu pátio em um enorme teatro, no qual os cortesãos atuavam como atores, e o interior representativo de Versalhes era o cenário. Quando o domínio desse monarca absolutista começou a desmoronar, e o interior pomposo do palácio real foi desgastado por seu brilho severo, os artistas e os cortesãos procuraram encontrar uma nova estrutura estética.
O Regency de Orleans Philip tornou-se um impulso criativo, que, após a morte de Luís XIV, assumiu o comando da França por oito anos. Então a propriedade mudou-se para Paris, o que causou um grande movimento entre fabricantes de móveis e decoradores. A nova moda já estava se desenvolvendo durante o reinado do próximo monarca, então o rococó francês é conhecido como o estilo de Luís XV.
O nome Rococó deriva de um ornamento chamado rocaille - um motivo decorativo assimétrico que, devido à curva curva e à borda irregular, se assemelha a uma juba de ondas do mar. Rocaille foi usado como elemento decorativo, mas também foi observado nos padrões de pernas de móveis, formas de painéis, acessórios, etc.
Características da cozinha em estilo rococó: fotos de interiores modernos
O interior em estilo rococó é caracterizado por um caráter casual, pelo menos no cenário barroco. As unidades arquitetônicas (pilastras, colunas ou arcadas ao redor das paredes), que antes eram usadas em salas representativas não apenas de palácios, mas também de mansões ricas e casas de burgueses, deram lugar a placas de gesso, às vezes de forma irregular.
Os designers de estilo rococó também usam avidamente gesso, às vezes pintado ou dourado. As paredes são frequentemente pintadas em tons pastel em combinação com o branco, cobertas com tecidos com padrões florais ou coladas com papel de parede semelhante.
Design de cozinha em estilo rococó: decorações e tecidos
O estilo rococó também usa painéis caixotados, às vezes com tapeçarias elegantes no topo. Essas tapeçarias geralmente retratam cenas de gênero no estilo rococó: entretenimento no parque, reuniões no jardim e outras brincadeiras na quadra. Uma excelente solução seria a imagem de hortaliças e animais. Geralmente usado em interiores barrocos são motivos florais, como grinaldas, guirlandas ou buquês em vasos. Um elemento de decoração de interiores, incluindo móveis, você pode escolher um estilo oriental, por exemplo, ornamentos chineses.
Os interiores em estilo rococó são caracterizados pelo enfraquecimento da atração pela simetria. O cuidado com a harmonia e o equilíbrio da composição foi realizado, mas acordos rígidos e rigorosos como um todo foram evitados. Os principais elementos do design de interiores são colocados regularmente, com belos móveis localizados mais livremente. Preocupação com a elegância empreendida, aparência sofisticada encontrada. Rococó como uma atitude criativa é notada não apenas na decoração de interiores, mas também na funcionalidade.
Móveis de cozinha estilo rococó
O estilo rococó influenciou significativamente a aparência dos móveis. Os projetos são caracterizados por uma forma integrada na qual elementos individuais, por exemplo, uma cômoda com pernas, uma frente de móveis com lados são combinados em um único todo. A estrutura visível dos móveis é considerada um sinal de obstrução.
Folheados atraentes são geralmente usados como material para fazer móveis rococós. Nas versões mais caras:
- jacarandá;
- mogno;
- ébano ou rosa.
Parece ser bom:
- carvalho;
- uma noz;
- ameixa;
- Cereja
Espécies diferentes são frequentemente combinadas para criar arranjos eficazes. Ao mesmo tempo, itens em estilo rococó decorados com esculturas, como mesas e cadeiras, são populares. Os móveis desse período costumam ter linhas onduladas e motivos florais.
O ornamento rococó também retornou no final do século XIX em um estilo eclético, mas, em regra, em vez de planos convexos-côncavos, foi combinado com planos retos suplementados apenas por uma linha ondulada do padrão. Um exemplo são armários ecléticos alemães ou móveis sólidos cúbicos.
Onde você pode encontrar móveis rococó? Não deixe de visitar os mercados de pulgas, onde você pode facilmente encontrar armários, cadeiras, mesas ou acessórios decorativos cheios do luxo do passado. Hoje, há um grande número de fabricantes de móveis e costureiras que concordam em realizar alguma de sua imaginação. Se você deseja equipar uma cozinha em estilo rococó, não é difícil, mas lembre-se de que é melhor usar materiais caros e observar o conceito geral para que o interior pareça realmente rico. Confira os exemplos de design na galeria de fotos para obter algumas idéias úteis.