Cistite em mulheres - sintomas, tratamento, dieta

A cistite é uma doença que ocorre na urologia. A cistite é caracterizada por um extenso processo inflamatório da mucosa da bexiga. Primeiro, considerarei os sinais e sintomas da cistite nas mulheres, depois os métodos populares e médicos de tratamento em casa.

As meninas são muito mais propensas a experimentar cistite do que os homens. A anatomia do sistema geniturinário feminino é responsável. As meninas têm um canal de micção mais amplo e mais curto, o que facilita a movimentação de agentes infecciosos. Normalmente, a cistite aparece em mulheres com idades entre vinte e quarenta anos.

Na cistite aguda em mulheres, os sintomas são caracterizados por um quadro vívido. Quando a doença se torna crônica, os sintomas são menos pronunciados e o processo inflamatório não é tão perceptível. É necessário tratar a cistite.

Os primeiros sintomas da cistite

  • Desejo frequente. O desejo de espiar dentro do banheiro aparece em intervalos de quinze minutos.
  • A micção é dolorosa, acompanhada de dor e queimação. Essas sensações são amplificadas no final do débito urinário.
  • Dor na região pubiana. A dor se manifesta ou ao usar o banheiro.
  • A urina perde sua transparência e adquire um cheiro desagradável. Às vezes, coágulos purulentos e sangue estão presentes nele.
  • Depois de visitar o banheiro, há uma sensação de que a bexiga não está completamente vazia.

Se a cistite de uma mulher for grave, podem aparecer sintomas gerais - calafrios, fraqueza, febre, vômito, náusea. Um curso prolongado da doença sem tratamento pode levar ao aparecimento de enurese - incontinência urinária.

Causas de cistite em mulheres

As mulheres são mais propensas a encontrar a doença devido ao design especial da uretra. No caso de cistite infecciosa, a causa da aparência é Escherichia coli. Muitas vezes, os agentes causadores da doença são estreptococos, clamídia, enterococos ou fungos.

Observo que existem outras causas de cistite que não têm nada a ver com bactérias. É sobre eles que eu direi.

  1. Infecções. A constipação, doenças ginecológicas avançadas, falta de higiene permitem que a infecção vaze livremente na bexiga, o que causa cistite.
  2. Hipotermia corporal. Às vezes, para o aparecimento de sintomas de cistite, basta sentar-se em uma superfície fria por vários minutos.
  3. Trabalho sedentário. Se uma garota senta no trabalho regularmente e por muito tempo, isso pode levar à circulação sanguínea prejudicada nas paredes da bexiga.
  4. Dieta errada. Alimentos gordurosos, picantes e salgados podem provocar cistite.
  5. Doenças inflamatórias crônicas. A cistite pode até ocorrer devido a cárie, quando uma infecção com sangue atinge a bexiga.
  6. Micção incorreta. As meninas devem ir ao banheiro o mais rápido possível, tentando não atrasar a micção. Caso contrário, a infecção é muito mais fácil de vazar para a bexiga.
  7. Relações sexuais. Nas relações sexuais, a saída do canal de micção sofre fricção contínua. Geralmente, os sintomas da doença aparecem várias horas após um relacionamento íntimo.
  8. Outras razões. Os fatores desencadeantes da cistite incluem relações sexuais promíscuas, depressão crônica, imunidade enfraquecida, diabetes mellitus, menopausa e metabolismo comprometido.

Há cistite intersticial, uma doença crônica grave que ocorre com distúrbios no sistema imunológico. Com esta doença, a infecção afeta a membrana mucosa e os músculos da bexiga.

Tratamento de cistite em casa

Geralmente, as meninas desenvolvem cistite na adolescência. Em busca da moda e da beleza, mesmo no meio do inverno, usam saias curtas, meias finas e roupas leves. Com o tempo, a cistite se torna crônica.

É necessário tratar a cistite em tempo hábil com um médico, caso contrário consequências desagradáveis ​​podem ultrapassar:

  • Exacerbação de cistite, o aparecimento de sintomas agudos.
  • Danos nos rins de natureza infecciosa.
  • Danos à membrana mucosa e parede muscular da bexiga.
  • Alterações irreversíveis da bexiga.
  • O aparecimento de hematúria - sangue é detectado na urina. Isto é devido a danos nos rins e processos inflamatórios na bexiga.

Tendo iniciado o tratamento oportuno e correto da cistite, as complicações acima podem ser evitadas. A terapia adequada se resume a um tratamento abrangente com medicamentos prescritos pelo médico assistente e prevenção.

Instalações médicas

Cistite aguda refere-se a casos isolados da doença que não foram liberados. Para tratamento rápido, eles usam dispositivos médicos, receitas populares, medidas preventivas.

A primeira etapa é preparatória

Adira ao repouso, aumente a quantidade de líquido consumido, abandone completamente o álcool e ajuste a nutrição.

A segunda etapa é o tratamento antibacteriano

  1. Medicamentos antibacterianos prescritos pelo seu médico. No auge da popularidade, cursos eficazes de curto prazo, mas potentes, de tomar pílulas. Os médicos prescrevem pó Monural, Nolitsin, Biseptol. Para aumentar o efeito, são recomendadas infusões de ervas.
  2. Drogas antifúngicas, se necessário, são combinadas com antibióticos. A lista de tais medicamentos Nistatina e Mikonorm. Apenas um médico os prescreve.
  3. Se houver um desenvolvimento ativo de processos infecciosos, o ginecologista pode escolher uma estratégia diferente, que envolve tomar antibióticos de uma nova geração de ação extensa. Entre eles estão os comprimidos Norfloxacina, Doxiciclina, Cefalexina.

A terceira etapa é a conclusão do tratamento

A etapa final envolve o tratamento com procedimentos térmicos. Além de usar roupas quentes e beber bebidas quentes, recomenda-se tomar banhos quentes de natureza sedentária com a adição de camomila ou erva de São João.

Os medicamentos listados acima são realmente eficazes no combate à cistite. Para acelerar a recuperação, recomenda-se que sejam combinadas com receitas populares. Falaremos mais sobre eles.

Remédios populares

Um sinal para iniciar o tratamento da cistite com remédios populares são sintomas leves, indicando o desenvolvimento da doença. É possível lidar com uma forma leve de cistite por conta própria, mas na ausência da dor intensa de uma mulher e da impureza do sangue na urina. Caso contrário, não deixe de consultar um médico. O médico prescreverá um medicamento após o exame.

  • Banhos com camomila. Eles têm um efeito anti-inflamatório e eliminam os sintomas que apareceram. Para preparar o banho, você precisa preparar uma camomila, insistir por duas horas, coar e despejar no banho. Tome um banho de camomila por meia hora.
  • Suco de cranberry. Os sintomas leves da cistite ajudarão a suprimir algumas xícaras de suco de cranberry natural. O suco da loja não é adequado, pois carece de oligoelementos para combater os patógenos que causam a patologia. Se você não conseguir encontrar cranberries frescos, obtenha um extrato de cranberry focado no tratamento de cistite em uma farmácia.
  • Decocções de ervas. Preparações de ervas prontas são vendidas em farmácias, mas você pode fazê-las. Para uma decocção, é adequado o eucalipto, a erva de São João, a hortelã, a camomila, a rabo de cavalo e as sementes de linho. As ervas listadas são caracterizadas por ação antimicrobiana e aliviam a inflamação.
  • Abandono temporário da intimidade. Com a cistite, a relação sexual deve ser evitada, pois as bactérias podem ser transmitidas a um parceiro. Se o corpo estiver propenso a cistite crônica ou se houver a chance de emprestar bactérias de um amante, imediatamente após a proximidade, você precisará urinar.
  • Douching. O método envolve lavar a vagina com uma mistura líquida. Muitas mulheres que usam esse remédio popular combatem a cistite e tratam aftas. Dissolva 5 gotas de óleo de tea tree em dois litros de água fervida, despeje o cravo e o alho picado.

É necessário tratar a cistite de forma abrangente, caso contrário, a doença assumirá uma forma crônica, caracterizada por recidivas frequentes. Se a doença aparecer com freqüência, você definitivamente deve ir à clínica.

Dieta para cistite

Se você costuma visitar o banheiro e uma sensação de queimação aparece no abdome inferior, é provável que você pegue cistite. Para aliviar a condição, eles tomam pílulas, usam remédios populares e seguem uma dieta. Se durante o período da doença recusar alimentos que irritam a bexiga inflamada, isso acelerará a recuperação.

A dieta para cistite tem um efeito anti-séptico e diurético no corpo da menina, o que é importante para o combate às bactérias que causaram a doença.

  1. Durante o dia, faça três refeições completas e alguns lanches. O sistema urinário é mais ativo no início do dia, portanto, a parcela combinada de café da manhã e almoço deve ser de 75% da refeição diária.
  2. A dieta de uma mulher com cistite deve consistir em produtos naturais leves.
  3. Beba bastante líquido para lavar o sistema urinário. Água adequada, bebidas de frutas, compota de frutas e bagas, infusão de ervas, chá fraco. É permitido beber sucos naturais, exceto tomate.
  4. Introduzir produtos diuréticos na dieta - cenoura, abobrinha, melancia, espinafre, pepino. Se a condição melhorar, você pode comer iogurte caseiro, queijo cottage, peixe, carne magra. Com cistite, sopas alimentares, cereais na água, purê de batatas é permitido.

O que você não pode comer com cistite

Não faz mal abandonar produtos comprados com conservantes, corantes e outros aditivos. A química é perigosa mesmo para uma pessoa saudável, o que podemos dizer sobre o corpo feminino, enfraquecido pela cistite. Em vez de açúcar, é melhor usar mel, que tem um efeito benéfico no órgão inflamado.

Bebidas

  • Chá forte
  • Bebidas alcoólicas
  • Café

Pratos

  • Azedo
  • Frito
  • Gorduroso
  • Sharp
  • Pickles
  • Cogumelos, peixe, caldos à base de carne

Molhos

  • Ketchup
  • Maionese
  • Molhos quentes

Frutas e vegetais

  • Tomates
  • Alho
  • Bagas ácidas
  • Couve-flor
  • Ray
  • Rabanete

Após uma vitória completa sobre a cistite aguda, a mulher pode retornar gradualmente à dieta original. A cistite crônica requer uma dieta rigorosa por um longo tempo, caso contrário, não funcionará para evitar a exacerbação da doença.

Tratamento de cistite durante a gravidez

Um fator adicional que aumenta o risco de cistite é a gravidez. Segundo as estatísticas, a doença aparece em 7% das mulheres em posição. Portanto, o tratamento da cistite durante a gravidez traz muitos problemas adicionais em um período difícil.

Durante a gravidez, a luta contra a doença deve estar sob a orientação de um médico. Ao mesmo tempo, há certas coisas que uma mulher é capaz de cuidar de si mesma. É sobre nutrição. Beba mais água, exclua refrigerantes, carnes defumadas, guloseimas picantes, café, chocolate, açúcar, doces, frutas cítricas.

Preparações médicas

O uso de medicamentos durante a gravidez tem certas características. A escolha dos medicamentos é limitada devido aos efeitos colaterais. Também afeta a duração da gravidez. A terapia é realizada sob a supervisão constante dos médicos.

  • Para combater a doença, são utilizados antimicrobianos, por exemplo, o antibiótico Fosfomicina. Após um teste de cultura de urina, o médico determina a sensibilidade das bactérias à droga e ajusta o tratamento.
  • Durante a gravidez, as instilações são amplamente utilizadas. A técnica de instilação envolve a injeção do medicamento na bexiga. A principal vantagem desse método é que menos droga entra na corrente sanguínea, o que reduz a probabilidade de efeitos colaterais.
  • A droga "Kanefron N". Consiste em extratos de centaury, lovage e alecrim. Tem um efeito anti-inflamatório, anti-séptico e diurético no corpo de uma menina grávida. Aumenta a eficácia da terapia tradicional. Tome como indicado por um médico.

Métodos alternativos de tratamento

É dada especial atenção ao uso de remédios fitoterápicos, cujo papel na terapia é difícil de superestimar. O uso de ervas deve ser monitorado por um médico.

  • Suco de cranberry Os resultados dos estudos mostraram que o suco de cranberry ajuda perfeitamente no tratamento da doença, inibindo o crescimento de bactérias e aumentando a concentração de ácido hipúrico no organismo. Você precisa beber apenas suco fresco, feito com suas próprias mãos. Para o tratamento, mirtilos e mirtilos também são adequados.
  • Folhas de bétula e extrato de dente de leão. Um diurético maravilhoso.
  • Althea raiz. Impede o crescimento de microorganismos e acelera a limpeza do órgão afetado. Recomenda-se beber um litro de chá feito de raiz seca por dia.
  • Bearberry. A infusão preparada a partir de bagas de uva-ursina tem um efeito diurético e é um excelente anti-séptico. Se a planta for usada simultaneamente com orelhas de urso, o efeito será intensificado.

Concluindo, acrescento que, na ausência de tratamento, a cistite se torna crônica.

Vídeo sobre o tratamento da cistite de Elena Malysheva

Medidas preventivas ajudarão a prevenir a cistite. Para fazer isso, basta não relaxar, beber bastante líquido, sentar-se o menos possível, visitar regularmente o banheiro, tratar doenças crônicas em tempo hábil, proteger-se durante as relações sexuais e observar a higiene.

Deixe O Seu Comentário