Sintomas e sinais de gripe aviária em humanos
A gripe aviária é uma doença infecciosa perigosa em aves causada por vírus. A maior parte dos vírus não pode infectar os seres humanos, exceto a cepa do vírus da influenza aviária H5N1, quando sintomas e sinais da doença começam a aparecer nos seres humanos.
Nos seres humanos, a gripe H5N1 é extremamente agressiva. A condição geral está se deteriorando rapidamente, a situação é agravada por uma alta probabilidade de morte. Este tipo de vírus foi pouco estudado, o que o torna incrivelmente perigoso.
O período de incubação é bastante longo. Geralmente não excede uma semana, embora os cientistas tenham registrado casos de incubação de 17 dias.
Um médico qualificado detectará a gripe aviária em humanos de várias maneiras.
- Alta temperatura - 38 graus ou mais.
- A presença de sintomas semelhantes aos da gripe característicos da gripe "humana" tradicional.
- Diarréia, vômito, dor no abdômen, peito e músculos, sangramento do nariz e gengivas.
- No estágio inicial, podem aparecer sinais de danos no trato respiratório.
- Dois dias após a doença, o paciente tem dificuldade em respirar e "sons borbulhantes" aparecem. Nesse caso, a voz fica rouca.
- Ao tossir, o escarro é liberado contendo uma mistura de sangue.
Os principais portadores do microrganismo patogênico da ave, em contato com o qual há uma infecção humana. Os animais às vezes carregam o vírus. O vírus pode ser transmitido por gotículas no ar, como a gripe suína H1N1. Microrganismos maliciosos penetram livremente nos olhos e no sistema respiratório.
É possível ser infectado comendo carne de galinhas infectadas? Segundo os cientistas, sob a influência da alta temperatura, o patógeno morre. Portanto, a probabilidade de infecção é insignificante. Quanto aos ovos crus, nenhum caso da doença foi encontrado após o uso, no entanto, não vale o risco. É melhor comer ovos cozidos.
Como tratar a gripe aviária em adultos e crianças
O diagnóstico oportuno, juntamente com a terapia correta, desempenha um papel enorme na recuperação.
O médico fará um diagnóstico terrível somente após a entrevista com o paciente, um exame completo e uma análise detalhada dos resultados dos exames laboratoriais. A estratégia da gripe aviária é determinada por quais órgãos internos são afetados. O tratamento para adultos e crianças é o mesmo.
- Uma pessoa doente é colocada em uma ala de isolamento. Ele recebe pratos pessoais, roupas, roupas de cama e produtos de higiene. Em contato com o paciente, são utilizados equipamentos de proteção individual, roupão de banho, luvas e atadura de gaze.
- Os resultados de estudos mostraram que medicamentos projetados para tratar outros tipos de gripe são adequados para o controle da doença.
- Um inibidor da neuraminidase é o medicamento mais comum contra a gripe aviária. A duração do tratamento e dosagem são prescritos pelo médico.
- No estágio inicial, medicamentos antivirais como o Tamiflu são administrados ao paciente. O Tamiflu demonstrou ser eficaz durante epidemias passadas.
- Um medicamento menos eficaz é o Arbidol. No estágio inicial da doença, recomenda-se dobrar a dose, o que proporcionará o efeito antiviral final.
- Com febre, é habitual diminuir a temperatura com Paracetamol, Efferalgan ou Ibuprofeno. Os medicamentos que contêm interferão, Laferobion ou Laferon, ajudarão a fortalecer a imunidade.
- Aspirina e antibióticos são perigosos na gripe aviária. Em particular, a aspirina tem um efeito ruim na coagulabilidade do sangue, e os antibióticos prejudicam os órgãos internos, permanecendo completamente inofensivos ao vírus, que está profundamente escondido nas células.
Em 70% dos casos, a luta termina com a morte de pacientes. As pessoas que conseguiram prevalecer sobre o vírus não ganham imunidade. Portanto, com o próximo contato com aves infectadas, a doença pode reaparecer.
Se você suspeitar de gripe aviária, não deve ser tratado sozinho, apenas hospitalizações urgentes ajudarão. Remédios populares contra a gripe aviária não existem.
Prevenção: como não contrair a gripe aviária
Na parte final do artigo, discutirei a prevenção de uma doença tão terrível como a gripe aviária. A vacina contra a doença ainda não foi desenvolvida (2016). Cientistas europeus, chineses, russos e americanos estão tentando criar uma cura, mas sem sucesso.
- Não permita que crianças brinquem com pássaros. Os adultos não são recomendados para tocar em pássaros mortos.
- Se um pássaro morto for encontrado no quintal, ele deverá ser enterrado. Durante o procedimento, use um respirador, troque de roupa e tome um banho.
- Guarde os ovos e a carne de aves em uma geladeira separadamente de outros produtos.
- Se não for possível evitar o contato com aves doentes, e após o aparecimento dos sintomas listados no início do material, consulte imediatamente um médico.
Casos de gripe aviária são raros. Isso ocorre porque o vírus é transmitido de aves infectadas. Se a infecção começar a se espalhar entre as pessoas, o prognóstico epidemiológico se tornará desfavorável. Espero que isso não aconteça.