A beleza magnífica do pelargonium ampelous - que tipo de planta é e o que precisa de cuidados?

Pelargonium ampélico é uma cultura decorativa caracterizada por floração brilhante, longa e abundante.

O número de fãs dela está aumentando de ano para ano. A variedade de cores e formas de flores e folhas é impressionante.

Adorna o interior de casas, apartamentos, varandas e terraços. Também é usado ativamente no projeto da paisagem para jardins suspensos com flores brilhantes.

Descrição botânica e história da hera do gerânio

Pelargonium ampélico, ou hera gerânio, pertence à família do gerânio. A África do Sul é considerada sua terra natal, então a flor pertence a plantas termofílicas e tolera a falta de umidade. A flor apareceu pela primeira vez na Holanda no século XVI.

Na Europa, o pelargonium apareceu nos séculos 17-18. Mas essa flor era considerada uma exótica africana e, nos séculos 18 e 19, o pelargonium se tornou uma das culturas decorativas mais populares. O custo das sementes é de 140 a 150 rublos.

Características desta série

O palargonium de Ampel tem uma grande variedade de cores. As flores podem ser:

  • branco
  • lilás;
  • rosa (sobre variedades varietais de pelargonium rosa, leia aqui);
  • escarlate;
  • vermelho

A aparência das flores se assemelha a peônias. As folhas são lisas, o comprimento dos galhos é de 70 a 90 cm, e a peculiaridade da planta é a floração a longo prazo e a facilidade de propagação. As primeiras flores podem ser observadas já no início da primavera e a floração dura até o final do outono.

Além da floração prolongada, a planta difere em flores volumosas de uma forma interessante. Além da beleza externa, o pelargonium ampeloso é incrivelmente resistente.

Espécies comuns

Pelargonium ampélico é uma planta para pendurar jardins. Possui tiros flexíveis que podem enrolar ou travar lindamente. As espécies ampelosas desta cultura ornamental incluem o cone de pelargonium.

Sua terra natal é a África do Sul, onde, em condições naturais, cascata das encostas das colinas. O comprimento dos brotos atinge 90 cm.

Para uma nota. A peculiaridade da variedade está nas folhas que têm uma superfície brilhante e não são cobertas com cotão, como em um parente zonal.

As folhas são de cinco lóbulos, inteiras e carnudas. Sua largura atinge 3-6 cm.

As flores desta cultura decorativa são em forma de cacto e em forma de estrela. Eles estão concentrados em pedúnculos longos e coletados em inflorescências de guarda-chuva, cujo diâmetro é de 8 cm e há 30 flores na inflorescência.

O tempo de floração de cada um é de 5-6 dias. As flores podem ser simples e duplas (cerca de pelargonium duplo pode ser encontrado aqui). A paleta de cores é ampla, inclui os seguintes tons:

  1. branco
  2. rosa
  3. magenta;
  4. lilás.

As flores podem ser de dois tons, com uma borda, traços, manchas.

Foto

Abaixo, você pode encontrar fotos das cores do pelargonium ampelous.





Regras de desembarque

Para que a planta floresça por um longo tempo, não seja afetada por pragas e doenças, Realizar atividades de desembarque, levando em consideração as seguintes recomendações:

  1. Para plantar ampel pelargonium, use cestos, vasos de flores, caixas de varanda.
  2. Como a planta é fotofílica, deve ser colocada nas fachadas ensolaradas das casas. Então eles ficarão lindos e orgânicos.
  3. Realize atividades de plantio na primavera ou no início do outono.
  4. Plante mudas em uma caixa de janela em uma linha. Manter uma distância de 15 cm entre as plantas.
  5. Regue regularmente as mudas jovens e aplique fertilizantes minerais em pequenas porções.

Crescendo e cuidando de uma flor em casa

Iluminação e localização

Para esta planta, é necessário escolher um local iluminado, que nem sempre é possível encontrar em apartamentos modernos. O ideal é instalar vasos de flores no peitoril da janela, cujas janelas estão voltadas para o sul.

Requisitos do solo

Pelargonium ampélico faz exigências modestas no solo. É necessário preparar um substrato nutritivo e solto, com uma pequena adição de argila. Para preparar a mistura do solo, tome em proporções iguais os seguintes componentes:

  • turfa;
  • areia;
  • relva;
  • terra de folha.

Rega

Para uma floração longa e abundante, o pelargonium ampélico deve ser adequadamente regado. Esta flor responde positivamente à boa umidade, mas não tolera o alagamento do solo.

Importante! Regue o solo não antes de aparecer uma crosta seca. A umidificação é realizada 2 vezes por semana, usando água sedimentada à temperatura ambiente.

Aplicação de fertilizantes

Alimentar a planta durante a floração (de março a agosto) será a cada semana. Use fertilizantes minerais complexos de baixa concentração. O pelargonium responde positivamente ao molho preparado em casa:

  • Açúcar 40 g de açúcar por 1 litro de água.
  • Ash Esta é uma fonte de potássio, importante para o pelargonium durante a floração. Ele também contém cálcio, zinco, ferro e magnésio, em uma forma facilmente acessível à planta (20 g por 1 litro de água).
  • Casca de ovo. É adicionado ao chão. Esta é uma excelente fonte de cálcio, pode ser usada como drenagem.

Poda

Com a poda, a planta parece mais atraente. Mas seu principal objetivo é tornar a flor saudável. O corte é recomendado no outono. Neste momento, a planta cai gradualmente em um estado inativo.

Folhagem magnífica não permitirá que ele relaxe e ganhe força no inverno. A poda para o inverno é profunda, você só precisa deixar a parte aérea que contenha não mais que 7 folhas. Remova as hastes que cresceram dos seios da folha.

As hastes que saíram da raiz devem ser mantidas intocadas. Corte as partes da coroa que crescem das raízes se elas secarem e não servirem mais como decoração da planta.

Como formar um arbusto de pelargonium ampeloso (gerânio):

Doenças e Pragas Comuns

Todas as doenças do pelargonium podem ser divididas em 2 grandes grupos: infecciosos e não infecciosos. O segundo tipo de doença se desenvolve em um contexto de violação das regras de cuidados e processo metabólico da cultura:

  1. hipotermia;
  2. edema;
  3. deficiência ou excesso de oligoelementos;
  4. reação a produtos químicos.

As doenças infecciosas se formam no contexto de fungos, bactérias e vírus:

  • podridão;
  • manchar;
  • ferrugem;
  • oídio;
  • perna preta.

O perigo dessas doenças é que elas são facilmente transmitidas de uma flor para outra. Se uma infecção for detectada, medidas de quarentena devem ser tomadas com urgência. Isso evitará infecções e epidemias.

Pragas raramente atacam o pelargonium. Na maioria das vezes, é uma mosca branca, pulgão, farináceo e raiz escarlate. No verão, o pelargonium é atacado por lagartas.

Recursos de propagação

Caminho da semente

Ao escolher este método de propagação, o pelargonium é mais resistente a doenças, mais endurecido e resistente a correntes de ar, saltos de temperatura. Os seguintes recursos são característicos:

  1. A semeadura é realizada na segunda metade do inverno. Para fazer isso, pré-desinfete e umedeça o solo no qual plantar o material de plantio.
  2. Polvilhe as sementes com uma fina camada de terra, umedeça a superfície um pouco.
  3. A pistola de pulverização é adequada para regar. Ele não dá uma corrente poderosa, aprofundando as sementes.
  4. Cubra a colheita com vidro. Limpe-o todos os dias antes que os primeiros brotos apareçam. Depois disso, coloque o recipiente em uma sala onde a temperatura esteja entre 20 e 24 graus.
  5. A escolha ocorre após a formação de 2 folhas reais. O cultivo subsequente é realizado a uma temperatura de 16 a 18 graus. Transfira as plantas para um local permanente quando tiverem de 2 a 2 meses.

Propagação por estacas

Este método tem uma vantagem indiscutível - as plantas filhas mantêm suas propriedades e aparência de pelargonium materno. E esta é uma qualidade muito importante em relação aos arbustos varietais.

Para o plantio, são utilizados os topos de brotos verticais jovens. Seu comprimento é de 7 a 10 cm e devem ser equipados com dois pares de folhas abertas. A colheita de mudas ocorre de fevereiro a março.

O procedimento é o seguinte:

  1. Segure os pedaços de hastes cortadas no tecido à temperatura ambiente por várias horas. É necessário que o corte tratado com pó de carvão seque.
  2. Plante as mudas em uma mistura úmida de areia e turfa, aprofundando em 3 cm.
  3. Para um melhor enraizamento, é necessário observar uma temperatura de 20 a 22 graus. A umidade do solo deve ser moderada. Isso evitará a deterioração da parte inferior do caule.
  4. Após 30 dias, as plantas jovens formam suas próprias raízes. Eles podem ser transplantados em recipientes cujo diâmetro é de 8 a 10 cm e os cuidados subsequentes com a planta são padrão.

Propagação por estacas de Pelargonium ampélico (Gerânio):

O pelargonium ampélico é uma planta única cuja floração não pode deixar indiferente nenhum jardineiro. A peculiaridade da cultura é o cuidado simples, imunidade forte e uma ampla variedade de cores. Isso permite criar composições incrivelmente bonitas e originais.

Deixe O Seu Comentário