Entendemos por que os gerânios têm doenças foliares?
Desde os tempos antigos até hoje, o gerânio tem sido uma das plantas mais bonitas e não caprichosas. Pode ser cultivada no jardim ou no parapeito da janela, e folhas perfumadas e flores abundantes e brilhantes não deixam ninguém indiferente. Uma flor assim raramente tinha estado doente, pela qual se tornou popular.
Agora, a sociedade dos amantes de gerânio está discutindo ativamente os tipos de doenças e métodos de tratamento. Alguns até têm um "kit de primeiros socorros verde" especialmente preparado. E vale a pena descobrir o que as folhas de gerânio podem dizer aos jardineiros e como elas podem ser curadas em casa. Para maior comodidade, o artigo fornece fotos de folhas de gerânio com todas as doenças encontradas.
Às vezes, você pode notar que sua planta favorita continua a florescer, mas suas folhas ficam pequenas, ficam amarelas com o tempo e depois caem completamente. Freqüentemente, esse processo ocorre inevitavelmente em instâncias mais antigas que não são atualizadas há muito tempo. Além disso, a massa verde pode desaparecer por outros motivos, a saber:
- devido à falta de nitrogênio;
- baixa umidade na sala;
- alta temperatura do ar.
Fotos de vários problemas
Confira a foto das folhas e como são as doenças da planta.
O que fazer se eles se tornarem pequenos?
Se você perguntar aos jardineiros - o que fazer se os gerânios tiverem novas folhas pequenas que não são de tamanho semelhante às anteriores, elas responderão - para evitar que a flor perca suas propriedades decorativas, a poda anual deve ser realizada (no final do inverno - início da primavera) ou aperte o topo. Isso estimulará o crescimento de brotos laterais, como resultado do qual a planta ficará macia. Não tenha preguiça de transplantar um animal de estimação com folhas pequenas, escolhendo o pote certo para ela. Um as hastes cortadas podem ser enraizadas e um novo gerânio pode ser cultivado a partir delas. Você também deve adicionar curativo foliar, saturando a planta com nitrogênio.
Importante! Ao cuidar de gerânios, você deve seguir a regra da "média de ouro" - não exagere com fertilizantes e rega.Excesso de umidade, cobertura frequente, temperatura inadequada do ar e plantações espessadas não contribuem para o crescimento normal.
Por que eles se tornaram poucos?
Jardineiros experientes sabem que a planta tem uma aparência pouco atraente, não apenas devido a doenças, mas também devido a condições inadequadas de manutenção. Isto é especialmente verdade nos gerânios fotófilos, que constantemente se esforçam pelo lado ensolarado. No final muitas vezes a flor é puxada, e nas hastes permanece uma quantidade insignificante de folhas. Um fenômeno tão comum pode ser observado principalmente no inverno.
No entanto, não se apresse para jogar a flor - ela ainda pode ser salva. Basta cortar os brotos na altura necessária e colocar o vaso em um local claro, mas não sob luz solar direta. Não esqueça de girá-lo periodicamente, então o arbusto ficará uniforme. Mas também acontece que o amado gerânio para de crescer e novas folhas não aparecem nele. Então, por que eles não crescem?
Para começar inspecione cuidadosamente a planta quanto a insetos, uma vez que invasões podem inibir o processo de desenvolvimento normal. Se não foi possível detectar pragas, o motivo está na acidez do solo e na fertilização.
Como resolver o problema de crescimento com cobertura e condição do solo?
- Depois de se certificar de que sua flor cresce em um vaso adequadamente selecionado, é fornecida com drenagem, recebe a quantidade necessária de umidade, tente substituir o solo. Afinal, o gerânio gasta muita energia no crescimento e na floração, como resultado dos quais os recursos acabam rapidamente.
- Pulverize as folhas de gerânio com fertilizantes líquidos, sem exceder as vazões permitidas, indicadas nas instruções para os preparativos.
- Recomenda-se escolher os curativos com N-P-K 10-10-10.
- Além disso, a cada duas semanas, adicione líquidos com potássio e fosfato. Efeito favorável no crescimento de massa verde e água com gotículas de iodo. Dilua 1 gota em um litro de água, coloque 50 ml em uma seringa e despeje cuidadosamente a mistura sobre as paredes da panela, mas tome cuidado para não queimar as raízes. Para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedido da flor, é necessário apenas solo levemente ácido (aproximadamente 6,5 pH).
Vale a pena notar o atraso no crescimento também pode provocar danos nas raízes durante o transplante. Nesse caso, regue a planta com “Kornevin” e monitore cuidadosamente a umidade do solo.
Controle de pragas
Apesar do cheiro perfumado de pelargonium repelir insetos, algumas espécies ainda são capazes de afetá-lo. No início da doença, a flor pode parecer saudável, mas seu desenvolvimento irá parar. Assim, os gerânios não crescem na presença de cochonilhas. Eles se acumulam em locais isolados (nas axilas das folhas), alimentando-se de massa verde, incluindo o caule.
As pragas podem reduzir significativamente o processo de fotossíntese e usar inseticidas sistêmicos para controlá-las. Também inibe o desenvolvimento de gerânios de mosca branca. Agite suavemente a planta e, se surgir uma espécie de caspa branca no ar, é hora de usar preparações inseticidas em combinação com substâncias que contêm sabão de potássio.
Claro gerânios podem começar a deixar cair as folhas devido a uma mudança de cenário (por exemplo, se foi trazido da rua ou varanda para o quarto). Mas se as flores caírem ao mesmo tempo, isso indica um problema sério e precisa ser resolvido o mais rápido possível. Vamos entender por que as flores de gerânio caem e há poucas folhas.
Por que eles caem?
Os amantes de flores concordam que, para brotar e seu desenvolvimento bem-sucedido, as plantas requerem temperaturas moderadas do ar e oligoelementos. Por exemplo, com uma deficiência de boro, as flores começam a desaparecer, ainda não florescendo, após o que é necessário secar imediatamente e ajudar a amostra oprimida.
Se você não conseguiu comprar fertilizantes especiais, então você pode fazer foliar se vestindo - Diluir 1 g de ácido bórico por litro de água e pulverizar.
O ácido bórico contém 17% de boro, enquanto o pó de ácido bórico (14-16%) contém de 2,4 a 2,7% de boro.
Atenção! É necessário inspecionar as gemas fechadas quanto à presença de pequenos orifícios que sinalizam a derrota da planta pelas lagartas pelas gemas das folhas.A larva do inseto faz túneis e come a planta por dentro. Você também pode notar seus excrementos na forma de manchas marrons.
Colete as lagartas com as mãos e trate a superfície dos gomos com um spray bacterianosendo uma arma biológica contra pragas. Depois de algumas horas, o "inimigo" para de comer e morre dentro de 1-2 dias.
Também vale a pena prestar atenção às condições das raízes, pois a secagem ou o alagamento excessivo resultará da queda de flores de gerânio. Não é recomendado reorganizar o vaso para outro local após a formação dos botões.
Neste vídeo, consideraremos o que fazer se o gerânio cair suas folhas:
Outras perguntas
Obviamente, os principais problemas no cultivo de gerânios são cuidados inadequados, mas ainda são suscetíveis a algumas doenças bacterianas. Acima de tudo, os jardineiros devem tomar cuidado com as folhas enegrecidas, seguidas pela morte. Acontece que esse processo pode ser causado por uma queimadura bacteriana e a doença é chamada de goma. Seu patógeno (Xanthomonas campestris) é capaz de se espalhar com estacas infectadas e se desenvolver progressivamente em condições de alta umidade e alta temperatura.
Os principais sintomas da doença:
- pequenas manchas úmidas de forma circular na parte inferior da folha (sobre por que as manchas aparecem nas folhas de gerânio, leia aqui);
- transformação subsequente de manchas em lesões de formato angular em preto ou marrom escuro;
- dano sólido ao toque;
- rápida disseminação da infecção pelo caule, após o que fica preto;
- raízes negras, mas não podres.
Como resultado, apenas a parte superior da planta permanece verde; no entanto, não é absolutamente adequada para estacas, pois as brotações também estão infectadas e não se enraízam. Gerânios murchos, com folhas enegrecidas e um caule, podem levar à sua morte (o que fazer se o gerânio na panela murchar e por que isso acontece, você pode descobrir aqui). No entanto, as infecções não são passíveis de tratamento e os especialistas aconselham a destruir a flor para evitar a infecção de culturas saudáveis.
Como medida preventiva, é necessário desinfetar as ferramentas usadas para enxertar, para fornecer à planta rega moderada, drenagem e boa iluminação. Não se esqueça de levar o gerânio para a rua, varanda ou ventilar a sala o mais rápido possível.
É muito fácil cumprir todos os requisitos de cuidados, e o resultado não só agradará aos olhos com flores abundantes, mas também permitirá que os jardineiros criem uma atmosfera especial na casa, cheia de óleos essenciais aromáticos contidos nas folhas da planta.