Bálsamo fofo e delicado de Waller - as dificuldades de seu cultivo e, principalmente, o plantio e o cuidado

Esta planta pertence à família balsâmica. Do latim, "bálsamo" é traduzido como "impaciente".

Isso se deve à peculiaridade de seus frutos (flor adulta) racharem ao menor toque, resultando em pulverização das sementes por longas distâncias.

Nas pessoas, também é chamado de "Vanka wet", "Unkind" ou "Diligent Lizzy". O bálsamo pode ser plantas anuais e perenes.

Descrição botânica

O bálsamo Walser da planta de interior (ou, como é chamado às vezes Waller) refere-se a plantas herbáceas perenes e, no jardim, é cultivado anualmente. As folhas são simples, as glândulas estão localizadas na base. As flores são actinomórficas, podem crescer sozinhas ou em inflorescências. Cinco pedúnculos, geralmente de qualquer cor. Um dos receptáculos é alongado em uma nimbus. As pétalas crescem livremente uma da outra ou crescem juntas em pares. Uma pétala não emparelhada está localizada em frente ao dente reto. Os filamentos filamentosos se juntam e formam uma tampa que cai durante a maturação. Isso garante a pulverização cruzada.

O Gynoecium forma 5 carpelos com uma coluna longa com estigmas em uma quantidade de um a cinco. A fruta é uma caixa bastante suculenta, que tende a abrir repentinamente com a ajuda de cinco asas torcidas.

Aparência

O bálsamo é distinguido por caules grossos e carnudos. As folhas podem ser dentárias inteiras ou ao longo das bordas, geralmente ovais. Sua cor é toda em tons de verde e até de bronze púrpura. Dependendo do tipo de flor, as folhas podem ter entre 9 e 12 cm de comprimento, e os frutos florais representam toda a gama de cores: do branco comum a uma ampla variedade de dois tons.

Para uma nota. Os tipos de bálsamo para ambientes internos são caracterizados pela atratividade de suas cores. Esta planta tem um período de floração muito longo. Os brotos murchados são substituídos apenas pelo florescimento e, na abordagem, ainda estão fechados.

Foto

Abaixo, você pode encontrar uma foto das flores de balsamin Waller.





Regras para cuidados internos e externos

Planta atraente, mas mal-humorada, requer atenção especial:

  • Lembre-se de que o bálsamo não tolera a luz solar direta, mas requer pelo menos 3-5 horas por dia de boa iluminação.
  • Se na estação quente você decidir levar a flor para o ar livre, verifique se não chove.
  • Evite hipotermia.
  • Na primavera e no início do outono, a rega deve ser abundante e regular, no verão pode até se tornar diária. No inverno, a frequência da rega deve ser regulada por nós mesmos: para que o solo não fique seco, mas para que a água não fique estagnada na panela.
  • As folhas desta planta serão gratas a você por pulverizar (mas isso só pode ser feito em temperaturas acima de 20 graus), caso contrário, elas podem retribuir uma queda banal.
  • De maio a setembro, o bálsamo requer fertilizante uma vez a cada duas semanas.
  • Se você comprou uma flor em uma loja, transplante-a imediatamente em um vaso menos espaçoso. Isso dará um impulso à floração.
  • Não se esqueça de também se livrar dos botões desbotados - eles interferem no crescimento de novos.
  • Antes da geada, cubra os arbustos de bálsamo e abra novamente com um novo aquecimento.
  • Se suas flores são plantadas em vasos, basta trazê-las para o corredor ou varanda.
  • A melhor maneira de propagar é estacas.
  • Recolher as sementes da planta "impaciente" deve ser depois de amarelar a própria caixa. Este procedimento deve ser realizado com muito cuidado, porque neste momento as sementes se tornam muito "vulneráveis".

Possíveis dificuldades crescentes

A balsamina é uma planta difícil; durante o período de cultivo, alguns problemas podem surgir. Diremos a você como lidar com as dificuldades.

  • Com a falta de nutrientes no solo ou quando o vaso fica pequeno ou com pouca iluminação, as hastes ficam muito longas e as flores, pelo contrário, ficam menores e perdem o brilho.

    Por tudo isso, o bálsamo tem a propriedade de um rápido "desgaste" (as hastes ficam nuas, como resultado da perda de atratividade externa). Toda a culpa é de temperatura do ar muito alta (mais de 22 graus Celsius).

    Recomendado: na primavera, corte e enraize várias mudas em uma panela para renovar o jardim.
  • As hastes tornam-se marrons e macias, e as folhas retorcidas caem bruscamente. Aqui a razão está no úmido e no frio. Proteja a planta desses fatores desagradáveis.

  • As folhas começam a secar e enrolar - verifique a temperatura do ar. Certamente, é muito alto e o próprio ar está seco. Isso pode acontecer no inverno, se o vaso com uma flor estiver próximo de aparelhos de aquecimento ou no verão com tempo seco.

    A melhor solução para esse problema é colocar a planta em um local fresco no chão e pulverizar as folhas com períodos.

  • Recentemente, folhas brilhantes começaram a perder sua saturação - provavelmente, a flor está no lado norte, coloque a panela em um local mais iluminado.

  • A floração é insuficiente ou ausente - esse problema pode estar oculto pela falta de luz ou fertilizante. Às vezes, a alimentação, pelo contrário, é excessiva ou não se encaixa.

  • Uma queda acentuada nas flores - pode ser causada por um resfriamento acentuado, secura excessiva do solo, mudança para um vaso muito espaçoso ou um transplante prematuro (não pode ser realizado durante a floração ou a formação de brotos).

Características de reprodução e plantio

Estacas

A maneira mais fácil de propagar bálsamo é estacas. É aconselhável fazer isso no verão ou na primavera ou no outono quente. Eles criam raízes bem já dentro de uma a duas semanas; durante o período de verão, as estacas conseguem crescer extensivamente.

Como obter mudas de sementes?

As sementes podem manter suas propriedades de plantio por até 8 anos, mas é melhor cultivar mudas a partir de sementes frescas. Recomenda-se iniciar a semeadura a partir de meados de março.

  1. Despeje a mistura do solo na caixa, umedecendo-a levemente. Certifique-se de desinfetar o solo com uma solução fungicida. Este procedimento ajudará a evitar a morte de sementes que não toleram a podridão do solo e suas doenças fúngicas.
  2. Coloque as sementes no chão e aperte-as com cuidado (cerca de 0,5-0,7 cm), deixando um espaço decente entre elas.
  3. Cubra com papel alumínio ou vidro e coloque a caixa em um local quente onde a luz direta do sol não caia.
  4. A temperatura deve permanecer entre 21-25 graus de calor. Se o grau for mais baixo, o desenvolvimento das sementes diminuirá, se for mais alto, para completamente.
  5. No máximo em uma semana, você verá os primeiros brotos de bálsamo. Durante esse período, é necessário abrir o filme, endurecendo as plantas jovens.
  6. A rega é realizada antes do almoço.
  7. Mudas adicionais devem ser fornecidas à noite ou em tempo nublado.
  8. Você pode recorrer à ajuda de fertilizantes somente após o aparecimento do primeiro folheto completo. Mas o principal aqui não é exagerar.
  9. Quando vir 2-3 panfletos que aparecem, não se esqueça de mergulhar, plantando plantas jovens em recipientes separados. Lembre-se da camada de drenagem.
  10. O regime de temperatura deve permanecer o mesmo. Mas, ao mesmo tempo, é muito cedo para remover o filme. Isso pode ser feito após o enraizamento final.
  11. Esta variedade de bálsamo está bem endurecida. Se isso não acontecer, aperte as folhas superiores. O número de flores depende do número de brotos formados.
  12. Esta planta herbácea é transplantada para campo aberto em meados de maio - início de julho, dependendo da região.Importante! Isso deve ser feito quando o perigo de geada noturna já tiver passado. No momento do plantio, alguns arbustos já podem florescer.
  13. Os poços são preparados para o plantio (em que os jardineiros recomendam misturar o composto), recuando entre eles em 20 a 25 cm.
  14. Mesmo em recipientes, as mudas devem ser abundantemente regadas, depois removidas e colocadas em poços preparados. Despeje os recessos formados e derrame-os bem com água.

Balsam Waller. Cultivo de sementes:

Doenças e Pragas

Todas as plantas podem sofrer algum tipo de doença ou ataque de uma praga. E bálsamo não é excepção. Para não destruir a planta, você precisa entender rapidamente com o que está infectado e começar a agir imediatamente.

  • Folhas caem o que fazer? Isso pode ser causado por ar frio ou pouca iluminação.
    1. Mova a panela para um local mais quente e brilhante. O problema deve ser corrigido.
    2. Caso contrário, verifique o solo quanto à secura. Talvez você regue irregularmente a flor.
  • Porque as folhas enrolam? Este é um sinal de dano às plantas por carrapatos. Remova as partes infectadas e trate as demais com um desinfetante.
  • As folhas ficam amarelas. Amarelecimento indica falta de umidade. Pulverize as folhas com mais frequência, mas tente não pegar as flores.
  • Botões caem - qual o motivo?
    1. Isso ocorre quando a rega é muito frequente ou rara. Ajuste sua frequência.
    2. Outra razão para a queda de brotos pode ser a adaptação a novas condições de permanência.
  • Folhas secas - como lutar? Esta é uma reação à falta de umidade. Tente aumentar a frequência da rega.
  • As hastes são muito estendidas. Isso ocorre quando a luz não é suficiente para a planta e o ar, pelo contrário, é excessivamente quente. Para evitar esse problema, mova a flor para um local mais leve e mais fresco.
  • O bálsamo é inativo em flor.
    1. Floração fraca indica falta de luz e nutrientes.
    2. Outra raiz do problema é a hipotermia. Aumente a dose de luz e fertilizante - as plantas começarão novamente a encantar você com suas flores.
  • Folhas desbotam e caem o motivo? Isso acontece se a planta foi atacada por podridão das raízes devido à rega excessiva. Devido ao solo constantemente úmido, as raízes começaram a apodrecer. Para se livrar disso, transplante as flores em um novo solo, enquanto enxágua as raízes e, em seguida, ajuste a frequência e a abundância da rega. É melhor fazer isso quando o solo estiver completamente seco.
  • Um ácaro atacou. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas nas folhas. Com o tempo, a pigmentação aumentará e cobrirá toda a placa foliar.
    1. Para impedir que o carrapato se espalhe, remova as áreas danificadas.
    2. Se as manchas ainda forem pequenas, você pode tratar as folhas com uma solução de sabão.
    3. Para impedir que esta praga reapareça, borrife as plantas para que o ar não fique seco.
  • O aparecimento de moscas brancas em uma flor. Este inseto pode ser reconhecido pelo amarelecimento das folhas e secreções pegajosas, tanto no interior quanto no verso da folha. Para profilaxia e tratamento, trate a balsamina com produtos à base de sabão de potássio.
  • Quando ataca tripes. Esta doença pode ser reconhecida pela deformação de folhas jovens, pelo aparecimento de manchas nas flores e marrom nas bordas das pétalas. Para combater tripes, você pode remover apenas as flores afetadas.

Então, dissemos o principal sobre o bálsamo de Waller, agora você sabe como cuidar dele e como resolver possíveis problemas.

Deixe O Seu Comentário