Monte das Oliveiras em Jerusalém - um lugar sagrado para todos os crentes
O Monte das Oliveiras, que se estende de norte a sul ao longo da muralha oriental da Cidade Velha, é um lugar simbólico não apenas para os verdadeiros cristãos, mas também para os verdadeiros conhecedores da história antiga. Entrando em uma das principais atrações de Jerusalém e tendo uma estreita conexão com famosos eventos bíblicos, atrai milhares de peregrinos de todo o mundo. Os viajantes comuns também gostam de estar aqui, que querem ver com seus próprios olhos a beleza inigualável desta região.
Informações gerais
O Monte das Oliveiras, como costuma ser chamado de Eleon, é famoso não apenas por seu rico passado histórico, mas também por seu tamanho impressionante. Sua altura é de 826 m, o que excede em muito o "crescimento" de outras colinas circundantes. Este lugar é curioso ao mesmo tempo em três posições diferentes. Primeiro, importantes eventos bíblicos ocorreram aqui. Em segundo lugar, as enormes muralhas da cordilheira protegem com segurança a Cidade Velha da proximidade destrutiva do deserto da Judéia. E em terceiro lugar, do alto do Monte das Oliveiras, abre-se um belo panorama, que é igualmente apreciado por pessoas profundamente religiosas e por turistas comuns, ansiosos por novas experiências.
A história do Monte das Oliveiras está intimamente ligada ao nome do rei Davi. De acordo com um dos livros do Antigo Testamento, estava em suas encostas, cobertas por exuberantes bosques de oliveiras, o então governante de todo o Israel estava escondido da prole que havia se reunido sobre ele. A propósito, foram essas árvores que deram à dor o seu segundo nome. A próxima menção de Olivet já se refere ao Novo Testamento. Os estudiosos religiosos afirmam que foi aqui que Jesus Cristo ensinou a seus discípulos a palavra de Deus e foi daqui que ele ascendeu ao céu após a ressurreição.
O Monte das Oliveiras consiste em 3 picos: Sul ou Tentação do Monte, que abrigava santuários para as esposas de Salomão, Norte ou Galiléia Menor, assim nomeadas após andarilhos estrangeiros que ficam em pousadas, e Srednyaya ou Monte Ascensão. Atualmente, cada um dos pontos tem suas próprias atrações, incluindo o Centro Luterano, o Mosteiro da Ascensão e o campus da Universidade Hebraica.
Centro LuteranoAlém disso, no Monte das Oliveiras, há um cemitério judeu, fundado há mais de 3 mil anos, e vários túmulos antigos. Encontrar o último refúgio aqui é considerado uma grande honra, então a maioria dos judeus prefere enterrar seus parentes mortos neste cemitério.
E mais um fato notável! A estrada de Jerusalém para o Monte das Oliveiras é freqüentemente chamada de "Caminho do Sábado". O fato é que eles são separados por exatamente mil passos - é o número de judeus tementes a Deus que podem seguir o Shabat.
O que ver na colina?
Nos picos e encostas do Monte das Oliveiras, há um grande número de lugares sagrados e monumentos arquitetônicos. Vamos nos familiarizar com o mais interessante deles.
Templo da ascensãoO Templo da Ascensão no Monte das Oliveiras, erguido em homenagem à vinda de Cristo, é considerado um lugar sagrado não apenas para os cristãos, mas também para os seguidores do Islã. A data de sua fundação é o final do século IV, mas o primeiro edifício não pôde ser preservado - foi destruído em 613 durante a guerra com os persas. O edifício da igreja foi reconstruído pelos cruzados em 2 mil. e., no entanto, e rapidamente caiu em decadência. O templo teve sua aparência atual somente no século XVII, quando os muçulmanos anexaram uma cúpula, um grande mihrab e uma mesquita. O principal valor histórico deste lugar é uma pedra sobre a qual permanece a marca do pé do Messias.
Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 18h
Convento da Santa AscensãoO Mosteiro da Ascensão no Monte das Oliveiras, construído em 1870, tornou-se uma morada permanente para 46 habitantes de várias nacionalidades. Suas principais características distintivas são a pedra sobre a qual a Virgem Maria estava durante a ascensão, e a torre sineira branca de João Batista, apelidada de "Velas Russas" e ganhou o título de igreja mais alta de Jerusalém. No último nível da torre sineira de 64 metros, há uma plataforma de observação, que leva a uma escada longa e bastante íngreme. Dizem que é daqui que se abre a vista mais bonita da Cidade Velha.
O Jardim do Getsêmani, localizado no sopé da colina, é uma área bonita e pouco povoada, que oferece umas férias tranquilas e relaxantes. Era uma vez ele ocupava um vasto território, agora apenas um pequeno pedaço permanecia densamente coberto de azeitona. Os cientistas afirmam que pelo menos oito dessas árvores foram plantadas há mais de 2000 anos. É muito fácil reconhecê-los, pois as azeitonas velhas crescem apenas em largura.
No entanto, as árvores antigas estão longe de ser o único orgulho do Getsêmani. De acordo com o Novo Testamento, foi nesse jardim que Jesus Cristo orou após a Última Ceia e a traição de Judá. Atualmente, existem várias igrejas pertencentes a diferentes religiões.
Horário de funcionamento:
- Abril-setembro - das 8:00 às 18:00;
- Outubro-março - das 8:00 às 17:00.
Como pode ser visto em várias fotos do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, uma das decorações mais impressionantes dessa área é a Igreja Ortodoxa de Santa Maria Madalena, construída em 1886. Localizado no coração do Jardim do Getsêmani, é claramente visível de quase todos os cantos de Jerusalém.
O edifício da igreja, construído em pedra cinza-branca, pode ser chamado de melhor exemplo da arquitetura russa clássica do século XVII. Inclui uma pequena torre sineira e até 7 cúpulas. No entanto, os turistas não se impressionam tanto com o tamanho impressionante deste edifício, mas com a riqueza de seu interior. Nas paredes da igreja, você pode ver afrescos representando cenas da vida da Mãe de Deus, o chão do templo é de mármore colorido caro e a principal iconostase é decorada com elegantes ornamentos de bronze.
Além disso, várias relíquias antigas são mantidas aqui. Estes incluem o ícone milagroso "Hodegetria", bem como as relíquias de três mulheres famosas - a princesa grega Alice, a freira Barbara e a princesa Elizabeth Feodorovna, que morreram durante as revoltas bolcheviques.
Horário de funcionamento: Ter e th. das 10.00 às 12.00.
Túmulo da VirgemA tumba subterrânea da Virgem, localizada perto do Jardim do Getsêmani, é uma pequena sala na qual a Virgem Maria foi supostamente enterrada. Uma visita a esta tumba causa uma impressão verdadeiramente indelével. Para entrar, você precisa descer as escadas de pedra, esculpidas no século XII. Tendo superado o último obstáculo, os visitantes se encontram em uma sala estreita, decorada com pinturas antigas e ícones antigos. No único altar, você pode deixar uma nota com um desejo e uma solicitação. Além disso, o túmulo tem uma seção separada para os muçulmanos que consideravam a Virgem um modelo de pureza e pureza.
Horário de funcionamento: Seg-Sáb - das 6.00 às 12.00 e das 14.30 às 17.00.
Vista para a montanha
O Monte das Oliveiras em Jerusalém é rico não apenas em edifícios religiosos, mas também em plataformas de observação. Desde sua altura, os brilhos do portão dourado, as velas delgadas dos minaretes, os telhados das casas da parte antiga da cidade, o bairro cristão, as antigas muralhas da fortaleza localizadas além do rio Kedron e outros edifícios de Jerusalém são perfeitamente visíveis.
Custo da visita
A maioria dos locais memoriais do Monte das Oliveiras é de domínio público, mas você precisará comprar um ingresso para entrar em algumas atrações. O custo das visitas e o horário de funcionamento são melhor especificados com antecedência entrando em contato com o centro de informações ou visualizando informações no site oficial: mountofolives.co.il/en.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Como chegar lá
Portão de Santo EstêvãoMonte das oliveiras, cuja foto é decorada com muitas avenidas turísticas, está localizado na estrada monte das oliveiras | Jerusalém Oriental, Jerusalém, Israel. Você pode chegar a pé ou de táxi ou transporte público. A rota a pé mais próxima é dos portões de Santo Estêvão, que também é chamado de Lions. Ao se aproximar do pé, você se encontrará em um desfiladeiro que separa a montanha da Cidade Velha. A escalada não será fácil, principalmente no calor do verão. Mas o pagamento por sua diligência será uma vista impressionante que se abre em cada nível de ascensão.
Quanto ao transporte, vários ônibus vão para o mirante principal do Monte das Oliveiras - Nºs 1, 3 e 75. Todos saem da estação de ônibus árabe perto do Portão de Damasco e seguem pelo Muro Ocidental até a parada Derech Jericho / Derech Ha'Ophel. No sopé da colina você pode pegar um táxi. A propósito, o "taxista" pode ser pego na Cidade Velha. Nesse caso, uma viagem ao Monte das Oliveiras custará de 35 a 50 ILS. Se você vai subir ao topo com seu próprio transporte, esteja preparado para enfrentar a falta de vagas de estacionamento gratuitas.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Centro de informações
Informações sobre o cemitério no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, mas também sobre outros pontos turísticos deste local sagrado, são fornecidas pelo centro de informações localizado na Rua Derekh Yericho. Além de informações conhecidas, aqui você pode encontrar os nomes daqueles que foram deitados na necrópole local, esclarecer a localização de seus túmulos e até pedir uma lápide. Além disso, o centro de informações oferece bebidas, lanches e materiais impressos temáticos sobre a história da montanha.
Horário de funcionamento:
- Dom-Qui. - das 9.00 às 17.00;
- Sex e feriados - dia de folga.
Dicas úteis
Tendo decidido visitar o Monte das Oliveiras em Jerusalém, adote algumas recomendações úteis:
- Em Jerusalém, como em qualquer outra cidade muçulmana, existe um código de vestimenta. De acordo com suas leis, a roupa deve cobrir os joelhos e os ombros. Além disso, as damas terão que cobrir a cabeça com um lenço;
- O momento mais confortável para explorar as atrações locais é novembro. Foi então que Israel estabeleceu uma temperatura confortável, raramente excedendo 22 ° C;
- É melhor começar a visão geral da montanha do alto, descendo gradualmente até o túmulo da Virgem Maria. Isso economizará energia;
- Para evitar um grande fluxo de turistas, você precisa chegar cedo. Assim, você pode desfrutar plenamente do belo panorama da Cidade Velha;
- As fotografias mais bonitas são tiradas no deck de observação. As filmagens devem ser realizadas pela manhã - após o almoço, o sol brilha diretamente nos olhos;
- Durante o passeio, use os serviços de um guia ou leve um guia detalhado com você. Caso contrário, entender um número tão grande de atrações será bastante difícil;
- Ao planejar uma viagem a Jerusalém, é preciso considerar que, nas tardes de sexta e sábado, a vida na cidade pára - não há transeuntes nas ruas, estabelecimentos estão fechados e o transporte quase não sai;
- Apesar de muitos viajantes preferirem escalar o Monte das Oliveiras a pé, é melhor para pessoas com idade ou não em boas condições físicas pegar um táxi ou pegar um dos ônibus turísticos;
- Aqueles que desejam desfrutar de um pôr do sol incrivelmente bonito são aconselhados a subir para o mirante no final da tarde;
- Perto do Getsêmani, há um banheiro pago;
- Se você quiser chá ou café, consulte o centro de informações. Você certamente será convidado para o restaurante Absolom Pillar, a fim de tratá-lo com uma bebida gratuita e se divertir com música ao vivo agradável;
- Os turistas que vêm a Jerusalém há muito tempo e querem se juntar à vida de seus habitantes são aconselhados a se voluntariar e ajudar a restaurar os túmulos destruídos. O trabalho dos voluntários é supervisionado pelo mesmo centro de informações. É claro que ninguém pagará dinheiro, mas você terá uma oportunidade única de aprender o Monte das Oliveiras por dentro.
O Monte das Oliveiras em Israel não é apenas um importante monumento da arquitetura e história mundiais, mas também um lugar verdadeiramente interessante, cujos locais conquistarão representantes de todas as religiões existentes. Visite esta área sem falhas, toque em relíquias únicas, sinta o espírito de épocas passadas e simplesmente se curve à Terra Santa.