Um substrato maravilhoso para o cultivo de orquídeas: tudo sobre ceramis, suas características e vantagens

Nas lojas de flores, eles vendem substratos diferentes para orquídeas, mas nem sempre são de boa qualidade. Sabendo disso, muitos cultivadores de flores anteriormente se recusaram a comprá-los, preferindo preparar o substrato com as próprias mãos.

A situação mudou assim que o Ceramis começou a ser vendido na Rússia. É bom porque as raízes da orquídea "respiram", facilmente, bem e livremente tirando água dela. É respirável, solto, resistente à umidade e livre de substâncias nocivas. O que é isso? O Ceramis é adequado para o cultivo de todos os tipos de orquídeas ou não? Qual é a composição dele?

O que é isso

Ceramis é um complexo equilibrado e atencioso, ideal para cuidar de plantas de interior. É um granulado de argila, cujo efeito é aprimorado por vários tipos de fertilizantes. Além disso, pela sua cor, eles adivinham se é necessário regar a planta ou não.

Para uma nota. O Ceramis e todos os seus componentes são produzidos na Alemanha. Recentemente, começaram a vendê-lo na Rússia, enquanto nos países da Europa Ocidental já o conheciam há muito tempo e o usam ativamente para plantar vasos de plantas.

A composição do substrato

O granulado de argila é um substituto para a terra em que são plantados ficuses e palmeiras, cactos e limões. O complexo Ceramis é 70% feito de grânulos de casca e argila, e os componentes restantes na composição são microelementos NPK. Contém:

  • nitrogênio (18 mg / l);
  • potássio (180 mg / l);
  • fósforo (55 mg / l).

Se ele permanecer após um transplante de orquídea, organize seu armazenamento adequado. É armazenado em local escuro e seco, inacessível à umidade, ao sol. Animais e crianças não devem ter acesso ao local onde irão armazená-lo. Nas imediações, não guarde drogas e alimentos.

Prós e contras

Como qualquer outro substrato, o Ceramis deve ter suas próprias vantagens e desvantagens. Quais são as vantagens disso?

  • Use um número ilimitado de vezes ao longo de muitos anos.
  • Não há necessidade de alterá-lo várias vezes por temporada, o que não pode ser dito sobre outros complexos.
  • Ao transplantar, basta adicionar a quantidade certa de granulado aos vasos ou vasos.
  • Se a planta morreu na panela, o Ceramis não é jogado fora, mas reutilizado após a lavagem e o “cozimento” no forno por 30 minutos.
  • Você não precisará de um palete, pois o uso de granulado elimina vazamentos, manchas e sujeira no peitoril da janela. Isso incentiva os jardineiros a transplantar a orquídea em um vaso bonito e elegante.
  • Ceramis não perde suas propriedades ao longo do tempo. Ele mantém sua estrutura e não se condensa.
  • É possível transplantar orquídeas em um novo substrato - no Ceramis, sem limpar as raízes do solo.

Este substrato não tem desvantagens.

Que tipos são adequados para o cultivo?

Nos fóruns entre os cultivadores de flores, as disputas pelo uso / não uso do Ceramis no plantio de orquídeas não param. Alguns afirmam que é adequado para todas as orquídeas, seja Phalaenopsis ou Wanda, enquanto outros - apenas para Phalaenopsis. O fabricante fala a esse respeito da seguinte maneira: Seramis é um complexo ideal para o crescimento de todos os membros da família Orchid.

Instruções de pouso passo a passo

E se o florista decidisse transplantar uma orquídea em Seramis? O transplante é um evento de preparação responsável e especial. Se uma florista iniciante decidir sobre isso, é melhor assistir a um vídeo sobre esse tópico antes de fazer algo.

Importante! Você pode transplantar uma orquídea em um substrato apenas se estiver desbotada. O pedúnculo é cortado para que recupere rapidamente sua vitalidade após o procedimento.

Do que você precisa?

  • Tesouras de jardim ou cortadores de unhas. Antes do transplante, as lâminas são tratadas com uma solução alcoólica.
  • Um novo pote de plástico que é um pouco maior em tamanho do que o anterior.
  • Substrato Seramis.
  • Preparações bactericidas que não contêm álcool ou um comprimido de carvão ativado para o tratamento de locais de corte. Sem processar esses lugares, a beleza adoecerá e morrerá.

Na verdade, o processo

  1. Removendo uma flor de um recipiente antigo. Isso é feito com cuidado para não danificar seu frágil sistema radicular. Para facilitar a extração, não regue a orquídea antes do procedimento. Às vezes, a panela é cortada em pedaços para evitar lesões nas raízes.
  2. Não é necessário limpar as raízes do solo anterior. Se você puder executar esse procedimento facilmente, exclua o desnecessário, não - não.
  3. Inspeção do sistema radicular da planta. Não é incomum apenas durante um transplante revelar sua derrota por pragas (oídio, pulgões, tripes). Encontrando um parasita nas raízes, mergulhe a planta em água filtrada quente. Ele não tolerará esse procedimento e, se também forem tratados com preparações especiais, a orquídea será salva.
  4. Diagnóstico das raízes. Antes de uma flor ser transplantada para uma nova panela, todas as raízes secas e deterioradas são removidas. Para fazer isso, use uma tesoura ou tesoura, e os locais das fatias são tratados com carvão ativado triturado ou preparações bactericidas especiais.
  5. Remoção de folhas sem vida e amarelas.
  6. Remoção de lâmpadas ocas macias. As fatias são tratadas com desinfetantes.
  7. Garantir a secagem das raízes por pelo menos 8 horas.
  8. Enquanto as raízes estiverem secas, prepare a panela. Ele é desinfetado, colocado na camada inferior da drenagem.
  9. Após 8 horas, coloque cuidadosamente a flor no meio da panela e os vazios nela serão preenchidos com substrato Seramis. As raízes aéreas não se espalham sobre elas.
Preste atenção! O substrato na panela não é compactado. É colocado para que a planta não fique pendurada.

Cuidados com as plantas

Para que a orquídea se recupere mais rapidamente após o transplante em um novo substrato, eles fornecem os cuidados adequados.

  1. Colocam uma panela no parapeito da janela oriental (se isso é impossível, depois no primeiro), mas escondem a planta dos raios do sol. A temperatura na sala deve ser mantida em + 20- + 22 graus Celsius.
  2. A primeira vez que a orquídea é regada no 4º ao 5º dia após o transplante. Para regar e pulverizar, use água morna e purificada.

Conclusão

Ceramis é um bom substrato. É perfeito para orquídeas. Ele afeta melhor o desenvolvimento de uma beleza tropical. Depois de transplantá-lo para Seramis, não o altere após alguns meses. Se você usar esse substrato para ressuscitar uma orquídea doente, ela certamente se recuperará e logo apreciará a abundância de botões nos pedúnculos.

Deixe O Seu Comentário