Como podar uma orquídea após a floração: instruções passo a passo com fotos

Se você é um feliz proprietário de uma orquídea, sabe em primeira mão que prazer estético esta planta traz em forma de floração.

Mas, infelizmente, nada dura para sempre neste mundo, como flores de orquídea. Chegou a hora de nos despedirmos dessa beleza indescritível. O que fazer depois que a orquídea floresce? Preciso cortar o pedúnculo? Se sim, como fazer isso certo? Vamos contar sobre tudo isso em nosso artigo.

É necessário cortar quando a planta florescer?

Preciso podar o galho em que as flores estavam quando a planta floresceu? Este procedimento é essencial. Geralmente, após o banho das flores da orquídea, seu pedúnculo gradualmente começa a secar, neste caso Nunca deixe um caule de flores secas. Retire-o enquanto seca. Por que não de uma só vez? Porque o pedúnculo retém elementos que ainda podem nutrir a planta, enfraquecida por um longo período de floração.

Mas há situações em que o pedúnculo permanece verde. Além disso, os botões laterais não começam a aparecer, nos quais os botões voltarão a florescer. mesmo que não sejam tão grandes quanto as principais, mas poderão agradar aos olhos da anfitriã e dos convidados. Nesse caso, você não pode aparar a orquídea.

Importante! Você pode deixar a planta para florescer novamente uma vez a cada dois a três anos. A flor deve receber um período de descanso e recuperação. A poda também é obrigatória para uma planta jovem com idade entre 2 e 3 anos.

Você pode descobrir se deve ou não aparar a orquídea depois que ela desapareceu, neste material.

O que precisa ser removido?

Que pedúnculo deve ser podado em 90% dos casosnós já escrevemos acima. Mas muitos cultivadores de flores ainda discutem a poda do caule. Aqui as opiniões diferem e as duas estão corretas. Tudo depende da variedade de orquídeas. Para descobrir sua variedade, bem como as regras para cuidar dela, consulte o vendedor da loja onde você comprou a planta.

Como escolher a hora certa para o procedimento?

É muito difícil fazer isso se a planta não estiver em seu habitat natural, mas em casa. Uma vez que cada casa tem uma temperatura do ar diferente, iluminação diferente. As diferenças também dependem do tipo de orquídea: algumas florescem por dois meses, outras florescem por meio ano, outras florescem repetidamente, enquanto outras não.

Mas a escolha do momento do corte deve ser reduzida a alguns fatores geralmente aceitos. Os cultivadores de flores experientes recomendam prestar atenção ao estado do pedúnculo após o período de floração da planta. Um sinal do final do processo de floração é a cor de cera do pedúnculo. Se começar a secar, você precisa se livrar dessa parte da planta.

Remova a flecha da planta completamente. Caso contrário, a flor precisará de mais tempo para restauração, o que implicará uma floração posterior.

Alguns proprietários de orquídeas dizem que a poda deve ser feita estritamente no outono. (Isso se deve ao fato de que desde setembro a planta está mergulhando). Mas recomendamos enfaticamente o estado da sua orquídea. Repetimos: só cortamos após a floração!

Consequências do corte

Este procedimento, por assim dizer, informa à fábrica que é hora de passar para o estágio de descanso e recuperação. Depois de alguns meses, a orquídea começará novamente a se deliciar com sua floração chique. O principal é organizar adequadamente o estágio de descanso para a sua beleza. Ele deve ser colocado em seu local habitual, reduzir a frequência da rega e abandonar completamente os fertilizantes.

Instruções para segurar e foto

Abaixo, você pode ver na foto como executar corretamente o procedimento de corte em casa, bem como o que fazer com a seta quando ela estiver desbotada.

Para começar, prepare as ferramentas necessárias e mais importantes - de alta qualidade (no nosso caso, afiadas). Você precisará de uma tesoura afiada ou um podador de jardim e luvas de borracha. Antes de iniciar o procedimento, trate as ferramentas com álcool ou água fervente.

É melhor cuidar do novo solo com antecedência, pois após a poda, muitas vezes será necessário um transplante. A mistura do solo pode ser comprada na loja ou preparada de forma independente. Para fazer isso, você precisa levar: seixos ou argila expandida (essa será uma camada de drenagem). casca, musgo e areia grossa para a camada principal.

A recomendação. Se você ainda é um cultivador inexperiente, é melhor comprar um substrato pronto, pois você pode cometer um erro na sua preparação.

Cortar uma sessão desbotada, mas ainda não seca

Como cortar uma flecha já desbotada, mas ainda não seca?

  1. Para determinar o local de poda do pedúnculo, conte três botões a partir do fundo (esses botões são muito fáceis de encontrar, são os mesmos de qualquer árvore da primavera), você precisará deixá-los, pois é a partir daí que o novo pedúnculo crescerá.
  2. A circuncisão exata é de 1,5 a 2 centímetros acima do terceiro rim superior. Esse suprimento é necessário para que, quando o pedúnculo começar a secar, os brotos recém-formados não sequem.

    Para impedir que o pedúnculo seque, você pode colocar cera com qualquer vela acesa. Isso interromperá o processo de secagem devido ao fato de a umidade não evaporar da planta.

Se estiver completamente seco

Aqui, o algoritmo de ações é ainda mais simples. Deixe 1,5 - 2 centímetros de pedúnculo perto da raiz e corte as seções restantes.

Ajuda A razão pela qual o pedúnculo não é completamente aparado até a base é a entrada de umidade no rizoma da planta e sua posterior deterioração.

Não se esqueça de tratar os pontos de corte com carvão ativado em pó ou cera derretida. Não deixe feridas abertas na cultura. Isso impedirá que a orquídea apodreça.

O que fazer com a flecha cortada?

Se a seta cortada ainda estiver verde, nesse caso, você ainda poderá experimentar. Por que é dito sobre o experimento? Como as ações subsequentes com um pedúnculo não garantem um resultado de cem por cento. Mas definitivamente não vai piorar, porque de qualquer forma você jogaria a flecha cortada.

Então o processo resultante deve ser colocado em um recipiente de água, em que o carvão ativado triturado deve estar presente. O nível da água, que diminui devido à evaporação, deve sempre permanecer no nível inicialmente definido, para isso, basta atualizar o suprimento de líquido no tanque a tempo.


Após um certo período de tempo, é possível obter uma nova orquídea jovem de um rim adormecido. Esse método de cultivo de orquídeas é o mais popular na prática, ou seja, é mais frequentemente escrito em fóruns ou em vários artigos. No entanto, muitos jardineiros experientes observam que, na realidade, um broto tão pequeno simplesmente não tem força suficiente para suportar totalmente o suporte de vida de uma planta jovem. A seção de corte do pedúnculo morre antes que o sistema radicular tenha tempo de se desenvolver.

Claro, a porcentagem de sorte nesse caso é muito pequena, mas por que não tentar?

Assistência domiciliar após manipulação

O que fazer depois de privar a orquídea de algumas de suas partes?

Em primeiro lugar, vale a pena notar que O processo de poda de uma planta é sempre estressante. Portanto, a flor precisará de "reabilitação". Para condições ideais, descanse as orquídeas, por assim dizer, por quatro a seis semanas. Após esse período, o cuidado com a cultura deve ser absolutamente o mesmo durante o período de floração. Ou seja, é necessário umedecer o solo enquanto ele seca e também se concentrar na cor dos rizomas (quando secos, eles se tornam marrom-amarelados). Mas em nenhum caso não permita a secagem completa do solo.

Atenção! Não se esqueça de pulverizar as folhas da planta - elas precisam de muita umidade. E você pode regar e pulverizar apenas com água um pouco mais quente que a temperatura ambiente, mas não mais baixa! E, claro, limpe as folhas do pó.

A temperatura também deve ser padrão: durante o dia, não suba acima de 25 graus Celsius e à noite não desça abaixo da marca de 16 graus acima de zero.

Quanto à alimentação, não é proibido. Mas você precisa fertilizar a flor corretamente, usando fertilizantes complexos prontos para isso. É seguro dizer que a cobertura é muito necessária para a planta "em repouso", mas em quantidades razoáveis. Menos do que durante a floração. Afinal, isso ajudará as orquídeas a sair gradualmente de um estado de descanso. Mas você precisa executar o procedimento de aplicação de fertilizantes regularmente para que esse processo não se torne estressante e não danifique a cultura. Raízes verdes e fortes se tornarão um sinal de que os fertilizantes estão sendo aplicados corretamente.

A iluminação deve ser poderosa o suficiente, mas difusa.

A poda é o momento perfeito para um transplante de orquídea. O sinal para mover a flor para o novo vaso deve ser as raízes. Você verá que no vaso antigo o sistema radicular já está muito cheio. Ao remover os rizomas do recipiente de plantio, inspecione-o completamente para verificar se há áreas secas ou deterioradas. Retire as raízes imediatamente e trate os pontos de corte com carvão em pó.

Muitos cultivadores de flores recomendam a escolha de um vaso transparente - isso ajudará ao sair de casa, pois é necessário monitorar constantemente as condições das raízes, inclusive durante o período de poda. O diâmetro do novo vaso de flores deve ser 1-2 cm maior que o antigo. Depois de mudar o "local de residência", continue os cuidados habituais da planta.

Orquídea in vivo é uma planta muito tenaz. Só que seus proprietários não podem observar isso ao cultivar uma flor em casa, porque o cuidado com ela sempre permanece elevado. Nossa preocupação está relacionada aos estereótipos predominantes sobre o fato de a orquídea ser uma flor muito caprichosa no cultivo de uma casa. De fato, essa cultura tem uma tremenda capacidade de sobreviver em condições difíceis e com uma qualidade excelente como a recuperação.

E como você pode ver, o processo de aparar nossa beleza também não é complicado. O principal é estudar bem as instruções e segui-las rigorosamente.

Vídeo útil

Assista ao vídeo sobre quando e como podar o pedúnculo das flores da orquídea após a floração:

Deixe O Seu Comentário