Como cuidar das raízes da phalaenopsis?

A combinação de beleza, ternura e sofisticação - todos esses complementos são direcionados à phalaenopsis. Uma planta de casa irá decorar qualquer cômodo da casa.

Além disso, essa variedade é caracterizada por um caráter pouco exigente e um longo período de floração.

Mas isso só é possível com os devidos cuidados, porque, para que a orquídea possa agradar com uma cor bonita, suas raízes devem ser saudáveis. No entanto, você precisa ter muito cuidado com o sistema radicular, este é um ponto dolorido da planta.

O que é e por que eles são necessários?

Phalaenopsis refere-se a plantas epífitas. As flores em estado selvagem crescem nas árvores, usando-as como suporte. As orquídeas se agarram à casca com raízes aéreas. A casca também mantém a umidade ao redor da flor.

Duas condições são importantes para plantas exóticas: água e luz. Umidade, nutrientes da orquídea são obtidos do ar com a ajuda de raízes e folhas. No processo da vida, fotossíntese, o sistema radicular participa ativamente.

Prédio

Uma característica estrutural das raízes da substância phalaenopsis é o velame, que é uma espécie de concha oca. Velamen é um tecido grosso não vivo cheio de ar. Funções da substância: absorver e reter água, nutrientes. O velame também pode absorver a umidade do ar e, em um período de seca, nutrir a planta. Devido a isso, a orquídea não tem medo da seca. No entanto, com a falta de luz solar, troca de ar e excesso de umidade, o velame começa a secar ou apodrecer.

Como distinguir saudável de doente?

De fato, rizomas secos não trazem nenhum benefício para a planta. Mas determinar se essa sessão está viva ou não é às vezes difícil, mesmo para jardineiros experientes. Raízes saudáveis:

  • carnudo;
  • estrutura densa e lisa;
  • verde, embora a cor possa mudar sob a influência do substrato e fertilizantes minerais.

Para garantir que o sistema radicular esteja vivo, é necessário remover a planta da panela, coloque na água por algumas horas. Peças saudáveis ​​terão a aparência acima. Os processos secos, lentos e pálidos removem com segurança.

Cuidado de raiz em casa

DireitoErrado
A rega após o substrato secar completamente.Regue regularmente nas datas programadas, independentemente da condição do solo.
Escolha água macia e filtrada para irrigação.Aplique água da torneira, alta dureza.
A presença de uma camada de drenagem.Falta de drenagem na panela.
Plantar orquídeas em vaso transparente, para monitoramento regular das condições das raízes, sua participação no processo de fotossíntese.Compre um vaso de cerâmica para orquídeas.
A escolha da estrutura solta do solo.Não preste atenção à qualidade do substrato usado.
Não exponha a phalaenopsis ao superaquecimento da raiz.Deixe um vaso de flores perto de radiadores de aquecimento.
Fertilize apenas solo úmido.Fertilizar nas raízes secas.
Em dias ensolarados, sombreie a planta, a fim de evitar queimaduras térmicas.Coloque a orquídea sob luz solar direta.

Como cortar?

Se forem encontradas raízes não saudáveis ​​e encolhidas durante a inspeção regular, elas deverão ser eliminadas. Eles não trarão nada de bom. Após pré-nutrir o sistema radicular com água, para confirmar sua secagem completa.

  1. Extraímos a planta da panela.
  2. Lavamos as raízes com água quente e corrente.
  3. Tomamos uma ferramenta afiada e higienizada.
  4. Cortamos as áreas secas e afetadas.
  5. Tratamos os locais de corte com agentes anti-sépticos que não contêm álcool. Freqüentemente usado carvão ativado triturado, canela em pó.
  6. Deixe secar por várias horas.
  7. Depois, trate com uma solução fungicida para evitar o aparecimento de um fungo prejudicial, apodrecer.

Como estimular o crescimento?

De fato, as belezas tropicais são flores tenazes. Mesmo se deixada sem um sistema radicular, a planta pode muito bem existir ainda mais. É necessário tomar medidas de emergência para cultivar raízes mortas e salvar a orquídea:

  1. Seções podres e secas das raízes são removidas pelo método descrito anteriormente.
  2. Os restos do sistema radicular devem ser mergulhados em uma solução com estimulantes radiculares. Esses medicamentos aumentam a imunidade da planta e aceleram o processo de formação de raízes. É melhor tomar "Epin" ou "Zircon", diluindo nas seguintes proporções: 1 gota do medicamento por 1 litro de água.
  3. Nesta solução, a orquídea deve demorar cerca de 2 horas. É importante garantir que nenhum líquido entre nas folhas.
  4. Dependendo do estado da phalaenopsis, escolhemos outro método de germinação do sistema radicular: estufa ou no ar. Se as raízes estiverem completamente ausentes, a primeira opção é a estufa. Se algumas das raízes ainda estiverem lá, você poderá ficar sem:
    • Colocamos a orquídea em um recipiente com água purificada. No entanto, é necessária uma secagem regular, especialmente escolhendo o método que não seja de efeito estufa. Nos dois casos, a flor deve estar em um local bem iluminado, a uma temperatura de + 23-25ºС.
    • Alimentamos regularmente fertilizantes à base de potássio e fósforo, uma vez em 10 a 14 dias.
    • Uma vez por mês, use um estimulante de raiz, o tempo que a planta gasta em uma solução desse tipo não passa de 6 horas.
    • O aparecimento de raízes ocorrerá de 1 a 6 meses. A duração do processo está diretamente relacionada ao estado inicial da planta.

Doenças e pragas: o que fazer com eles?

As orquídeas são bastante suscetíveis a todos os tipos de doenças e pragas. Portanto, é importante reconhecer imediatamente os sinais para ajudar urgentemente. Infelizmente, os representantes da família Orchid têm um sistema radicular bastante suscetível. Eles costumam sofrer de doenças associadas à secagem das raízes e outras partes da orquídea, podridão. Isso se deve a condições inadequadas de detenção.

Muitos amantes de flores, sabendo que as orquídeas vêm dos trópicos, tentam umedecer as flores o máximo possível. Ao mesmo tempo, umidade confusa e rega excessiva. Devido a esses fenômenos, uma série de doenças podres e outras doenças que afetam as raízes se desenvolvem. Entre eles são freqüentemente encontrados:

  • bacteriose;
  • podridão radicular;
  • podridão cinza (como salvar uma orquídea da raiz e podridão cinza?);
  • podridão no pescoço.
Os fungicidas são considerados os medicamentos mais eficazes para a prevenção e tratamento de infecções. São meios que eliminam os agentes causadores de doenças bacterianas e fúngicas em representantes da flora.

Vários problemas trazem muitos problemas. Por exemplo: pequenos insetos que vivem no chão podem devorar as raízes da phalaenopsis. O que é mais desagradável, eles não são visíveis sem um olho armado.

Também danifique as raízes, brotos, folhas, caules de lesmas e caracóis onívoros. Eles podem destruir partes de uma flor em um período bastante curto de tempo. É extremamente difícil lidar com esses insetos. É importante tomar medidas preventivas:

  1. Revise cuidadosamente o solo coletado de forma independente e não deixe de aquecê-lo.
  2. Recomenda-se substrato comprado para derramar água fervente.

Prevenção de doenças

Para evitar tais situações desagradáveis, só é possível com o cuidado adequado da orquídea.

  • Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
  • A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas.
  • Escolha um vaso que caiba na flor.
  • Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
  • Renove o substrato a cada 2-3 anos.
  • Água uma vez por semana, entre o solo deve secar completamente.
  • A temperatura da água deve ser de 35 a 40ºС.
  • Pulverize 5 vezes ao dia. Excluir o procedimento durante o período de floração.

O sistema radicular das orquídeas é único e requer atenção especial. É necessário realizar uma inspeção regular das raízes, para não preencher e não se esqueça de monitorar a condição do substrato. Afinal, a perda de raízes levará a uma possível perda de flores. E a chave para uma bela vista da phalaenopsis é o cuidado e a atenção.

Deixe O Seu Comentário