Foto e descrição de como a propagação da orquídea Phalaenopsis ocorre em casa

Cada produtor, ao longo do tempo, tem um desejo natural de aumentar o número de cópias de suas plantas através da reprodução. Primeiro, é incrivelmente interessante e, segundo, porque as orquídeas são caras.

Por que não tentar cultivar uma nova beleza por conta própria, é claro, o processo é meticuloso, mas quando você admira o resultado, simplesmente esquece todas as dificuldades.

Ao mesmo tempo, se tudo for feito corretamente, o processo de propagação da orquídea ocorrerá sem problemas, mesmo no início do plantador de flores.

Funcionalidades

Cada espécie de planta tem suas próprias peculiaridades na reprodução, é claro, a Phalaenopsis também as possui. Além disso, eles podem se multiplicar dividindo o pedúnculo de um único pedúnculo e produzir imediatamente uma dúzia de novas plantas. Também Phalaenopsis tem muitas nuances interessantes ao se reproduzir por crianças.

Diferenças de outras espécies

A orquídea Phalaenopsis em sua estrutura não possui brotos laterais, ou seja, possui apenas um ponto de crescimento - no topo, portanto, cresce apenas. E outras variedades de orquídeas têm vários pontos.

Phalaenopsis não possui pseudobulbos, por isso, ao contrário de outras espécies, se propaga apenas por sementes, estacas e crianças - absolutamente formadas por novas plantas minúsculas.

A orquídea Phalaenopsis não pode se multiplicar simplesmente dividindo rizomas como Miltonia ou Cumbria.

Como é o processo de uma planta externa e interna?

Nas condições da rua, existem duas opções para a propagação de Phalaenopsis, enquanto em casa há muito mais. Sob condições naturais, Phalaenopsis se reproduz de maneira muito interessante - o vento carrega seu pólen, que está em cápsulas de sementes, e muitos insetos diferentes se reúnem em seu maravilhoso aroma.

Vale a pena notar que caindo no chão, as sementes de Phalaenopsis simplesmente não podem brotarEles definitivamente precisam de fungos no solo, a partir deles as sementes recebem carboidratos para germinação e desenvolvimento.

A segunda opção para a reprodução desta planta na natureza é que, após a floração, novos galhos e brotos (bebês) aparecem. Ambas as opções: sementes e brotos, funcionam bem. Mas em casa, a situação é um pouco diferente, aqui está apenas uma maneira de se propagar pelas sementes - uma das mais difíceis.

ATENÇÃO! Os processos (filhos) também aparecem após a floração, mas, naturalmente, em boas condições de Phalaenopsis, quando são criadas condições que são próximas da natural ou quando estimulam a planta.

Maneiras

Existem várias maneiras de criar Phalaenopsis em casa:

  • estacas - neste caso, é usada uma flecha de flor, que é cortada em estacas (de um certo tamanho) com botões de dormir, essas estacas são enraizadas e novas orquídeas são obtidas delas;
  • divisão - é assim que a planta é dividida em duas partes (horizontal), a parte superior é cortada e enraizada separadamente (é obtida uma planta separada acabada), e a parte inferior continua a crescer nas raízes anteriores e nela (nas axilas das folhas) brotam o sono;
  • filhos - este é o método mais popular de reprodução, quando novas orquídeas pequenas são formadas e crescem a partir de botões despertados, que são separados da planta mãe (cuidadosamente cortada) e plantados em vasos separados;
  • semente - para esse método, é necessário criar condições estéreis (quase de laboratório), mas como resultado do sucesso, você pode ter uma nova planta com outras cores que diferem dos “pais” em cor ou forma (afinal, a polinização ocorre aqui).

Preciso estimular?

Obviamente, você pode esperar que as crianças apareçam em Phalaenopsis de uma maneira natural, mas isso geralmente leva muito tempo. Portanto, se você definir uma meta - "reprodução", é melhor estimular a planta. Para fazer isso, existem várias maneiras de acelerar significativamente a formação das crianças:

  1. o uso de pasta hormonal;
  2. arranjo de diferenças de temperatura e seca;
  3. colocação de mudas em condições de estufa;
  4. separação de um arbusto adulto (corte a parte superior).

Muito eficaz muitos usam pasta de hormônios para estimular, tudo é simples aqui - você precisa processar o rim superior. Primeiro, com uma lâmina afiada e desinfetada, corte levemente a escama e remova-a (com uma pinça) e aplique um pouco de palito em um pequeno ponto verde claro (rim adormecido) com um palito. Repetimos de 3 a 5 vezes após 3 dias, a planta todo esse tempo deve estar a uma temperatura de 25 a 30 graus, de modo que, em vez do botão, um bebê apareça.

Como determinar se uma flor está pronta para isso?

A orquídea precisa suportar o estresse; portanto, você precisa entender claramente qual é a sua condição e se está pronta para o procedimento de reprodução. Para a criação em casa, apenas uma planta grande e forte é adequada, deve ser absolutamente saudável, em tempo hábil, para receber todas as substâncias úteis necessárias ao seu desenvolvimento - fertilizantes complexos.

Deve ter pelo menos 7 folhas e um grande número de raízes aéreas. Também é muito importante - a orquídea deve estar na fase correta do seu ciclo de vida, ou seja, você pode iniciar a reprodução após a floração. E a melhor época do ano para esse processo é a primavera, no inverno não vale a pena fazê-lo de forma inequívoca.

IMPORTANTE! Você não pode tentar propagar uma orquídea, que foi comprada recentemente em uma loja. Ela precisa de um ano para se adaptar em casa.

Preparação

O processo de preparação da Phalaenopsis para reprodução dura aproximadamente 2 semanas. Nesse momento, a planta deve ser colocada em um local intensamente iluminado, mas com raios de luz dispersos (pelo menos 12 horas por dia). A rega para este período é quase completamente interrompida (modo de seca), organizamos diferenças de temperatura, mantemos a temperatura diária em até 28 graus e a temperatura noturna - 15 a 16 graus.

Observamos cuidadosamente o sistema radicular - se as raízes já tiverem cor prateada e não verde, aguentamos mais 2 a 3 dias, regamos e você pode começar a procriar - a orquídea está pronta.

Instruções passo a passo com fotos

Em seguida, você pode encontrar uma descrição de como propagar a orquídea e uma foto passo a passo do processo.

Estacas

Imediatamente após a floração, uma flecha nova (cortada até a raiz) precisa ser cortada em pedaços com um ou dois rins, coloque-os em um recipiente transparente sobre areia molhada ou esfagno e cubra com um filme por cima. Então esperamos quando os rins acordam e as crianças aparecem.

Note-se que os botões mais baixos do pedúnculo são os mais fortes.

Mais informações sobre a propagação de Phalaenopsis por estacas estão escritas aqui.

Sementes

Esse método é provavelmente o mais demorado de todos, raramente é usado em casa, mas, como resultado, você pode obter uma nova forma elegante. Primeiro você precisará de uma vara fina para fazer o pó. Seguinte a caixa de sementes amadurecerá (aproximadamente 120 dias), então as sementes são colocadas em uma mistura especial de nutrientes e usando uma seringa que semeamos (ou melhor, esprememos) em uma estufa estéril isolada. Com o tempo, crianças pequenas começarão a nascer aqui.

Mais informações sobre a propagação desta planta por sementes podem ser encontradas aqui.

Crianças

Para começar, estimularemos a planta de uma das maneiras mencionadas anteriormente, além de usar pomada hormonal, a mais popular é organizar a seca e a diferença de temperatura. "Seca" aqui é uma rega rara, deve ser completamente interrompida por 2 semanas. Quanto à diferença de temperatura, o dia deve ser fornecido entre 25 e 28 graus e a noite entre 16 e 18 graus.

Essas manipulações articulares darão um impulso para despertar os rins necessários e o rápido aparecimento das crianças. Quando as crianças começam a se formar, é preciso esperar até que elas cresçam 4 folhas e comecem a crescer raízes aéreas - pelo menos 5 cm crescerão, então será possível separar.

Divisão

Você só pode compartilhar um arbusto adulto, isto é, Phalaenopsis, com 7 ou mais folhas, bem como uma quantidade decente de raízes aéreas. Esse procedimento consiste em cortar a parte superior da planta, que possui pelo menos 2 raízes aéreas e 2 a 3 folhas (este será um arbusto separado) - dando assim um poderoso impulso ao aparecimento de crianças nas axilas das folhas na parte inferior da planta.

A parte superior está pronta para o plantio no solo. E a parte inferior, depois de um tempo, encantará a aparência das crianças, que começarão a se formar nas axilas das folhas. Esse método de reprodução também é chamado de "rejuvenescimento" da planta, porque a parte superior é a mesma nova planta jovem independente obtida.

Haste de flor

Nesse método, é muito importante escolher o momento certo - precisa esperar até que a orquídea termine de florescer, corte o pedúnculo e corte-o para que em cada segmento houvesse um rim adormecido (cerca de 10 a 12 cm de comprimento). Polvilhe as fatias com carvão e deixe por um dia em um local quente para secar um pouco. Em seguida, coloque nossas partículas em uma mini-estufa, o substrato deve estar bem claro. São as condições da estufa - calor e umidade - que ajudam a "acordar" os rins e acelerar o processo de aparência das crianças.

Enraizado

Esta é a maneira mais não reclamada de criar Phalaenopsis, mas é claro que você pode tentar. Ao transplantar orquídeas, por exemplo, você pode separar delicadamente parte das raízes (mais de cinco cm) e plantá-las em um vaso separado. Eles precisam ser mantidos em boas condições de estufa e, depois de um tempo, você notará pequenas folhas - o surgimento de uma nova planta.

AJUDA! Todas as novas plantas pequenas que apareceram não precisam se precipitar no solo imediatamente. Primeiro, deixe-os crescer, ganhar força, eles devem crescer raízes de 5 a 7 cm, novamente aqui as condições da estufa ajudarão.

A estufa mais simples pode ser construída usando um saco plástico ou uma garrafa de plástico cortada:

  1. em um pequeno copo de plástico, fazemos orifícios de drenagem e despejamos argila expandida ou seixos;
  2. coloque musgo molhado nas pedras;
  3. instale um suporte no vidro - a saída cortada ficará sobre ele;
  4. abaixe cuidadosamente a tomada sobre o suporte - não deve tocar no musgo;
  5. em cima, cobrimos tudo com uma garrafa de plástico cortada ou apenas uma bolsa na qual fazemos 5 pedaços de orifícios de ventilação (pequenos).

Em seguida, você precisa colocar esta mini-estufa em um local quente e brilhante (com luz difusa) e aguardar que as raízes cresçam no comprimento desejado (5 a 7 cm) e, em seguida, plantaremos uma pequena planta em uma panela.

Como cuidar?

Para novas plantas pequenas, bem como para quaisquer "crianças", é necessário cuidado cuidadoso e adequado. Caso contrário, uma planta jovem e imatura pode simplesmente morrer. O solo para eles precisa ser preparado com os menores pedaços de casca de pinheiro - não mais que 0,5 - 1 cm, enquanto pelo menos uma pequena parte do solo (e de preferência metade) deve ser retirada do vaso principal.

Por cerca de um ano, as plantas jovens devem ser mantidas em condições de estufa. (é possível sob o pacote), e só então transplantado para o solo para orquídeas adultas, cuide das orquídeas adultas e aguarde a floração.

Conclusão

Que conclusão pode ser feita no final? Bem, em primeiro lugar, definitivamente, vale a pena tentar propagar sua Phalaenopsis, e é melhor tentar não de uma maneira, mas de maneiras diferentes. Afinal, cada um de nós tem suas próprias preferências, talvez alguém possa propagá-lo melhor com sementes, ou melhor, obter uma nova planta.

Você também pode dizer com confiança que a orquídea que você cresceu do ciclo zero será a amostra mais "preciosa" da sua coleção.

Deixe O Seu Comentário