Planta em miniatura da Haworthia Cooper: trompete e mais 8 subespécies. Como plantar e cultivar suculentas?
Alguns tipos de haworthia têm uma característica interessante. Nas extremidades de suas folhas existem pequenas áreas transparentes que parecem janelas. Através deles, a luz penetra profundamente nos tecidos da planta.
Haworthia cooperi é um representante do gênero Haworthia, uma planta herbácea suculenta em miniatura, com o nome do cientista e pesquisador dos cactos e suculentas Cooper, que descobriram essa planta incrível em 1809.
Locais de crescimento
A espécie Haworthia cresce no sul e no sudoeste da África. Nesses lugares áridos, as plantas podem encontrar abrigo apenas à sombra de arbustos ou pedras raras e, às vezes, no solo, deixando apenas a parte superior das folhas na superfície.
A espécie possui cerca de 166 tipos diferentes de representantes. As primeiras cópias foram trazidas para a Europa no século XVIII.Nome Histórico
O gênero Haworthia deve seu nome e fama a Adrian Hardy Haworth, um botânico e entomologista inglês.
Haworthia Cooper às vezes é chamado de Pedra Viva. Suas folhas verticais rígidas, coletadas em vários pontos de venda, formam uma paisagem incrivelmente bonita.
Aparência
Haworthia cooperi cresce em rosetas pequenas, carnudas e verde-claras. Na natureza, a planta está oculta do sol ardente na areia, apenas rosetas se projetam para a superfície. As folhas são transparentes no topo, com veias transparentes fechando na ponta da folha, com longas cerdas de vilosidades nas "pontas" e pequenas vilosidades nas bordas. Além disso, as folhas de Cooper são sempre retas, o que o diferencia de, por exemplo, Haworthia retusa, na qual as folhas são torcidas.
Subespécies
Cooper tem uma variedade bastante ampla de subespécies:
- Haworthia cooperi var. sooperi - visão típica.
- Haworthia cooperi var. truncata - folhas truncadas.
- Haworthia cooperi var. pilifera - a variedade mais difundida, possui folhas curtas, baixas e verde-azuladas, com cerdas levemente pronunciadas.
- Haworthia cooperi var. dielsiana / joeyae - comum no cultivo, com folhas verde-azuladas, curtas e baixas, sem cerdas felpudas, as pontas são arredondadas.
- Haworthia cooperi var. davidii - variedade cujas folhas são longas, completamente translúcidas, com possíveis veias vermelhas.
- Haworthia cooperi var. leightonii - a variedade predominante no leste dá bons frutos, as folhas ficam avermelhadas ao sol.
- Haworthia cooperi var. doldii - variedade com folhas finas, estreitas e afiadas.
- Haworthia cooperi var. puberula - variedade com folhas finas, estreitas e "fofas" de cor verde-amarela.
- Haworthia cooperi var. Venusta - variedade cujas folhas são grossas, densas, pequenas, macias e verde-azuladas.
Onde e como plantar?
As suculentas são plantas despretensiosas (isso se deve às condições adversas do ambiente natural em que crescem). E Haworthia não foi exceção. Mas Para obter o melhor resultado e condição da planta, é necessário cuidar dela. Existem algumas recomendações a seguir, que ajudarão você a cultivar uma planta saudável, duradoura, original e surpreendentemente bonita em casa.
Iluminação e localização
Como na natureza a planta prefere ficar à sombra de pedras ou arbustos raros, em casa deve ser mantida em sombra parcial ou sob luz solar intensa, porém dispersa.Cooper adora iluminação abundante, mas não tolera luz solar direta. Assim, a melhor solução seria colocar a planta suculenta na janela oeste, leste ou sul da casa, e estar na janela norte pode afetar adversamente as condições da planta.
Requisitos do solo
Aceitável para Haworthia é considerado solo com ambiente ph <6 (não ácido).
Cria perfeitamente raízes em misturas prontas para suculentas com a adição de argila ou misturas especiais para haworthia. Também são perfeitos substratos caseiros feitos de areia, turfa, húmus, terra e tijolos de migalhas em proporções iguais.
São necessárias aparas de tijolos para evitar a deterioração das raízes e caule da planta. O conteúdo de matéria orgânica no solo e sua respirabilidade são muito importantes.
Como cuidar?
- Temperatura
Até 30 0C na primavera e no verão, e 17-19 0C no período outono-inverno. Uma temperatura tão baixa no inverno fornece à planta um descanso. Este é um período necessário no ciclo de vida de uma planta suculenta.
Este tipo de haworthia é adaptado ao ar seco. Portanto, ele não requer pulverização e, na estação quente, você pode levá-lo para a rua com iluminação parcial da sombra. - Rega.
Recomenda-se molhar o Cooper da panela. No verão e na primavera, até 2 vezes por semana, e no inverno e outono, até 2 vezes por mês:
- Despeje a água na panela.
- Coloque a panela na panela.
- Após 10 minutos, drene a água restante do poço.
- Adubo.
Para isso, o curativo tradicional para suculentas é adequado. Pode ser usado de março a outubro, não mais que uma vez por mês. A nutrição é necessária para a planta durante o período de crescimento ativo. Durante a dormência, os alimentos complementares são opcionais.
Um excesso de minerais afeta adversamente a condição da planta
- A doença
A coisa mais importante no cultivo do Haworthia Cooper é a conformidade com a tecnologia agrícola. Por exemplo, com o alagamento, as pontas das folhas escurecem e a planta morre, e com a falta de luz, a planta perde suas propriedades decorativas e cor, e as folhas podem aumentar e desbotar. Folhas danificadas devem ser removidas imediatamente.
Haworthia pode ser afetado por pulgões ou minhocas. Se a área de dano não for muito grande, você poderá tratar a planta com água e sabão, caso contrário, é melhor se livrar dela.
Recursos de propagação
Haworthia cooperi propagado por sementes, folhas ou brotos laterais:
- A propagação por sementes ocorre da maneira tradicional. As sementes são compradas em uma loja de flores e plantadas. O processo de crescimento é bastante longo, geralmente praticado por criadores.
- Os brotos laterais (também chamados de "bebês") são separados da saída da mãe e plantados em uma panela separada com um substrato. Mas você só pode transplantar pontos opacos, uma vez que a clorofila está ausente nos transparentes e eles não estão prontos para um crescimento independente.
- As folhas são cortadas, processadas com cinzas ou carvão e "batidas" por 2-3 dias.
Cultivo agrícola
- Haworthia cooperi deve ser cultivada em vasos redondos, largos e rasos, sob luz solar difusa.
- A uma temperatura do ar de 25-28 0C na primavera e no verão e 18 0Como no período de outono-inverno, a planta não precisa de umidificação adicional do ar.
- A rega é realizada 2 vezes por semana na estação quente e 2 vezes por mês no frio.
- Fertilize não mais que uma vez por mês em clima quente e durante o período de crescimento ativo; durante a dormência, o fertilizante não é necessário.
- Transplante não mais de uma vez por ano, se a suculenta estiver lotada em sua panela.
Conclusão
Haworthia Cooper é uma planta popular, bonita, despretensiosa e exótica. Pode ser uma decoração de qualquer jardim, casa ou interior. Se você seguir todas as regras para lidar com esta suculenta, ele irá deliciar você e seus convidados por muitos anos.