O que é catharanthus pink e como cuidar dele?
Katarantus rosa é uma flor delicada que chegou em nossos jardins e canteiros de países tropicais distantes. Graças aos esforços dos criadores, a Periwinkle é criada com sucesso na floricultura doméstica.
É usado como planta medicinal e ornamental. Você aprenderá sobre as propriedades benéficas desta bela flor, sobre métodos de propagação, condições de cultivo em casa e em campo aberto e as regras para cuidar dela em nosso artigo.
Por que tem dois nomes?
Catarantus e pervinca são a mesma coisa? Katarantus rosa - uma espécie de arbustos perenes, perene, pertence ao gênero Katarantusov, uma grande família Kutrovy.
Entre os cultivadores de flores, é mais comum sob o nome rosa pervinca. Por muito tempo, o cataractus pink foi considerado uma variedade de pervincas. Ambas as plantas pertencem à mesma família Kutrov. Em meados do século XX, os catharanthus rosa foram isolados pelos cientistas como um gênero separado de plantas perenes sempre verdes.
ATENÇÃO: Na natureza, cresce na ilha de Madagascar, na Índia e em Cuba. Cresce na Transcaucásia, Cazaquistão e Kuban. Esta flor é cultivada como matéria-prima medicinal. Nas regiões do norte do nosso país, as pervincas são cultivadas como um ano decorativo.Descrição do visual rosa
Katarantus rosa - arbusto perene de tamanho menor. Cresce a 30 - 50 cm de altura. As hastes podem ser retas ou rastejantes, amadeiradas na base.
A raiz é longa, semelhante a uma haste, amarela clara, tem muitos ramos laterais - raízes. As folhas são brilhantes, de densidade média, grandes, oblongas, sem corte, verde brilhante. Em comprimento, as folhas crescem para 8-10 cm, em largura - 3 - 3,5 cm.
Pecíolos das folhas são curtos, grossos; as folhas crescem opostas. Uma característica da estrutura da folha é uma venação claramente definida em toda a superfície da folha. A veia central é branca.
As flores de Catharanthus são brancas, todos os tons de rosa são encontrados. A corola tem a forma de uma orelha, consiste em 5 pétalas que crescem juntas em um tubo, a garganta da corola tem um tom roxo pronunciado. As flores são médias, até 3-4 cm de diâmetro, o aroma das flores é fracamente expresso. Em um clima temperado, as sementes não amadurecem.
Foto
Propriedades curativas
- Katarantus rosa - amplamente utilizado na medicina tradicional. Na farmacologia moderna, medicamentos antitumorais vigorosos especiais são criados a partir das matérias-primas da Pervinca, usadas no tratamento de doenças oncológicas: hematosarcoma, etc. Os medicamentos derivados afetam o metabolismo dos aminoácidos - a função antitumoral. As mais recentes preparações semi-sintéticas de uma nova geração são desenvolvidas com base em catharanthus rosa.
- A pervinca contém muitos oligoelementos - zinco, ferro, cálcio, magnésio, etc. Deve-se lembrar que a rosa-catarata é uma planta venenosa, é contra-indicada a automedicação. O uso de drogas ou infusões de ervas é necessário apenas sob a estrita supervisão dos médicos. Além da função da droga, existem muitos efeitos colaterais, contra-indicações.
- Herbalists usam a flor como um agente antibacteriano. Além disso, o arbusto tem um efeito curativo na prostatite em qualquer estágio. Basicamente, os medicamentos contribuem para a cura sem cirurgia.
- Com a ajuda do cataranthus rosa, várias patologias uterinas femininas são curadas: pólipos nos ovários e resolução do útero. Com o tratamento adequado, as células agressivas são destruídas e não permitem a degeneração em novos tumores.
- Além disso, a flor possui força antimicrobiana, alivia feridas purulentas, cura até gangrena no estágio inicial. Ativa a circulação sanguínea, o que contribui para o reparo tecidual.
- O Katarantus rosa alivia as úlceras externas que não crescem demais, mesmo quando negligenciadas.
- Interrompe processos inflamatórios do trato gastrointestinal.
- Ele lida bem com doenças de pele - eczema, fungos, irritação com picadas de insetos.
- Reduz o açúcar no sangue.
- O extrato de flores trata a pneumonia e a tuberculose pulmonar.
- Herbalists usam decocções para dor de dente.
Regras para o cuidado e cultivo de uma planta herbácea
Para terreno aberto
Katarantus é uma flor despretensiosa rosa, que pode ser plantada por um cultivador iniciante, dadas as regras simples de tratamento.
O local do plantio deve ser claro, quente, com luz solar suficiente, mas não direto, para não queimar as folhas. O principal é proteger os arbustos de tamanho menor das rajadas de vento frio e correntes de ar.
O solo deve ser ácido, sem depósitos excessivos de sal, bem fertilizado, respirável. O principal é não plantar Catharanthus rosa perto um do outro para evitar a estagnação do ar e da umidade.
A composição da mistura do solo para catharanthus rosa:
- Turfa de cavalo - 1 h.
- Húmus - 1 hora
- Terra Sod - 1 h.
- Terra da folha - 1 h.
- Areia - 1 hora
Katarantus rosa - flor termofílica, a temperatura da manutenção dos arbustos - 26 - 27 º C no verão. Uma temperatura reduzida para 10-8 ° C pode manter a flor em flor e crescimento.
Mais informações sobre as regras de plantio e cuidados adicionais para catharanthus em campo aberto podem ser encontradas aqui.
Para flor de interior
Como planta de casa, o catharanthus rosa é cultivado há vários anos, é uma planta perene. No apartamento, é aconselhável instalar vasos e vasos de flores nas janelas leste e oeste.
No verão, é aconselhável obscurecer as janelas da luz solar direta. A capacidade de plantio é escolhida bastante volumosa, profunda, dada a estrutura da raiz longa e maciça. Na concepção de apartamentos e galerias, o catharanthus é usado em cestos e panelas suspensos..
IMPORTANTE: A flor cresce rapidamente, todos os anos é necessário um transplante em uma panela mais espaçosa. Para transplantar em vasos, os cultivadores de flores recomendam o uso de uma mistura de solo para gerânios. Pode ser comprado em uma loja especial.Além disso, a mistura do solo pode ser feita de forma independente. Substrato para cultivo interno de Catharanthus rosea:
- Terra da folha - 1 h.
- Terra Sod - 1 h.
- Turfa - 0,5 horas
- Areia do rio - 0,5 horas
Cultivar uma flor em um ambiente doméstico é fácil. A rega é abundante, a pulverização regular é necessária; a alimentação com fertilizantes minerais é necessária uma vez a cada 2 a 3 semanas.
Para manter a umidade, os vasos de flores podem ser instalados em um palete com argila expandida úmida. A umidade ideal é de 60%.
No verão, é aconselhável retirar as panelas ao ar livre, em uma varanda ou loggia. Na primavera, a poda de caules crescidos é exigida por um terço. No inverno, a temperatura do ar não deve cair abaixo de 10 º C. A temperatura ideal nas condições da caixa é de 20 a 22 º C.
O rosa de Catharanthus se propaga de várias maneiras.
Preparando-se para o inverno
Assim que esfriar do lado de fora, de setembro a outubro, é melhor levar vasos de flores para dentro da casa. Então a floração do rosa de Catharanthus vai durar.
No inverno, os vasos são instalados em uma sala fresca e iluminada.. A temperatura ideal para a flor no inverno é de 12 a 15 ° C.
A rega é reduzida em 2 vezes, o substrato deve estar levemente úmido. Se o ar estiver seco, é necessário pulverizar as folhas.
No inverno, o horário de verão é curto; pode não haver luz suficiente para o cataranthus rosa.. Exigirá iluminação adicional com phytolamps especiais por várias horas por dia.
Reprodução
Semeando sementes
- Realizada no início da primavera, em março.
- Em uma caixa especial - em uma estufa, é apresentada a drenagem, uma pequena camada de um substrato especial.
- Semeie a uma profundidade de 1,5-2 cm.
- A semeadura é coberta com um filme ou vidro denso.
- Temperatura do ar de germinação - 24 ° C.
- É o bastante para umedecer a lavoura ventilando regularmente a estufa.
- Os primeiros brotos aparecem dentro de 7-9 dias.
Após a germinação das sementes, as caixas são expostas, e a temperatura do ar deve ser reduzida para 18 - 20 º C. Após 2 - 3 semanas, é desejável a alimentação de brotos de cataranthus rosa. É melhor usar fertilizantes nitrogenados para cultivar folhas. As mudas devem ser mergulhadas quando 3 a 4 folhas verdadeiras aparecerem em um broto de 7 a 8 cm de altura.
Assista a um vídeo sobre o cultivo de catharanthus rosa a partir de sementes:
Você pode aprender mais sobre como cultivar um catharanthus a partir de sementes em casa neste material.
Estacas
Realizada na primavera:
- As estacas apicais com 6-7 cm de comprimento são cortadas obliquamente.
- Coloque as mudas na água ou na areia limpa e lavada.
- Certifique-se de cobrir as mudas com uma jarra de vidro.
Para obter um arbusto exuberante e compacto, recomenda-se beliscar as partes superiores das mudas. O procedimento é realizado 1 a 2 vezes. Quando as mudas se enraízam, são mergulhadas em xícaras de turfa e plantadas em terreno aberto quando o calor da primavera é estabelecido. As mudas são plantadas a uma distância de 30 a 50 cm.
A peculiaridade da flor é que a rosa catarata rapidamente se enraíza, a raiz se desenvolve bem com umidade suficiente no substrato e boa iluminação.
Assista ao vídeo sobre a propagação do quarteirão rosa por estacas:
Dividindo o mato
- Os arbustos toleram facilmente a divisão do arbusto mãe.
- O procedimento é realizado no início da primavera.
- O arbusto é dividido em partes separadas com a preservação do coma de terra e parte dos processos radiculares saudáveis e intactos.
- As partes separadas rapidamente se enraízam e começam a crescer tanto em vasos quanto em canteiros abertos.
Katarantus é uma flor venenosa, portanto, ao plantar, beliscar, enxertar, trabalhar com luvasImpedir que o suco da flor entre nos olhos e na pele. Lave bem as mãos após o manuseio.
Molhar o catharanthus rosa deve ser um ano inteiro. A secagem do solo é inaceitável, mas o alagamento do substrato leva a doenças e morte da flor. Imediatamente após a rega, a água da panela deve ser derramada para que as raízes não se molhem.
ATENÇÃO: A pulverização no verão é aceitável para manter a umidade do ar suficiente.No outono, em tempo chuvoso, a flor pode diminuir o crescimento. Para evitar apodrecer e se molhar, não engrosse os arbustos ao plantar, você deve deixar uma distância entre os orifícios de plantio de pelo menos 30 a 40 cm (mais sobre características de plantio, cultivo de cataranthus e cuidados com as plantas podem ser encontrados aqui).
Você deve alimentar a flor a cada 10 a 14 dias com fertilizantes complexos e equilibrados, a partir do momento da floração.
Katarantus rosa, além de seu principal objetivo - o tratamento de muitas doenças, também é uma excelente decoração de terraços e canteiros, cobrindo os jardins da frente e canteiros com um tapete denso e denso.