Um habitante frequente das casas é Sansevieria Laurenti. Como cuidar adequadamente de uma flor?
Esta planta é familiar a muitos desde a infância, pelo fato de ser habitante frequente de casas e apartamentos, e recentemente pode ser vista em consultórios e instalações médicas.
Estamos falando de uma planta que possui não apenas uma aparência atraente, mas também um nome bonito e sonoro - Sansevieria Laurenti.
No artigo, consideraremos a descrição da planta e também aprenderemos a cuidar adequadamente da flor.
Descrição botânica
Sansevieria Laurentii (em latim: Sansevieria laurentii) tem nomes não oficiais (populares) como Lança da África, Língua da sogra, Espada, Cobra variegada, planta da fortuna, Serpente vegetal, língua materna Língua do diabo, Serpente Laurentii, Goldband Sansevieria. Todos esses nomes vêm da aparência de suas folhas - são de cor verde profundo com listras amarelas pronunciadas.
A história da descoberta desta suculenta não é totalmente clara. O fato geralmente aceito é que a primeira menção de sansevieria laurenti é encontrada nos registros botânicos do distante século XVII. Sansevieria é endêmica na África, Indonésia e Índia.Pertencente à família agave, este a planta tem folhas duras em forma de espadas de dois gumes A cor das folhas é verde escuro com listras amarelas nas bordas (e geralmente no meio). As folhas são basais, na vertical, com 5-6 centímetros de largura e podem atingir um comprimento de 70 a 95 centímetros. O caule está ausente.
Foto
Mais adiante na foto, você pode ver como a flor fica.
Home Care
Sansevieria é uma planta muito despretensiosa e os cuidados para não requer nenhum esforço titânico ou custos fabulosos. Ele não tem medo de pouca luz ou escassez ou de rega bastante rara. No entanto, as primeiras coisas primeiro.
- Temperatura O Sansevieria não tolera o frio; portanto, a melhor opção para sua colocação é uma sala bastante quente com uma temperatura que não desça abaixo de +10 graus. O regime de temperatura ideal para esta planta é de + 20 + 30 graus. Com esse calor, a sansevieria se sente mais confortável e cresce mais ativamente, encantando seus proprietários com uma vegetação densa e poderosa.
- Rega. A Sansevieria é uma planta tolerante à seca, portanto, uma sala fechada com aquecimento central (e, portanto, bastante seco) não é um obstáculo para ela e se desenvolverá perfeitamente nessas condições. Durante o tempo decorrido entre a irrigação, o solo no qual a planta suculenta plantada deve secar completamente. No inverno, a rega deve ser feita uma vez por mês ou quando o solo da panela ficar seco ao toque.
É permitido regar as plantas durante a estação de crescimento não mais que uma vez a cada 14 dias.
Ao regar, tente evitar que a água entre nas folhas, pois isso pode fazer com que apodreçam. Verter sansevieria também é inaceitável, pois nesse caso a planta também começa a apodrecer e pode morrer. O maior perigo é a acidificação do substrato.
Esse problema é especialmente relevante durante o período de inverno. É necessário garantir vigilante que o solo esteja completamente seco. O primeiro sinal dessa baía excessiva são as folhas amareladas (principalmente se o amarelecimento começar na parte basal das folhas). Outros problemas associados à rega da planta não são observados.
- A luz Sansevieria é caracterizada pelo aumento da resistência à luz de um amplo espectro - de altos a baixos níveis de iluminação. Mas a melhor condição para o cultivo desta flor é sombra parcial.
- Solo. Ao cultivar esta planta de interior, deve-se tomar cuidado para garantir que o solo nos vasos nos quais a sansevieria é plantada seja o mais próximo possível daquele em que a flor cresce na natureza.
Para fazer isso, você precisa criar um substrato dos seguintes componentes:
- Terra do Sod - 1 parte.
- Terra decídua - 2 partes.
- Húmus - 1 parte.
- Areia - 1 parte.
- Turfa - 1 parte.
Essa composição é o mais próxima possível do solo natural em que a sansevieria cresce, o que permite alcançar o crescimento mais ativo e saudável das flores. É permitido o uso de um substrato adquirido pronto para suculentas, mas não há garantia de que a planta cresça ativamente desde os primeiros meses de plantio.
- Poda. A forma do arbusto sansevieria é tal que a poda quase nunca é necessária para esta planta. A exceção é aqueles casos em que as folhas são afetadas por qualquer praga ou podridão ocorrida como resultado de rega excessivamente pesada.
O processo de corte inclui apenas 2 etapas:
- Com uma faca ou lâmina afiada, é necessário cortar a parte afetada, tentando fazer o corte o mais uniforme possível.
- A seção resultante deve ser tratada com qualquer anti-séptico existente.
- Top vestir. A opção recomendada é um fertilizante levemente concentrado para cactos contendo compostos de cálcio ou fósforo. A presença de tais compostos contribuirá para o desenvolvimento bem sucedido de sansevieria. Quanto às misturas que contêm nitrogênio, elas devem ser completamente abandonadas. Um excesso de fertilizante no solo pode causar a perda de folhas decorativas, provocar sua uniformidade ou levar à morte da planta.
- A panela. Como a sansevieria possui um sistema radicular que cresce ativamente lateralmente, para seu cultivo bem-sucedido, é necessário selecionar um vaso não muito profundo, mas amplo. As raízes desta flor são poderosas, por isso é melhor levar o vaso de paredes espessas e feito de material cerâmico.
- Transplante É melhor transplantar sansevieria no final da primavera ou no início do verão. Devido ao crescimento ativo, isso deve ser feito uma vez a cada 2-3 anos.
O transplante é realizado da seguinte maneira:
- Remova com cuidado a planta da panela velha, libertando lentamente as raízes do antigo coma de terra.
- Verifique se há danos ou deterioração das raízes. Se houver, peças danificadas ou deterioradas devem ser cuidadosamente removidas.
- Um terço da nova panela deve ser preenchida com drenagem de argila expandida, polvilhada por cima com uma pequena camada de solo.
- Coloque a flor na panela preparada, espalhando as raízes uniformemente. Polvilhe as raízes com o solo, compactando-o levemente.
Após o transplante, a planta precisa ser regada.
- Invernada. Sansevieria, como outras suculentas, precisa de um período de descanso para restaurar a força e aumentar o crescimento ativo.
Para um inverno bem-sucedido, a planta deve criar as seguintes condições:
- Temperatura: + 12 + 15 graus.
- Iluminação: o mais escuro possível.
- Rega: uma vez por mês ou menos.
- Top vestir: está ausente.
Recursos de propagação
Sansevieria laurenti se propaga sem dificuldade de duas maneiras:
- Divisão do mato. Com cuidado, puxe a planta para fora da panela e liberte as raízes do coma de terra. Com uma faca afiada, corte delicadamente as raízes grossas em 2 a 3 partes no comprimento e deixe secar um pouco. Semear as partes resultantes em vasos diferentes.
- Estacas de folhas. Na área basal do arbusto, corte uma folha com 4-6 centímetros de comprimento e deixe desbotar levemente. Plante as mudas em um vaso separado, com o solo preparado cortado a uma profundidade de dois centímetros. Umedeça levemente o solo e coloque a panela em um local iluminado por luz difusa. A panela deve ser coberta com vidro antes que os primeiros brotos apareçam.
Floração
Sansevieria floresce bastante peculiar. Uma flecha pontiaguda é ejetada da parte central do arbusto, ao longo da qual existem pequenas flores brancas. A floração ocorre em março ou no início de abril e dura 13-15 dias.
Sansevieria floresce exclusivamente à noite, enchendo a sala com um aroma delicado semelhante à baunilha.Doenças e Pragas
Sansevieria é muito resistente e praticamente não é suscetível a doenças e pragas. Mas alguns deles ainda podem causar problemas à planta:
- Ácaro.
- Tripes.
- Shield.
O controle dessas pragas consiste na limpeza periódica das folhas com um pano umedecido em água com sabão e no processamento com agentes especializados.
Flores semelhantes
Sansevieria é uma planta muito bonita. Mas existem alguns tipos de flores que se parecem com ela. Aqui estão 5 destes:
- Jacinto.
- Sansevieria Dunery.
- Sansevieria Fenward Black.
- Sansevieria Grandis.
- Sansevieria Silver Moon.
Pelo exposto, pode-se ver que Sansevieria Laurenti é uma planta despretensiosa e conveniente para o cultivo em casa. E com a sua aparência é capaz de decorar absolutamente qualquer ambiente.