Rugosa, ou rosa enrugada - foto, descrição de variedades, nuances do cultivo
Dobra decorativa brilhante com folhagem enrugada e delicadas flores perfumadas decorando jardins domésticos, escorregadores alpinos e estradas de estradas da cidade, é representada por uma rosa - rugosa enrugada.
Rugosa é difundida em todas as zonas climáticas, possui um sistema radicular poderoso e crescimento rápido, e o resultado de sua floração longa e abundante são os grandes frutos carnudos usados na medicina, culinária e cosmetologia.
O que é isso
Rosas enrugadas (Rugosa, rosa selvagem enrugada) é uma espécie da família Rosehip da família Pink, uma planta ornamental de arbusto. Tem várias variedades de jardins, é despretensioso em cuidados e é difundido em zonas temperadas. Capaz de formar arvoredos densos impenetráveis.A planta é um arbusto com hastes grossas retas de 1 a 2,5 m de altura. As hastes jovens são finas e elásticas, verdes, velhas - grossas, lignificadas, marrom-avermelhadas.
Os brotos são cobertos com pequenos espinhos finos, contra os quais espinhos afiados e grossos se destacam em uma ampla base. As raízes atingem 3 m de comprimento, branco-marrom, altamente ramificadas.
As folhas têm a forma de uma elipse alongada e bordas serrilhadas, enrugadas, verde-claras, atingindo um comprimento de 2,5 a 5 cm, cobertas com pelos curtos e brancos. As flores são brancas, vermelhas ou rosa, têm um aroma frutado delicado. Frutos de até 2-3 cm, arredondados e achatados, carnudos, à medida que amadurecem, mudam de cor de verde para vermelho.
Vantagens
- Resistência ao gelo.
- Resistente a muitas pragas e doenças.
- Exigente na partida.
- Floração prolongada e abundante.
- Sistema radicular forte.
- Bom rendimento (até 3-4 kg de frutas de um arbusto).
Desvantagens
- Rápido crescimento em pouco tempo, por causa do qual a planta ocupa grandes áreas.
- O arbusto pode amontoar outras flores e bloquear o acesso à luz.
- O crescimento constante de novos rebentos.
História de ocorrência
Faixa Natural Rugosa - Japão, China e Coréia. Devido à sua alta adaptação a várias condições climáticas e crescimento em zonas subtropicais e frias, a planta atraiu a atenção de criadores britânicos em meados do século XVII e foi exportada para fora dos países do Oriente.
Após numerosas experiências no cultivo de rosas sob várias condições, o produtor inglês Joseph Banks identificou e distribuiu muitas variedades de rugosa em toda a Europa. O mato, formando matas impenetráveis, tornou-se um elemento popular do projeto paisagístico.Sinais específicos de Rugosa
- Presença de grandes frutos comestíveis ricos em vitamina C.
- Raízes fortemente ramificadas que fortalecem o solo.
- Resistência ao gelo.
- Boa tolerância à seca e à inundação do solo.
- Longo período de floração.
Propriedades úteis
- A capacidade de aumentar a imunidade.
- Prevenção de anemia e normalização da pressão arterial.
- Obstrução do acúmulo de colesterol.
- Reabastecimento de deficiência de vitamina.
- Um efeito positivo na motilidade intestinal.
- Efeito diurético moderado.
As pétalas e os frutos das flores são comestíveis e ricos em fibras alimentares, vitaminas A e C e óleos essenciais. Eles fazem sobremesas doces, chás medicinais, óleos essenciais e água de toalete.
Descrição e foto das variedades
Alba
Alba - um arbusto muito amplo com flores brancas. É bem adaptado ao crescimento em climas frios, tolera congelamento prolongado. O aroma não é característico.
Grothendorst
Arbusto exuberante com flores duplas de framboesa de até 4 cm, coletadas em inflorescências e lembrando flores de cravo. As folhas são escuras e brilhantes, o aroma é suave.
Rubra
Difere em grandes flores vermelhas brilhantes com um grande número de pétalas (30-40), bem adjacentes ao núcleo. A abertura total do botão não ocorre. A folhagem é de cor malaquita saturada.
Hansa
Variedade com folhagem esmeralda escura brilhante e flores vermelho-púrpura com até 10 cm de tamanho. Hansa tem um forte cheiro de fruta.
Hammerberg
Arbusto baixo até 45-60 cm de altura. Flores de 8 a 10 cm, ligeiramente felpudas, lilás, com uma coloração rosa.
Abelzieds
Arbusto piramidal de até 2 m de altura, com flores rosa claro em forma de xícara, de 4 a 6 cm de tamanho.Pétalas semi-duplas, até 40 peças em um pedúnculo. A variedade é altamente resistente ao gelo.
Terra nova
Uma variedade precoce de até 3 m de altura, com um aroma persistente e refinado. Folhas de rosa verde-bronze, flores de terry, em conchaconsistem em 20 a 30 pétalas.
Rainha do Norte
Variedade com maior resistência ao gelo e sistema radicular desenvolvido. É caracterizada por florescimento abundante. A folhagem é verde escuro, arredondada. As flores são grandes, de 7 a 9 cm, felpudas, de framboesa vermelha.
Frau dagmar harlopp
Arbusto de agachamento com galhos retos e flores vermelho-salmão. O aroma é suave, frutado. A variedade é adequada para a formação de uma colina alpina.
Roseraie de I'Hay
Roseraie de I'Hay se distingue pelas grandes flores vermelhas de cerejeira e pelo cheiro firme e perfumadoremanescente do aroma de rosas de chá.
Schneezwerg
A miniatura enrugou-se aumentou com os botões de terry no branco. A folhagem é verde brilhante, os galhos são espalhados com pequenos espinhos em forma de agulha.
Floração
A floração é longa. A primeira onda ocorre no início de junho, após o que os primeiros frutos se desenvolvem nos arbustos. As flores têm cores branca, vermelha ou rosa, simples ou duplas, até 5-10 cm de diâmetro, contêm 5-100 pétalas. A floração é repetida no início de setembro.
Cuidados antes e depois
Antes da brotação, é necessário cortar todos os galhos antigos e beliscar a parte superior dos brotos, para excluir o uso de fertilizantes nitrogenados. Após a floração, o arbusto é fertilizado com cinza de madeira ou coberto com ervas cortadas.
O que fazer se não florescer?
Se não ocorrer a floração, é necessário fertilizar a planta com fertilizantes de potássio e podar brotos não floridos.
Uso em paisagismo
As rosas enrugadas não precisam de apoio, são caracterizadas por um crescimento rápido e podem formar um arbusto grande e espalhado dentro de uma estação.
No projeto paisagístico, eles são usados para criar coberturas, projetar zonas periféricas do local, bem como em desembarques únicos.Instruções de cuidados passo a passo
- Escolhendo um local de desembarque. A rosa é plantada em locais calmos, ensolarados, de preferência no sul.
- Solo deve ser fértil, solto e alcalino, o que é alcançado pela adição de estrume apodrecido.
- Aterragem semeado em março-abril. O material de plantio é umedecido e plantado a uma profundidade de 1-2 cm em caixas de mudas. A germinação das sementes começa em uma semana. Quando as mudas atingem um comprimento de 10 a 12 cm, são plantadas em terreno aberto a uma profundidade de 10 a 15 cm, devendo haver uma distância de pelo menos 1 m entre as mudas.
- Temperatura. Rugosa cresce de 18 a 34 graus Celsius, a temperatura ideal é de 22 a 24 graus.
- Rega gastar à taxa de 10 litros por arbusto 1 vez em 2-3 semanas. Durante uma seca, a frequência da rega é aumentada.
- Top vestir realizada na primavera com produtos minerais e orgânicos:
- carbamida;
- turfa;
- húmus;
- "Agricoli-Aqua";
- "Rosas";
- "Pokona";
- Gloria.
- Poda realizada a partir do terceiro ano, no outono, após a colheita dos frutos. Os ramos subjacentes e as raízes estão sujeitos a remoção. Os brotos são podados, deixando até 20 galhos bem desenvolvidos. Quando atingirem uma altura de 70 cm, aperte a parte superior. Nos anos seguintes, os ramos não frutíferos são removidos e a coroa é cortada.
- Transplante. Realizada do final de agosto a setembro ou primavera. O local do enxerto é colhido no lado sul e fertilizado com potássio. O arbusto é escavado junto com o solo, de modo a capturar uma parcela de raízes de 60 a 50 cm.
À medida que escavam, as raízes são simultaneamente cobertas com estopa, após o que o mato é removido e transferido para um novo local. As raízes são polvilhadas com o solo, que é compactado e regadas com a adição de fertilização.
- Preparações de inverno. As atividades incluem aparar hastes de até 70 cm em um ângulo de 45 graus, remover galhos antigos e beliscar os brotos. O abrigo consiste em três camadas:
- areia (cobrem as raízes);
- turfa seca (para manter o calor);
- ramos de abeto vermelho (camada superior).
Procedimento para reprodução
- Estacas. No início do verão, são colhidas estacas verdes, que são cortadas obliquamente com três nós, as folhas inferiores são removidas e tratadas com um acelerador de crescimento, após o qual são plantadas em solo fertilizado aberto a uma profundidade de 10 a 12 cm.
- Tiro de raiz. Para fazer isso, no início de abril, eles cortam brotos de 35 a 40 cm de comprimento e cortam a raiz com uma pá. Após o corte, os processos são transplantados em fossas pré-preparadas a uma profundidade de 15 a 20 cm e a uma distância de pelo menos 1 m um do outro.
As rosas enrugadas se distinguem pelo enraizamento difícil e longo, portanto, durante a propagação, devem ser usados estimulantes do crescimento radicular (Kornerost, Kornevin, Zircon, Bud) e o solo é fertilizado com húmus ou estrume podre.
Doenças e Pragas
- Doenças das rosas enrugadas: bolor, ferrugem, podridão branca e bacteriana, mofo.
- Pragas: mariposa, mosca, ácaro.
Doenças ocorrem:
- mudança de cor e forma das folhas;
- amarelecimento e secagem de flores;
- o aparecimento de manchas e placas.
As rosas enrugadas são arbustos decorativos exuberantes, com floração atraente abundante e alta resistência ao gelo. O cultivo de Rugosa consiste em observar regras simples que permitem obter uma cobertura alta com duas ondas de floração em uma estação e coletar até 4 kg de colheita de um arbusto. Rosa mosqueta enrugada é comestível e é usada ativamente na culinária e na medicina tradicional.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo sobre o cultivo de rosas enrugadas: