Cortinas de enrolar em janelas de plástico: opções interessantes
Persianas - uma tela feita de tecido denso, que é montado sobre uma base de metal como um rolo de trabalho, também são chamados de cortinas enroladas ou cortinas romanas. Devido ao mecanismo de elevação, o eixo gira, enrolando a cortina ao seu redor, dobrando-a em um rolo. Este método permite remover instantaneamente a cortina. Além disso, a vantagem dessas cortinas é que elas se misturam bem com as cortinas padrão (banais).
Vantagens de estores rolantes
As cortinas do tipo rolo usadas para janelas de plástico são tratadas com substâncias especiais com propriedades repelentes à poeira e à umidade. Além disso, as cortinas são protegidas contra queimaduras.
Tais pinturas têm várias vantagens:
- Compacidade. Essas cortinas ocupam muito pouco espaço, pois são fáceis de enrolar, de modo que o peitoril da janela permanece completamente livre e os móveis podem ser instalados o mais próximo possível da janela.
- Uma vasta gama. Em qualquer loja de ferragens, você pode encontrar uma grande variedade de persianas, pois elas podem ser usadas em qualquer interior e estilo, exceto nos clássicos. Essas cortinas podem ser feitas de algodão, poliéster, seda ou PVC, mas a principal opção são as cortinas de linho. A escolha do comprador oferece cortinas simples, com ornamentos, padrões ou padrões originais. Você também pode encontrar persianas com impressões fotográficas ou feitas sob a árvore.
- Densidade e permeabilidade diferentes. Devido ao fato de serem oferecidas cortinas de diferentes materiais, você pode selecioná-las dependendo da necessidade de luz natural. Eles também podem ser usados como um tule, capaz de reter apenas 15 a 20% da luz solar, ou como cortinas opacas que não deixam entrar a luz natural.
Desvantagens dos estores rolantes
Com as vantagens, é claro, mas e as desvantagens? Entre as principais desvantagens, vale destacar a fragilidade das cortinas, em particular o mecanismo de rotação. Tem pouca força, o que significa que pode falhar rapidamente. Por um preço acessível, os fabricantes usam plástico ruim, que apaga e quebra rapidamente. Essas cortinas não são catastroficamente recomendadas para a cozinha, pois podem absorver odores, o que afetará negativamente a atmosfera da sala.
Se você instalar persianas na moldura da janela, ela não poderá ser aberta se as cortinas estiverem abaixadas. Existe apenas uma maneira de sair dessa situação - instalar cortinas diretamente no perfil da faixa.
Espécies
Entre os tipos de estores rolantes, destaca-se o seguinte:
- Mini é a opção mais econômica, pois fica pendurada livremente na janela. A vantagem desse tipo de cortina é que é muito fácil e simples de instalar em praticamente qualquer janela, não sendo necessária perfuração para a instalação. O mecanismo de movimento é o eixo, e você pode controlar a cortina com uma corrente. Se elas estiverem instaladas em janelas inclinadas, você precisará fornecer a opção de que as cortinas possam ceder e precisará de um sistema que corrija isso.
- Cortinas de cassete - o rolo está escondido em uma pequena caixa de alumínio, o tecido se move ao longo da guia, o que significa que ele não cederá e possui proteção de alta qualidade. Esse tipo de cortina é usado apenas para janelas de plástico e possui dois sistemas, um dos quais é mais barato e pode ser deformado, o segundo é montado facilmente e é confiável em seu trabalho.
- "lovolight" - são fornecidos para janelas grandes. Caixas decorativas especiais são instaladas na parte superior, você também pode instalar um pequeno motor e um sistema de controle remoto. É melhor usar essas cortinas em escritórios, lojas. Essas cortinas são boas, pois podem fechar facilmente a janela completamente.
- "dia-noite" - persianas duplas com cassete com sistema de controle de mola. O design prevê o uso de dois tecidos diferentes (é melhor selecionar tecidos cujo grau de transmissão de luz seja significativamente diferente). Nesse caso, um deles será usado durante o dia, o segundo apenas para a noite. A janela fecha em duas direções, dependendo da direção, o tipo de tecido também será diferente. Especialmente procuradas são as persianas no térreo, no setor privado ou no caso em que a casa vizinha está localizada muito perto.
Instalação
A principal vantagem dos estores rolantes, que não foi mencionada anteriormente, é a facilidade de instalação, que afetou principalmente a singularidade de seu uso. Cornijas maciças não são mais necessárias, você não precisa comprá-las e instalá-las, porque você pode instalar as cortinas por conta própria em apenas alguns minutos, o principal é que você não precisa de habilidades especiais para isso.
O mais fácil de instalar - mini cortinas de rolo, existem três maneiras de instalá-los:
- Montagem em parafusos autorroscantes - esta opção é a mais confiável, mas também há uma desvantagem. Por exemplo, se depois de algum tempo for tomada a decisão de remover e remover as cortinas, o perfil permanecerá danificado e os furos dos parafusos autorroscantes ficarão visíveis nele, o que não é esteticamente agradável.
- Usando um suporte de mola - nesse caso, não haverá danos e tudo permanecerá intacto. O método é usado apenas para a versão com abas de abertura. Basta pendurar o suporte de mola na faixa aberta, pressionando o selo com a mão. É melhor usar um suporte de alumínio, é mais confiável e durável. A vantagem do método é que ele não acarreta nenhum dano, com a faixa fechada, nada ficará preso ou quebrará.
- A fita adesiva é um método universal, basta aplicar uma camada adesiva, prender firmemente à superfície e pronto. A desvantagem é que esta é uma opção temporária, porque após um certo período de tempo a fixação enfraquece e você terá que repetir o procedimento de fixação.
É importante lembrar que os estores rolantes têm abertura esquerda e direita. Se você instalar a cortina na janela, precisará fazer isso para que a corrente de elevação fique do lado oposto à alça da janela. Para janelas cegas, não há diferença.
A maneira mais fácil de verificar a instalação é observar o progresso da tela. Se o curso for suave e gratuito, tudo estará bem; caso contrário, será necessário procurar um problema, pois isso pode levar a um desgaste desigual do material, o que reduz significativamente sua vida útil.