Camas tradicionais de estilo japonês, características de design

Deitada na cama, uma pessoa passa uma parte significativa de sua vida. Portanto, é muito importante levar em consideração suas características e características. Ascética e incomum para os europeus, a cama de estilo japonês certamente atrairá os fãs do minimalismo e se encaixará perfeitamente no interior lacônico. Quais são as principais diferenças entre uma cama japonesa e outras?

As principais diferenças de outros estilos

As principais características da cama japonesa são terrenos, pernas baixas e grossas ou sua ausência. A baixa localização está associada à tradição secular de pessoas dormindo em um tapete. A propósito, ainda hoje muitos japoneses não se sentem confortáveis ​​em uma cama moderna e confortável.

No Japão, esses móveis são chamados de "tatami", que é traduzido para o russo como "coisas dobráveis ​​e desdobráveis" ou "tapete dobrável". A cama japonesa é um mobiliário universal: depois do sono, pode ser usado para uma finalidade completamente diferente. Depois de retirar o colchão e colocar pequenas almofadas, você transformará a estrutura do sono em um local para uma refeição. Vários objetos são convenientemente colocados em um pedestal: velas, lembranças, livros, outras coisas.

Outra nuance que distingue a cama japonesa de outros modelos é que ela consiste exclusivamente em materiais de origem natural. Geralmente é uma base de madeira e estofamento em couro. O tatami também possui uma superfície lisa e sem textura e uma paleta de cores bastante restrita.

Materiais e suas combinações

O design de interiores no estilo "japonês" é toda uma filosofia baseada na unidade da natureza e do homem. Portanto, o Japão produz móveis de madeira de coco ecologicamente correta, sem o uso de vários corantes e vernizes. Instâncias individuais são bastante criativas: elas são criadas na forma de camas estofadas com couro de alta qualidade, são elas:

  • Couro de búfalo - prestígio, durabilidade;
  • Ecoskin - um olhar nobre, pureza ecológica;
  • Couro de microfibra - elegância, alta resistência à água, excelente respirabilidade.

Graças à combinação de materiais que emitem energia vital, esta cama incomum e natural tornará o interior do quarto elegante, extraordinário e confortável, além de preenchê-lo com significado estético e pacificação. Embora os fabricantes ocidentais estejam fazendo ajustes no desenvolvimento de novos modelos, eles aderem ao conceito geral do estilo do sul da Ásia.

Aparência e decoração

Projetando um lugar para dormir no espírito japonês, abandone uma grande cama chique com elementos elaborados ou um modelo de uma sombra brilhante. O leito tradicional de tatami nega dimensões volumétricas, qualquer decoração, dourado, cores não naturais. A cama nessa direção estilística possui silhuetas geométricas simples, sem frescuras, além de uma cor o mais natural possível.

Formulário

O design da cama é uma moldura de madeira comum com ripas. Pernas baixas (geralmente 4 peças) estão localizadas mais perto do meio. Se houver uma quinta perna, ela estará localizada no centro. A vantagem de uma cama japonesa é a estabilidade. No entanto, essa vantagem se torna uma desvantagem quando uma dona de casa organizada precisa mover os móveis.

A verdadeira cama japonesa deve ser baixa e larga, aproximadamente 20x120-180x200 cm (AxLxP). Se as proporções não forem respeitadas, é impossível obter autenticidade com a direção estilística escolhida.

Um modelo muito conveniente, complementado por uma prateleira lateral. Pode acomodar os itens necessários: um livro favorito ou uma xícara de chá. Muitas vezes, a prateleira está na cabeça. Alguns modelos têm um compartimento para a roupa em forma de gavetas ou um mecanismo de elevação. Se a cama tiver um peitoril, ela desempenha um papel puramente decorativo.

Liquidação

Para criar uma atmosfera "japonesa" no seu quarto, você não pode ficar limitado a uma cama excepcionalmente baixa. É necessário levar em consideração outras nuances que ajudarão a refletir a situação desejada:

  • O quarto japonês não deve estar sobrecarregado com elementos decorativos;
  • É permitido pendurar uma imagem na parede. Mas decorar um quarto com fotos de família no Japão não é aceito;
  • Um pequeno entusiasmo no interior dará um leque, um vaso e uma estatueta;
  • Orgânico com uma cama baixa vai parecer mat.

A base do estilo de vida japonês é um tapete de arroz dourado com um cheiro peculiar. Ela enche a sala com o espírito da terra do Sol Nascente.

Cor e Têxtil

Só de olhar para a ampla e baixa cama de estilo japonês, você terá a atmosfera de uma noite no leste asiático. Isto é conseguido através de um efeito visual. O interior japonês não aceita o brilho das cores artificiais. Obviamente, tons avermelhados ou laranja podem estar presentes, mas como fragmentos separados.

É dada preferência a tons naturais:

  • Marrom;
  • Branco;
  • Preto;
  • Verde claro;
  • Para rosa.

O esquema de cores deve ser simples e rigoroso. Geralmente são 1-3 tons básicos. Os têxteis no quarto japonês também são discretos. Para roupas de cama, tecido de seda ou algodão é adequado. É desejável que seja monofônico, mas é permitida uma impressão restrita.

Colchão Futon

Muitos modelos vêm com futon - um colchão tradicional de algodão japonês recheado com lã e algodão. O material de enchimento às vezes inclui palha de arroz. Todos os componentes do colchão são selecionados para manter sua forma por muitos anos.

Uma capa dura é usada em um material duro, impregnado com uma ferramenta que protege uma pessoa de vários parasitas e micróbios. Depois de dormir, o futon é enrolado e depois arrumado em um armário com portas de correr.

A palha de arroz é colocada em um colchão usando uma tecnologia única. Isso ajuda a relaxar o pescoço e as costas, garante um descanso completo do corpo durante o sono.

Assim, a cama de estilo japonês se destaca:

  • Formas lacônicas;
  • Suavidade;
  • Acabamento não superficial;
  • Materiais de origem natural;
  • Paleta de cores restrita;
  • A presença de um colchão especial.

A aparência discreta do modelo ascético certamente atrairá os fãs do minimalismo e se encaixará perfeitamente em um interior contido.

Fatos históricos

Casas japonesas tradicionais foram construídas para se adequar ao clima local, que era quente e úmido. A base da habitação era uma moldura de madeira clara, piso de terra e telhado de colmo. Em vez de paredes internas, foram utilizadas divisórias deslizantes (fusuma).

A vida de um japonês de épocas distantes era uma vida "no chão". Na casa dele não havia cadeiras e camas, todas localizadas em tapetes. Durante o dia, a família japonesa se reunia em torno de uma mesa baixa, na qual havia uma refeição e uma festa de chá. A decoração da casa era completamente ascética. A sala estava decorada com uma lanterna de pedra, que também servia de luminária.

Desde os tempos antigos, os residentes do Japão estão acostumados a dormir no chão ou em uma esteira de palha. Um travesseiro era um tronco ou um suporte de cabeça de madeira, no qual um cilindro rotativo era montado. Mas os ricos japoneses preferiam tatames, embora na época eles fossem mais duros e mais desconfortáveis ​​que os futons modernos. A família estava coberta em um cobertor.

Desde o século XVII, os moradores de um país oriental distante começaram a usar roupas de cama. Em sua vida cotidiana, futons de algodão apareciam cheios de lã, algodão ou linho. No começo, eles eram muito caros, então apenas os japoneses mais ricos os compraram.

Apesar do ascetismo inerente à vida local, o impressionante estilo japonês possuía uma atmosfera fascinante, que preservou até hoje. Então, uma cama moderna de tatami:

  1. Consiste exclusivamente em materiais naturais;
  2. Caracteriza-se por um design estrito e conciso: plataforma baixa e larga, sobre a qual existe um tatame de colchão duro;
  3. Ajuda aqueles com problemas na coluna vertebral;
  4. Pode servir como um local para uma refeição;
  5. Possui uma plataforma saliente na qual você pode colocar livros, velas e outros itens necessários.

A cama japonesa cria a ilusão de espaço no seu quarto, enche-a com a pacificação da filosofia japonesa sem pressa e também adiciona charme oriental ao interior.

Foto

Vídeo

Deixe O Seu Comentário