Poda adequada de rosas no outono: finalidade, implementação e processamento após o procedimento

Rose é uma flor nobre, uma das favoritas dos cultivadores de flores, que atrai com sua beleza. As variedades modernas de rosas florescem duas vezes por estação, o que permite admirar belas flores de maio a geada.

Para que uma flor revele completamente sua beleza, ela é perfumada no verão, é necessária uma tecnologia agrícola adequada.

A poda é considerada um evento significativo no cuidado de rosas, graças a isso, os arbustos estão se desenvolvendo ativamente e têm um belo visual decorativo, florescendo exuberantemente. No artigo, você pode descobrir quando é melhor cortar rosas e como fazê-lo corretamente.

Benefícios da poda de outono

Quando é melhor cultivar - no outono ou na primavera? Muitos cultivadores de flores experientes favorecem a poda de roseiras no outono. É necessário preparar as rosas para um inverno seguro, desenvolvimento adicional e formação de botões completos na primavera.

Benefícios da poda de outono:

  • as plantas são mais convenientes para se abrigar durante o inverno;
  • as plantas são protegidas da infecção por microorganismos e doenças se os brotos doentes forem removidos;
  • acumular nutrientes;
  • desenvolver com sucesso o sistema radicular, que melhora a nutrição das plantas;
  • novos rebentos se desenvolvem e um grande número de pedúnculos é colocado.
A poda de primavera é realizada para fins decorativos para formar um arbusto e remover brotos que morreram durante o inverno.

Aparar alvo

O objetivo principal é preparar rosas para o inverno, para que a planta sobreviva às geadas de inverno com segurança. A poda adequada no outono ajuda a estimular o crescimento de novas mudas e o desenvolvimento do sistema radicular, o rejuvenescimento da planta (uma rosa pode crescer em um só lugar e florescer por até 25 anos).

As consequências de uma falta de procedimento

As rosas amam o calor, então precisam estar preparadas para o frio. Para o inverno, as rosas são protegidas. É difícil esconder arbustos crescidos não circuncidados sob o material de cobertura. Os galhos se entrelaçam, interferindo na passagem do ar, o que leva a uma violação da troca de ar e à deterioração dos arbustos.

Que partes das plantas são removidas?

A poda de roseiras é realizada em clima seco e ensolarado, a uma temperatura do ar abaixo de cinco graus, antes de proteger as rosas para o inverno. A realização do procedimento em climas mais quentes levará à estimulação do crescimento dos botões do sono, eles não serão capazes de suportar geadas e as brotações morrerão. Certifique-se de remover:

  • brotos doentes, quebrados e danificados para madeira branca saudável para evitar a propagação da doença;
  • galhos mortos são removidos para a base;
  • atira com mais de três anos, é lignificado, a casca fica seca, a umidade e a nutrição são mal recebidas nesses caules;
  • jovens brotos subdesenvolvidos, não toleram geadas e retiram as forças da mata para o inverno;
  • brotos crescendo para dentro;
  • brotos verdes e finos que engrossam o arbusto;
  • todos os brotos basais;
  • folhas secas, brotos não queimados e flores murchas.

Instruções passo a passo

As ferramentas

As ferramentas que você usará devem estar limpas e secas. É imperativo que as lâminas da ferramenta de corte sejam afiadas nitidamente. Antes do trabalho, as ferramentas são tratadas com álcool ou uma solução de permanganato de potássio para não infectar as plantas com micróbios e evitar a propagação de várias doenças. Ferramentas necessárias:

  • Tesoureiros. Utilizado para cortar hastes finas com diâmetro de até dois centímetros.
  • Serra de jardim. Usado para remover galhos grossos e lignificados.
  • Tesouras de jardim com alças longas. Usado para cortar galhos remotos de rosas trepadeiras e roseiras altas.
  • Luvas grossas proteger as mãos.

Definição de uma parte de uma planta

Qual rim deve ser cortado? Qual parte da planta precisa ser cortada depende da variedade de rosas. Existem 3 maneiras de cortar arbustos floridos:

  1. Atalho. É usado para variedades de rosas com flores pequenas. Na sessão, deixe 2-3 brotos, corte as hastes a uma altura de 15 centímetros do chão.
  2. Circuncisão média. É usado para todos os tipos de rosas, exceto variedades de cobertura do solo e escalada. As hastes são cortadas a um nível de 35 centímetros do solo, deixando 5 a 7 brotos na parte aérea.
  3. Circuncisão longa. É realizada para variedades de rosas com flores grandes quando os botões estão no topo da parte aérea. Apenas a parte superior do caule é cortada, deixando 10 a 12 brotos na parte aérea.

Manipulação

Antes de começar o trabalho, você deve cortar cuidadosamente todas as folhas restantes do galho com as mãos. Sob neve ou abrigo, as folhas continuam respirando e liberando umidade, o que leva à decomposição e à propagação de doenças.

É importante cortar corretamente para que a planta se recupere rapidamente.

A fatia é feita na altura de um centímetro acima do rim não soprado; se você a aproximar, poderá danificá-la. O botão deve ser externo para que um novo galho cresça para fora na primavera, e não dentro do arbusto.

O corte deve ser suave, a uma inclinação de 45 grauspara que as gotas de chuva e outras umidade escorram, não há estagnação da água.

Processamento

O local do corte na parte aérea deve ser tratado imediatamente com um composto antifúngico, depois var de jardim, carvão vegetal ou um bálsamo de gel especial.

Preparando arbustos antes do inverno e regras de abrigo

Depois de podar as roseiras, o lixo deve ser removido para não causar a propagação de doenças nas folhas e brotos infectados.

Antes de abrigar rosas para o inverno, as plantas devem ser tratadas contra pragas e microorganismos que causam doenças em roseiras. Dependendo da temperatura para uso em processamento:

  • a uma temperatura acima de +6 graus, pulverize 1% de solução de sulfato de cobre;
  • a uma temperatura mais baixa com uma solução a 3% de sulfato de ferro.

Após o tratamento, as plantas são deixadas secar, furar a uma altura de 25 centímetros com solo comum e cobertas para o inverno. Existem muitas maneiras de esconder as rosas da geada.

  • Ao redor do arbusto, estabeleceu uma moldura especial, coberta de galhos de coníferas. Com esse método de abrigo, o ar circula bem, o que impede a formação de condensação nos galhos do mato.
  • Um método popular de proteção é o uso de filme ou estopa. A desvantagem de um abrigo é que ele não permite a passagem de ar, a umidade se forma nos galhos. Dentro da estrutura, é necessário derramar serragem que absorva o excesso de umidade.

Ações e conseqüências incorretas

A poda é muito importante, o desenvolvimento do mato, a floração futura depende da sua qualidade. Eu gostaria de proteger os jardineiros iniciantes de erros durante a poda de outono.

  • Se depois de podar muitos galhos antigos, as plantas deixam de florescer, perdem a decoratividade e depois morrem. É necessário rejuvenescer o mato, deixando apenas brotos jovens.
  • Corte incorretamente o caule abaixo do broto inchado, isso leva a uma desaceleração no desenvolvimento da parte aérea e no florescimento tardio.
  • Ao deixar brotos crescendo dentro do arbusto, ocorre espessamento. O arbusto é pouco ventilado, o que leva a deterioração e doenças. Basta deixar cinco ou seis brotos jovens e desenvolvidos.
  • Você não pode usar uma ferramenta sem corte, ela deixa um corte irregular ou esmaga a madeira, o que leva à deterioração e ao desenvolvimento de doenças. As ferramentas de jardim devem ser sempre afiadas com nitidez.

Agora você sabe como realizar uma das principais atividades para o cuidado de rosas. Seguindo as dicas do artigo de poda, cuidando de plantas mal-humoradas com amor e carinho, até jardineiros inexperientes iniciantes poderão cultivar roseiras com lindas flores. Tente, vá em frente e as plantas responderão definitivamente aos seus esforços com uma floração exuberante e prolongada.

Vídeo útil

Oferecemos a você um vídeo sobre as nuances das rosas podadas no outono:

Deixe O Seu Comentário