Causas de doenças de rosas chinesas, diagnóstico e tratamento

A rosa chinesa (hibisco) pertence à família Malvaceae. Esta flor cresce no sudeste da Ásia. Mas, mesmo nas condições do clima russo, não é difícil cultivá-lo.

Apenas erros frequentes dos cultivadores de flores levam ao fato de que a planta começa a doer. Se a doença não for determinada a tempo, sua causa e tratamento não forem tomados, existe uma alta probabilidade de o hibisco morrer. Considere por que o hibisco deixa ondular ou murchar, por que outras doenças ocorrem e fale sobre o tratamento.

O que são doenças de hibisco?

Definição de

A doença do hibisco é uma variedade de desvios no seu crescimento e desenvolvimento, bem como em uma violação da aparência decorativa. Pode ser afetado partes completamente diferentes da planta, dependendo do tipo de doença e da causa do seu desenvolvimento.

Tipos de doenças

Existem várias doenças que afetam várias partes da flor:

  1. Ferrugem. Com essa doença, as plantas dobram e engrossam os brotos. Com o início da primavera, o pó de laranja se forma nas hastes dos brotos dos brotos e no colo da raiz.
  2. Oídio. Esta é uma doença fúngica na qual um oídio se forma em folhas, brotos e brotos jovens. Além disso, as partes afetadas da flor engrossam e dobram.
  3. Começando na segunda metade do verão nas folhas mancha marrom escuroque leva vários tamanhos. A placa da folha fica marrom e as folhas caem.
  4. Câncer bacteriano. No pescoço e nas raízes de uma rosa chinesa, formam-se crescimentos de diferentes tamanhos. A princípio eles são quase imperceptíveis, mas então seus tamanhos atingem vários centímetros de diâmetro. Os crescimentos são diferenciados por uma superfície tuberosa irregular. Eles consistem em tecido macio. A princípio, sua cor é branca e depois marrom.

Diferenças de danos causados ​​por pragas

A principal diferença é que os parasitas nas folhas ou caules deixam certos vestígios de sua vida, por exemplo, muco, placa adesiva. Mas a doença, por via de regra, se manifesta na forma de manchas nas folhas, caules podres. Além disso, basta apenas inspecionar cuidadosamente a flor e verificar se há alguma praga nela.

Possíveis consequências

As conseqüências das doenças para os chineses aumentaram diretamente, dependendo de qual doença afetou e em que estágio a lesão. Se a doença foi descoberta a tempo, a planta ainda pode ser salva tomando medidas urgentes. As principais conseqüências da doença permanecem:

  • perda de decoratividade;
  • falta de floração;
  • atraso no crescimento;
  • morte

Quando a ressuscitação é possível e quando não?

A ressuscitação de uma planta é uma medida de emergência que salvará a flor da morte. Realizar esses eventos faz sentido se o estado da rosa não estiver em execução. Então, a situação estressante permitirá que ele ative os processos de crescimento e desenvolvimento. Se a doença é iniciada, a ressuscitação é inútil.

Por que uma planta afeta doenças?

  1. Secagem. A principal razão para a secagem de um chinês aumentou na ausência de rega moderna. É também uma reação da planta a uma mudança de lugar. As folhas secarão na flor congelada. Você só precisa dar tempo para ele se recuperar e se aquecer.
  2. Murchando. A principal razão para o desbotamento das folhas é a deficiência de fósforo, nitrogênio e a ausência de alimentos complementares para o hibisco. A murcha geral das folhas e de toda a flor pode ser afetada por um aumento da temperatura na sala e uma diminuição da umidade para níveis baixos.
  3. Onda de folha. Se a rosa chinesa começou a torcer as folhas em um tubo, isso é um sintoma de danos causados ​​por pragas. As pragas mais perigosas para o hibisco são pulgões, moscas-brancas e ácaros.
  4. Caindo (sobre por que os botões das rosas chinesas caem e as folhas caem e o que fazer sobre isso, você pode descobrir aqui). A queda de folhas é uma reação à baixa umidade, à ausência de pulverização, a uma acentuada mudança na iluminação, a correntes de ar e outros tipos de estresse para a rosa.
  5. Coroa amarelada. O amarelecimento da placa foliar causa várias razões:
    • pragas;
    • doença de raiz;
    • clorose de folhas;
    • humidificação fraca na sala.
    ATENÇÃO: Se o amarelecimento e queda das folhas forem observados ao mesmo tempo, a razão para isso é alagamento, estresse e baixa umidade na sala.
  6. Sobre por que as rosas chinesas ficam amarelas e caem folhas e brotos e o que fazer para tratá-las, leia em nosso material.

  7. Falta de floração. Há muitas razões que afetam a falta de floração. O mais básico continua sendo um excesso de fertilização nitrogenada, principalmente quando a planta parece saudável e é ricamente coberta de folhas. Os seguintes motivos também podem afetar a falta de floração:
    • pouca iluminação;
    • falta de umidade;
    • durante o inverno, a rosa chinesa fica em uma sala quente demais.

Instruções sobre o que fazer em casa

Se o mato seca

Se a rosa chinesa seca, a primeira coisa a fazer é normalizar a rega. Da primavera ao outono, a flor precisa de umidade. Para irrigação, use água com temperatura ambiente.

A próxima causa da secagem da planta são os ácaros.. Para combatê-los, você pode tentar estes medicamentos:

  • Actellik;
  • Fitoverm;
  • Fufanon;
  • Neoron
  • Actofit.

Esses produtos são tóxicos, portanto, abra a janela, use luvas e um respirador antes de usá-los.

O processamento é o seguinte:

  1. Primeiro, regue cuidadosamente a flor e trate as hastes e folhas com água e sabão.
  2. Agora você pode prosseguir com a pulverização e usar vários medicamentos à vez.
  3. Repita o tratamento após 7 a 10 dias.

Quanto aos remédios populares, eles são eficazes apenas no estágio inicial da infecção. Receitas populares:

  • Infusão de cebola. Para 20 g de casca 1 litro de água. Insista 5 dias, pulverize a bucha de infusão, limpe as folhas e os galhos.
  • Infusão de alho. Despeje 2 cabeças grandes e picadas de alho, despeje 1 litro de água e deixe por 5 dias. Antes de usar, dilua a infusão com água em proporções iguais e pulverize a bucha.

Hibisco murcha

Se a planta começar a desbotar, pode ser muito difícil de curar. Mas você pode tentar se usar as seguintes recomendações:

  1. Remova todas as partes secas da planta, afetando levemente seus fragmentos saudáveis.
  2. Trate a rosa com medicamentos antifúngicos: Fundazol, Topsin, Desavid. Você pode usar um remédio popular - solução de Trichopolum (2 comprimidos por 1 litro de água).
  3. Para estimulação adicional de rosas, realize o tratamento com esses medicamentos: Epin, Zircon, Domotsvet.
IMPORTANTE: Se não foi possível curar o hibisco no estágio inicial, e ele ainda desaparecer, será necessário se livrar dele.

Torção de folhas

A torção das folhas de azálea ocorre como resultado da atividade da mosca branca. Para combatê-lo, use drogas:

  • Actara;
  • Almirante
  • Biotlin;
  • Bankol;
  • Spark
  • Appleood
  • Fufanon;
  • Tanrek.

Ao trabalhar com drogas, use luvas e ventile bem a sala!

Folhagem caindo

Se as folhas começaram a cair, então esses parasitas são os culpados:

  1. Escudo. As folhas são limpas mecanicamente com um lábio com sabão. Em seguida, trate uma solução Actellic de 0,155 (1-2 ml por 1 litro de água).
  2. Pulgões. Para combatê-lo, a pulverização é usada por Dirris, Fitoverm, Decis, Actellik. Se a lesão for grave, repita o tratamento após 10 dias.

Fica amarelo

Para evitar o aparecimento de amarelecimento nas folhas ou para se livrar delas, serão necessárias as seguintes recomendações:

  • A rega deve ser moderada, não permitindo a presença de água estagnada.
  • Nenhum rascunho.
  • Subcórtex oportuno.
  • Falta de luz solar direta.
  • O processamento sai com meios especiais de prevenção.
DICA: No caso de uma lesão de origem viral, o tratamento é inútil; remova a flor doente imediatamente para que outras plantas não sejam infectadas.

Não floresce

Se o hibisco não florescer de forma alguma, ele precisará ser estimulado:

  1. Para estimular a floração, é necessário aparar galhos velhos em tempo hábil.
  2. Mude o solo antigo para o novo.
  3. Coloque a planta em um local ensolarado.
  4. Não se esqueça de fertilizar para estimular novos rebentos e botões. Mas para reduzir os compostos que contêm nitrogênio.

Assista a um vídeo sobre os motivos da ausência de flor de hibisco e como corrigi-lo:

Ressuscitação mede se morre

Se a rosa chinesa está à beira da morte, é necessária uma ressuscitação urgente. Inclui o seguinte procedimento:

  1. Dilua o zircão - 4 gotas por 1 litro de água.
  2. Processe cuidadosamente o arbusto com uma solução e despeje um pouco sob a raiz.
  3. Coloque uma bolsa transparente na coroa. Isso ajudará a manter a umidade alta. Mas amarrar não vale a pena. Retire a bolsa todos os dias para ventilação.
  4. Coloque a panela em um local claro.

Com o aumento da umidade e boa iluminação, os rins adormecidos acordam e o sistema radicular começa a se desenvolver. O tratamento com zircão é realizado todos os dias, pois restaura o turgor.

Prevenção

Para evitar o desenvolvimento de recorrência da doença, as seguintes medidas preventivas devem ser tomadas:

  • Os indicadores de temperatura não devem ir além da norma - 18 a 22 graus de calor. A secagem e o alagamento são inaceitáveis.
  • Tratamento oportuno de pragas. Eles levam à deformação foliar e ao desenvolvimento de doenças. Para processamento, use Peretrum, Actofit.
  • A adição regular de compostos nutricionais é melhor para usar fertilizantes minerais complexos.
  • O ar na sala deve estar moderadamente úmido, mas não seco.

Cuidado

  1. Temperatura. A rosa chinesa é uma planta termofílica. Na primavera e no verão, os indicadores de temperatura chegarão a 25 graus Celsius e no inverno - 15 a 20 graus. Se no inverno a temperatura estiver abaixo de 10 graus, as folhas cairão. No verão, coloque a flor na varanda, protegendo-a da chuva e do vento.
  2. Iluminação. O hibisco é uma cultura fotófila. Para ele, a luz difusa é importante. Se no verão a luz solar direta cairá sobre a flor, isso será causado pelo desenvolvimento de uma queimadura. Cultive uma planta nas janelas orientais ou ocidentais.
  3. Rega. Na primavera e no verão, a rosa chinesa precisa de água em abundância. Use água à temperatura ambiente e à temperatura ambiente. Evite alagamentos. No inverno, rega moderada. Antes da próxima irrigação, aguarde até que o solo esteja completamente seco. É imperativo fornecer uma drenagem de qualidade.
  4. Humidade do ar. No verão, o hibisco precisa de alta umidade. É útil para ele realizar pulverizações frequentes. Somente a água não deve cair sobre as flores, caso contrário elas podem cair. No inverno, é necessária menos umidade. Mas se houver aquecimento central, a pulverização deve ser realizada em dias alternados.
  5. Top vestir. Da primavera ao outono, introduza formulações nutricionais complexas para plantas de interior com flores. Faça isso uma vez a cada 2 semanas. A partir de agosto, o curativo contendo nitrogênio foi reduzido.
  6. Poda. Poda fortemente os chineses aumentavam a cada primavera. Isso permitirá que o arbusto adquira uma forma compacta com um grande número de gemas. Se a planta começar a se esticar muito, corte-a durante o período de crescimento. Graças à poda, a flor pode assumir a forma de um arbusto ou árvore.

Conclusão

A rosa chinesa, como outras culturas ornamentais, é afetada por certas doenças. A principal tarefa do cultivador de flores é detectar o problema a tempo, entender o motivo do seu desenvolvimento e proceder a um tratamento eficaz em casa. Somente ações rápidas e bem coordenadas ajudarão a salvar a flor em si e sua aparência decorativa.

Deixe O Seu Comentário