Concurso beleza: variedades de prímula e cuidados adequados para eles

A prímula é uma planta tenra e perene que floresce no início da primavera. Do idioma latino, Primula significa "cedo" ou "primeiro".

Pode florescer, mesmo se a neve ainda estiver no chão e se deliciar com suas flores brilhantes e ensolaradas, prometendo o tão esperado verão. Neste artigo, você aprenderá sobre as variedades de prímula, suas propriedades benéficas, as regras para plantar, transplantar e cuidar dela. Também será útil assistir a um vídeo interessante sobre esse tópico.

Lendas e histórias misteriosas

Quando a flor desabrocha e como ela é? Como essa planta floresce no início da primavera e as flores amarelas coletadas em inflorescências se assemelham a um punhado de pequenas chaves, muitas pessoas chamam essas flores de "a chave do sol" ou "a chave do verão".

ATENÇÃOOs povos eslavos acreditavam que essas "chaves de ouro" abrem na primavera o caminho para o verão para todo o reino terrestre.

Na Alemanha, a prímula é considerada a chave do casamento. Se uma menina encontrasse essa flor durante as férias da Páscoa, isso significava que ela se casaria antes do final do ano. E nos dias dos gauleses e celtas, a prímula fazia parte das bebidas do amor.

Tipos e sua descrição com fotos

A prímula é uma erva rizoma que pertence à família Prímula. Até o momento, existem cerca de 400 espécies desta planta. A prímula cresce principalmente na Ásia, no Himalaia e no oeste da China.

Prímula não é grande. Sua altura pode atingir de 20 a 50 cm, com folhas sólidas arredondadas e cor verde saturada brilhante. Eles crescem uma borda fácil, formando assim uma roseta basal.

As flores têm uma cor diversa e, às vezes, podem ser de três cores. Eles podem crescer apenas em caules ou formar pequenas inflorescências (capitular ou guarda-chuva complexo). Em seguida, você pode ver os tipos e fotos de flores de prímula:

Saiba mais sobre os tipos e variedades de prímula, bem como sobre os recursos das variedades perenes, em nosso artigo.

Quarto

Prímula interior é uma planta favorita de muitos jardineiros. As flores da prímula podem ser solitárias ou coletadas em inflorescências racemose. Na maioria das vezes, as variedades de interior cultivam variedades como: obkonika, prímula mole ou sem haste.

Obkonika

Esta espécie apareceu pela primeira vez na China. Obkonika, ou como também é chamado - a prímula é cônica reversa, é uma planta perene de tamanho modesto. A altura máxima do obkoniki é de 20 cm.

As folhas desta espécie têm uma forma ovóide-elíptica. A base da folha é em forma de coração e a borda é sinuosa. Com boas condições e cuidados adequados, o concon pode florescer durante todo o anomas o melhor de tudo é que floresce no inverno ou nos primeiros meses da primavera.

Basicamente, as flores do obkoniki são pintadas nas cores rosa, azul, vermelho, salmão e lavanda.

Suave

É uma planta perene de tamanho médio, que pode atingir uma altura de 20 a 40 cm.As folhas de prímula mole têm uma forma oval com uma base em forma de coração. Eles são muito suaves e têm um tom verde pálido.

Prímula suave começa a florescer no início da primavera e nos últimos 3-4 meses. No habitat natural, é encontrada principalmente uma prímula macia de cor lilás com uma faringe amarelada, mas nos últimos anos foram desenvolvidas numerosas variedades de cor branca, rosa, vermelha e núcleo amarelo.

Stemless

Essa é outra das espécies internas mais comuns. Por via de regra, na natureza é encontrada na vastidão do norte da África, na Armênia ou na Ásia Menor. Esta espécie é uma flor compacta com uma roseta exuberante de folhas, cuja altura não excede 20 cm.

As folhas são alongadas na cor verde brilhante. Prímula-tronco começa a florescer no mês de abril e continua até o final de julho. As flores isoladas, localizadas em pedúnculos finos e alongados, têm um diâmetro bastante grande (2-4 cm).

A cor natural desta espécie é amarela pálida, mas atualmente os jardineiros criaram inúmeras variedades com uma variedade de cores.

Jardim

Prímulas de jardim são muito diversas.. Os mais populares são em forma de travesseiro, altos e japoneses.

Amortecido

Esta espécie possui um rizoma oblíquo curto. Sua altura máxima é de 10 cm e as folhas são alongadas, ovóides e com base em forma de coração. O comprimento da chapa atinge até 4 cm.

As flores são únicas, de tamanho médio e localizadas em pedúnculos baixos e finos. As pétalas têm um entalhe profundo, e a cor das flores é roxo-lilás. Prímula tipo travesseiro começa a florescer no início de abril, às vezes antes mesmo do desabrochar das folhas, e continua até o final de maio.

Alta

A terra nativa desta espécie é prados de montanha e os Cárpatos. Esta espécie difere das demais em pedúnculos altos e levemente abaixados, que atingem uma altura de 35 a 40 cm, cujas folhas têm uma forma oval ligeiramente oblonga e bordas serrilhadas.

Muitas flores, com 2 cm de diâmetro, são coletadas em inflorescências de guarda-chuva. Inicialmente, as flores desta espécie eram de cor amarela com uma mancha escura na base, mas com o tempo, graças aos cultivadores de flores, muitas cores diferentes apareceram. Prímula alta começa a florescer em abril e continua por dois meses.

Japonês

Esta espécie é considerada uma das mais elegantes. Possui folhas longas e grandes de cor verde brilhante, com entalhes afiados nas bordas e pedúnculos razoavelmente altos (até 30 cm). O arranjo de flores no caule é uniforme e as próprias flores atingem um diâmetro de até 3 cm.

IMPORTANTE: Esta espécie é uma das poucas que florescem no verão. A prímula japonesa começa a florescer no final de junho e dura 30 dias.

Noite

Devido às suas propriedades curativas, é uma das espécies mais populares de prímula. A prímula é bastante compacta e atinge uma altura de até 25 cm. As folhas estão enrugadas, verde brilhante.

Sua forma é elíptica e as bordas podem ser ligeiramente irregulares. As flores de prímula são de tamanho médio e são coletadas em inflorescências em forma de guarda-chuva. Eles têm um aroma aromático agradável e têm uma cor amarela ensolarada. A prímula foi trazida para a Europa da América do Norte por volta de meados do século XVII, e já no início do próximo encontrou sua aplicação na medicina.

Uso em paisagismo

A prímula é muito popular não apenas entre os jardineiros, mas também com os paisagistas de todo o mundo. Se uma fonte, lagoa ou rio estiver localizado em seu site, você definitivamente precisará plantar prímulas de diferentes tonalidades. Eles vão decorar o seu jardim, e o reflexo de cores brilhantes na superfície da água o transformará em uma imagem pitoresca.

Usando variedades de prímulas de baixo crescimento, você pode criar obras de arte reais no gramado do local. Por exemplo, você pode plantar prímula atrofiada na forma de uma borboleta, e a estrutura do fio de metal manterá a forma.

Os paisagistas usam a prímula não apenas em áreas privadas, mas também ativamente decoram com eles passeios, monumentos ou plantas ao longo dos caminhos dos parques. Além disso, esta flor adorna as encostas norte e leste em jardins de rochas.

Aterragem

Em campo aberto

Se você decidir plantar uma prímula em campo aberto, é melhor fazer isso no outono ou na primavera, no segundo ano de vida da planta. O local de pouso mais adequado é um canteiro de flores ou gramado, localizado à sombra de árvores ou arbustos.

Sob luz solar direta, esta planta cresce muito pior. Não se esqueça que a prímula ama a umidade.. Um lugar ideal para ela seria perto de um lago ou rio. O solo ideal para esta flor seria barro fértil.

Saiba mais sobre o plantio e os cuidados com a prímula no outono de nosso material.

Em casa

Para cultivar prímula em casa, a solução ideal é plantar sementes (sobre o que você precisa saber para cultivar prímula em casa a partir de sementes, leia aqui). Se você seguir todas as regras durante o cultivo, obterá uma excelente flor com excelente saúde. As sementes podem ser compradas no mercado ou coletadas de plantas desbotadas.

Para plantar sementes em casa, é melhor usar um recipiente de plástico raso. Sementes de algumas variedades de prímula precisam ser resfriadas.

Para fazer isso, você pode segurar as sementes na geladeira por várias semanas ou colocar um recipiente com sementes semeadas na varanda, se a temperatura do ar estiver bastante baixa (3-5 graus Celsius).

Leia mais sobre o plantio de prímula perene interna e de jardim e sobre os cuidados adicionais da planta, leia aqui.

Assista a um vídeo sobre o cultivo de prímula a partir de sementes em casa:

Cuidado

A prímula é uma planta despretensiosa, que até um novato pode lidar com. Tudo o que é necessário é cumprir determinadas condições:

  1. É melhor manter a flor no parapeito da janela, que não cai sob a luz solar direta.
  2. A temperatura ideal é de + 16 ... +22 graus. Em casa, muitas vezes é necessário ventilar a sala em que a flor está localizada ou, ocasionalmente, levá-la para a rua.
  3. A prímula se adapta facilmente à umidade natural, mas é melhor pulverizar periodicamente a flor.
  4. A água para irrigação deve ser macia e purificada. Vale a pena regar um pouco e regularmente para garantir que o solo esteja sempre levemente úmido.
  5. Várias vezes por estação, é necessário alimentar a prímula com um complexo mineral com baixo teor de nitrogênio.
  6. A prímula é muito sensível a doenças fúngicas. Para evitar isso, observe o regime de rega. Se a planta foi infectada, ela deve ser tratada imediatamente com fungicida e as áreas afetadas devem ser cortadas e destruídas.

No jardim

  1. A prímula acorda bem cedo e, nos primeiros dias do despertar, você precisa começar a alimentar a planta após uma longa hibernação no inverno.
  2. No verão seco, é necessário monitorar o estado do sistema radicular e, para evitar a secagem, é necessário regar a planta regularmente.
  3. No outono, a rega deve ser interrompida, pois a prímula deve entrar no inverno com solo seco (leia mais sobre a preparação da planta para o inverno aqui).
  4. Quando a água derretida começa a descer, é necessário garantir que ela não permaneça nos locais onde a prímula cresce. De prímula estagnada de água de fusão pode apodrecer e morrer.

Em mais detalhes sobre como cuidar da prímula em casa e no jardim, descrevemos neste artigo.

Transplante

O melhor momento para o transplante é de 3-5 anos de vida vegetal, mas desde que tenha crescido o suficiente. É melhor fazer um transplante dividindo o mato. A época ideal do ano para esse procedimento é o início da primavera ou o meio do verão:

  1. Primeiro você precisa umedecer a planta.
  2. Então a flor é desenterrada. Se desejado, o solo restante pode ser lavado do rizoma. Este item é opcional, mas é mais conveniente para muitos jardineiros trabalhar com uma planta limpa.
  3. Em seguida, a prímula é dividida com uma faca afiada em partes arbitrárias. É muito importante que pelo menos um botão de floração esteja presente em cada parte.
  4. Em seguida, as partes separadas são plantadas em um recipiente preparado ou em campo aberto.

Para mais detalhes sobre quando plantar prímula e como fazê-lo corretamente, descubra neste material.

Assista ao vídeo sobre o transplante do método de divisão dos arbustos de prímula:

Preparações de outono e inverno

Apesar do fato de a prímula ser considerada uma planta resistente ao inverno e começar a florescer no início da primavera, muitas variedades precisam de uma preparação especial para a estação do inverno. Prímulas jovens e variedades como: japonesa, dentada fina, comum, Klusiana, Siebolt, Sibthorp, devem ser cobertas com uma espessa camada de folhas secas no inverno.

Além disso, em japonês e prímula com dentes finos, a maioria das folhas deve ser cortada para evitar apodrecimento.

Doença

Prímula suscetível a muitas doenças e também sofre de pragas. Os problemas mais comuns são:

  • decadência da raiz do pescoço e caules;
  • ferrugem;
  • manchas bacterianas;
  • antracnose;
  • icterícia
  • oídio;
  • mosaico de pepino.

As pragas mais perigosas para esta planta são:

  1. nemátodos de galha e folha;
  2. gorgulho;
  3. pulgões;
  4. lesmas;
  5. ácaro.

A melhor prevenção contra doenças e pragas é o cumprimento de todas as regras para o tratamento da prímula, mas se sua planta ainda estiver doente, remova imediatamente todas as áreas afetadas e trate-a com preparações especiais ou uma solução de sulfato de cobre.

Propriedades úteis

DICA: A prímula tem uma ampla gama de propriedades benéficas e contém muitas vitaminas. A prímula é considerada o tipo mais popular para fins médicos. Muitos especialistas adicionam folhas e pó das raízes da prímula aos alimentos, tanto na forma bruta quanto como temperos e molhos.

Além disso, a partir das folhas e raízes da prímula, você pode fazer tinturas que ajudam com várias doenças (doenças dos rins e bexiga, amigdalite, dores de cabeça). A tintura das matérias-primas da prímula se estabeleceu como um excelente expectorante, e várias folhas desta planta contêm uma norma diária de vitaminas para os seres humanos.

Conclusão

Prímula, de acordo com muitos, é uma planta universal. Floresce com cores vivas, tem muitas propriedades medicinais e é completamente despretensiosa nos cuidados. Esta flor será a decoração perfeita para qualquer peitoril de jardim e janela.

Deixe O Seu Comentário