Que tipo de mobiliário é modular na cozinha, projetos modulares
Muitos apartamentos são considerados prédios residenciais não muito confortáveis, pois todos os quartos são extremamente pequenos. Isso leva a certas dificuldades no processo de arranjo. Especialmente surgem muitos problemas ao escolher móveis para a cozinha, pois deve haver muitos itens internos específicos e, ao mesmo tempo, muitas vezes é simplesmente impossível encontrar a melhor opção. Uma excelente solução para essa sala é considerada móveis modulares para a cozinha, com a ajuda dos elementos, um projeto completo é obtido para um processo de cozimento ideal e de alta qualidade.
Vantagens e desvantagens
O principal ponto da organização competente de uma pequena cozinha é economizar espaços limitados. Mesmo se houver uma sala grande, é necessário organizar todos os itens do interior de forma que sejam confortáveis e convenientes de usar, bem como um local para livre circulação.
O mobiliário de cozinha modular é considerado a solução perfeita para qualquer cozinha. Esses fones de ouvido consistem em um número diferente de elementos separados chamados módulos. Eles têm tamanhos uniformes, feitos dos mesmos materiais e no mesmo estilo. Portanto, eles podem ser combinados entre si de maneiras diferentes, o que oferece a oportunidade a qualquer momento de alterar, reorganizá-los ou complementá-los com outros elementos.
As vantagens de usar esse fone de ouvido em qualquer cozinha incluem:
- toda a área da sala é usada racional e competentemente;
- se necessário, os módulos podem ser reorganizados, substituídos por outros elementos ou complementados; portanto, com o mínimo esforço e investimento financeiro, é garantida uma mudança radical na aparência de toda a sala;
- através do uso de peças idênticas feitas no mesmo estilo, é garantida uma aparência atraente de toda a sala;
- É permitido montar independentemente um fone de ouvido que se encaixe perfeitamente na sala e, ao mesmo tempo, pode ser efetivamente localizado mesmo na sala mais fora do padrão e incomum;
- se houver uma sala muito pequena ou se houver uma configuração específica, para muitos proprietários de imóveis residenciais a cozinha sob medida será considerada a única solução, mas será cara; portanto, a escolha dos módulos é considerada a melhor opção para um design confortável e barato;
- se você comprar inicialmente uma cozinha modular de alta qualidade, ela durará muito tempo e, para que o design nunca seja incomodado, você poderá comprar periodicamente novos módulos ou reorganizá-los, o que muda drasticamente a aparência de todo o fone de ouvido.
Para muitas pessoas, o ponto negativo de tais projetos é o fato de que na maioria dos casos todos os módulos são padrão e semelhantes entre si. Portanto, será difícil obter uma cozinha verdadeiramente única e incomum. Para fazer isso, você precisa se concentrar em módulos particularmente caros, para não economizar. Além disso, a maioria dos fabricantes produz desenhos feitos com materiais de qualidade não muito alta, portanto eles não duram muito e geralmente se deformam rapidamente sob a influência de alta umidade e outros fatores negativos.
Características
Muitos proprietários de cozinhas grandes enfrentam certas dificuldades no processo de organização. Isso se deve ao fato de que eles geralmente são equipados com vários nichos, recessos e outros elementos que dificultam a instalação de móveis diferentes na sala. Portanto, é ideal escolher exatamente projetos modulares. É aconselhável executar preliminarmente um projeto de design especial para visualizar onde determinados elementos de toda a estrutura serão localizados.
Na maioria das vezes, os seguintes itens estão incluídos nos conjuntos de móveis de cozinha dos módulos:
- armários superior e inferior;
- armário especial projetado para instalar a pia;
- seções para guardar pratos;
- gavetas projetadas para talheres ou outros pequenos acessórios.
Muitos fabricantes também oferecem muitos outros módulos. Cada um deles tem suas próprias características e propósito, portanto, a escolha é baseada nos desejos e capacidades dos próprios usuários.
Espécies
A cozinha pode conter diferentes tipos de sistemas modulares e sua escolha é baseada no tamanho e na forma da sala. O principal requisito para qualquer sistema escolhido é a alta funcionalidade, uma vez que todos os itens internos devem estar localizados em uma sala para que, durante o processo de cozimento, uma pessoa não precise se esforçar muito para se mover.
A regra do triângulo é mais frequentemente usada no processo de organização de itens internos. Pressupõe que as áreas mais importantes da cozinha estejam posicionadas de forma a formar um triângulo, com a distância entre os cantos aproximadamente a mesma.
Linear
Esse método de organização de móveis modulares é adequado se a cozinha for representada por uma sala padrão com a forma e o tamanho usuais. Para uma sala pequena, essa opção, assim como o layout angular, geralmente é ideal.
Esse sistema modular é baseado em certas regras:
- quase todos os itens internos usados na sala são dispostos de maneira a obter uma linha reta;
- eles são instalados ao longo de uma parede específica e é selecionada uma parede à qual os elementos de comunicação já estão conectados, o que simplifica bastante a instalação de uma pia, fogão ou outras estruturas importantes na cozinha;
- devido ao arranjo de todos os elementos em uma linha, para usar inúmeras caixas e equipamentos, uma pessoa precisa apenas se mover para frente e para trás e não precisa fazer muitos movimentos desnecessários;
- esse método é frequentemente escolhido para uma cozinha econômica, pois os conjuntos de cozinha lineares padrão têm um custo baixo;
- É aconselhável instalar um armário com uma bancada, usada como superfície de trabalho, entre a pia e o fogão;
- o material é armazenado em armários de parede e piso.
Assim, um sistema modular linear é considerado uma excelente solução para muitas salas. É muito fácil de fazer e também existem muitos fones de ouvido no mercado, ideais para esse sistema.
Linha dupla
Este método é considerado ideal se a cozinha for usada exclusivamente para o processo de cozimento. A área de jantar deve estar localizada em outra sala. O arranjo de duas linhas de itens de interiores envolve levar em consideração os recursos:
- todos os armários estão montados em duas paredes da sala, localizadas uma em frente à outra;
- no processo de cozinhar, não é necessário fazer muitos movimentos desnecessários, pois todos os objetos estão realmente à mão;
- armários suspensos cobrem quase todas as paredes da sala, para que haja a oportunidade de economizar uma quantia significativa de dinheiro em materiais de acabamento.
A principal desvantagem do layout de linha dupla é que a forma e o tamanho da sala mudam completamente, tornando-se estreitos e longos, o que nem sempre é aceitável para os proprietários.
Usar a sala para qualquer outra finalidade que não seja cozinhar simplesmente não funciona. Há pouco espaço no meio, então apenas uma pessoa deve usar a sala.
Corner
Para uma cozinha pequena, a escolha de móveis modulares de canto é considerada uma excelente opção. Ele ocupa um pouco de espaço e também é instalado em um determinado canto da sala, portanto, é garantido deixar espaço livre no centro da sala.
Através do uso de estruturas de canto, é possível organizar racionalmente todos os móveis da cozinha. Os módulos são instalados ao longo das paredes adjacentes, de modo que uma determinada parte da sala permanece completamente livre e geralmente é usada para formar a área de jantar ideal. Os módulos de canto mais convenientes são considerados para salas quadradas.
Em forma de u
O mobiliário é modular, instalado de forma figurativa, é considerado uma escolha bastante interessante e competente, mas apenas para uma cozinha espaçosa. Com a ajuda de tais itens de interior, existem muitos armários e armários na sala.
Os recursos desse layout incluem:
- de maneira eficiente e fácil, um único espaço é dividido em várias zonas separadas, cada uma com seu próprio objetivo;
- devido à presença de muitos armários e gavetas, muitos aparelhos embutidos diferentes são facilmente utilizados, para que seja possível obter um espaço multifuncional e atraente;
- As desvantagens deste design incluem o fato de que apenas uma parede da sala é deixada livre e é geralmente usada para criar uma área de jantar;
- essa opção é adequada para salas grandes ou para uma cozinha usada exclusivamente para cozinhar, mas a sala de jantar fica em outra sala.
O layout em forma de U é considerado interessante e é adequado para muitos estilos de interiores.
Ilha ou peninsular
Essa cozinha é adequada apenas para salas grandes. Suas características incluem:
- armário e armários estão localizados ao longo das paredes da sala;
- a área de trabalho, geralmente representada por uma barra, é instalada no centro da sala ou é criada uma zona na forma de uma península;
- As desvantagens desta solução incluem o fato de que o fone de ouvido certamente ocupará muito espaço; portanto, não é adequado para salas pequenas;
- móveis curvos especiais são escolhidos para esse layout, para formar uma sala realmente atraente.
Um pré-requisito para o mobiliário usado para esse layout é a presença de cantos arredondados, o que aumenta significativamente a segurança de qualquer pessoa que utilize a sala.
Materiais de fabricação
O mobiliário modular pode ser adquirido com um conjunto completo ou por elementos. De qualquer forma, é importante que todas as peças sejam feitas no mesmo estilo e cor e também é recomendável que sejam criadas a partir do mesmo material. Como muitos fatores negativos afetam diferentes superfícies da cozinha, é imperativo que os móveis sejam resistentes a eles.
Mais frequentemente usado para criar móveis de cozinha modulares:
- MDF - o material é ecológico, atraente e durável. Geralmente é coberto com diferentes filmes ou acrílico;
- fones de ouvido de plástico são legíveis a um custo razoável e adequados ao estilo minimalista. Apresentado em várias cores e fácil de cuidar. No entanto, eles são considerados não muito atraentes e apresentáveis;
- Aglomerado - os produtos têm vida curta e geralmente contêm componentes nocivos.
Ao escolher qualquer móvel para a cozinha, é recomendável estudar os documentos anexos para garantir que seja seguro para uso constante em uma área residencial.
Métodos de decoração de fachadas
Para decorar móveis modulares na cozinha, você pode usar métodos diferentes para garantir uma decoração inigualável e exclusiva. Para isso, os métodos são frequentemente usados:
- revestimento de plástico é esteticamente agradável, prático e fácil de manter;
- aplicação de acrílico, além disso, pode ser unilateral ou bilateral, e o resultado é um revestimento decorativo resistente a várias influências;
- colagem com filme de PVC - uma solução prática que permite decorar as fachadas com desenhos ou padrões diferentes;
- o revestimento com vernizes ou tintas permite não apenas atualizar a aparência do fone de ouvido, mas também protegê-lo de vários fatores, e o processo é facilmente implementado por conta própria.
Assim, a decoração de fachadas pode ser realizada de várias maneiras, envolvendo o uso de certos materiais ou ferramentas modernas.
Regras de seleção
Ao escolher um mobiliário de cozinha modular, fatores são considerados:
- durabilidade
- segurança
- atratividade;
- conformidade com outros itens de interior;
- facilidade de atendimento.
Assim, o mobiliário modular é considerado a escolha ideal para diferentes tipos de cozinhas. Pode ser organizado de várias maneiras, o que garante a criação de um espaço multifuncional e conveniente para cozinhar ou comer em cada quarto. O mobiliário é criado a partir de diferentes materiais e também é apresentado em vários estilos e formas, o que facilita a escolha de acordo com os desejos dos proprietários diretos das instalações.