As propriedades únicas do suco de aloe e seu uso na medicina popular e oficial
Aloe é uma planta sempre-verde da família dos lírios, atingindo uma altura de quatro metros na natureza. O número de suas variedades excede trezentos; espécies pequenas de aloe são frequentemente criadas em casa.
As propriedades benéficas do aloe o tornam muito popular para uso na medicina tradicional e popular. O suco desta planta é eficaz no tratamento de uma variedade de processos inflamatórios, doenças oculares e trato gastrointestinal. Também é frequentemente usado em cosmetologia, tanto oficial quanto doméstica. Considere como o suco é útil quando tomado por via oral e externa, quais são as receitas eficazes da medicina tradicional.
Qualidades úteis e curativas
O Aloe estimula os processos metabólicos do corpo, protege o trato digestivo, remove toxinas e toxinas e ajuda a limpar a linfa. Suco da planta:
- estimula o apetite;
- inibe o desenvolvimento de Helicobacter pylori e bacilo tubérculo;
- reduz o açúcar no sangue;
- estimula a circulação sanguínea;
- lutando com anemia;
- protege contra alergias;
- melhora a regeneração tecidual e a formação de colágeno;
- promove rejuvenescimento da pele e aumento da microcirculação.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre as propriedades curativas do aloe:
Vitaminas e minerais, composição química
As propriedades curativas do suco de aloe são explicadas por sua rica composição de componentes benéficos:
- minerais: ferro, cálcio, potássio, zinco, fósforo, manganês;
- vitaminas A, B, E, C, necessárias para a formação normal de sangue, fortalecendo a imunidade, a elasticidade do tecido;
- aminoácidos, incluindo aminoácidos essenciais, ingeridos apenas com alimentos;
- voláteis - antibióticos naturais que combatem a microflora patogênica: fungos, micróbios, bactérias;
- taninos que fornecem efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios, bem como coagulação normal do sangue;
- ácidos orgânicos (succínico, málico, cítrico);
- flavonóides, catequinas, poli e monossacarídeos.
Foto
Na foto abaixo, você pode ver como é a planta do aloe (lat. Aloe), a partir das folhas das quais o suco medicinal é obtido:
O que ajuda?
O escopo do suco de aloe é muito amplo. O que pode ser tratado com esta substância natural única?
- O Aloe tem um poderoso efeito bactericida contra difteria, febre tifóide e disenteria, estafilococos e estreptococos.
- A planta provou-se no tratamento de doenças inflamatórias da pele, feridas, queimaduras, pois o extrato restaura com sucesso o epitélio.
- O suco de aloe é usado no tratamento de estomatite e gengivite na forma de enxágües, alivia a inflamação da gengiva e acalma a dor de dente.
- Por que beber suco de planta? Aloe é usado para problemas metabólicos, distúrbios digestivos, doenças renais e tratamento de colite, gastrite, constipação, pancreatite, inclusive na forma crônica.
- Em doenças neurológicas e distúrbios do sono, o suco é recomendado como adjuvante. O extrato de aloe faz parte de muitos sedativos.
- O Aloe ajuda no tratamento de conjuntivite, glaucoma, catarata, miopia, opacificação do corpo vítreo e muitas outras doenças oftalmológicas.
- As preparações vegetais são usadas para lesões e queimaduras dos olhos, para restaurar tecidos danificados dos órgãos da visão.
- O suco de aloe está incluído em muitos cosméticos, bem como medicamentos para o tratamento de dermatite, eczema, psoríase e furúnculos.
Leia mais sobre quais doenças ajuda e como tomar o suco de aloe corretamente, leia aqui.
Onde conseguir essa substância?
Este medicamento não é um produto escasso e, se surgir uma necessidade, pode ser obtido de duas maneiras:
- Faça suco de aloe você mesmo. Da planta de três anos de idade, são cortadas várias folhas inferiores, onde há mais suco, o corte é polvilhado com carvão, as folhas frescas são bem lavadas com água morna, cortadas em pedaços, dobradas em gaze e espremidas. O suco pronto é misturado com álcool na proporção de 4: 1 e armazenado em uma garrafa de vidro opaco em um local escuro.
- Comprar nas redes de farmácias. Nas prateleiras das farmácias modernas, existem muitas ofertas de medicamentos chamados "concentrado de aloe". Mas se você olhar atentamente a lista de ingredientes do produto, verifica-se que os conservantes ocupam uma parte considerável dele.
Você pode descobrir como economizar suco de aloe vera para uso futuro em casa aqui.
Uso doméstico
Não é permitido o uso de suco de aloe puro sem aditivos no interior.. O concentrado pode causar uma reação exagerada do corpo, de alergias a choque anafilático, dependendo da sensibilidade individual.
Portanto, o extrato para ingestão é sempre preparado com aditivos: na água, com mel, roseira, vinho tinto ou vodka. Para o tratamento de certas doenças, até 2-3 gotas por 30 ml de água são suficientes para atingir o efeito desejado.
Externamente, é possível o uso de suco puro - por exemplo, para fins cosméticos.
Receitas de medicina tradicional
- Para tosse. O suco de aloe é misturado com mel na proporção de 1: 2 e tomado uma colher de sopa três vezes ao dia. Duas colheres de sopa de suco de aloe são adicionadas a um copo de cahors, você pode adoçar com mel a gosto, misturar bem e tomar meio copo duas vezes por dia. A receita é adequada apenas para adultos.
- Para a pele. A pele é cuidadosamente limpa e, em seguida, é aplicado um suco de aloe ligeiramente aquecido, batendo levemente na pele até ser absorvido. Pode ser aplicado não apenas na pele do rosto, mas também no pescoço, decote e mãos.
O suco de aloe pode ser adicionado ao tônico, loção, creme e use o produto como de costume. Você pode diluir o suco com água, despejar em formas e congelar e depois limpar a pele com cubos de gelo. Com a rosácea, é melhor recusar esse método.
- De câncer. Meio copo de suco de aloe, meadowsweet, calêndula, yarrow, misture 45 g de alcaçuz em pó, adicione água, aqueça em banho-maria, coe. Tome antes das refeições por 20-25 g, mas o suco de aloe não substitui as medidas da medicina oficial, mas é uma ferramenta adicional.
- Para o estômago. Uma planta inteira de três anos de idade é esmagada, suco espremido, misturado com 0,5 l de vodka ou cahors, adiciona mel a gosto, insiste por um mês e toma meio copo duas vezes por dia.
- Com hemorróidas. O suco de aloe pode ser usado na forma de loções e supositórios retais podem ser preparados, o que não terá menos eficácia. Para fazer isso, o suco de aloe e a polpa são congelados em papel em forma de cone e, antes de serem usados, são imersos em água quente por alguns segundos para remover o invólucro e depois são levados para o reto. Com o aparecimento de sensações dolorosas, a aplicação do suco de aloe terá que ser cancelada.
- Para juntas. Aloe só pode ajudar nos estágios iniciais da deformação articular. O método de aplicação para doenças das articulações é principalmente externo. O mingau de 1-2 folhas de aloe lavadas (sem álcool) é espalhado em um curativo, aplicado em pontos doloridos e fixado com um curativo. As compressas podem ser feitas à noite e durante o dia.
- Para potência. Para tratar a disfunção erétil, os médicos às vezes prescrevem um curso de injeção de aloe, mas você também pode tomar o extrato sozinho. Para isso, é preparada uma tintura a partir de uma mistura de mel, suco de aloe, caldo de rosa mosqueta, caldo de salsa e vinho tinto seco na proporção de 2: 2: 2: 1: 4, mantida por uma semana, filtrada e consumida em uma colher de sopa três vezes ao dia durante um mês.
Aloe Vera Beauty Recipes
Tinturas e máscaras com aloe são usadas não apenas para fins medicinais, mas também para fins cosméticos.
Tintura de cabelo
O suco de aloe pode melhorar significativamente o cabelo: livrar-se da perda, seção transversal de dicas, caspa, oleosidade. Se não houver um produto acabado em mãos, você poderá prepará-lo.
Serão necessárias 4 folhas grandes de aloe, 250 ml de vodka. Moa as folhas, despeje a vodka, feche o recipiente e leve à geladeira por 4-5 dias. Esfregue o líquido filtrado nas raízes do cabelo, envolva-o com um filme e uma toalha e enxágue o cabelo em meia hora com água limpa. Repita o procedimento 2-3 vezes por semana durante um mês.
Máscara antienvelhecimento da pele
Aloe tem um efeito benéfico sobre a pele, retardando o processo de envelhecimento e restaurando a elasticidade. Para fazer isso, basta pegar 1-2 folhas, pique-as e use-as como uma máscara facial. Você também pode adicionar uma colher de chá de algas marinhas e uma ampola de vitamina E. À adição de uma colher de chá de mel, a pele ficará mais aveludada.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre como fazer uma máscara com suco de aloe para o seu rosto:
Contra-indicações e efeitos colaterais
Como qualquer outro remédio, exceto para indicações de uso, o suco de aloe tem contra-indicações:
- alérgico ao produto;
- idade até 12 anos;
- menstruação;
- cistite
- aumento da acidez do estômago;
- problemas cardiovasculares;
- doença hepática
- gravidez
- exacerbação de doenças graves.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre contra-indicações para o uso de aloe:
Use como fertilizante para flores
O extrato de aloe pode ser usado como estimulador do crescimento biológico de flores e plantas agrícolas. Causa aumento da formação do sistema radicular.
2-3 folhas inferiores são esmagadas em uma argamassa até ficarem macias, adicione 250 ml de água fervida à temperatura ambiente e deixe em infusão em local fresco e escuro. Após 5 dias, adicione água para que o volume total seja de 5 litros. Esta solução pode ser usada para imersão de sementes e rega de plantas.
As sementes processadas dessa maneira crescem rapidamente. As sementes de molho podem durar um período não superior a 5 horas, o que é suficiente para despertar as zonas de crescimento.
Leia sobre como o aloe é útil para as plantas e como alimentar adequadamente as flores, leia em nosso material.
Conclusão
Uma planta de aloés multifacetada, útil e despretensiosa cresce em quase todos os peitoris da janela.. É fácil cultivá-lo e usá-lo para fins medicinais - também. No entanto, você precisa aplicar seu suco com competência. Para evitar surpresas desagradáveis, é melhor consultar um médico antes de iniciar a terapia.