Como organizar móveis na sala de estar, conselhos de especialistas
Independentemente de a sala ser um local para receber convidados, um lugar onde toda a família se reúne à noite ou se é combinada com outra área funcional, apenas o arranjo correto de móveis na sala criará uma atmosfera aconchegante sem uma sensação de desordem no espaço. Ao colocar móveis nesta sala, é necessário levar em conta não apenas suas características funcionais, mas também o tamanho, a forma, o grau de iluminação e outros fatores. Ao mesmo tempo, é necessário garantir que cada peça de mobília macia e de armário, bem como alguns elementos decorativos, estejam em seu lugar e não pareçam supérfluos.
As principais maneiras de organizar móveis na sala de estar
Antes de organizar os móveis na sala, você pode elaborar um plano de layout visual em papel ou em um programa especial para visualizar o futuro do interior. Isso o ajudará a navegar com a disposição correta de todos os objetos, bem como a escolher as opções mais adequadas para organizar os móveis na sala de estar. Existem várias variações clássicas de posicionamento de móveis:
- simétrica;
- assimétrico;
- circular.
Usando um desses métodos, você pode criar um interior harmonioso da sala de estar.
Simétrico
A opção de colocação mais usada é o método de disposição simétrica de móveis na sala de estar. Este método é usado para grandes áreas residenciais. A essência do arranjo simétrico de móveis é que, em relação ao ponto de foco selecionado da sala, à mesma distância dele, são elementos de móveis emparelhados. Assim, em frente a uma lareira, um home theater ou uma janela panorâmica, dois sofás podem ser colocados em ambos os lados, e nas laterais existem duas poltronas, dois grandes pufes baixos e luminárias de chão idênticas. Os objetos estão concentrados em torno do elemento central da sala, voltados para ele em um ligeiro ângulo. O ponto focal deve ser evidente ao entrar na sala de estar.
A mobília do armário também está localizada simetricamente, por exemplo, ao longo das paredes opostas a duas prateleiras idênticas ou uma cômoda. Esta opção é adequada para pessoas pedantes que preferem precisão em tudo, severidade e clareza de linhas. O arranjo simétrico é uma maneira inconfundível de um estilo clássico e restrito de uma sala de estar, proporcionando uma estadia confortável no coração da sala de estar para fins de comunicação, passatempo familiar.
Assimétrico
O método de arranjo assimétrico não significa um arranjo caótico de móveis, é a colocação de objetos individuais em relação ao ponto focal da sala de estar com base em seu equilíbrio visual. A colocação assimétrica é realizada em salas assimétricas, salas de passagem e áreas multifuncionais abertas. Esse método envolve um arranjo equilibrado de móveis de várias formas e tamanhos, sem o uso de itens idênticos ou emparelhados. Assim, a tarefa de criar um interior harmonioso de uma sala de estar com um arranjo assimétrico de móveis é o equilíbrio visual entre objetos visualmente grandes e "leves", que consiste em seu agrupamento correto.
Portanto, a foto abaixo mostra que vários objetos pequenos (poltrona e luminária de chão, vaso e mesa) estão agrupados em relação ao ponto focal, assim como objetos menores podem ser localizados no centro das janelas ou contra o fundo de seções decorativas contrastantes das paredes. A disposição assimétrica dos móveis é boa, pois é adequada para colocação em uma pequena sala de estar ou espaçosa, independentemente da sua forma.
Circular
O método de arranjo circular envolve a colocação de móveis em torno do elemento central selecionado (mesa, lustre grande pendente etc.) em uma espaçosa sala de estar ou sala de estar, dividida em diferentes áreas funcionais. Nesse caso, o arranjo pode ser simétrico ou assimétrico. Para parecer visualmente que o interior é harmonioso com móveis de várias formas e tamanhos, objetos grandes e "pesados" estão localizados ao redor do centro em um círculo vicioso e mais leve - atrás deles, perto das paredes.
Como regra, um arranjo circular é usado para criar uma área de relaxamento confortável quando móveis estofados estão localizados ao redor de uma mesa de café.
Geralmente, esse método é usado quando é necessário fornecer uma sala de estar combinada com uma área de jantar. Ao mesmo tempo, uma área de recreação é formada em torno da mesa de café e uma área de alimentação em torno da mesa de jantar em outra parte da sala.
Regras básicas de posicionamento
Para adquirir um elegante grupo de móveis estofados e armários e organizá-lo de uma das maneiras acima, não será suficiente para criar um interior confortável, aconchegante e conveniente da sala de estar. Para tornar a sala o mais confortável possível para viver, você deve levar em consideração as regras para organizar os móveis na sala.
Em primeiro lugar, é necessário observar a distância entre objetos separados para que não haja obstáculos para se movimentar pela sala:
- a distância entre a mesa de centro e o sofá deve estar dentro de 50 cm;
- a largura da passagem não deve ser inferior a 60 cm;
- o sistema de televisão deve estar a 1,8-3 metros do sofá;
- a distância entre as poltronas ou sofás localizados nas proximidades deve ser suficiente para manter uma conversa confortável, mas não para que os convidados fiquem lotados;
- a altura das mesas e suportes deve estar ao nível dos braços;
- as dimensões do grupo de móveis devem corresponder às dimensões da sala de estar: para uma sala espaçosa, você pode escolher itens grandes, uma pequena sala deve ser mobiliada com cadeiras compactas, guarda-roupas e cantos macios.
Se você tem uma sala pequena, mas prefere móveis dimensionais, coloque o número mínimo de itens, pelo contrário, vale a pena fazer se a sala for espaçosa. Além disso, há várias regras importantes a serem lembradas:
- para saber como organizar corretamente os móveis, é necessário levar em consideração a presença e o número de janelas, portas de sacada: os móveis devem ser posicionados de forma que não interfiram no movimento livre e na penetração da luz do dia sem obstáculos;
- para que a grande área do quarto não pareça vazia, é recomendável dividir seu espaço em várias zonas;
- para garantir a liberdade de movimento pela sala, você não precisa mover objetos um para o outro, deixe algum espaço ao redor de cada um deles;
- não possua sofás com poltronas voltadas para a porta de entrada da sala; em primeiro lugar, essa situação cria desconforto psicológico para a pessoa sentada; em segundo lugar, os móveis estofados devem estar abertos;
- se a sala for muito pequena, não coloque sofás e armários ao longo de uma parede; é melhor distribuí-los em pequenos grupos, juntamente com o restante dos itens;
- ao fazer duas zonas na sala, com a ajuda de móveis, é necessário distingui-las estritamente para que os objetos não se cruzem. Ao mesmo tempo, para a área de lazer, você deve escolher o local menos iluminado da sala e para a área de refeições ou de trabalho - o local da janela, onde há muita luz do dia;
- itens de tamanho grande devem ser colocados longe de janelas e portas.
Se você não tiver certeza de qual mobiliário colocar exatamente e como, deverá intuitivamente sentir a atmosfera geral da sala - se estiver confortável nela, respire livremente e sinta a liberdade de espaço, a situação será feita corretamente.
Nuances em vista da forma da sala
A maneira mais fácil é colocar um grupo de móveis no interior de uma sala quadrada, onde ele se encaixar de maneira conveniente e confortável. Mas a configuração desse espaço é diferente, por isso é muito importante considerar suas características
Sala de estar com um teto baixo - na sala de 18 m² com um teto baixo, você não pode usar móveis altos. Para aumentar visualmente a altura do teto, os móveis devem estar baixos. A melhor opção seria usar uma cômoda em vez de um armário, além de armários, pufes, vasos de chão, mesas de centro baixas. Móveis estofados modulares com encosto baixo também podem ser usados com segurança em uma sala baixa.
Uma sala de forma irregular - em um edifício complexo na forma de polígono ou trapézio, é muito difícil obter simetria, portanto organizamos os móveis em grupos com base em um arranjo assimétrico. Se houver um nicho no lugar do quinto canto, ele poderá ser convertido em uma área funcional adicional. Se houver uma borda, ela própria delimitará a sala em duas partes, uma das quais pode ser transformada em área de recreação e a segunda - uma área de trabalho.
Sala de estar retangular - em regra, em uma sala retangular, a pessoa se sente menos confortável do que em um quadrado. Portanto, uma sala dessa forma deve ser mobiliada de modo a dividir o espaço em dois quadrados, equipando assim duas áreas funcionais diferentes, ou dois centros, com um arranjo circular de móveis. Um sofá com poltronas também pode ser colocado ao longo das paredes ou mais perto do centro.
A disposição simétrica enfatiza apenas a forma retangular da sala, para que você possa ajustá-la visualmente usando uma configuração assimétrica. A melhor opção é colocar o sofá de canto mais próximo do eixo central da sala. Os demais itens podem ser colocados perpendicularmente às paredes, ao longo delas e também na diagonal, enquanto observa o equilíbrio visual.
Em uma pequena sala de estar, com área de 12 metros, é necessário organizar objetos em um grupo para que haja o máximo de espaço livre possível. Ao mesmo tempo, organize-os para que não haja muitas passagens estreitas entre eles. E, é claro, é melhor fornecer uma pequena sala com móveis compactos e proporcionais. Como regra, as recomendações para um ambiente de sala de 18 m² ou menos se resumem ao uso de um sofá como um toque de mobiliário (de preferência cor clara), complementando-o com outros itens. Na entrada de uma pequena sala é necessário deixar espaço livre. Em vez de armários dimensionais, é melhor usar racks estreitos localizados na vertical ou na horizontal.
O que fazer se o espaço for estreito
Ao organizar um grupo de móveis em um espaço estreito, o objetivo é ampliar visualmente a sala. Nesse caso, todos os objetos devem ser compactos, baixos. Em vez de armários, é melhor usar prateleiras suspensas, em vez de cadeiras - pufes, além de uma mesa com tampo de vidro. Se você colocar o gabinete ao lado da parede final, ou duas paredes opostas, isso reduzirá visualmente a sala estreita e longa, aproximando sua forma do quadrado perfeito.
Para evitar erros comuns no design de uma sala estreita, evite opções ao usar um conjunto de móveis, colocado ao longo das paredes ao longo de toda a extensão da sala ou agrupado em um canto.
Se houver uma janela em uma parede final, um guarda-roupa deslizante pode ser integrado na parede oposta, o que reduzirá visualmente o comprimento da sala. Se a sala for estreita e, além disso, sua área for inferior a 18 metros, você não deve usar um grande número de móveis de gabinete. Portanto, em vez da "parede" usual, você pode instalar um suporte de TV em frente ao sofá e pendurar algumas prateleiras estreitas. Essa sala de estar deve estar equipada com um número mínimo de móveis com a maior funcionalidade.