Museu Navio Vasa em Estocolmo - Informações Turísticas
O navio Vasa é uma das atrações mais visitadas de Estocolmo, Suécia e todo o norte da Europa. Este é o único navio de combate do século XVII que sobreviveu até os dias atuais, que foi levantado do fundo do Mar Báltico em 1961. As dimensões do gigante alcançavam 52 metros de altura e 69 m de largura, seu peso atingia 1.200 toneladas, a estrutura era decorada com mais de 700 esculturas douradas e 64 canhões de bronze eram poder defensivo. O que aconteceu com o navio Vasa e como o navio sobreviveu ao nosso tempo em 95%?
História de Vasa
Vasa é o maior navio de guerra que leva o nome da dinastia dos reis suecos. O orgulho pelo país, que se tornou uma grande decepção, e o navio de guerra mais caro navegando apenas 1000 metros - o navio que previa um grande futuro, afundou no primeiro ataque.
Um fato interessante! A criação da capitânia começou em 1625 por ordem de Gustav II Adolf. Vários milhares de pessoas participaram de sua construção, mesmo o rei não se afastou.
No final da construção do navio em 1628, era o maior navio militar do mundo. Em agosto, o Vasa foi lançado no mar no porto de Estocolmo, mas devido a erros de design, ele afundou após meia hora na água.
Por que Vasa se afogou?Vasa foi concebido como o navio de guerra mais caro e poderoso da história da Suécia. Por ordem do rei, um grande número de armas foi instalado no navio, o que não correspondia às dimensões do navio. Os construtores acrescentaram dois conveses adicionais a Vasya e uma alta superestrutura, excedendo a norma de peso do navio. Devido a rajadas de vento forte que surgiram após os salvos solenes dos canhões de Vasa, o navio virou de um lado e afundou em alguns minutos.
Destino adicionalVárias tentativas de elevar a capitânia do fundo do Mar Báltico não trouxeram os resultados desejados - o navio era muito grande para a época. Decidiu-se então criar um grupo de mergulhadores, cuja tarefa era obter 64 caras armas de bronze. Apesar do fato de o mergulhador precisar gastar cerca de uma hora no fundo do mar e tirar armas de 1000 kg da estrutura do navio usando apenas um gancho e um martelo, a equipe conseguiu concluir a tarefa em 90%.
Só foi possível elevar o navio do fundo do mar Báltico em 1961. Seu descobridor foi Anders Fransen, especialista sueco em história naval, mergulhador entusiasmado que explora as águas da costa de Estocolmo há décadas.
Coincidência? O navio Vasa levou para a água uma segunda vez depois de 333 anos desde a época do desastre.
Após a ascensão de Vasa, a principal tarefa foi salvar o navio, que passou tanto tempo no fundo do mar. Inicialmente, foi regularmente mergulhado em água e, por vários anos, polietilenoglicol, um poderoso conservante solúvel, foi pulverizado em sua superfície.
Criação de museuO Museu Vasa em Estocolmo foi fundado em 1990, hoje seu número de visitantes chega a 1,5 milhão de pessoas por ano. Ele armazena não apenas o navio em sua forma original, mas também 14.000 itens de madeira restaurados e 700 esculturas que estavam a bordo no momento do desastre.
A estrutura do museu do navio Vasa
Além do próprio navio, há 10 exposições permanentes no prédio do museu de 6 andares, cada uma das quais descreve um período específico da existência da Vasa:
- A exposição "O período de construção" conta informações interessantes sobre o século XVII na história da humanidade.
- Face to Face é uma exposição dedicada a 30 tripulantes que estavam a bordo no momento do desastre. Os cientistas conseguiram restaurar sua aparência dos restos encontrados, além de descobrir detalhes sobre seu modo de vida, posição e saúde.
- Quem e quando tentou levantar o navio do fundo do Mar Báltico, conta a exposição "Salvação", cuja figura principal é Anders Fransen.
- Em uma das salas do museu, você pode descobrir mais sobre a Vida a bordo.
- Como os navios foram construídos há 400 anos e quais ferramentas os artesãos usaram? As respostas e os detalhes estão no estaleiro de Estocolmo.
- Por que havia mais de 700 esculturas a bordo do Vasa, a quem eles encarnaram e qual era seu papel em um navio de guerra, a exposição "Imagens do Poder" mostrará.
- A exposição "Conservação" mostrará claramente como, depois de tudo o que aconteceu com o navio, os cientistas conseguiram salvá-lo até hoje.
- Na sala "Força e Glória", você pode ver o navio magnífico em tamanho real.
- No "Jardim dos Museus", os cientistas plantaram plantas que Vasa iria cultivar em estufas artificiais em um navio para tratar marinheiros.
- Passe algumas horas, fascinado por olhar para uma cópia pequena do navio, você pode na sala "Modelo Vasa".
Um fato interessante! O edifício do Museu Vasa em Estocolmo (Suécia) foi construído especificamente para o tamanho e a forma do navio, para que os visitantes possam examiná-lo de diferentes lados em diferentes níveis de altura.
Além das exposições, o Museu Vasa, em Estocolmo, possui um cinema, onde em 16 idiomas é exibido um curta-metragem documentário sobre a história do navio. Também no território da atração, há um restaurante (4º andar) e uma loja de presentes com uma grande variedade de produtos temáticos.
Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulárioConselhos! Se seus filhos estão entediados, pule as exposições nos andares intermediários e vá direto ao topo - existe um simulador para controlar um navio militar daquela época.
Leia antes de visitar
- Se você quiser assistir a um filme sobre um navio magnífico que não esteja em sueco, com legendas em inglês (o programa acontece a cada hora todos os dias), faça a pré-venda da exibição em russo escrevendo para [email protected].
- O museu pode tirar fotos suas e gravar vídeos em quantidades ilimitadas;
- Para quem trouxe comida, há uma sala especial com mesas de jantar;
- Comprando bilhetes com antecedência, você não pode imprimi-los, mas apenas apresentar em formato eletrônico;
- No térreo, há escritórios de bagagem gratuitos;
- A melhor época para visitar o Museu Vasa em Estocolmo é de manhã, quando ainda não há grupos de turistas;
- Para economizar em um guia de áudio, faça o download antecipado neste site - www.vasamuseet.se;
- A visita guiada está incluída no preço. Muitas excursões são realizadas diariamente em inglês e sueco - os funcionários do museu informam os visitantes sobre eles através do alto-falante. No verão, várias vezes por semana são realizadas visitas guiadas em outros idiomas. A programação exata pode ser encontrada no site oficial da atração.
Informações práticas
O preço do ingresso para o Museu Vasa em Estocolmo é de 130 coroas. Para crianças menores de 18 anos, a entrada é gratuita, os estudantes têm direito a um desconto de 15%. Horário: no verão todos os dias das 8:30 às 18, o resto do ano - das 10 às 17 (nas quartas-feiras até as 20).
Preste atenção! Os ingressos comprados on-line são válidos por apenas um mês a partir da data da compra.
A atração está localizada na Galarvarvsvagen 14. Para chegar a ela por transporte público, você pode usar:
- No bonde 7 do centro de Estocolmo (estação Hamngatan / Kungsträdgården), você precisa descer na parada Djurgårdsbron;
- De ônibus nº 69 (partindo da estação C de Estocolmo) e nº 67 (de Karlaplan);
- De balsa, das paradas de Slussen e Gamla Stan.
Indo ao museu do navio Vasa em Estocolmo com seu carro, lembre-se de que você não poderá estacionar o carro próximo a ele. Na maioria das vezes, os turistas deixam seus carros em frente à ponte - em Strandvagen ou Narvavagen.
O navio Vasa é um marco de Estocolmo que permite que você experimente a atmosfera do século XVII. Boa viagem!