Fortaleza de Ananuri na Geórgia
A 67 km de Tbilisi, no sopé da floresta da montanha Sheupovari, há uma pequena cidade chamada Ananuri. A 12 km, onde o rio Vedzathevi deságua no rio Aragvi, na estrada militar militar da Geórgia, fica a fortaleza de Ananuri.
A rica história dessa estrutura defensiva e a incrível beleza de sua natureza circundante atraem não apenas os moradores da região, mas também muitos turistas estrangeiros.
Nos tempos antigos, o castelo foi construído para proteger a estrada, que no momento é parcialmente inundada pelo rio. A estrada moderna foi construída muito mais tarde e tem uma altura mais alta que a antiga. Na fortaleza, fugindo do inimigo, os habitantes das aldeias vizinhas e as pessoas de regiões mais distantes da Geórgia estavam escondidos. Agora, da antiga grandeza do antigo castelo, não há tantos.
Como o marco antigo mais bem preservado da Geórgia, Ananuri é considerado incluído na lista da UNESCO.
- A entrada para o Castelo Ananuri é gratuita.
- Você pode visitá-lo das 10:00 às 18:00 em qualquer dia da semana.
O que você pode ver no território da fortaleza
As primeiras muralhas dessa estrutura defensiva de Ananuri tinham uma altura de 5 a 6 m, mas não era suficiente para se defender de maneira eficaz, e mais tarde foram concluídas mais 2 a 3 m. 3 vezes a área do topo. No momento, as paredes do complexo inferior estão quase completamente destruídas, e muitos edifícios foram construídos em seu antigo pátio nos séculos 19 e 20, o que torna impossível restaurar sua aparência original.
A parede circular da fortaleza superior sobreviveu completamente, 3 templos e 5 torres -2 grandes e 3 menores foram preservadas aqui.
Torre de entradaA entrada do castelo Ananuri foi cuidadosamente protegida. As paredes laterais da torre quadrada de entrada estão equipadas com aberturas especiais (brechas e mashikuli), das quais foi possível disparar e derramar piche quente sobre os inimigos.
Todo o 1º andar é um portão contínuo, sobre o qual existem 3 andares. No segundo, as instalações para moradia foram equipadas e, nos dois primeiros, tudo o necessário para a realização de ações defensivas eficazes. No topo, há um terraço.
Torre norteNo lado norte da fortaleza, uma pequena torre é incluída na parede, que aparece em um semicírculo na frente da cerca. As paredes deste prédio de 3 andares, muito espessas abaixo, gradualmente se tornam mais finas e sua borda superior tem um design serrilhado original. A borda interna é projetada para que as pessoas envolvidas na defesa da fortaleza possam se mover ao longo dela.
Agora, os turistas mais destemidos que visitam o Castelo Ananuri (Geórgia) sobem nele para apreciar as vistas pitorescas do reservatório de Zhinvali a partir daí.
Esta torre de formato quadrado é a maior do complexo de Ananuri. Suas paredes, com uma espessura de 1,5-2 m, diminuem gradualmente para cima. Torre Sheupovari - de 7 andares, no 6º andar, além de brechas e mashikule, foram construídas lareiras. Devido ao fato de os pisos entre pisos de madeira serem bem preservados aqui, os turistas têm a oportunidade de subir as escadas até o topo da estrutura. Fotografias que comemoram os pontos turísticos da Geórgia são lindas aqui.
Torre piramidalDe todos os edifícios do castelo Ananuri, o mais interessante é a torre piramidal, cujo teto é disposto em etapas. Torres semelhantes têm mais um nome - Khevsursky. Acredita-se que foi este edifício em Ananuri que foi construído primeiro.
A torre tem 4 andares, com o primeiro começando a uma altura de 3 m do solo, e tudo abaixo é uma parede sólida. Acima está a sala abobadada - foi usada como ponto de observação. Há uma pequena abertura na parede desta sala através da qual o desfiladeiro e a vila de Ananuri, espalhados ao lado, foram vistos. Cada janela de observação possui nichos semelhantes para observação.
As paredes da torre piramidal são feitas de pedra buta e os cantos são feitos de pedra talhada. Uma vez que as paredes foram cobertas com estuque, agora resta apenas em algumas áreas.
Templo da AssunçãoLiteralmente, a poucos passos da torre Khevsur está o Templo da Assunção - esta é a maior igreja disponível na fortaleza de Ananuri (Geórgia). Foi construído em 1689.
Este edifício de 2 andares é composto por tijolo e buta, e uma escada embutida nas paredes leva ao 2º andar. O edifício tem 14 janelas e várias portas.
Se falamos sobre a arquitetura da Igreja da Assunção, deve-se notar que essa solução é muito rara no século XVII - em toda a Geórgia existem apenas 3 igrejas com arquitetura semelhante. O edifício é mantido em proporções clássicas e tem uma cúpula, e as paredes externas são decoradas com esculturas com cruzes, querubins, pessoas, animais, pássaros, trepadeiras. O texto na parede externa indica que o edifício foi construído por Mdivanbeg Bardzim.
Dentro de casa, você pode ver lugares em pintura preservada. Retrata 13 famosos monges pregadores, chamados de pais assírios.
Templo de SpasskyA oeste da Igreja da Assunção, no complexo Ananuri (Geórgia), encontra-se uma pequena igreja abobadada da Virgem Maria (é chamada de Igreja Spassky ou Gvtaeb). A construção desta igreja está correlacionada com o final do século XVI - início dos séculos XVII.
Este edifício é feito em estilo românico, suas fachadas são feitas de pedra de entulho e não têm acabamento decorativo. O tambor da cúpula é de tijolo, está decorado com vários arcos decorativos falsos, decorados com alvenaria. As paredes internas da igreja não salvaram vestígios de gesso, ninguém fez o reparo.
No templo, há uma lápide na qual o texto é esculpido. O texto diz que a lápide em 1674 foi estabelecida por Anna Abashidze em homenagem a seu marido, Aragwa eristav mdivanbeg Edisher.
Igreja de uma nave (Mkuriali)Mkurnali pertence à fortaleza inferior de Ananuri, e sua parede ocidental faz parte da cerca superior. As paredes foram erguidas a partir de buta, não foram revestidas. Esta igreja tem 2 entradas e várias janelas. A torre do sino é decorada com belos arcos com colunas de 8 lados.
Baseado no estilo, o tempo de construção desta igreja pode ser correlacionado com a segunda metade do século XVI ou o início dos séculos XVII.
Nota: Qual das estâncias de esqui da Geórgia escolher para as suas férias.
Como chegar a Ananuri de Tbilisi
Os turistas que entram na Geórgia pela Rodovia Militar da Geórgia não podem deixar de ver Ananuri. Esta é a primeira fortaleza que encontra a passagem. Mas aqueles que chegaram a este país de avião ou balsa poderão chegar aos pontos turísticos de Tbilisi ou Batumi. Embora, se você for de Batumi, ainda precisará primeiro chegar à capital.
Então, como chegar a Ananuri de Tbilisi?
Da estação de ônibus de Tbilisi, perto do metrô Didube, você pode pegar um dos microônibus que vão para Gudauri, Pasanauri ou Stepantsminda (anteriormente Kazbegi). Eles partem aproximadamente a cada hora. A tarifa para o Castelo Ananuri é de 4 GEL.
Estrada militar da GeórgiaSe você tem direitos na Geórgia, pode facilmente alugar um carro sem motorista. É melhor reservar um carro com antecedência e online. Coordenadas para o navegador GPS: N 42 ° 09.823; E 44 ° 42.148.
Você pode simplesmente dar um passeio em Tbilisi pela Kote Abkhazi Street (anteriormente Leselidze), escolher o carro que você gosta e combinar com um motorista particular. Nesse caso, a viagem custará 130 GEL.
Os táxis podem ser simplesmente parados e tomados na rua, ou você pode pedir em uma das muitas empresas - então o medidor será definitivamente ligado. O custo da viagem é de 50 GEL só ida.
Chegar à fortaleza de Ananuri não é tão difícil: você só precisa escolher a opção mais adequada para extremidades e custos.
Leia também: Em que área de Tbilisi é melhor ficar para um turista
Compare preços de acomodação usando este formulário
Dicas úteis
- Na margem do reservatório, há lugares onde você pode montar uma barraca e passar a noite.
- As melhores vistas abrem das paredes. Escalá-los não é tão fácil, mas as paisagens valem a pena.
- Para passear, basta alocar 30 minutos. Se possível, use os serviços de um guia, a visita dela será mais informativa.
- Esteja preparado para um grande número de pessoas na fortaleza durante quase o dia inteiro. Este lugar é bastante popular entre os turistas.
Atualizado: 21 de junho de 2018 A cidade de Mtskheta, na Geórgia, é uma das cidades mais ...
Atualizado: 28 jun, 2019 Gori - um lugar não muito famoso, mas visitado ....
Atualizado em: 26 de junho de 2018 A bela Vardzia, na Geórgia ... Um país de fabulosas paisagens montanhosas e ...