Características das cadeiras para ovos de culto, algoritmo de fabricação do tipo faça você mesmo
Há mais de 60 anos, a Egg Chair causou impacto pela primeira vez entre os amantes de móveis de design, e hoje essa cadeira é considerada um culto em sua categoria. Modelos elegantes adornam as salas de recepção de escritórios, salas de entretenimento e interiores de casas. A moderna cadeira para ovos tem várias modificações e um design ergonômico, de modo que se encaixa em qualquer estilo da sala, permite que você relaxe e trabalhe com conforto. As características e variações deste mobiliário original, bem como as possibilidades de sua fabricação independente, serão discutidas no artigo.
Recursos do produto
A cadeira suspensa em forma de ovo foi inventada por Nanna Ditzel em 1957. Apenas um ano depois disso, uma grande encomenda para desenvolver um modelo original para um hotel famoso foi recebida pela designer dinamarquesa Arne Jacobsen, que modelou uma versão moderna dos famosos móveis. Imediatamente após a primeira aparição, o modelo recebeu seu nome original - Egg Chair.
A forma do ovo, repetida pelo assento e por trás do produto, distingue o design do design familiar dos móveis modernos. A cadeira Egg não possui as 4 pernas usuais, seu corpo é montado em um suporte móvel ou suspenso - graças a esta solução, o modelo gira 360 °.
O design da cadeira para ovos é simples, possui um mínimo de juntas, peças e juntas, por isso é fácil fabricar esses móveis com suas próprias mãos.
A base é um corpo monolítico. A versão clássica é em forma de ovo com um topo aberto. Os designers modernos complementam o modelo básico, criando cadeiras na forma de uma bola e um hemisfério. Estes são desenhos acolhedores com uma parte lateral cortada. A popularidade das cadeiras é explicada por sua aparência e conforto fora do padrão, que fornecem a forma do assento e do encosto.
O esquema de cores é diverso e depende da imaginação dos designers. Tons naturais de matérias-primas são populares - videiras, vime, couro. Nos projetos de fibra sintética, a escolha de cores é maior. As opções clássicas - preto e branco - são usadas separadamente ou em combinação. Uma impressão imitando a cor de uma zebra é popular. Almofadas multicoloridas em cores contrastantes complementam organicamente o design do produto.
Modelo 1958Foto retrô Ovo CadeiraModelo moderno da marca Fritz HansenÂmbito de aplicação de Fritz HansenPerna sem bola por Milo BaughmanCom o otomanoEsfera penduradaBola penduradaOpções de localização e montagem
Poltronas em forma de ovo são universais e adequadas para qualquer interior. Modelos macios de forma esférica são colocados em viveiros e quartos - em tais cadeiras é aconchegante e confortável, não apenas para crianças, mas também para adultos. A construção esférica do tipo rígido é usada em espaços abertos - em jardins ou em terraços. Tais móveis não permitem umidade, protegem os assentos do vento. Em escritórios, instituições sociais e de entretenimento, eles instalam uma cadeira Egg com uma tampa aberta - é confortável trabalhar e relaxar periodicamente.
O mobiliário de design prevê montagem no teto (casulo) ou no chão. No primeiro caso, a fixação pode ser realizada de três maneiras:
- Teto diretamente. Para consertar a cadeira Egg dessa maneira, você deve primeiro determinar se o teto suportará o peso da estrutura. Na base da parede, é feito um orifício no qual o suporte é inserido, justamente para isso o balanço improvisado é suspenso.
- Tripé Consiste em uma corrente, um gancho, um laço de suporte. A cadeira se apega ao laço com um gancho. Em alguns modelos, em vez de uma corrente, uma mola especial é usada e, em seguida, uma cadeira de balanço é obtida. O modelo é autônomo, é fácil carregá-lo usando em casa ou no quintal.
- Feixe. A opção mais simples: ao redor da viga horizontal (ramal), um cabo é fixado no qual a cadeira está suspensa.
A montagem no piso é feita com uma cruz ou suporte. A cruz clássica consiste em 4 fragmentos de metal e é conectada ao corpo da cadeira em forma de ovo com uma perna pequena. Um revestimento antiderrapante é instalado em cada segmento.
Rodízios para modelos de piso não são fornecidos.
O suporte de base, constituído por uma perna baixa monolítica, foi inventado muito mais tarde do que a própria cadeira apareceu. A parte inferior da estrutura tem a forma de um disco, montado no chão, a parte superior segue os contornos do assento.
Montagem no tetoEm um tripéMontar em um galho de árvoreChão na cruzEm um suporte monolíticoMateriais
Nas cadeiras da Egg Chair, a estrutura e os estofados são feitos de um ou mais materiais. Como regra, a base do modelo é composta por:
- videiras;
- rattan;
- metal;
- fibra de vidro.
A primeira e a segunda opções são usadas para estruturas de um tipo de matéria-prima. Normalmente, um rattan ou videira é usado para fazer um balanço dos ovos nas cabanas de verão. Para essas cadeiras, materiais de acabamento não são utilizados.
Os reforços são instalados na base de metal, os fragmentos são presos a eles, repetindo a forma selecionada da cadeira. Para a fabricação do quadro também são utilizados:
- Plástico com fibra de vidro - a cadeira Egg não tem costuras, pois consiste em uma peça monolítica, e o interior é coberto com material espumoso. Tais modelos parecem harmoniosamente em interiores contemporâneos em estilo contemporâneo.
- O acrílico é um material plástico leve. É durável, pode suportar peso pesado, bonito. Deficiência - pode causar alergias. A cadeira de ovo em acrílico é adequada para salas decoradas no estilo Bauhaus.
- Plexiglas - leve, transparente, durável. Adequado para móveis de design em estilo grunge, construtivismo.
Para cobrir as cadeiras são usadas:
- Micro veludo. Material durável, agradável ao toque. Popular devido à durabilidade e fácil manutenção. A desvantagem é que os têxteis são instáveis à umidade.
- Veludo Para o estofamento das cadeiras da Egg Chair, é usada uma variedade de algodão ou lã. Pilha feita de matérias-primas sintéticas. Este acabamento é duradouro, agradável ao toque, passa bem pelo ar. Existem muitas opções para cobrir cadeiras com veludo, as desvantagens de qualquer uma delas são que a pilha limpa com o tempo, os modelos não são destinados a crianças.
- Lã. Têxtil natural, quente, boa permeabilidade ao ar. O material é denso, durável e fácil de usar. Deficiência - causa alergias em pessoas propensas a esta doença.
- Scotchguard. O tecido é semelhante ao jacquard, tem sua textura e propriedades. Para dar resistência, o material é impregnado com uma composição que o protege do estresse mecânico, umidade e poeira. A desvantagem é que o revestimento de tal tecido não pode ser lavado.
- Shenill Tecido grosso e resistente ao desgaste que se parece com um pequeno tapete. As fibras são uma mistura de algodão e sintéticos. O material é agradável ao toque, tem uma pequena pilha. A desvantagem é que ele não permite que o ar passe bem.
- Imitação de pele. Essa cobertura da Cadeira Egg não é muito diferente da natural, mas é mais barata e mais leve, apresentada em uma ampla gama de cores. O revestimento é facilmente limpo de sujeira, resistente a pequenas influências mecânicas. A desvantagem é que ele não permite que o ar passe bem.
Micro velveteenVeludoLãScotchguardShenillImitação da peleCouro genuínoO material de maior elite para cobrir uma cadeira de ovo é o couro. É macio, dúctil, durável, denso e durável. Esse estofamento é bom para a permeabilidade ao ar, fácil de limpar, mas ao mesmo tempo é bastante caro.
Como se fazer
Para assistir à TV confortavelmente em casa e não usar móveis caros, tente fazer uma cadeira com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisará de ferramentas básicas, habilidades e precisão. A maneira mais fácil é fazer uma cadeira suspensa para ovos. Como base para uma estrutura rígida, é adequado um modelo de balanço de vime, feito de videira ou rattan. Esses materiais são leves, não criam uma grande carga no suporte. O enchimento macio pode ser feito de tecido denso, cordas e travesseiros, e esse elemento do interior é chamado de ovo de rede.
Para fazer você mesmo, você precisará de:
- aros ou canos de metal;
- material para a parte macia (videira, rattan, corda de macramê, tecido denso);
- corrente ou corda para pendurar a estrutura;
- 2 hastes para montagem;
- fita métrica, tesoura;
- luvas de trabalho.
Para criar uma moldura, você pode usar tubos de plástico. Eles são flexíveis, em uma base sólida, resistente à umidade.
Para medir corretamente o comprimento do tubo, o cálculo é realizado de acordo com a seguinte fórmula: comprimento do segmento = diâmetro base X número π.
Depois de determinar a filmagem do tubo, bem como cortar os espaços em branco da cadeira do ovo, eles agem de acordo com o seguinte algoritmo:
- Dobre suavemente o aro.
- Na junção, um núcleo de 3-4 cm de comprimento é inserido no interior.
- Os parafusos fixam a junção.
- Faça um enrolamento para aros. Para fazer isso, use o material preparado - um cordão para macramê, videira e rattan. As voltas são realizadas com força, puxando cuidadosamente o material de origem. Esse estágio é trabalhoso, pois a parte interna do aro não deve ser perceptível.
- Para criar uma parte macia, tecer uma rede de macramê, tecer a partir de uma videira ou rattan - deve ser firme e bem esticada. Isso é especialmente importante para o macrame, pois com o tempo os nós se esticam e o produto afunda.
- A base final é fixada à estrutura com fixação reforçada. Se uma rede de macramê é criada, os nós duplos são feitos com forte tensão. Se as conexões de videira ou de rotim são fixadas com pregos ou parafusos.
- O encosto e o assento resultantes da cadeira para ovos são montados juntos. Para isso, na parte inferior planejada, os aros são conectados e enrolados com um cordão. O comprimento da junção é de 15 a 20 cm.
- No lado oposto, encosto as costas da cadeira. 2 hastes verticais são inseridas nos aros e presas. A distância entre os suportes é selecionada arbitrariamente. O comprimento das hastes é igual à altura das costas.
- Crie uma trama para a parte vertical da cadeira. Pode ser semelhante ao usado para o assento. Mas esta parte está sempre à vista, portanto, não será supérfluo usar um acabamento mais complexo e bonito.
- As montagens são feitas semelhantes às usadas para criar a parte inferior.
Ao trabalhar independentemente em uma cadeira para ovos, são escolhidas vigas ou tripés com um peso de pelo menos 130 kg. Com o tempo, o assento e o encosto podem dobrar e se deformar: para minimizar esse problema, o material é cuidadosamente esticado e pequenos segmentos em forma de franja são deixados. Se for necessário apertar a parte macia, a correção é realizada com pontas livres. A cadeira caseira de ovo de vime está pronta - ela se tornará um corte brilhante de qualquer interior e certamente atrairá a atenção dos hóspedes.
Preparando a base - tripéInserimos e prendemos o núcleoFazendo um enrolamento para arosRecolhemos as argolas das costas e do assento e as amarramos com um cordãoAmarramos o aro inferior com um cordão e prendemos as hastes verticaisTecendo uma rede de macramê entre arosCadeira de vime caseira de ovo está pronta