Flor Felicidade feminina, ou Spathiphyllum. Como é essa planta doméstica e como ela é?

Muitas flores de interior acompanham lendas diferentes; Spathiphyllum, também conhecido como símbolo da felicidade e alegria feminina, tem sua própria lenda. É considerado um bom sinal receber esta flor como presente, especialmente para uma menina. Isso significa que alguém a ama ou que em breve conhecerá seu amor. Obviamente, você precisa cuidar da flor para que ela floresça profusamente e não seja dada a ninguém da casa. Aprendemos sobre esse e outros fatos interessantes da vida de Spathiphyllum com suas fotografias deste artigo.

O que é isso

  • Spathiphyllum ou Spathiphyllum (lat. Spathiphyllum) é uma planta herbácea perene da família Aroid, termofílica, mais de 40 espécies de plantas são conhecidas.
  • Passaporte da planta - cresce em florestas úmidas, ao longo das margens de córregos e rios, o crescimento é muito rápido; Não gosta da luz do sol, não gosta de rascunhos.
  • País de origem de spathiphyllum - América Central e do Sul, assim como Sudeste Asiático.
  • Órgãos vegetais - o sistema radicular é fraco, fibroso, as raízes são curtas, as folhas são oblongas nos pecíolos longos, que se expandem na própria base, crescem diretamente do solo, não há caule; as flores representam uma orelha cercada por um "véu" branco como uma vela.

De onde veio o nome?

Spathiphyllum recebeu esse nome das duas palavras gregas "spata" e "phyllum" (que significa "véu" e "folha"), a espiga (inflorescência) como se estivesse coberta por um véu (bráctea).

Para uma nota. O nome “felicidade feminina” nasceu entre as pessoas graças a sinais - após o aparecimento da flor, amor e harmonia se instalaram na casa, nasceram os filhos, ele tem uma energia muito boa.

Leia mais sobre o que também é chamado de spathiphyllum, leia aqui.

Descrição de plantas similares

Vamos nos familiarizar com a descrição de flores semelhantes ao nosso Spathiphyllum:

Antúrio

Flor linda, que é popularmente chamada de "felicidade masculina", e isso significa que as duas plantas devem crescer no apartamento, para garantir uma atmosfera harmoniosa favorável na família; nesta flor (também dos trópicos), a inflorescência é uma espiga de milho e a bráctea densa é vermelha suculenta; suas condições e regras de atendimento são semelhantes às de Spathiphyllum.

Calla

Uma flor muito elegante (também da família Aroid), amplamente distribuída em casa, são produzidas muitas variedades com flores de vários tons; a forma das folhas e flores também é muito semelhante à estrutura de Spathiphyllum.

Vida útil

A flor tem uma vida útil de aproximadamente 10 anos; muito depende dos cuidados tomados. Vale dizer que é melhor dividir oportunamente a planta (propagar) e plantar novos espécimes do que tentar prolongar a vida de uma flor já coberta de vegetação. Será mais decorativo e esteticamente agradável.

Benefício e dano

Do ponto de vista da ciência, uma planta limpa perfeitamente o ar de impurezas prejudiciais aos seres humanos e o satura com ozônio.Se houver 4 plantas na sala, haverá ar limpo, quase nas montanhas. Segundo o Feng Shui, é muito útil manter esta planta em casa, mas é proibido doá-la ou entregá-la a alguém; você não deve fazê-lo em nenhum caso - caso contrário, a felicidade "sairá" da casa. É por isso que você precisa em casa, mas se quiser dar a alguém, é melhor comprá-lo em uma loja.

Importante! O ácido oxálico está presente no suco da planta, que, se entrar em contato com a pele ou as mucosas, pode causar uma reação alérgica na forma de erupções cutâneas e falta de ar. Isso é perigoso principalmente para crianças pequenas e para pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Conselhos para quem tem um gato em casa - melhor colocar uma flor fora de alcance, o suco da planta pode ter um efeito ruim no seu animal de estimação, se ele de repente quiser comer uma folha (sobre a intoxicação por spathiphyllum para um gato e primeiros socorros para envenenamento por flores, leia aqui).

Você pode ler mais sobre os benefícios e malefícios do spathiphyllum aqui.

Tipos e sua descrição com fotos

Vamos ver como os tipos mais populares de spathiphyllum para floricultura doméstica são exibidos na foto e nos familiarizamos com sua descrição:

Blooming

Muito bom para quartos espaçosos, pois estará lotado na janela, o arbusto é muito exuberante (cresce até 40 folhas), alto o suficiente (atinge 50 cm), floresce por um longo tempo (pode florescer durante todo o ano).

Wallis

Casquilho baixo compacto, muito conveniente para o cultivo em peitoris de janelas.

Canular

Trata-se de uma variedade particularmente decorativa, com largas folhas verdes brilhantes e uma flor grande - uma orelha de suculenta cor amarela com um longo cobertor de cor branca com um tom esverdeado.

Onde posso consegui-lo?

Spathiphyllum - uma planta bastante comum e você pode comprá-lo na loja de flores usual e na loja online. Todo mundo decide por si mesmo - o que é mais conveniente para ele, porque existem nuances em todos os lugares, você pode comprar mais barato em uma loja online, mas em uma loja comum, você pode considerar cuidadosamente a planta.

Ajuda O custo de uma flor, por exemplo, em Moscou varia de 185 rublos a 5 mil, dependendo da variedade e tamanho. Em São Petersburgo, custa um pouco mais caro, mas também aceitável - de 250 rublos a 8 mil.

Regras de compra

Há vários pontos importantes aos quais você definitivamente deve prestar atenção ao comprar:

  • condição do solo - deve ser úmido (moderadamente), não excessivamente inundado e não seco;
  • condição da folha - devem estar limpos, brilhantes, não letárgicos, não devem ter manchas;
  • sem pragas - examine cuidadosamente a parte de baixo das folhas, também deve estar limpa, não deve haver manchas nem placas;
  • condição das flores - se todas as flores já começarem a murchar e a orelha ficar escura, essa planta deve ser descartada imediatamente.

Desembarque em casa

  1. Escolhendo um método de pouso - as maneiras mais convenientes usadas com sucesso em casa são:
    • Plantio com rosetas - durante o transplante de primavera de um arbusto adulto, é muito conveniente dividi-lo em rosetas (delenki) separadas de 2 ou 3 folhas com suas raízes formadas, elas se enraízam muito rápida e facilmente. Quando plantada dessa maneira, a planta florescerá em cerca de um ano.
    • Sementes - você precisa semear em um substrato leve, você pode levar igualmente areia e turfa. É necessário colocar a bandeja com sementes em uma miniplaca, não se esqueça de ventilar periodicamente, manter alta umidade e temperatura de pelo menos 22 graus. A germinação é geralmente de 50 a 60%. Com esse método de plantio, a floração pode começar não antes de três anos.
  2. Preparação do solo - o solo deve ser composto de húmus (folha) e terra com adição de areia e turfa (leve tudo em partes iguais), misture tudo bem e adicione um pouco de carvão.
  3. Seleção do pote - o vaso é adequado para qualquer pessoa, o principal é não ter um tamanho muito grande (seu tamanho deve ser cerca de 2 cm maior que o tamanho do sistema radicular).
  4. O próprio procedimento de desembarque - Antes de tudo, você precisa colocar a drenagem no fundo da panela, plantar cuidadosamente a planta e adicionar gradualmente o substrato, verter com água macia e assente.

Você pode aprender mais sobre o plantio de spathiphyllum neste artigo.

Cuidados com o quarto

  • Condições de detenção - Primeiro você precisa fazer a escolha certa do lugar, Spathiphyllum adora luz difusa, então o melhor lugar será no norte (assim como nas janelas leste ou oeste), ele terá que se proteger do sol, é muito importante não colocar as luzes no calado. A temperatura no verão precisa de 22 a 25 graus e no inverno a 16 graus.Importante! A umidade deve ser alta, pode ser fornecida com um umidificador ou uma fonte (coloque-a ao lado da planta).
  • Rega - Necessidade abundante durante o período de crescimento ativo e floração e moderada durante o período de dormência (no inverno). Também é necessário pulverizar a flor (no verão você pode 2 vezes ao dia) e tomar banho no chuveiro uma vez por semana (apenas quente).
  • Top vestir - você precisa fertilizar a planta na primavera e no verão com um fertilizante balanceado especial, estritamente de acordo com as instruções.
  • Poda - apenas as folhas danificadas são removidas (cortadas) da planta, que começaram a secar ou adoecer e cortam flores desbotadas junto com os pedúnculos, polvilhados com carvão nas seções.
  • Transplante - eles estão envolvidos nesse processo na primavera, os arbustos jovens são transplantados todos os anos e os adultos podem ficar em 2 ou 3 anos. A cada transplante, selecionamos um vaso um pouco maior que o anterior, o solo é especialmente preparado ou comprado - “Para Android”.

Leia mais neste artigo para obter mais detalhes sobre como cuidar de spathiphyllum.

Possíveis problemas durante a floração

Spathiphyllum floresce por um longo tempo - desde o início da primavera até o outono (algumas espécies florescem o ano todo), primeiro um pedúnculo é produzido e nele um broto branco que cresce e se desdobra gradualmente - como resultado, vemos a inflorescência (espiga) e a “vela branca” da bráctea.

Às vezes acontece que uma flor cresce, mas não quer florescer, aqui o principal motivo pode estar em um vaso mal escolhido - ele é grande em tamanho para a flor, porque até que o excesso (livre) de espaço esteja cheio de raízes, você não pode esperar pela floração.

Além disso, o motivo da relutância em florescer pode ser a falta de luz, ar seco ou falta de fertilizantes, todos urgentemente alinhados com as necessidades da flor.

Você pode ler mais sobre o florescimento geral de spathiphyllum aqui.

Como se reproduzir em casa?

Spathiphyllum se propaga facilmente em casa, dividindo o mato. Essa é a maneira mais popular e mais fácil, geralmente quando o transplante de uma planta adulta é dividido em várias completamente independentes, prontas para plantar em vasos separados. Você precisa tomar pequenos delenki, eles devem ter 2 ou 3 folhas normais (saudáveis) e raízes desenvolvidas (pelo menos 3 cm de comprimento); pequenos arbustos podem ser plantados apenas em pequenos recipientes; nesse caso, as plantas terão excelente sobrevivência.

Existem outras maneiras? Sim, isso é propagação por sementes ou estacas, e você pode, é claro, experimentá-las, mas elas são mais trabalhosas.

Você pode ler mais sobre os recursos de propagação do spathiphyllum aqui.

Doenças e Pragas

Como toda planta, nossa flor também às vezes tem problemas, doenças se manifestam:

  1. Enegrecer folhas - isso geralmente ocorre devido ao excesso de umidade, quando as raízes já se deterioram, ou seja, a planta fica inundada por muito tempo. <нужно срочно="" пересадить,="" удалив="" при="" этом="" все="" загнившие="">
  2. As folhas estão secas e enroladas - o motivo é o ar seco, a planta não possui umidade suficiente, nem pulverização suficiente. Você precisa estabelecer o regime de rega correto e não se esqueça de pulverizar a planta.
  3. Pontas secas de folhas marrons - não há cobertura suficiente ou o solo errado. É necessário cortar todas as folhas estragadas e transplantar a planta em um novo substrato.

Quais pragas mais frequentemente causam problemas para Spathiphyllum?

  • Ácaro aranha - entre as folhas, você pode ver uma teia de aranha fina. Manuseie urgentemente "Aktara".
  • Pulgões - Esta pequena praga sugadora causa muitos problemas, os pulgões sugam suco, pequenas manchas secas aparecem nas folhas. Precisa processar "Actellic".
  • Escudo - placas marrons convexas são visíveis na parte de trás das folhas; é uma crosta, que também adora suco.Ajuda Antes do tratamento com inseticida, primeiro você precisa limpar a folha com um pano úmido para remover convidados indesejados.

Prevenção

Obviamente, a melhor prevenção de qualquer doença será a criação de condições confortáveis ​​para a planta e o fornecimento de todos os processos de vida necessários:

  1. criar o microclima certo com a temperatura e umidade certas;
  2. colocação adequada da planta, levando em consideração a necessidade de iluminação;
  3. seleção de um pote, levando em consideração o tamanho desejado;
  4. preparação de um substrato adequado para a planta;
  5. aplicação de adubação de acordo com a quantidade requerida e claramente dentro do cronograma;
  6. inspeção regular obrigatória da flor quanto à presença de doenças e pragas.

Vídeo útil

Assista a um vídeo sobre a planta Spathiphyllum. Detalhes completos da flor "felicidade feminina":

Conclusão

Tentamos contar tudo sobre o cultivo e a manutenção desta planta em casa e esperamos que, ao comprá-la, você não se decepcione.

Deixe O Seu Comentário