Características dos móveis dentários, critérios de seleção
Ao organizar um consultório odontológico, além do local de trabalho imediato - uma cadeira, equipamento necessário para procedimentos médicos, o mobiliário odontológico também é de considerável importância. Isso inclui mesas, armários, cadeiras, armários, que armazenam não apenas ferramentas, preparações, mas também a documentação necessária. O trabalho do dentista requer simultaneamente ergonomia, dinâmica do espaço - tudo deve estar à mão, se necessário, o ambiente deve ser capaz de se transformar para proporcionar o melhor acesso ao paciente.
Mobiliário necessário
Para organizar um consultório separado para um dentista, deve-se levar em consideração as especificidades da direção de sua atividade, os requisitos apresentados pelos padrões para a organização do espaço de trabalho. Se você se deparar com a tarefa de comprar equipamentos e móveis, proceda da área das instalações propostas, lembre-se de que um especialista possui uma determinada área mínima, que não pode ser cortada em nenhum caso. Às vezes, os proprietários de clínicas tentam "otimizar", querendo espremer um especialista que já trabalha para instalar um local de trabalho adicional. Quando inspecionada pela inspeção, uma situação tão apertada é considerada uma violação, o que implica as consequências de multas e ordens para devolver o gabinete à sua condição adequada.
O mobiliário para odontologia não é apenas um consultório especializado, porque mesmo um consultório particular envolve várias áreas.
- Recepção, cadastro de visitantes, área de espera;
- consultório médico;
- laboratórios;
- Arquivo
- sala de relaxamento da equipe;
- armazém.
Cada departamento requer um certo tipo de mobiliário. Por exemplo, armários convenientes para roupas na sala dos funcionários; armários com chave para armazenar medicamentos responsáveis; Prateleiras para arquivos; mesas de trabalho, armários modulares, armário para armário. Os móveis para a clínica pertencem à categoria de operados ativamente, portanto, de acordo com as regras, devem ser submetidos a tratamento sanitário regular. Os fabricantes consideram esse recurso ao escolher materiais e revestimentos.
Requisitos básicos
Os móveis para consultórios odontológicos são projetados para uma organização ergonômica e de alta qualidade do espaço devido ao aumento da força, mobilidade, resistência a influências externas, a natureza modular da relação. É por isso que vários requisitos são impostos a ele:
- aumento dos requisitos de higiene significa uma superfície lisa que evita o acúmulo de poeira, um revestimento durável à base de tinta epóxi polimérica, resistente a tensões térmicas, químicas e mecânicas;
- móveis de alta qualidade devem ser baseados em chapa de aço, o que garante confiabilidade, durabilidade e uma longa vida útil garantida;
- para produtos móveis - mesas, suportes, poltronas - são necessários acessórios de alta qualidade;
- o design pode ser universal, conciso ou elaborado levando em consideração o livro da marca de uma única clínica privada;
- estruturas móveis devem se mover facilmente, sem esforços adicionais do especialista;
- armários para medicamentos, os medicamentos devem ter fechaduras para limitar o acesso;
- áreas sanitárias são fornecidas com a possibilidade de montar pias;
- mobiliário deve ser capaz de instalar iluminação adicional, irradiadores de tratamento bactericida.
Os móveis devem ser ergonômicos, funcionais e atender às especificidades de um especialista:
- o equipamento utilizado está localizado em mesas, prateleiras, suportes;
- as ferramentas são ordenadas, estão ao seu alcance;
- superfícies após trabalhar com materiais, os preparativos são fáceis de lavar.
No final da vida útil, os elementos do mobiliário estão sujeitos a substituição ou reparo oportuno, se isso for permitido pelo pedido.
Variedades
Qual é o mobiliário para uma clínica odontológica? Primeiro de tudo, este é o local de trabalho do médico:
- cadeira odontológica - um local onde o médico realiza manipulações médicas. A capacidade de alterar a posição do paciente, um apoio de cabeça confortável e um ajuste de altura facilitarão o trabalho do dentista, permitindo que o paciente seja posicionado da forma mais conveniente possível. Alguns procedimentos podem durar muito tempo, se o paciente estiver desconfortável, será necessário reduzir o tempo de visita, o que prolongará significativamente o tratamento;
- uma mesa de trabalho, uma poltrona - um local onde a recepção principal é realizada, trabalha com documentos. O trabalho de um médico implica uma alta carga estática. A capacidade de ajustar a altura da cadeira, seu encosto anatômico reduzirá o risco de desenvolver doenças ocupacionais.
Móveis para guardar ferramentas:
- suportes estacionários - para armazenar os estoques disponíveis;
- armários móveis - para ferramentas e preparações tópicas, muitas vezes exigidas. Eles podem ser equipados com rodas e uma perna telescópica, o que permite ajustar a altura. Usado por um especialista como uma mesa móvel ao executar manipulações. Este tipo de mobiliário pode ser tanto de piso quanto de dobradiça.
Outra peça de mobiliário necessária é um armário. Seu objetivo pode variar:
- para roupas, pertences pessoais de funcionários;
- para armazenar bixes, grandes pacotes de drogas, desinfetantes, luvas estéreis descartáveis, guardanapos, toalhas de papel, etc.
- para armazenamento de medicamentos (tal armário está trancado);
- para documentos, revistas contábeis.
Além disso, dependendo das capacidades da clínica e das preferências de um especialista em particular, são utilizados racks abertos, bem como racks que ajudam a consertar lâmpadas de iluminação bactericidas para tratamento.
QuadroPoltronaMesa-de-cabeceira móvelArmário de remédiosComo organizar no escritório
O consultório médico possui um zoneamento rigoroso, que corresponde à localização dos móveis dentários. Por exemplo, a área da área de trabalho, onde também pode haver um armário com documentos e um telefone. Esta zona é principalmente comunicativa. Aqui, é realizada uma pesquisa inicial, mapas, livros de registro e relatórios são preenchidos. As mesas geralmente são colocadas pela janela para fornecer luz natural.
Zona sanitária e higiênica - uma pia está localizada aqui, permitindo que o médico lave as mãos antes da manipulação e, depois, coloque em ordem a forma após o trabalho.
Zona preparatória - há também uma pia e uma mesa de trabalho onde são preparadas as ferramentas, preparações e pastas necessárias. Há também um armário de esterilização, após o qual o enfermeiro precisa embalar as ferramentas processadas em embalagens especiais. A superfície da mesa é lisa, o revestimento sem grandes poros, resistente ao processamento regular por meios sanitários.
Área da cadeira odontológica - o acesso circular é muito importante aqui, porque às vezes você pode precisar da ajuda de uma enfermeira - por exemplo, ao bombear água e saliva da cavidade oral com um ejetor de saliva. O compressor responsável pelo fornecimento de ar para a unidade odontológica também estará localizado aqui. Embora a cadeira de trabalho deva estar suficientemente iluminada, eles tentam colocá-la à distância da janela e na parte de trás do consultório, para que o paciente não apareça à vista durante o tratamento.
Critérios de seleção
O conjunto completo de móveis para consultórios dentários deve idealmente ocorrer de acordo com o especialista que trabalha lá. Todos os médicos têm suas próprias preferências, que devem ser levadas em consideração, principalmente porque conhecem as especificidades de sua especialidade e podem ajudar na escolha.
As empresas modernas que fabricam e fornecem móveis para consultórios médicos oferecem 3 categorias:
- economia;
- padrão
- Conjuntos VIP.
Além do custo, esses móveis diferem na qualidade do material, no revestimento e nos acessórios utilizados.As marcas mais populares no mercado são Arkodor e Amikodent, PANMED, JOLLY DENTAL, SARATOGA, ER METAL, TAVOM, Dental Art.
Clínicas privadas preferem não apenas comprar móveis padrão, mas também pedir fones de ouvido para o escritório em cores corporativas. Essa abordagem permite enfatizar as características individuais do interior e causar uma impressão mais favorável nos pacientes. Os critérios de seleção serão a seguinte lista de características.
Critério | Detalhes |
Segurança | Antes de tudo, diz respeito à qualidade do hardware de fixação, à ausência de ângulos agudos, à confiabilidade dos parafusos de fixação. O especialista e o paciente devem estar o mais à vontade possível durante o trabalho; os móveis não devem se tornar fontes de lesões durante movimentos descuidados. |
Confiabilidade | Os móveis devem suportar cargas de trabalho intensas diariamente, sem comprometer o desempenho. |
Conveniência | A capacidade de ajustar rapidamente o espaço de trabalho, manobrabilidade e facilidade de manutenção de superfícies. Móveis confortáveis permitem que você gaste menos esforço e remove parte da tensão estática dos músculos durante o trabalho. |
Higiene | Os revestimentos devem ser resistentes a desinfetantes agressivos, não devem conter uma superfície porosa que permita a acumulação de partículas de poeira e outros contaminantes. |
Segundo as estatísticas, a vantagem é dada aos móveis de aço revestidos com polímeros. Na compra, eles tentam combinar qualidade e preço - as análises de móveis fabricados na Rússia e nos países da CEI mostram alta competitividade em relação às contrapartes européias.
O revestimento é apresentado em uma ampla gama de tons, o que ajuda a escolher um conjunto de móveis para uma solução interna específica. A multifuncionalidade permite concluir não apenas consultórios odontológicos, mas também laboratórios dentários, onde é realizado o trabalho com polímeros e gesso.
Soluções e projetos prontos estão à venda. Em qualquer caso, é possível obter um ambiente de qualidade, caracterizado por uma longa vida útil, com a capacidade de equipar com os equipamentos e painéis necessários, além da instalação de lâmpadas de iluminação.
Outro critério importante é a disponibilidade de certificados de conformidade e de higiene operando no território da Federação Russa. A falta de documentação necessária criará problemas ao verificar um consultório odontológico; além disso, esse é um motivo sério para recusar um fornecedor, pois os móveis podem não atender aos requisitos necessários.