Como fazer um bom guarda-roupa com as próprias mãos, dicas úteis
A presença de um nicho e o desejo de utilizar corretamente o espaço disponível de muitos faz pensar em fazer um guarda-roupa deslizante com as próprias mãos, o que é bem possível fazer de forma independente. Há artesãos que convertem os escudos de móveis antigos embaixo do armário. Oferecemos-lhe para aprender mais sobre o que é necessário para que um guarda-roupa deslizante sólido apareça na casa e se é realmente possível fazer tudo sozinho sem o envolvimento de fabricantes de móveis.
Projeto e detalhamento
A prática mostra que, para aqueles que não se dedicam regularmente à carpintaria, pode ser vantajoso entrar em contato com especialistas para cortar peças, elaborando um desenho preciso, pois o trabalho de baixa qualidade nessas etapas pode acarretar custos adicionais significativos que negarão todas as tentativas de salvar.
Antes de prosseguir com a fabricação de roupeiros deslizantes para as partes atraentes da sua casa, você precisa decidir qual será o tipo de design selecionado:
- armário, que pode ser localizado no canto e em toda a parede;
- embutido, para o qual o local está em um nicho ou parte de uma sala estreita, por exemplo, um canto.
Para alguém que já se envolveu na fabricação de um armário, tem experiência em trabalhar com ferramentas ou construiu uma casa com as próprias mãos, fabricar um armário não será difícil. Ao escolher um design simples, o principal é determinar corretamente as dimensões do produto.
Idealmente, se você possui programas que permitem criar desenhos e diagramas, mas na maioria das vezes entusiastas, para planejar corretamente o layout de um guarda-roupa deslizante com as próprias mãos, os desenhos são executados em papel milimétrico, o mesmo usado nas aulas de desenho. Isso ajuda a executar o dimensionamento de alta qualidade em casa, sem dispositivos especiais, software.
Para selecionar a opção de design mais bem-sucedida, você pode primeiro tirar uma foto do local onde planeja instalar o gabinete ou a instalação do gabinete embutido e experimentar pintar a peça de mobiliário, levando em consideração a perspectiva do espaço. Se você planeja fazer um guarda-roupa embutido caseiro no país, lembre-se de que uma estrutura de madeira sofre deformação sazonal durante o ano, associada a um aumento ou diminuição da umidade e da temperatura do ar. O material do armário embutido se deforma após as paredes em que é fixado, o que pode causar dificuldades ao abrir e fechar o armário; portanto, nas casas de campo, o mobiliário do armário é preferível.
Ao projetar o enchimento interno, as dimensões reais e de trabalho são levadas em consideração:
- espessura de prateleiras; painéis;
- o espaço que o sistema de guias cupê ocupará;
- profundidade de trabalho das prateleiras;
- altura de montagem suspensa;
- seções estáticas e retráteis.
Dependendo da localização na sala, a configuração (reta, angular) nas “zonas mortas” do gabinete pode ser formada - lugares difíceis de alcançar e desconfortáveis de usar. Ao projetar, considere esse recurso e equipe um compartimento para itens raramente usados nessa zona ou modifique-o devido ao preenchimento interno competente para tornar o espaço o mais funcional possível - um rack, uma cômoda embutida e o sistema está suspenso.
Depois de fazer um desenho preliminar do gabinete, é melhor entregá-lo ao designer, que fará um estudo completo do programa. Ao verificar, falhas pop-up, parâmetros não contabilizados podem ser identificados, corrigidos. Não faça o gabinete muito fundo, caso contrário, será muito difícil conseguir coisas debaixo da parede. A largura das prateleiras não deve exceder o comprimento do braço estendido. Além disso, ao planejar a colocação de pendurado no armário, você não pode permitir que a roupa esfregue quando as portas se movem.
Materiais e ferramentas
Para criar seu próprio guarda-roupa deslizante, você precisa adquirir material e garantir que as ferramentas necessárias estejam disponíveis:
- furadeira elétrica; chave de fenda;
- uma chave de fenda, brocas para trabalhar madeira, madeira compensada, MDF ou aglomerado;
- facas - um batente e clerical;
- retentor de peças, grampos, martelo de borracha;
- para confirmação - uma chave hexadecimal, bit;
- fita métrica, furador, lápis, quadrado;
- papel de lixa de grão fino para afiação.
Este kit é suficiente para você montar a estrutura. Para trabalhar com o ferro, cuide também da proteção das mãos, estique luvas. É melhor usar 2 imediatamente no braço de controle para evitar queimaduras.
Ao montar a carcaça, é recomendável usar um dispositivo de guia e braçadeiras para obter uma conexão com um ângulo de 90 °. Você pode ver como usar as guias nos vídeos de treinamento, onde a sequência de montagem é claramente demonstrada.
Agora vá para os materiais. Muitas vezes, é tentador fazer um armário novo a partir de um antigo. Você pode emprestar peças individuais do gabinete antigo - por exemplo, gavetas ou prateleiras para a unidade interna. Remanejar um gabinete completamente sem comprar novos materiais pode ser um problema em termos de comparação de peças e materiais. Além disso, o material do gabinete antigo pode ser deformado durante a operação e subsequentemente distorcer o novo produto.
A melhor opção é comprar novos materiais para a fabricação de peças. Armário de madeira pode ser feito de aglomerado, MDF, madeira maciça.
Material | Os benefícios | Funcionalidades |
Aglomerado, aglomerado | Custo relativamente baixo, uma grande variedade de texturas e cores. Alta resistência, ótimo para fachadas. | Adequado para estruturas simples, pouco refinadas. |
MDF | Material prático e acessível, fácil de processar. Grande variedade de soluções em tons e texturas. | O custo é mais caro que o do aglomerado e aglomerado. |
Madeira maciça | Material ecológico e natural que garante uma longa vida útil. | O alto custo do material, dificuldades no processamento, se o material tiver defeitos na superfície. A madeira é sensível a mudanças de umidade, pode inchar e secar sem os devidos cuidados. |
Um cupê de madeira se tornará uma verdadeira decoração da casa, se você tiver habilidades de carpintaria. Não se atreva a fabricar móveis de madeira com suas próprias mãos, pois o material requer entendimento. Na maioria das vezes, os armários são feitos de tábua para móveis - uma tábua de madeira especialmente fabricada que passou pelo processamento necessário na produção. Fazer um guarda-roupa deslizante de madeira compensada não é recomendado. O material é barato, mas não é suficientemente forte e muito fino. Se você tiver pedaços de madeira com suas próprias mãos, poderá recortar a parede traseira ou o fundo das gavetas internas.
As ferramentasFixadoresAglomeradoPreparação de peças
Se você já viu a foto anteriormente na preparação de peças, entende que, no caso de estruturas de grande escala, é muito importante seguir claramente o desenho. Obrigatório fazer marcação preliminar de peças. Ao cortar, não se esqueça de levar em consideração o fato de que o corte pode levar os milímetros necessários e, em seguida, a prateleira ou outra parte será menor que o necessário, afaste-se um pouco a partir da borda.
Com um desenvolvimento ideal de eventos, o corte é feito em máquinas de alta precisão em uma oficina de móveis. Para solicitar o corte da tela, é a melhor solução que economiza tempo e dinheiro, pois, em caso de erro, você precisará comprar o material adicionalmente. Depois de coletar os detalhes, numere-os de acordo com o desenho, para que a montagem do guarda-roupa da porta deslizante com suas próprias mãos seja organizada conforme a descrição do algoritmo - horizontal ou vertical.
Nós fazemos todo o conjunto de peças. Além disso, alguns mestres recomendam fazer um guia com um ângulo estritamente de 90 graus para montagem. Além disso, com a ajuda disso, é possível conectar rapidamente as peças do gabinete para que não haja inclinação, o que é especialmente importante se você escolher o tipo horizontal de montagem do gabinete, ou seja, montá-lo no chão e, em seguida, levante e instale-o.
O guia e os grampos se tornarão assistentes indispensáveis na cabana de verão, pois em casas de madeira nos subúrbios pode ser difícil encontrar uma superfície perfeitamente plana para o trabalho.
Aplicativo de borda
Se você nunca fez bainha, olhe primeiro para a lição. Graças a uma fita especial, a borda, ou seja, o local do corte, é fácil de processar. Uma instrução passo a passo detalhada é anexada ao material. Existem mestres que recomendam bordas nas partes envolvidas na zona visível. Mas, por outro lado, a borda protege o corte da umidade e da poeira.
É fácil colar a fita por si próprio, fixando o lado adesivo e aquecendo-o para encaixar com um ferro quente. Observe que essa não é uma ferramenta profissional - um ferro comum para uso doméstico. Recomenda-se aquecer o material no modo "2". Certifique-se de usar luvas para não queimar as mãos. Após o resfriamento, o excesso de fita é cortado e limpo com uma lixa de grão fino ou uma barra especial com um lado macio e baixa abrasão. Apare todos os detalhes da estrutura ao redor do perímetro.
Borda de PVCMontagem do corpo
Para aqueles que não deixaram a idéia de montar um guarda-roupa faça-você-mesmo, um vídeo com a participação de montadoras de móveis profissionais será uma ferramenta muito útil. Os mestres contam em detalhes e em linguagem simples como iniciar e em que sequência avançar.
Roupeiros embutidos costumam ser montados na vertical, começando no porão, seguido de fixação de painéis falsos, instalação de seções internas e prateleiras. Os últimos trilhos montados nos quais a fachada é instalada em forma de portas de correr. Ao contrário dos armários de cozinha, não haverá parede traseira e caixa, porque o design interno é montado diretamente na parede, no piso e no teto do nicho.
Para um gabinete de gabinete, a montagem será realizada, começando pela caixa da caixa e prendendo a parede traseira, as prateleiras. Em seguida, a estrutura é elevada, instalando-se verticalmente, e já nessa posição a fachada está montada. Às vezes, as dimensões da sala não permitem que você monte o gabinete horizontalmente, então você tem que trabalhar na direção vertical.
Marcação de peçasPreparação do furoMontagem de partes do corpoMontagem de partiçãoAcessórios
Ao montar um guarda-roupa com as próprias mãos, não esqueça que acessórios de alta qualidade podem prolongar seriamente a vida útil de qualquer peça de mobiliário. Os prendedores modernos garantem alta retenção de peso e ausência de cantos afiados que podem danificar ainda mais as coisas ou as roupas.
O hardware é fixado com parafusos auto-atarraxantes, as partes salientes são fechadas com buchas que ocultam defeitos na superfície e suavizam a superfície perfurada. Compre acessórios em lojas de móveis confiáveis. Isso é muito importante, pois devido às guias e fixadores, é usado o interior do guarda-roupa deslizante.
Montagem adequadaInstalação de um sistema deslizante
Uma característica distintiva do cupê é precisamente o sistema de portas deslizantes. Como fazer um guarda-roupa com portas de correr com suas próprias mãos será um pouco mais complicado do que apenas um guarda-roupa, não deixe de entender as especificidades de prender os trilhos de guia.
Os sistemas de cupê podem diferir em duas características principais:
- material - aço ou ligas de alumínio modernas são tomadas como base;
- princípio de separação.
O material das guias é o mesmo da moldura da porta. Embora as estruturas de aço sejam diferenciadas por um custo menor, a preferência é dada ao alumínio em maior grau por sua leveza e resistência.
A fabricação de guarda-roupas deslizantes envolve o uso de 2 tipos de sistemas:
- superior - o mecanismo de direção suspende uma porta;
- suporte inferior - os trilhos podem ser montados diretamente no chão.
É muito importante fortalecer os trilhos de maneira adequada e uniforme, para que os roletes se movam livremente no processo. A prova de que tudo está instalado corretamente será um movimento suave e silencioso do mecanismo. Não se esqueça de cuidar do sistema de guias - eles devem ser limpos, lubrificados. Ao reforçar os trilhos ao longo do fundo, eles devem ser limpos regularmente, removendo poeira e lixo, o que pode dificultar o movimento do mecanismo.
Diagrama de montagem da portaPreparação do guiaAdesivo SchlegelAjuste