Maneiras simples de pintar fachadas de móveis, importantes nuances de tecnologia
Às vezes, todas as pessoas desejam mudanças em seu ambiente, por exemplo, para refazer completamente o interior de uma sala ou da cozinha. A pintura de fachadas de móveis ajudará a encaixar os armários antigos em um novo ambiente. Essa medida ajuda a economizar significativamente na substituição de móveis e a escolher a cor das novas salas, não se limitando às tonalidades das coisas existentes. Os proprietários poderão fazer todo o trabalho por conta própria, mesmo que não tivessem anteriormente que pintar móveis.
Ferramentas e materiais necessários
Se a decisão de mudar o interior for final, a pintura de fachadas de móveis se tornará inevitável. Antes de iniciar o trabalho, você deve determinar os materiais necessários para as ferramentas:
- Tinta (óleo, látex, dispersável em água, alquídica, mancha). O esmalte automático pode ser usado, é resistente à umidade, não muda de aparência com as mudanças de temperatura;
- Rolos de pintura e pincéis. Eles são selecionados de acordo com a tinta usada: para emulsão à base de água, escolha veludo e para acrílico, mancha ou verniz - escolha um pincel, rolo de lã natural ou combinada;
- O primer deve ser adquirido dependendo da tinta escolhida. A adequação dos materiais pode ser determinada após um estudo cuidadoso da embalagem;
- Desengordurante. Para fachadas de madeira ou MDF, é utilizada uma composição compreendendo um solvente orgânico. Este produto é capaz de remover graxas, óleos, gorduras, silicones;
- Lixa, feltro, um pedaço de lã;
- Secador de cabelo para construção;
- Luvas;
- Fita adesiva;
- Chave de fenda ou chave de fenda;
- Broca
Quaisquer fachadas de móveis podem ser pintadas, mas os produtos de MDF e madeira maciça se comportam melhor que os outros neste procedimento.
Tecnologia de pintura
A durabilidade do revestimento depende da aplicação correta da tinta. Antes de tudo, é necessário preparar o espaço para o trabalho. As fachadas dos móveis devem ser pintadas em uma sala grande e bem ventilada. A temperatura do ar é mantida a pelo menos 20 graus Celsius.
Preparação de superfície
Quando a sala de pintura é selecionada e há todas as ferramentas necessárias, você pode prosseguir para a primeira etapa. Primeiro, você precisa desmontar os móveis e remover todos os acessórios das fachadas. A camada de tinta antiga é removida do fogão. Nesta fase, é conveniente usar um secador de cabelo para construção, pois permite que você execute esse trabalho em menos tempo. A tinta pré-aquecida começa a descascar e é fácil de remover.
Você pode usar solventes especiais para remover a tinta, mas essas composições têm um odor corrosivo desagradável, o que torna impossível o uso em ambientes fechados. Outra alternativa para a construção de secadores de cabelo é a lixa grossa. A remoção manual de tinta leva muito tempo. Ao usar uma lixa, uma grande quantidade de poeira aparece, será necessário removê-la periodicamente com um aspirador de pó. Existe a possibilidade de danos à própria fachada, portanto, a lixa é melhor utilizada em casos extremos.
Nem sempre é necessário remover completamente a camada de revestimento antiga. A aplicação de tinta em uma superfície envernizada é ineficiente devido à baixa adesão. Lixar a peça ajudará a aumentá-la. Após o processamento, você pode prosseguir para desengorduramento e pintura. Vale lembrar que os painéis de MDF costumam ser cobertos com um filme de cloreto de polivinila; ele deve ser completamente removido e só então prosseguir para as próximas etapas do trabalho. A superfície sob o filme é tratada com lixa.
Sob a camada de revestimento, defeitos de superfície são visíveis. Para lidar com rachaduras, lascas e amolgadelas, você pode usar massa para madeira.
- A massa de gesso é uma opção ecológica, com baixo custo e boas propriedades de desempenho, excelente para trabalhos em ambientes fechados, pois não possui odor pungente;
- As formulações de látex ou acrílico têm maior durabilidade, mas seu custo é muito maior. A composição é aplicada em uma camada fina (1-2 mm) para evitar rachaduras após a solidificação.
A massa da camada base não pode ser combinada em cores com a peça de trabalho, mas não deve se destacar na superfície. A camada de base deve ter boa aderência para melhor aderência à tinta.
Remova uma camada de tinta velhaRevestimento desengorduranteMassa em fendasMoagem
Para obter uma superfície lisa após a pintura, você deve primeiro pensar em retificá-la. Depois de aplicar e secar completamente a massa, você precisa armar-se com papel de esmeril grande e limpar a superfície. O tamanho do grão do material abrasivo usado é gradualmente reduzido para trazer a superfície a um estado perfeitamente liso. Não se envolva no processo e use os tipos mais pequenos, basta processar as placas de madeira com papel marcado P400 e P600.
Pintura
A pintura inclui várias etapas:
- Desengorduramento - primeiro, a superfície lixada é tratada com um desengordurante. Para isso, os painéis são limpos com um cotonete umedecido com a composição. Após o trabalho, a superfície deve secar. Não é permitido tocar madeira sem gordura. Esta etapa é necessária para uma boa adesão do painel de madeira e da tinta aplicada. O desengordurante seca muito rapidamente; portanto, alguns minutos após a aplicação, você pode prosseguir para a próxima etapa;
- Primer - deve ser uma composição especial para uso em superfícies de madeira. Para uma aplicação uniforme do primer, cada camada subsequente deve ser perpendicular à anterior. Preparação de fachadas você mesmo com rolo ou pincel. A parte preparada deve secar, levará cerca de um dia;
- O próximo passo é pintar. A tecnologia para sua implementação pode diferir, dependendo dos materiais, da cor inicial e desejada das fachadas dos móveis. De qualquer forma, a pintura deve ser iniciada a partir das extremidades da peça de trabalho e só depois prosseguir com o processamento da frente.
Antes de aplicar a tinta com uma pistola, você pode praticar em uma peça de trabalho ou em um pedaço de madeira desnecessário. Isso ajudará você a escolher a largura ideal de pulverização, que deve ser pequena. Dependendo da cor da peça de trabalho e da tinta, é necessário aplicar várias camadas, geralmente três são suficientes, mas se as peças pintadas com cores tiverem trabalhado de maneira desigual, poderá ser necessário revestir várias vezes mais.
Após cada camada, parte da fachada é deixada por 10 a 15 minutos e a tinta é deixada secar um pouco. Você pode pintar peças leves usando verniz, ao aplicar várias camadas, das quais a peça adquire a tonalidade necessária. Deve-se lembrar que a tinta clara aplicada à madeira escura cobre completamente a estrutura do material.
Revestimento desengordurantePrimerPinte a superfícieAplicação de verniz
Pintar corretamente a fachada não é suficiente, é necessário proteger o novo revestimento contra danos acidentais, exposição à luz solar direta, umidade. Para isso, é recomendável aplicar uma camada de verniz.
- Primeiro você precisa determinar o tipo de verniz. O nitrolaco é excelente para uso externo, protege a madeira de influências ambientais, é muito tóxico e não se destina ao uso interno. O verniz à base de água é uma composição ecológica usada em ambientes fechados. Levará cerca de duas semanas para secar completamente;
- Em seguida, você pode começar a preparar as instalações. Os vernizes secam por muito tempo e durante esse período deve haver uma quantidade mínima de poeira ao redor do elemento do móvel. Para isso, antes de iniciar o trabalho, deve-se realizar uma limpeza úmida, uma película protetora deve ser colocada no chão contra contato acidental com verniz. A temperatura do ar durante a operação deve ser +20 graus. Mesmo ao usar materiais inodoro, é preciso ter cuidado para garantir uma boa ventilação;
- Antes de aplicar o verniz, a superfície deve ser limpa de sujeira e tratada com uma lixa de grão fino. Os movimentos devem ser direcionados ao longo das fibras de madeira. Você pode limpar o produto do pó com um aspirador de pó. Não use um pano úmido;
- A superfície é novamente coberta com uma cartilha e aguarda sua secagem completa;
- Aplicação de verniz. A escolha da ferramenta depende do tipo de material. A escova é usada ao trabalhar com vernizes a óleo. Para aplicação uniforme, é aconselhável escolher ferramentas com cerdas naturais, divididas nas extremidades. O cotonete é necessário para verniz à base de álcool. Pode ser feito com um pequeno pedaço de lã embrulhado em pano de linho. A ferramenta é completamente imersa em um verniz e impregnada com ele, depois aplicada com movimentos rápidos ao longo das fibras. Pulverizador para acelerar o processo de aplicação. O uso é permitido apenas em salas com excelente ventilação.
Acabamento e decoração
Após o verniz secar, é necessário polir a superfície. Primeiro, os defeitos grosseiros são removidos com lixa fina e somente depois começam a polir com compostos especiais e tampões de linho. Para obter um bom resultado, a mistura de polimento é aplicada com movimentos rápidos em três camadas, com um intervalo de 12 horas.
Removemos defeitos grosseiros com lixaPolir a superfícieDepois de terminar o trabalho, você pode montar móveis. Os furos para a fixação de ferragens, provavelmente, terão que ser perfurados novamente, porque os antigos serão preparados, cobertos com tinta e verniz. Todas as peças devem ser reinstaladas.
Erros comuns
A pintura é um processo complexo e demorado; portanto, durante a operação, geralmente ocorrem erros desagradáveis, levando ao casamento e defeitos:
- Falta de revestimento de verniz na superfície, pelo que a tinta é logo apagada, arranhada e estragada;
- Tocar em uma superfície livre de gordura ou negligenciar completamente esta etapa. A tinta descasca e fica irregular;
- Detritos estranhos em uma superfície seca de tinta ou verniz;
- Pintar peças sem primeiro remover a camada antiga;
- Baixa umidade, durante o trabalho deve ser de pelo menos 70%;
- Aplicação de materiais muito espessos, resultando na formação de "couro shagreen". Como esse defeito não pode ser corrigido, você deve pré-testar o material em uma amostra de teste;
- Falta de equipamento de proteção individual. A tinta e o verniz são lavados com muita força e podem causar irritação na pele;
- A falta de ventilação pode levar ao envenenamento por vapores nocivos;
- Não há tinta suficiente. É necessário misturá-lo com cores para estabelecer uma pequena margem;
- Violação dos padrões de armazenamento de materiais, como resultado dos quais eles se tornam inutilizáveis.