Os principais tipos de fundações
Este é exatamente o caso quando "o que você chamar de barco, ele navegará". Afinal, a força da casa depende de qual será a fundação. É necessário determinar a qualidade e condição do solo, clima, peso do edifício e, dependendo disso, escolher a opção de estabelecer a fundação adequada especificamente para esta área. Agora, existem muitas variedades de fabricação, como se costuma dizer, para todos os gostos. Os materiais para a fundação devem ser selecionados analisando todas as opções acima. E, para não ficarmos confusos entre os muitos materiais de construção propostos, entenderemos os tipos, suas vantagens e desvantagens, assim como quais truques podem ser e o que deve ser levado em consideração.
Os principais tipos de fundações: prós e contras
Fundação da tira
Dependendo dos recursos do projeto, ele pode ser monolítico e pré-fabricado. A escolha depende do grau de elevação do solo: se for pequeno, a aparência pré-fabricada é adequada; se pelo contrário, a escolha mais correta é a fundação da tira monolítica. No entanto, não esqueça que a base da tira não é a opção mais barata e foi projetada para uma casa com paredes pesadas, ou seja, para uma carga pesada. Portanto, antes de construir, você precisa analisar cuidadosamente todos os fatos para que a conclusão de uma fundação tão cara seja realmente justificada. A fundação da tira pode ser dividida em três tipos: entulho, tijolo e concreto. Cada tipo tem sua própria vida útil. Se é uma espécie de entulho, então tem 150 anos. Se tijolo - então de 30 a 50 anos. Se o concreto tiver entre 50 e 75 anos. As vantagens da fundação são que a carga é distribuída uniformemente; será possível, se necessário, anexar e refazer como desejar; Bem, é claro, em confiabilidade. Contras em sua massa e no alto custo de materiais de construção.
Fundação da coluna
Esta é uma opção mais econômica, mas é adequada apenas para a construção de casas leves. Há uma característica importante na fundação colunar: ela suporta a precipitação muito melhor do que a fundação da fita e tolera a deformação do solo mais facilmente. Pode ser feito de tijolo, pedra, concreto, mas concreto reforçado monolítico.
Em relação à profundidade da postura, três tipos podem ser distinguidos:
- não profundo - tendo determinado o quão profundo o solo congela, é depositado em um terço da profundidade.
- Raso - entre no chão a metade da profundidade do congelamento.
- enterrado - a toda a profundidade do congelamento, e para fortalecê-lo pode ser feito na forma de um trapézio, que será como um passador, o que só acrescentará confiabilidade e força ao edifício.
Fundação da pilha
A opção mais adequada para edifícios pesados e volumosos e para solo instável. Na construção particular, esse projeto praticamente não é utilizado. Uma pilha é um poste com uma ponta pontiaguda. Eles são acionados ou aparafusados no chão, ignorando possíveis flutuadores, mobilidade e encostados a solo duro. Na fundação acabada, cada pilha pode suportar uma carga de 2 a 5 toneladas. É muito difícil colocar essa base. Agora, muitas organizações fornecem esses serviços e, ao mesmo tempo, também são responsáveis pelo trabalho realizado. Portanto, neste caso, é melhor entrar em contato com especialistas. Mas isso exigirá fundos consideráveis. Se as finanças não permitirem a contratação de trabalhadores, os poços poderão ser perfurados com uma broca de construção manual. A confiabilidade de tal fundação não deixa dúvidas. Mas existem algumas desvantagens: a fundação da estaca não é adequada para solos em movimento horizontal - neste caso, é necessário um dispositivo de uma grade rígida de concreto armado. Além disso, esse tipo de fundação não fornece um porão (isso requer muitas forças e meios adicionais).
Fundação de placa (flutuante)
Geralmente é usado na construção de painéis de madeira e casas de madeira. Uma característica dessa fundação é que, diferentemente da fita e da pilha, ela está localizada em toda a área do edifício. A fundação em si é uma estrutura de metal derramada com concreto. Além disso, o quadro de conexão deve ser rigidamente conectado. A vantagem de tal fundação é sua relativa simplicidade. Ou seja, não é difícil fazer isso sozinho, sem o uso de máquinas pesadas de movimentação de terra. Além disso, uma base de laje pode ser colocada em um terreno em um alto nível de água subterrânea, em solo heterogêneo. A fundação flutuante tem a capacidade de se mover com os movimentos do solo e, assim, a carga nas paredes é enfraquecida. Se estamos falando de um celeiro ou garagem, você não pode colocar pisos adicionais, mas use a superfície da fundação, como o piso. A desvantagem dessa fundação é a desvantagem financeira, porque muito dinheiro será destinado ao reforço de concreto e metal.
De fato, a questão nem é a lucratividade econômica, a desvantagem de uma certa fundação. O ponto principal é que tipo de fundação é necessária especificamente para o seu edifício. Portanto, você precisa prosseguir a partir de um conjunto de parâmetros e recursos específicos de um site real. Como mencionado acima, a fundação é a parte principal da estrutura e, portanto, quão durável e duradouro o edifício depende de como o tipo de fundação é selecionado corretamente, com que precisão a análise do solo é realizada e, é claro, a qualidade da própria fundação. Portanto, se você não tem como analisá-lo, convide um especialista para que o prédio não seja inútil e não seja confiável, e o dinheiro seja "jogado" ao vento.