Como lidar com a umidade no banheiro

Até o momento, os procedimentos de banho ocupam um lugar importante na vida de uma pessoa moderna. Independentemente de uma pessoa preferir um banho quente com óleos aromáticos ou um banho refrescante, em qualquer caso, o banheiro é o local ideal para o desenvolvimento de fungos. O aumento do nível de umidade, a falta de um sistema de ventilação adequado e a quantidade mínima (ou ausência total) de luz solar criam as condições necessárias para a formação e disseminação de mofo úmido.

O fungo resultante prejudica o corpo, afetando adversamente o trato respiratório e estraga a aparência estética do banheiro. Felizmente, existem maneiras de eliminar e evitar esse problema. Aqueles que desejam monitorar sua higiene e realizar procedimentos de água sem prejudicar seu bem-estar, não se horrorizando com a aparência do azulejo do banheiro, devem prestar atenção a certos aspectos do trabalho de acabamento. Isso ajudará a evitar o aparecimento do fungo no futuro.

Causas de mofo

Para resolver o problema com sucesso, você deve primeiro determinar a causa para erradicá-lo no futuro. O fungo no banheiro pode aparecer por vários motivos, mas o principal é invariavelmente o aumento da temperatura e umidade. Isso sugere a importância de uma melhor ventilação. Além disso, os seguintes fatores podem provocar mofo:

  • falta de impermeabilização de alta qualidade (ou qualquer tipo de geral) entre paredes, solo úmido e a fundação;
  • O teor de sais higroscópicos no material utilizado no fabrico de paredes, fundações ou decoração de interiores;
  • a criação inconsciente de condições adequadas para a condensação do vapor de água do ar no banheiro.

No processo de combate a altos níveis de umidade, é necessário, portanto, cuidar da eliminação das causas e fatores acima, que podem levar à formação de fungos.

Capacidade de evitar problemas

O primeiro passo na tentativa de obter um banheiro limpo e seco é uma seleção deliberada de materiais de acabamento e construção que são projetados especificamente para uso em tais salas. O uso de gesso, cola impermeável, mástiques de impermeabilização e rejunte resistente à umidade para juntas de ladrilhos, projetados para ambientes com alta concentração de umidade no ar, garantem a ausência de efeitos negativos de umidade e umidade.

Maneiras de reduzir a umidade

Antes de tomar qualquer ação, é necessário determinar se o banheiro precisa de ventilação e ventilação adicionais. Aqui você pode fazer sem aparelhos especiais, basta trazer a chama de um fósforo ou um isqueiro para o poço de ventilação. Se a língua da chama não se mover ou balançar levemente, é necessário melhorar a troca de ar da sala. No caso em que a chama se desvia 45 graus ou mais, a sala é ventilada no nível adequado.

  1. Para otimizar a temperatura do ar no banheiro, não será supérfluo integrar um ventilador especial na saída de exaustão. Isso ajudará a manter as paredes secas. Há também a possibilidade adicional de instalar um sensor que controla a umidade na sala. Assim que o nível permitido for excedido, o ventilador liga automaticamente. Isso simplificará bastante a operação do dispositivo.
  2. Para evitar a condensação nas paredes e nos espelhos do banheiro, deve-se tomar cuidado para instalar o aquecimento. Isso proporcionará a oportunidade de secar as toalhas em tempo hábil e evaporar um pouco da umidade do ar. Se não houver possibilidade de secar toalhas no banheiro, não as deixe molhadas por toda a noite ou durante um dia inteiro. Isso não contribuirá para reduzir a quantidade de umidade.
  3. Ao instalar a porta, deixe cerca de 2 cm de espaço aberto entre a porta e o chão. Isso melhorará o processo de ventilação e fornecerá ventilação adicional. Assim, à primeira vista, uma ninharia evitará o embaçamento de espelhos e óculos e também ajudará a manter os móveis em boas condições.
  4. Tendo cuidado do isolamento térmico das paredes, se possível do lado de fora, a ausência de condensação nas paredes pode ser garantida. A adoção dessas medidas elimina as pontes térmicas no interior da parede e as mudanças de temperatura. O efeito desejado pode ser alcançado usando gesso isolante térmico ou sistemas especiais de isolamento térmico.
  5. É muito importante mudar o encanamento a tempo. Tubos velhos tendem a vazar nas curvas, o que leva à umidade e a condições adequadas para a formação de mofo. Além disso, existe o perigo de o tubo simplesmente estourar, formando uma inundação na casa. Após esse acidente, levará muito tempo para drenar completamente a sala e normalizar a temperatura do ar. O estado do sistema de tubulações deve ser cuidadosamente monitorado e, se possível, atualizado.
  6. O banheiro precisa de ventilação regular. Uma conclusão bastante lógica, e parece óbvio, mas muitos a negligenciam. Uma maneira bastante simples de garantir uma troca regular de ar é ventilar o banho no final dos procedimentos de água. Não feche a porta imediatamente com força, acumulando vapor e ar quente em um espaço confinado.
  7. Se o banheiro estiver equipado no sótão, há uma grande oportunidade de instalar uma pequena janela para ventilação direta. Independentemente da localização do banheiro, vale a pena instalar uma janela aqui, se isso for possível.
  8. Um grande número de aparelhos elétricos também ajuda a manter a umidade do ar. Não instale mais do que o número necessário de dispositivos, o que também economizará espaço e eletricidade.

As formas de combater a umidade são muito diversas e numerosas. Aderir a regras simples e lógicas, manter o banheiro seco e confortável não será difícil.

Assista ao vídeo: UMIDADE NO CHÃO DO BANHEIRO APRENDA ACABAR COM ELA. VEJA NESSE VÍDEO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário