Cozinha fosca: um toque de conservadorismo
Desde o início, muitas pessoas envolvidas no design de uma cozinha são confrontadas com uma escolha bastante complicada, mas muito importante - qual deve ser a cozinha ideal, brilhante ou fosca? Sem dúvida, uma cozinha lustrosa sempre parece mais apresentável e elegante, mas muitas são repelidas pela impraticabilidade de tais superfícies. Quaisquer marcas e arranhões ficam boquiabertos como uma marca, e essa cozinha requer várias vezes mais manutenção. As superfícies foscas são muito mais práticas e convenientes, são fáceis de lavar e mais difíceis de estragar, mas para criar uma cozinha fosca verdadeiramente original, não apenas conveniente, mas também atraente, você deve pensar cuidadosamente em todos os detalhes e dedicar muito tempo e esforço ao trabalho.
Cozinha fosca, todos os prós e contras
Por que muitas pessoas estão cada vez mais inclinadas a escolher superfícies foscas? Primeiro de tudo, é fácil de limpar. Mesmo em uma superfície escura e fosca, traços das palmas das mãos suadas das crianças, manchas de detergente ou apenas sujeira não serão tão visíveis quanto em um brilho brilhante. Os únicos problemas que podem surgir ao limpar esse tipo de cozinha são vestígios de gordura, mas se você não adiar a limpeza e não esperar até que a gordura se torne parte da bancada, poderá esquecer esse inconveniente.
O brilho, sem dúvida, é um reflexo brilhante da capacidade da anfitriã de manter a casa limpa, mas qualquer um, mesmo o menor arranhão, pode arruinar toda a aparência da cozinha. As superfícies foscas são protegidas de tais excessos; os defeitos nelas são menos visíveis.
Na maioria das vezes, surgem problemas devido à capacidade de superfícies foscas reduzir visualmente o espaço, o que pode arruinar completamente a aparência da cozinha em espaços pequenos. Além disso, ao escolher uma cozinha fosca, um papel importante é desempenhado por quais tons o futuro esquema de cores se baseará - escuro ou claro.
Espaços amplos
A cozinha, geralmente o coração da casa, deve ser perfeitamente planejada. Muitos proprietários de cozinhas grandes e espaçosas, tendo adquirido as mais recentes inovações técnicas e organizando móveis de cozinha, enfrentam o problema do excesso de espaço. Estou guardando as bugigangas nos pedestais a partir desse sentimento, é difícil se livrar, e a estátua entre o fogão e a geladeira parecerá ridícula. As superfícies foscas serão uma verdadeira salvação para as pessoas que enfrentam problemas semelhantes, porque os móveis foscos escuros (não necessariamente pretos) reduzem visualmente o espaço. Livrando-se da sensação de vazio, a cozinha ficará muito mais confortável e seus habitantes não precisarão gastar tempo, esforço e dinheiro em sua reforma.
Cozinhas pequenas
Cozinhas pequenas, multifuncionais e bem organizadas costumam se tornar o destaque de pequenos apartamentos ou pequenas e aconchegantes casas de campo. Nesse caso, a principal característica das superfícies foscas é invertida, tornando-se um grande problema para o projetista. De fato, mesmo essas situações não permanecem sem esperança. Pequenas cozinhas foscas não devem, de maneira alguma, ser empilhadas com excesso de utensílios de cozinha e torná-las completamente escuras ou claras. A melhor solução é abandonar completamente as cores contrastantes, usando apenas elementos de textura, por exemplo, decorados em mármore ou madeira. Essas superfícies reterão todos os recursos do acabamento fosco e não privarão as pequenas cozinhas americanas de um espaço tão precioso para elas.
Cozinhas escuras
Além do exposto, as tonalidades das superfícies foscas desempenham um papel muito importante. Os revestimentos foscos escuros são adequados para pessoas com um ritmo de vida calmo e medido, porque seu objetivo é acalmar e relaxar. Essa cozinha não é adequada para pessoas que têm apenas quinze minutos para o almoço, ela atrai a si mesma, inspira certos pensamentos, relaxa e reconstrói o ritmo de vida de uma pessoa por si mesma. Nessas salas, o descanso é muito melhor, e a refeição se torna medida e verdadeiramente requintada, porque ninguém começa a se apressar em lugar nenhum e todo mundo gosta da vida.
Espaços abertos brilhantes
Cozinhas foscas decoradas com cores claras (muitas vezes brancas) têm o efeito exatamente oposto nos seres humanos. Esse tipo de design pode ser comparado ao café revigorante - refinado, elegante, sofisticado, mas ao mesmo tempo revigorante, pressionando a ação, indicando uma solução para os problemas. Essas cozinhas são muito boas para famílias sem filhos que passam pouco tempo em casa, mas querem luxo ao seu redor. Na maioria das vezes, essas pessoas são ativas e pró-ativas; portanto, tudo ao redor, incluindo a cozinha, deve apoiar seus esforços e aspirações.
A melhor solução - janela grande e superfície mate
Se a futura cozinha possuir uma janela grande e a ênfase principal na iluminação da sala for colocada nela, uma cozinha fosca será a melhor opção. Calma e medida, tomando banho de sol, essa cozinha será a mais vibrante e confortável, independentemente das cores em que está decorada e em que tamanho de sala está localizada. As superfícies opacas escuras não se acumulam e aumentam a situação se a luz do sol for suficiente para elas, para que possam ser instaladas sem uma pontada de consciência, mesmo em salas pequenas, e cozinhas brilhantes só se tornarão mais confortáveis e frescas com a luz do sol que brilha através das folhas.